Professor: Wilsaner Souza



Baixar 131.97 Kb.
Página1/2
Encontro14.09.2019
Tamanho131.97 Kb.
  1   2


Colégio COOPEN

www.coopen.com.br

coopen@gmail.com



Listão de Geografia

Professor: Wilsaner Souza





25/04/2017

Ano: 9°

Turma:

Aluno(a):








  1. Utilize caneta de cor azul ou preta para responder.

  2. Não será permitida entrega fora do prazo.

  3. Questões não respondidas, incompletas e erradas acarretaram prejuízo na nota.


1-  Marque a opção correta - Qual é a extensão territorial da Europa: 
A) Quase 500.000.000 Km²    
B) Exatamente 1.000.000 de quilômetros quadrados     
C) Exatamente 8.500.000 km²   
D) Pouco menos de dez milhões e quinhentos mil Km²
E) Quase oito milhões e quinhentos mil km quadrados 

2-  Qual país, muito grande em área, pertence a dois continentes, a Europa e a Ásia? Dica: a divisão, ou fronteira, continental desse país é marcada pelos Montes Urais. 

3-  Qual fator teria contribuído para que a Europa seja um continente com a história marcada por grande número de guerras? 


4-  Sobre os oceanos que banham a Europa, marque a alternativa correta: 

A) Ao sul, o mar Mediterrâneo separa a Europa da África. A Europa limita-se ao leste com o oceano Glacial Ártico. A oeste a Europa é banhada pelo Oceano Atlântico. 

B) Ao sul, o mar Mediterrâneo separa a Europa da África. A Europa limita-se ao norte com o oceano Glacial Ártico. A leste a Europa é banhada pelo Oceano Atlântico. 

C) Ao sul, o mar Mediterrâneo separa a Europa da África. A Europa limita-se ao norte com o oceano Glacial Ártico. A oeste a Europa é banhada pelo Oceano Atlântico. 

D) Ao norte, o mar Mediterrâneo separa a Europa da África. A Europa limita-se ao sul com o oceano Glacial Ártico. A oeste a Europa é banhada pelo Oceano Atlântico. 

E) Ao oeste, o mar Mediterrâneo separa a Europa da África. A Europa limita-se ao nordeste com o oceano Glacial Ártico. A oeste a Europa é banhada pelo Oceano Atlântico. 


5-  A afirmativa a seguir é correta ou falsa -  " A oeste, a Europa é banhada pelo oceano Atlântico que forma vários mares, golfos e canais: mar do Norte, mar Báltico, mar da Noruega, canal da Mancha, golfo de Biscaia, etc.   " 

6-  Observe o mapa físico da Europa, acima, e perceba que o continente europeu possui grandes extensões de terras baixas. Cite três principais planícies da Europa. 


7- Cite as cadeias de montanhas da Europa. 

8- Cite dois planaltos do continente europeu. 

9-  Quais são os principais rios da Europa, cujos vales formam planícies densamente povoadas? 


10- Devido ao seu contorno recortado a Europa possui inúmeras penínsulas.  Relacione as colunas abaixo, de maneira a unir as penínsulas com os países do seu entorno. 



Penínsulas             Países 
A - Jutlândia         (   ) Noruega e Suécia
B - Escandinava   ( ) Grécia, Albânia
C - Balcânica        ( ) Portugal e Espanha
D - Ibérica             ( ) Dinamarca 
E - Itálica               ( )   Itália 

11-  Cite as principais ilhas do continente europeu. 

12-  Por que na Europa temos a predominância de climas temperados?  

13- Em qual região da Europa faz mais frio? Explique.


14- Comente sobre o clima da parte leste do continente europeu.

15- No continente europeu encontramos uma variação climática com peculiaridade única: no inverno chove mais do que no verão. Que clima é esse?  Abrange qual região? 



16. A Bacia do Ruhr, na Europa Ocidental, é uma região caracterizada:

a) por um microclima extremamente frio e seco;

b) pela presença de um complexo urbano-industrial;
c) por uma atividade agrícola altamente desenvolvida;
d) pela existência de lençóis petrolíferos;
e) pela presença de altas cadeias montanhosas.
17. A Irlanda ou Eire tem a sua economia baseada principalmente:

a) na atividade rural;


b) na atividade industrial;
c) na frota marinha mercante;
d) na atividade pesqueira;
e) na pecuária.
18. Na Holanda, a área de planície sujeita à inundação pelo mar ou pelos rios, protegida por diques e utilizável para práticas agrícolas, recebe o nome de:

a) punas b) horst c) pôlder


d) necks e) boulders
19. Como se explica a queda do produto interno bruto (PIB) dos países da Europa Oriental?

20. O crescimento dos países industrializados diminuiu sensivelmente no início da década de 90. A recessão conduziu a uma relativa estagnação das atividades e foi mais prolongada do que se esperava. Por quê?

21. Considere os itens abaixo para responder à questão.

I. Países do Leste Europeu enfrentam, em geral, dificuldades de adaptação à economia de mercado, que se traduzem em desemprego, falta de moradia e baixos salários.

II. Países do Ocidente Europeu esforçam-se no sentido da integração econômica, visando a consolidação de um espaço único no mercado, inclusive tendo em vista a implantação de uma moeda própria.

III. Países do Leste Europeu recuperam-se rapidamente do período em que permaneceram sufocados pelo poder da ex-União Soviética e começam a despontar política e economicamente no mercado internacional.

IV. Países do Ocidente Europeu têm sua população favorecida, financeira e economicamente, devido ao seu alto nível de industrialização e aos elevados índices de padrão de vida, com desemprego em torno de 1%.

V. Países do Leste Europeu esforçam-se para adaptar suas economias à nova situação de mercado e os conflitos gerados pelas diferenças culturais e étnicas estão em vias de superação.

Dentre as alternativas abaixo, a que correta e respectivamente caracteriza, na atualidade, o grupo de países do Leste e do Ocidente Europeu:

a) I – II b) II – V c) IV – V d) I – IV e) III – IV


22. O Leste Europeu busca uma maior aproximação com o Ocidente, visando ao possível ingresso na União Européia. Entre os países que mais avançaram no processo de transição da economia planificada para a de mercado, destacam-se:

a) Polônia – diversificação industrial, contínuo crescimento da renda per capita – e Albânia – elevada produção agropecuária atraindo investimentos externos.

b) República Tcheca – forte industrialização, baixo índice de desemprego – e Eslovênia – muito industrializada, alta renda per capita.

c) Romênia – privatização das estatais com geração de muitos empregos – e Polônia – diversificação industrial, contínuo crescimento da renda per capita.

d) Albânia – elevada produção agropecuária atraindo investimentos externos – e República Tcheca – forte industrialização, baixo índice de desemprego.

e) Eslovênia – muito industrializada, alta renda per capita – e Romênia – privatização das estatais com geração de muitos empregos.


23. (PUC) A principal área industrial da Europa Ocidental é a região:

a) de Lille, no norte da França;


b) do Ruhr, na República Alemã;
c) da Sicília, no Sul da Itália;
d) de Manchester, na Inglaterra;
e) da “mesetas”, na Espanha.
24. “Graças às abundantes reservas carboníferas existentes em seu território e à grande importação de outras matérias-primas, o país transformou-se em centro econômico-industrial, no século XIX.”

O texto melhor caracteriza:

a) O Reino Unido
b) A Alemanha
c) A Itália
d) O Canadá
e) Os Estados Unidos

25. O que são polders?

a) alto potencial hidrelétrico da Península Escandinava;

b) área de relevo montanhoso;
c) bipolarização do mundo em dois blocos;
d) áreas conquistadas do mar, através da construção de diques;
e) uniões supranacionais, como Benelux e Mercado Comum Europeu, com a finalidade de ampliar o comércio e a indústria, desenvolvendo as economias regionais.
26. Analise as alternativas sobre os aspectos físicos da Europa e marque as corretas.

a) O território europeu está localizado, em sua maior parte, na zona climática temperada do norte, entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico.

b) Com área de aproximadamente 10 milhões de quilômetros quadrados, a Europa possui a maior extensão territorial entre todos os continentes.

c) Na Europa está localizado o menor país do mundo, o Vaticano, com extensão territorial de 0,44 quilômetros quadrados.

d) O tipo de relevo predominante no território europeu são as planícies, com altitudes médias de 340 metros.

e) A Escandinávia é uma região geográfica da Europa, cuja localização é a porção leste desse território, e os países integrantes são: Rússia, Ucrânia e Romênia.


27. O Eurotúnel, inaugurado em 1994, é um dos maiores projetos de infraestrutura da Europa. Essa obra consiste em um túnel ferroviário, proporcionando acesso entre dois países separados pelo Canal da Mancha. Marque a alternativa que indica esses dois países.

a) França e Espanha b) Itália e Portugal

c) Alemanha e Suécia d) Portugal e Espanha

e) Reino Unido e França


28. Analise as afirmativas sobre o quadro humano da Europa e marque as alternativas verdadeiras.

a) Na Europa, a tendência é que haja a diminuição da população nas próximas décadas, visto que esse continente apresenta baixas taxas de fecundidade e grande parcela da população composta por idosos.

b) Os países da Europa Ocidental apresentam os mais elevados Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do planeta.

c) Considerado o berço da civilização ocidental, o continente europeu é o mais populoso da Terra.

d) Rússia, Alemanha, França, Reino Unido e Itália são os cinco países mais populosos da Europa.

e) Em razão de sua pequena extensão territorial e seu grande contingente populacional, a Europa é o continente mais povoado, ou seja, apresenta o maior número de habitantes por quilômetro quadrado entre todos os continentes.


29. A Europa possui o maior e mais dinâmico bloco econômico regional do planeta. Ele é considerado uma União Econômica e Monetária, onde além da eliminação das tarifas alfandegárias, é permitida a livre circulação de capitais, serviços e pessoas no interior do bloco. Outra característica importante desse bloco econômico é a adoção da moeda única entre os países integrantes. Marque a alternativa que corresponde a esse bloco econômico.

a) Comunidade dos Estados Independentes (CEI)

b) Euro c) APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico. d) União Europeia

30. É um pequeno país alpino no topo dos Pirineus, entre França e Espanha. A agricultura e o turismo são as atividades mais importantes. Os principais cultivos são de tabaco e batatas e a atividade pecuária concentra-se na criação de ovinos e bovinos. O fornecimento de hidreletricidade a regiões vizinhas, bem como a venda de selos e artigos isentos de impostos, é importante fonte de renda. Identifique o país de que se fala.

a) Estado do Vaticano b) Andorra c) Escócia

d) Áustria e) Bulgária

 

31. Diferencia-se dos demais países nórdicos da Europa por possuir os climas menos rigorosos, por apresentar as melhores condições naturais para a agricultura e também por possuir um relevo predominantemente plano e baixo. Esse país é: a) Suécia. b) Finlândia.



c) Noruega. d) Islândia. e) Dinamarca.

 

32. Separada do restante da Europa pelos Pirineus, a agricultura é a base de sua economia, embora um de seus países tenha importante setor industrial. É a península:



a) ltálica. b) Balcânica. c) Escandinava.

d) Arábica. e) Ibérica.

 

33. País peninsular da Europa. Velha potência colonial que não conseguiu uma atividade industrial de destaque ao longo de sua história. Atualmente enfrenta problemas de decréscimo demográfico e carência de fontes de energia. Suas atividades econômicas são predominantemente rurais com destaque da produção vinícola, tendo na pesca e no turismo duas outras grandes fontes de renda. Trata-se de:



a) Itália b) Portugal c) Iugoslávia

c) França e) Turquia

 

34. Este país liderou a criação da Comunidade Econômica Europeia, é muito rico em recursos naturais e, devido à sua posição geográfica, possui características continentais e oceânicas.  Identifique-o.



a) Espanha b) Portugal

c) Alemanha d) Holanda

e) França
35. Este país europeu, berço do capitalismo e da Revolução Industrial, manteve sua hegemonia econômica até o início do século XX. Identifique-o.

a) Alemanha. b) Reino Unido. c) França.

d) Itália. e) Suíça.

 

36. Península da Europa, ao sul da Espanha, situada na entrada do Mar Mediterrâneo.  Possui 5,8 quilômetros quadrados e 28 mil habitantes. Trata-se de área de litígio entre Espanha e Inglaterra, que negociam a soberania sobre o local. O texto se refere a:



a) Andorra b) Gibraltar c) Luxemburgo

d) Itália e) Grécia

 

37. Vegetação que aparece nas altas latitudes com curtos verões, na Europa:



a) estepes. b) coníferas. c) tundra.

d) savanas. e) sahel.

 

38. É o mais importante rio europeu devido ao intenso transporte de matérias-primas e produtos industrializados; Em sua foz está situado o maior porto europeu, Roterdã (Holanda). Estamos nos referindo ao rio:



a) Tâmisa. b) Reno. c) Sena.

d) Danúbio. e) Tejo.

 

39. O litoral Europeu, apresenta-se muito recortado e com inúmeras penínsulas. Assinale a que não pertence a Europa.



a) Jutlândia. b) Ibérica. c) Itálica.

d) Escandinava. e) Málaca

 

40. Os dois países europeus que possuem características físicas bem diferenciadas; um destaca-se pela presença de fiordes no litoral e o outro é considerado o país dos lagos, com aproximadamente 40.000, de origem glacial.



Esses dois países são, respectivamente,

a) Noruega e Suíça. b) Suécia e Holanda.

c) Finlândia e Holanda. d) Suíça e Finlândia.

e) Noruega e Finlândia.

 

41. País situado no noroeste da Europa faz parte de um arquipélago no Oceano Atlântico. O que chama a atenção sobre esse país é o antagonismo religioso que o transformou numa das áreas de permanente tensão na Europa Ocidental. A informação acima refere-se à/ao



a) Escócia. b) República da Irlanda.

c) Inglaterra. d) Irlanda do Norte. e) País de Gales

 

42. São verdadeiras as afirmações sobre o atual momento político europeu, EXCETO:



a) a ex-Iuguslávia enfrenta um sério conflito em razão de sua desintegração política.

b) no Reino Unido, as ações dos separatistas irlandeses têm provocado vários ataques terroristas.

c) na Itália, as disparidades regionais entre o Norte e o Sul do país tem motivado o aparecimento de movimentos separatistas.

d) a antiga Tchecoslováquia foi desmembrada, pacificamente, em dois estados independentes.

e) na Espanha, a questão Basca foi resolvida com a criação de um estado nacional basco no noroeste do país.
43. Sobre o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, é correto afirmar:

a) As abundantes reservas carboníferas do Reino Unido, via bacia de Londres, permitiram um grande desenvolvimento industrial a partir da segunda metade do século XX.

b) Na ilha da Irlanda situa-se a Irlanda do Sul ou Eire e a Irlanda do Norte ou Ulster, que se separou do Reino Unido em 1922.

c) As ilhas Britânicas constituem um arquipélago situado a Noroeste da Europa, sendo que a maior delas é a Ilha da Irlanda situada a leste da ilha da Grã-Bretanha.

d) O Reino Unido representa o Estado constituído pela Irlanda do Norte ou Ulster, País de Gales, Escócia e Inglaterra.

e) O Império Colonial de que dispõe o Reino Unido é representado na Ásia pelas colônias de Hong-Kong e Macau.

 

44. A Unificação Europeia é o processo mais adiantado de formação e consolidação de um megabloco econômico regional.  Diante disso, é correto afirmar que esse megabloco:



a) é dificultado pela questão militar, uma vez que a ameaça da Alemanha reunificada, com seu poderio bélico, gera intranquilidade.

b) apresenta grandes avanços na política agrícola dos estados-membros, da mesma forma que na consolidação de uma moeda comum.

c) revela um caráter expansivo, nas duas últimas décadas, hoje formando a Europa dos Quinze, com a inclusão da Áustria, Suécia e Noruega.

d) enfrenta problemas para a padronização de uma política ambiental europeia, em virtude da fraca consciência ecológica dos países do continente.

e) alcança um nível de integração cultural único no planeta, formando uma comunidade supranacional livre de todos os nacionalismos.

 

45. O Plano Marshall contribuiu de forma decisiva para:



a) a implantação do capitalismo nas antigas repúblicas da ex-URSS.

b) a reconstrução da Europa Ocidental após a Segunda Guerra Mundial.

c) o processo de paz no Oriente Médio.

d) o desenvolvimento industrial dos "Tigres Asiáticos".

e) a redução dos arsenais nucleares da OTAN.

 

46. Após a Guerra da Bósnia, a antiga Iugoslávia está sendo novamente assolada por conflitos e acirramento das tensões étnicas. Em que área específica desta região esta crise vem atualmente causando centenas de vítimas?



a) Na Ucrânia, parte da Croácia, de maioria russa.

b) Na Eslováquia, de grande maioria grega.

c) Na Eslovênia, hoje independente e região mais rica e industrializada.

d) No Kosovo, parte da atual Iugoslávia, e de maioria albanesa e muçulmana.

e) Em Montenegro, ao norte da Sérvia, de maioria turca.

 

47. Responder à questão com base no texto abaixo, referente a um foco de tensão na Europa.



"O IRA nasceu na primeira Guerra Mundial. Nos anos 60, participou do movimento pacífico pelos direitos civis. Após o Domingo Sangrento de Belfast, em 1972, transformou-se numa das mais temidas organizações terroristas da Europa".

A referida organização está relacionada com a situação política da

a) Alemanha. b) Irlanda do Norte. c) Itália.

d) Inglaterra. e) Espanha.


48. A Europa é um continente pequeno em relação ao grande número de países que o compõem. É extremamente fragmentado em termos geopolíticos, tendo um grande número de países minúsculos. Verifique as alternativas a seguir que abordam aspectos físicos e socioeconômicos desse continente e identifique a INCORRETA.

A) É formada por países considerados mais urbanizados, mais industrializados, mais desenvolvidos, como Alemanha, França, Inglaterra, norte da Itália, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Áustria, Suíça, Dinamarca e os países escandinavos ─ Suécia, Noruega e Finlândia. Encontram-se também países menos desenvolvidos, menos industrializados, como Portugal, Grécia e os ex-socialistas.

B) Na região da Renânia, no noroeste da Alemanha, encontra-se a maior concentração industrial desse país, sendo também a principal área industrial da Europa. Os principais complexos urbano-industriais são: Essen, Düsseldorf, Colônia, Dortmund, Aachen, Buisburg, Bonn, etc. Além de uma forte indústria de base ─ siderurgia e metalurgia ─, ali estão instaladas também indústrias químicas, refinarias de petróleo, indústrias têxteis, alimentícias e outras.

C) Na França, a presença do carvão mineral e do minério de ferro, no norte e no nordeste do país, mais a garantia do abastecimento de matérias-primas e do mercado consumidor, representada por um grande império colonial, favoreceram a industrialização sistematizada a partir da segunda metade do século XIX.

D) O Reino Unido é composto por Irlanda do Norte, Escócia, País de Gales e Inglaterra. A ilha da Grã-Bretanha é uma ilha de solo ácido e pouco espaço para agropecuária.

E) Na Itália, enquanto o Sul é uma região desenvolvida e de alta renda per capita, o Norte do país chamado "Mezzogiorno" é uma região pobre, subdesenvolvida, com baixa renda per capita, sobretudo na Sicília. A base social e econômica do norte é o latifúndio, produtos de itens agrícolas, especialmente cítricos e azeitonas.


49. As alternativas a seguir referem-se aos países de destaque da economia Europeia. Identifique a que está INCORRETA.

A) O território inglês encontra-se em situação privilegiada dentro da Europa: tem fronteira com o Atlântico, o Mediterrâneo e o Mar do Norte – três portas de entrada e saída, fator importante e estratégico para o desenvolvimento econômico.

B) Na Alemanha, as reservas de ferro são pequenas, e apresentam baixo teor metálico. As jazidas estão apenas no nordeste e sudeste da antiga RFA. Por isso a Alemanha é grande importadora de ferro da Suécia e do Brasil.

C) Na Alemanha, o relevo sofre uma inclinação do Sul para o Norte. No sul, observamos a região dos Alpes Bávaros – área originalmente coberta pela Floresta Negra resultante do clima temperado, com atividades de extrativismo vegetal e reflorestamentos.

D) O relevo da França apresenta as seguintes características: no norte, dominam as planícies sedimentares – é o relevo de Paris; no sul, os Montes Pirineus – separando a Península Ibérica. No sudeste, os Alpes – com seu ponto culminante, o Monte Branco. Entre as duas cadeias montanhosas, um grande maciço – o Maciço Central Francês.

E) A Península Itálica é pouco maior que os estados do Rio de Janeiro e São Paulo juntos. Suas cidades são antigas e históricas, guardando ricos monumentos, o que torna o país uma das maiores atrações turísticas de todo o mundo.


50. Explique por que a Europa é dividida em Europa Ocidental e Oriental.

51. Além da divisão político-ideológica entre Europa Oriental e Ocidental, existem outras divisões regionais da Europa. Cite cada uma e suas principais características.

52) A área destacada no mapa da Itália corresponde:
a) ao chamado "mezzogiorno", porção menos desenvolvida, banhada pelo rio Sena

b) à Planície do Pó, principal área agrícola, banhada pelo rio Volga

c) à principal área produtora de azeitonas e pecuária ovina, banhada pelo rio Danúbio

d) à principal zona produtora de carvão e petróleo, banhada pelo rio Tâmisa



e) à principal área industrial, banhada pelo rio Pó





Compartilhe com seus amigos:
  1   2


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
Universidade estadual
união acórdãos
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande