Processo Seletivo 03/2006



Baixar 119.59 Kb.
Página1/2
Encontro24.10.2017
Tamanho119.59 Kb.
  1   2






UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

EDITAL UNIMONTES N.º 1/2015 – ANEXO IV








RESOLUÇÃO CONJUNTA SEPLAG/UNIMONTES Nº 9360, DE 26 DE MAIO DE 2015.

Regulamenta a produção mínima do Médico Universitário a que se refere o art. 3º Decreto nº. 46.547, de 27 de junho de 2014 e dispõe sobre a concessão da Gratificação de Produtividade Médica no âmbito do Hospital Universitário Clemente de Faria e Unidades a ele vinculadas.


O SECRETÁRIO DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO, no uso das atribuições conferidas pelo inciso III do art. 93 da Constituição do Estado, e O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES, considerando o disposto nas Leis Delegadas nº. 180, de 20 de janeiro de 2011 e 182 de 21 de janeiro de 2011, nas Leis nº. 15.463, de 13 de janeiro de 2013 e nº 21.333, de 26 de junho de 2014 e nos Decretos nº 45.799, de 06 de dezembro de 2011 e nº 46.547, de 27 de junho de 2014.
RESOLVEM:

Art 1º Fica estabelecida, nos termos desta Resolução Conjunta, a produção mínima dos servidores da carreira de Médico Universitário em exercício no Hospital Universitário Clemente de Faria – HUCF - e Unidades a ele vinculadas, considerando a carga horária e a quantidade de procedimentos clínicos e não clínicos realizados.



Art. 2º A produção mínima será mensurada através da aferição de produção realizada, considerando a pontuação específica e a complexidade do procedimento, bem como a classificação por grupos, conforme a pontuação estabelecida na tabela constante no Anexo I.
Art. 3º A produção mínima exigida do Médico Universitário equivale, mensalmente, a 162 (cento e sessenta e dois) pontos para carga horária de doze horas semanais e 324 (trezentos e vinte e quatro) pontos para carga horária de vinte e quatro horas semanais, observando-se o disposto no Anexo II para o cálculo da pontuação.
Art. 4º A produção superior à mínima prevista no art. 3º será paga através da Gratificação de Produtividade Médica – GPM, atendidos os requisitos estabelecidos no Decreto nº. 46.547, de 27 de junho de 2014 e observados os limites estabelecidos no art. 8º do referido decreto.
Art. 5º Para o cálculo da Gratificação de Produtividade Médica – GPM será utilizada a fórmula constante no Anexo III desta Resolução Conjunta.
Art. 6º Na hipótese de cumprimento da carga horária do Médico Universitário através da realização de plantão semanal de doze horas, deverá ser observada a escala previamente definida pela Coordenação do setor demandante, com a devida validação da Direção Assistencial do HUCF.
Art. 7º Será permitida a realização de mais de 01 (um) plantão semanal, mediante comprovação da necessidade do serviço, atendimento à conveniência administrativa e existência de disponibilidade orçamentária, observada a organização das escalas mensais.
Art. 8º Será atribuída uma pontuação específica para o plantão, conforme o Anexo III desta Resolução Conjunta, devendo ser observados os critérios de mensuração relativos à carga horária e à produção mínima.
Art.9º Os plantões executados além da produção e carga horária mínima, ou aqueles decorrentes da produção mínima estabelecida para o setor, serão pontuados conforme consta do Anexo II.
Parágrafo único. O plantão de suporte de disponibilidade, considerando a sua característica, terá pontuação correspondente a um terço da pontuação definida para o plantão presencial, observada a previsão da sua comprovada necessidade através de escala validada pelo(a) Coordenador(a) da Área a que se vincula o serviço, bem como da Direção Assistencial do HUCF.
Art. 10. Não será exigida produção mínima, em razão da particularidade das atividades desempenhadas, do Médico Universitário que atuar exclusivamente nos setores de urgência e emergência, observando-se, nessa hipótese, somente a exigência do cumprimento da carga horária.
Art. 11. Na ocorrência, devidamente comprovada, de absenteísmo do paciente, o Médico Universitário perceberá a pontuação correspondente ao procedimento ou consulta agendado, conforme a relação constante no Anexo I, observada, em qualquer hipótese, a obrigatoriedade do cumprimento regular de sua carga horária diária e/ou de plantão.
Art. 12. Nas situações em que o Médico Universitário exercer, no cumprimento de sua carga horária, a função de instrutor acadêmico, desempenhando atividades de preceptoria, sua produção mínima correspondente a atividades assistenciais poderá ser reduzida em até 50%(cinquenta por cento), a critério da Administração do HUCF e observada a conveniência administrativa.
Parágrafo único. Na hipótese de que trata o “caput”, o resultado da redução da produção mínima deverá ser utilizado em sua integralidade, exclusivamente, para a função de instrutor acadêmico, sem nenhum prejuízo financeiro para o servidor.
Art.13. Os Médicos Universitários que exercerem atividades de Coordenação de Área constantes no HUCF, designados para o exercício da função através de Portaria do Magnífico Reitor da Unimontes, poderão optar:
I – pela percepção, a título do exercício da referida função, do valor da GPM até o limite correspondente a 300 consultas especializadas, conforme a tabela SUS, desde que haja o cumprimento de carga horária de 10 (dez) horas semanais nas atividades de coordenação, bem como o cumprimento das atividades assistenciais inerentes ao respectivo cargo efetivo;

II – pela redução da produção mínima em 50% (cinquenta por cento), hipótese em que não será pago o valor específico para função de coordenação.


Parágrafo único. O Médico Universitário, nas situações retratadas no “caput”, também poderá perceber a Gratificação de Produção Médica decorrente de produção excedente comprovada, desde que tenha cumprido a produção mínima nas atividades assistenciais e de coordenação.
Art. 14. A comprovação de que o Médico Universitário está desempenhando as atividades, dar-se-á por meio de aferição da carga horária e atividades pactuadas, bem como de declaração da Diretoria Assistencial do HUCF, no tocante às atividades assistenciais.
Parágrafo único. As atividades decorrentes de instrução acadêmica deverão ser validadas pela Direção Acadêmica do HUCF, no(s) prontuário(s) de evolução do(s) paciente(s), feito(s) pelo acadêmico e/ou médico residente.

Art. 15. A apuração do cumprimento da produção mínima, respeitado o disposto no art. 5º do Decreto nº. 46.547, de 2014, ocorrerá mensalmente, observando a pontuação e o fiel cumprimento da carga horária estabelecida para o servidor.

Parágrafo único. Compete à chefia imediata proceder à apuração de que trata o “caput”, sob a supervisão da Superintendência do Hospital Universitário Clemente de Faria, sendo submetida, quando necessário, à auditoria pela Auditoria Seccional da Unimontes.
Art.16. A apuração da jornada de trabalho do profissional de que trata o art. 10 é de competência da chefia imediata e será realizada por meio de aferição biométrica, respeitado o disposto no art. 5º do Decreto nº. 46.547/2014 e na Resolução SEPLAG nº. 10, de 1º de março de 2004, com a necessária auditoria da Auditoria Seccional da Unimontes.
Belo Horizonte, aos 26 de maio de 2015; 227º da Inconfidência Mineira e 194º da Independência do Brasil.
HELVÉCIO MIRANDA MAGALHÃES JÚNIOR

Secretário de Estado de Planejamento e Gestão

JOÃO DOS REIS CANELA

Reitor da Universidade Estadual de Montes Claros




ANEXO I

(a que se referem os art. 1º e 2º da Resolução Conjunta Seplag/Unimontes nº 9360/2015)


GRUPO DE ALTA COMPLEXIDADE – 2 PONTOS
Cirurgia do aparelho da visão:

Reconstituição total de pálpebra; vitrectomia posterior com infusão de perfluocarbono e endolaser; vitrectomia posterior com infusão de perfluocarbono/óleo de silicone/endolaser; crioterapia de tumores intraoculares; descompressão de nervo ótico; descompressão de órbita; exenteração de órbita; exerese de tumor maligno intra-ocular; orbitotomia; reconstituição de cavidade orbitária; reconstituição de parede da órbita; iridociclectomia; reconstrução de câmara anterior do olho; topoplastia do transplante; cirurgia de catarata congênita.



Cirurgia do aparelho digestivo, orgãos anexos e parede abdominal:

Degastrogastrectomia c/ ou s/ vagotomia; gastrectomia c/ ou s/ desvio duodenal; gastroplastia c/ derivação intestinal; gastroplastia vertical com banda; gastrectomia vertical em manga (sleeve); tratamento de intercorrências cirurgica pos- cirurgia bariátrica; colectomia videolaparoscopica; proctocolectomia total c/ reservatório ileal; retossigmoidectomia abdomino-perineal.



Cirurgia do aparelho geniturinário:

Cirurgias complementares de redesignação sexual; redesignação sexual no sexo masculino; histerectomia c/ anexectomia bilateral e colpectomia em usuárias sob processo transexualizador.



Cirurgia do sistema nervoso central e periférico:

Craniotomia para retirada de cisto / abscesso / granuloma encefálico; craniotomia para retirada de cisto / abscesso / granuloma encefálico (c/ técnica complementar); craniotomia para retirada de corpo estranho intracraniano (com técnica complementar); descompressão de órbita por doença ou trauma; microcirurgia cerebral endoscópica; microcirurgia da siringomielia; reconstrução craniana / crânio-facial; tratamento cirúrgico de craniossinostose complexa; tratamento cirúrgico de disrafismo aberto; tratamento cirúrgico de disrafismo oculto; tratamento cirúrgico de fistula liquorica craniana; tratamento cirúrgico de fistula liquorica raquidiana; tratamento cirúrgico de hematoma intracerebral (com técnica complementar); tratamento cirúrgico de platibasia e malformação de arnold chiari; trepanação craniana para propedêutica ou terapêutica neurocirúrgica (com técnica complementar); enxerto microcirúrgico de nervo periférico (2 ou mais nervos); enxerto microcirúrgico de nervo periférico (único nervo); microcirurgia de plexo braquial com exploração e neurolise; microcirurgia de plexo braquial com microenxertia; microneurolise de nervo periférico; microneurorrafia; neurotomia seletiva de trigêmeo e outros nervos cranianos; tratamento cirúrgico de neuropatia compressiva com ou sem microcirurgia; tratamento microcirúrgico de tumor de nervo periférico / neuroma; craniotomia para biopsia encefálica; craniotomia para biopsia encefálica (com técnica complementar); craniotomia para retirada de tumor cerebral inclusivo da fossa posterior; craniotomia para retirada de tumor intracraniano; craniectomia por tumor ósseo; hipofisectomia; ransesfenoidal por técnica complementar; microcirurgia de tumor intradural e extramedular; microcirurgia de tumor medular com técnica complementar; microcirurgia de tumor medular; microcirurgia para biopsia de medula espinhal ou raízes; microcirurgia para tumor da base do crânio; microcirurgia para tumor de órbita; microcirurgia para tumor intracraniano; microcirurgia para tumor intracraniano (com técnica complementar); ressecção de tumor raquimedular extradural; tratamento conservador de tumor do sistema nervoso central; anastomose vascular extra / intracraniana; descompressão neurovascular de nervos cranianos; microcirurgia para malformação arterio-venosa cerebral; microcirurgia para malformação arterio-venosa cerebral profunda; microcirurgia vascular intracraniana (com técnica complementar); tratamento cirúrgico de fistula carotídeo-cavernosa; microcirurgia para aneurisma da circulação cerebral anterior maior que 1,5 cm; microcirurgia para aneurisma da circulação cerebral posterior (maior que 1,5 cm); microcirurgia para aneurisma da circulação cerebral posterior (maior que 1,5 cm); microcirurgia p/ara aneurisma da circulação cerebral anterior menor que 1,5 cm; microcirurgia para aneurisma da circulação cerebral posterior menor que 1,5 cm; bloqueios prolongados de sistema nervoso periférico / central com bomba de infusão; cordotomia / mielotomia por radiofrequência; implante intratecal de bomba de infusão de farmacos; microcirurgia com cordotomia / mielotomia a ceu aberto; microcirurgia com rizotomia a ceu aberto; rizotomia percutanea com balão; rizotomia percutanea por radiofrequência; tratamento de lesão do sistema neurovegetativo por agentes quimicos; tratamento por esteretaxia de lesão de estrutura profunda de snc para tratatamento de movimentos anormais ou controle da dor; exploração diagnóstica cirurgica para implantação bilateral de eletrodos invasivos (inclui video-eletroencefalograma); exploração diagnóstica cirurgica para implantação unilateral de eletrodos invasivos (inclui video-eletroencefalograma); microcirurgia para lesionectomia com monitoramento intraoperatório; microcirurgia para lesionectomia sem monitoramento intra-operatório; microcirurgia para lobectomia temporal / amigdalo-hipocampectomia seletiva; microcirurgia para ressecção multilobar / hemisferectomia / calosotomia; microcirurgia para ressecção unilobar extratemporal com monitoramento intraoperatório; microcirurgia para ressecção; unilobar extratemporal sem monitoramento intra-operatório; transecções sub-piais multiplas em áreas eloquentes; angioplastia intracraniana em vaso-espasmo; embolização de aneurisma cerebral maior que 1,5 cm com colo estreito; embolização de aneurisma cerebral maior que 1,5 cm com colo largo; embolização de fistula arterio-venosa da cabeça e pescoço; embolização de fistula carotido-cavernosa com balões destacáveis; embolização de malformação arterio-venosa dural complexa do sistema nervoso central; embolização de malformação arterio-venosa dural simples do sistema nervoso central; embolização de malformação arterio-venosa intraparenquimatosa do sistema nervoso central; embolização de tumor intra-craniano ou da cabeça e pescoço; tratamento de aneurisma gigante por oclusão do vaso portador; embolização de aneurisma cerebral menor que 1,5 cm com colo estreito; embolização de aneurisma cerebral menor do que 1,5 cm com colo largo; implante de eletrodo para estimulação cerebral; implante de gerador de pulsos para estimulação cerebral (inclui conector); implante intraventricular de bomba de infusão de farmacos; miectomia superseletiva; neurotomia superseletiva para movimentos anormais; nucleotractomia trigeminal e/ou espinal; tratamento de dor por estereotaxia; tratamento de movimento anormal por estereotaxia; tratamento de movimento anormal por estereotaxia com micro-registro; troca de gerador de pulsos para estimulação cerebral.

Cirurgia do sistema osteomuscular:

Artrodese de grandes articulações escapulo-torácicas; artrodese de grandes articulações escapulo-umerais; artroplastia escapulo-umeral (nao convencional); artroplastia escapulo-umeral total; artroplastia escapulo-umeral total - revisão/ reconstrução; desarticulação interescapulo-torácica; escapulopexia c/ ou s/ osteotomia da escapula / ressecção barra omo-cervical; ostectomia da clavícula ou da escapula; artroplastia total de cotovelo; artroplastia total de cotovelo (revisão / reconstrução); realinhamento de mecanismo extensor dos dedos da mão; reimplante do ombro até o terço médio do antebraço; reimplante do terço distal do antebraço até os metacarpianos; reimplante ou revascularização ao nivel da mão e outros dedos (exceto polegar); reimplante ou revascularização do polegar; transposição da ulna para o rádio; tratamento cirurgico de gigantismo da mão; tratamento cirurgico p/ centralização do punho; artrodese cervical / cervico torácica posterior cinco níveis - inclui instrumentação; artrodese cervical / cervico-torácica posterior um nível - inclui instrumentação; artrodese cervical / cervico-torácica posterior dois niveis - inclui instrumentacaoartrodese cervical / cervico-toracica posterior seis niveis - inclui instrumentacao; artrodese cervical / cervico-toracica posterior tres niveis - inclui instrumentacao; artrodese cervical anterior tres niveis; artrodese cervical anterior dois niveis; artrodese cervical anterior c1-c2 via trans-oral / extra-oral



artrodese cervical anterior cinco niveis; artrodese cervical anterior quatro niveis; artrodese cervical anterior um nível; artrodese cervical posterior c1-c2; artrodese intersomatica via posterior / postero-lateral um nível; artrodese intersomatica via posterior / postero-lateral dois niveis; artrodese intersomatica via posterior / postero-lateral quatro niveis; artrodese intersomatica via posterior / postero-lateral tres niveis; artrodese occipto-cervical (c2) posterior; artrodese occipto-cervical (c3)posterior; artrodese occipto-cervical (c4)posterior; artrodese occipto-cervical (c5) posterior; artrodese occipto-cervical (c6)posterior; artrodese occipto-cervical (c7) posterior; artrodese toraco-lombo-sacra anterior um nivel - inclui instrumentacao; artrodese toraco-lombo-sacra anterior (dois niveis - inclui instrumentcao); artrodese toraco-lombo-sacra anterior, tres niveis, inclui instrumentacao; artrodese toraco-lombo-sacra posterior (um nivel - inclui instrumentacao); artrodese toraco-lombo-sacra posterior (tres niveis - inclui instrumentacao); artrodese toraco-lombo-sacra posterior cinco niveis, inclui instrumentacao; artrodese toraco-lombo-sacra posterior, dois niveis, inclui instrumentacao; artrodese toraco-lombo-sacra posterior, quatro niveis, inclui instrumentacao; artrodese toraco-lombo-sacra posterior, seis niveis, inclui instrumentacao; artrodese toraco-lombo-sacra posterior, sete niveis, inclui instrumentacao; costo-transversectomia; descompressao da juncao cranio-cervical via transoral / retrofaringea; descompressao ossea na juncao cranio-cervical via posterior; descompressao ossea na juncao cranio-cervical via posterior c/ampliacao dural; discectomia cervical / lombar / lombo-sacra por via posterior (1 nivel c/ microscopio); discectomia cervical / lombar / lombo-sacra por via posterior (dois ou mais niveis c/ microscopio); discectomia cervical anterior (ate 2 niveis c/ microscopio); discectomia toraco-lombo-sacra por via anterior (c/ 2 ou mais niveis); discectomia toraco-lombo-sacra por via anterior (1 nivel); resseccao de 2 ou mais corpos vertebrais cervicais (inclui reconstrucao); resseccao de 2 ou mais corpos vertebrais toraco-lombo-sacros (inclui reconstrucao); resseccao de um corpo vertebral cervical; resseccao de um corpo vertebral toraco-lombo-sacro (inclui reconstrucao); retirada de corpo estranho da coluna cervical por via anterior; retirada de corpo estranho da coluna cervical por via posterior; retirada de corpo estranho da coluna toraco-lombo-sacra por via anterior; revisao de artrodese / tratamento cirurgico de pseudartose da coluna toraco-lombo-sacra anterior; revisao de artrodese / tratamento cirurgico de pseudartrose da coluna cervical posterior; revisão de artrodese / tratamento cirurgico de pseudartrose da coluna toraco-lombo-sacra posterior; revisao de artrodese tratamento cirurgico de pseudoartorse da coluna cervical anterior; tratamento cirurgico de deformidade da coluna via antero-posterior nove ou mais niveis; tratamento cirurgico de deformidade da coluna via anterior oito niveis; tratamento cirurgico de deformidade da coluna via anterior quatro niveis tratamento cirurgico de deformidade da coluna via anterior cinco niveis; tratamento cirurgico de deformidade da coluna via anterior posterir nove níveis; vertebroplastia por dispositivo guiado em um nível tratamento cirurgico de deformidade da coluna via anterior seis níveis; tratamento cirurgico de deformidade da coluna via anterior sete níveis; tratamento cirurgico de deformidade da coluna via posterior oito níveis; tratamento cirurgico de fratura nível c1 - c2 por via anterior (osteossintese); tratamento cirurgico de deformidade da coluna via posterior nove níveis; tratamento cirurgico descompressivo ao nível do desfiladeiro torácico; vertebroplastia por dispositivo guiado dois níveis; vertebroplastia por dispositivo guiado três níveis; tratamento cirurgico de deformidade da coluna via posterior doze níveis ou mais; tratamento cirurgico de deformidade da coluna via posterior dez níveis; tratamento cirurgico de deformidade da coluna via posterior onze níveis; tratamento cirurgico de deformidade da coluna via anterior dois níveis; tratamento cirurgico de deformidade da coluna via anterior três níveis; tratamento cirurgico de deformidade da coluna via posterior cinco níveis; tratamento cirurgico de deformidade da coluna via posterior seis níveis; tratamento cirurgico de deformidade da coluna via posterior três níveis; tratamento cirurgico de deformidade da coluna via posterior quatro níveis; tratamento cirurgico de deformidade da coluna via posterior dois níveis; tratamento cirurgico de deformidade da coluna via posterior sete níveis; artrodese cervical / cervico toracica posterior quatro níveis inclui instrumentação artrodese de grandes articulações coxo-femurais; artrodese de grandes articulações sacro-iliacas

artroplastia de quadril (não convencional); artroplastia total de quadril (conversão); artroplastia total de quadril (revisão / reconstrução); artroplastia total primaria do quadril não cimentada / hibrida; desarticulação interilio-abdominal; osteotomia da pelve; reconstrução osteoplastica do quadril; revisão cirurgica de luxação coxo femoral congenita; tratamento cirurgico de associação fratura / luxação / fratura-luxação/ disjunção do anel pelvico; tratamento cirurgico de fratura / luxação coxo-femoral c/ fratura da epifise femoral; tratamento cirurgico de fratura do acetabulo; tratamento cirurgico de fratura do sacro; tratamento cirurgico de fratura-luxacao da articulação coxo-femoral (duplo acesso); tratamento cirurgico de luxação coxo-femoral congenita; artroplastia de joelho (não convencional); artroplastia total de joelho - revisão / reconstrução; artroplastia total primaria do joelho; artroplastia unicompartimental primaria do joelho; reconstrução osteoplástica do joelho; reimplante ao nível da coxa até o terco proximal da perna; reimplante do terco médio da perna até o pé; transplante de menisco; transposição da fibula para a tibia; tratamento cirurgico de gigantismo do pé; tratamento cirurgico de pé talo vertical; tratamento cirurgíco de pseudartrose congenita da tibia; alongamento e/ou transporte de ósseo dos ossos curtos ou longos da mão e do pé; alongamento e/ou transporte ósseo de ossos longos (exceto da mão e do pé); ressecção de tumor e reconstrução c/ retalho microcirurgico; ressecção de tumor e reconstrução c/ retalho não microcirurgico (exceto mão e pé); ressecção de tumor e reconstrução c/ transporte ósseo; ressecção de tumor ósseo c/ substituição (endoprotese); ressecção de tumor ósseo e reconstrução c/ enxerto; ressecção de tumor ósseo e reconstrução c/ retalho não microcirurgico (apenas mão e pé); ressecção de tumor ósseo e reconstrução por deslizamento; tenoplastia ou enxerto de tendão único; transplante do halux p/ o polegar; transplante do segundo pododactilio p/ polegar / qualquer outro dedo da mão; transplante musculo-cutaneo c/ micro-anastomose no tronco / extremidade; transplante osteo-musculo-cutaneo c/ micro-anastomose no tronco ou extremidades; tratamento cirurgico de mão ou pé em fenda / dedo bifido / macrodactilia; tratamento cirurgico de polidectilia articulada; tratamento cirurgico de sindactilia complexa (c/ fusão óssea).



Cirurgia em oncologia:

Amputação de pênis em oncologia; cistectomia total e derivação em 1 so tempo em oncologia; cistectomia total com derivação simples em oncologia; cistoenteroplastia em oncologia; nefrectomia total em oncologia; nefroureterectomia total em oncologia; orquiectomia unilateral em oncologia; prostatectomia em oncologia; prostatovesiculectomia radical em oncologia; ressecção de tumores multiplos e simultaneos do trato urinário em oncologia; ressecção endoscopica de tumor vesical em oncologia; reimplante ureteral em oncologia – ureterocistoneostomia; reimplante ureteral em oncologia – ureteroenterostomia; suprarrenalectomia em oncologia; nefrectomia parcial em oncologia; amputação total ampliada de pênis em oncologia; linfadenectomia pelvica em oncologia; linfadenectomia radical cervical unilateral em oncologia; linfadenectomia radical modificada cervical unilateral em oncologia; linfadenectomia cervical supraomo-hioidea unilateral em oncologia; linfadenectomia cervical recorrencial unilateral em oncologia; linfadenectomia mediastinal em oncologia; linfadenectomia supraclavicular unilateral em oncologia; linfadenectomia axilar unilateral em oncologia; linfadenectomia retroperitonial em oncologia; linfadenectomia inguinal unilateral em oncologia; linfadenectomia seletiva guiada (linfonodo sentinela) em oncologia; linfadenectomia inguino-iliaca unilateral em oncologia; parotidectomia parcial em oncologia; ressecção de glandula salivar menor em oncologia; ressecção de glandula sublingual em oncologia; ressecção de glandula submandibular em oncologia; glossectomia parcial em oncologia; glossectomia total em oncologia; paratireoidectomia total em oncologia; parotidectomia total em oncologia; ressecção parcial de labio com enxerto ou retalho em oncologia; ressecção total de labio e reconstrução com retalho miocutaneo em oncologia; maxilectomia parcial em oncologia; maxilectomia total em oncologia; pelviglossomandibulectomia em oncologia; parotidectomia total ampliada em oncologia; faringectomia parcial em oncologia; faringectomia total em oncologia; ressecção de tumor de rinofaringe em oncologia; exenteração de órbita em oncologia; laringectomia parcial em oncologia; laringectomia total em oncologia; tireoidectomia total em oncologia; reconstrução para fonaçâo em oncologia; traqueostomia transtumoral em oncologia; mandibulectomia parcial em oncologia; mandibulectomia total em oncologia; ressecção de pavilhão auricular em oncologia; ligadura de carótida em oncologia; ressecção de tumor glomico em oncologia; ressecção de lesão maligna de mucosa bucal em oncologia; ressecção de tumor tireoidiano por via transesternal em oncologia; anastomose bileo-digestiva em oncologia; coledocostomia c/ ou s/ colecistectomia em oncologia; esofagogastrectomia com toracotomia em oncologia; esofagocoloplastia ou esofagogastroplastia em oncologia; esofagogastrectomia sem toracotomia em oncologia; gastrectomia total em oncologia; hepatectomia parcial em oncologia; pancreatectomia parcial em oncologia; duodenopancreatectomia em oncologia; ressecção de tumor retroperitonial c/ ressecção de orgãos contiguos em oncologia; alcoolização percutânea de carcinoma hepático; tratamento de carcinoma hepático por radiofrequência; quimioembolização de carcinoma hepático; biopsias multiplas intra-abdominais em oncologia; gastrectomia parcial em oncologia; metastasectomia hepática em oncologia; colecistectomia em oncologia; ressecção ampliada de via biliar extra-hepatica em oncologia; ressecção de tumor retroperitonial em oncologia; ressecção alargada de tumor de partes moles de parede abdominal em oncologia; ressecção alargada de tumor de intestino em oncologia; amputação abdomino-perineal de reto em oncologia; colectomia parcial (hemicolectomia) em oncologia; colectomia total em oncologia; excisão local de tumor do reto em oncologia; retossigmoidectomia abdominal em oncologia; exenteração pelvica posterior em oncologia; exenteração pelvica total em oncologia; proctocolectomiatotal em oncologia; amputação conica de colo de utero c/ colpectomia em oncologia; anexectomia uni / bilateral em oncologia; colpectomia em oncologia; histerectomia c/ ressecção de orgãos contiguos em oncologia; histerectomia total ampliada em oncologia; traquelectomia radical em oncologia; vulvectomia total ampliada c/ linfadenectomia em oncologia; vulvectomia parcial em oncologia; histerectomia com ou sem anexectomia (uni / bilateral) em oncologia; laparotomia para avaliação de tumor de ovário em oncologia; excisão e enxerto de pele em oncologia; excisão e sutura com plastica em z na pele em oncologia; reconstrução c/ retalho miocutaneo (qualquer parte) em oncologia; reconstrução por microcirurgia (qualquer parte) em oncologia; reconstrução c/ retalho osteomiocutaneo em oncologia; extirpação multipla de lesão da pele ou tecido celular subcutaneo em oncologia; amputação / desarticulação de membros inferiores em oncologia; amputação / desarticulação de membros superiores em oncologia; hemipelvectomia em oncologia; sacralectomia (endopelvectomia) em oncologia; ressecção de tumor osseo com substituição (endoprotese) ou com reconstrução e fixação em oncologia; desarticulação interescapulo-toracica em oncologia; desarticulação escapulo-toracica interna em oncologia; ressecção de tumor de partes moles em oncologia; lobectomia pulmonar em oncologia; pneumomectomia radical em oncologia; toracectomia complexa em oncologia; toracectomia simples em oncologia; toracotomia exploradora em oncologia; segmentectomia pulmonar em oncologia; ressecção pulmonar em cunha em oncologia; timectomia em oncologia; mastectomia radical c/ linfadenectomia axilar em oncologia; mastectomia simples em oncologia; ressecção de lesão não palpavel de mama com marcacão em oncologia (por mama); segmentectomia/quadrantectomia/setorectomia de mama em oncologia.

Cirurgia reparadora:

Tratamento de grande queimado; lipoaspiração de giba ou região submandibular em pacientes com lipodistrofia decorrente do uso de antirretroviral; lipoaspiração de parede abdominal ou dorso em pacientes com lipodistrofia decorrente do uso de antirretroviral; lipoenxertia de glúteo em paciente com lipodistrofia glútea decorrente do uso de antirretroviral; preenchimento facial c/ tecido gorduroso em paciente c/ lipoatrofia de face decorrente do uso de antirretrovirais; reconstrução glútea e/ou perianal em paciente c/ lipodistrofia glútea decorrente do uso de antirretroviral, com lipoenxertia ou pmma; redução mamaria em paciente c/ lipodistrofia decorrente do uso de antirretrovirais; tratamento de ginecomastia ou pseudoginecomastia em paciente c/ lipodistrofia decorrente do uso de antirretrovirais; dermolipectomia (1 ou 2 membros inferiores); dermolipectomia abdominal pós-cirurgia bariátrica; dermolipectomia braquial pós-cirurgia bariátrica; dermolipectomia crural pós-cirurgia bariátrica; mamoplastia pós-cirurgia bariátrica; tratamento cirúrgico de retração cicatricial em um estágio; dermolipectomia abdominal circunferencial pós cirurgia bariátrica; reconstrução por microcirurgia qualquer parte.



Cirurgia torácica:

Broncotomia e/ou broncorrafia; colocação de molde brônquico por toracotomia; colocação de prótese laringo-traqueal, traqueal, traqueo-bronquica, brônquica por via endoscópica (inclui prótese); colocação de prótese laringo traqueal/ traqueo-bronquica (inclui prótese); ressecção de traqueia mediastinal, carinal ou carinoplastia; ressecção de tumor de traqueia com anastomose; traqueoplastia por acesso torácico; traqueoplastia e/ou laringotraqueoplastia; traqueostomia com colocação de órtese traqueal ou traqueobrônquica; tratamento cirúrgico de fistula broncopleural com amputação de coto bronquico; tratamento cirurgico de fistula traqueoesofagica adquirida; mediastinotomia exploradora para-esternal / por via anterior; mediastinotomia extrapleural por via posterior; mediastinotomia p/ drenagem; ressecção de tumor do mediastino; traqueostomia mediastinal; tratamento de mediastinite (qualquer via); pleurectomia; esternectomia com ou sem prótese; esternectomia subtotal; ligadura do ducto torácico (qualquer método); mobilização de retalhos musculares / do omento; ressecção de tumor do diafragma e reconstrução (qualquer técnica); retirada de corpo estranho da parede torácica; toracectomia com reconstrução parietal (por prótese); toracectomia sem reconstrução parietal; toracoplastia (qualquer técnica); toracotomia exploradora; tratamento cirúrgico de defeitos congênitos do torax; lobectomia pulmonar; pneumomectomia

Pneumonectomia de totalizacao; cirurgia redutora do volume pulmonar (qualquer método); metastasectomia pulmonar uni ou bilateral (qualquer método); tromboendarterectomia pulmonar; pneumotomia com ressecção costal para drenagem cavitaria/retirada de corpo estranho.

Coleta de material:

Biopsia de corpo vertebral a céu aberto; biopsia de corpo vertebral lamina e pedículo vertebral (por dispositivo guiado); biopsia de endocárdio / miocárdio; biopsia de lamina pedículo e processos vertebrais (a ceu aberto); biopsia estereotaxica.



Coleta e exames para fins de doação de órgãos, tecidos e células e de transplante:

Coleta e acondicionamento de medula óssea no brasil para transplante autogenico ou de doador aparentado ou não aparentado; angiografia cerebral p/ diagnostico de morte encefálica (4 vasos); cintilografia radioisotópica cerebral p/ diagnostico de morte encefálica; eco doppler colorido cerebral p/ diagnostico de morte encefálica; exame complementar para diagnóstico de morte encefálica.



Diagnóstico por endoscopia:

Videotoracoscopia



Diagnóstico por medicina nuclear in vivo:

Cintilografia de pâncreas; captação de iodo radioativo em 24h; cintilografia p/ pesquisa do refluxo vesico-ureteral; cintilografia de esqueleto (corpo inteiro).



Diagnóstico por tomografia:

Tomografia de hemitorax, pulmão ou do mediastino.



Métodos diagnósticos em especialidades:

Exploração diagnostica pelo vídeo-eletroencefalograma com ou sem uso de eletrodo de profundidade; polissonografia; teste de wada.



Outras cirurgias:

Procedimentos sequenciais de cirurgia plástica reparadora pós-cirurgia bariátrica; procedimentos sequenciais em anomalia crânio e bucomaxilofacial; procedimentos sequenciais em oncologia; procedimentos sequenciais em ortopedia; procedimentos sequenciais em neurocirurgia.



Processamento de tecidos para transplante:

Processamento de tecido musculoesquelético (05-25 gr); processamento de tecido musculoesquelético (101-200 gr); processamento de tecido musculoesquelético (201-300 gr); processamento de tecido musculoesquelético (26-50 gr); processamento de tecido musculoesquelético (51-100 gr); processamento de tubo valvado cardíaco humano; processamento de válvula cardíaca humana.



Terapias especializadas:

Gastrostomia endoscópica percutânea (inclui material e sedação anestésica); nutrição enteral em adulto; nutrição enteral em neonatologia; nutrição enteral em pediatria; nutrição parenteral em adulto; nutrição parenteral em neonatologia; nutrição parenteral em pediatria; passagem de sonda naso entérica (inclui material).



Transplante de órgãos, tecidos e células:

Transplante alogenico de células-tronco hematopoiéticas de medula óssea – aparentado; transplante alogenico de células-tronco hematopoiéticas de medula óssea - não aparentado; transplante alogenico de células-tronco hematopoeticas de sangue

de cordão umbilical de aparentado; transplante alogenico de células-tronco hematopoeticas de sangue de cordão umbilical de não aparentado; transplante alogenico de células-tronco hematopoeticas de sangue periférico – aparentado; transplante alogenico de células-tronco hematopoeticas de sangue periférico - não aparentado; transplante autogenico de células-tronco hematopoeticas de medula óssea; transplante autogenico de células-tronco hematopoeticas de sangue periférico; participação de equipe nefrológica em transplante renal de doador falecido; participação de equipe nefrológica em transplante renal de doador vivo; participação de equipe nefrológica em transplante simultâneo de pâncreas e rim; transplante de coração; transplante de fígado (órgão de doador falecido); transplante de fígado (órgão de doador vivo); transplante de pâncreas; transplante de pulmão unilateral; transplante de rim (órgão de doador falecido); transplante de rim (órgão de doador vivo); transplante simultâneo de pâncreas e rim; transplante de pulmão bilateral.

Tratamento de lesões, envenenamentos e outros, decorrentes de causas externas:

Hemodiafiltracao continua



Tratamento em nefrologia:

Hemodiálise continua



Tratamento em oncologia:

Braquiterapia; braquiterapia com fios de iridium; braquiterapia com iodo 125 / ouro 198; moldagem em colo e/ou corpo do útero; moldagem/implante em mucosa (por tratamento completo); moldagem/implante em pele/mucosa (por tratamento completo); internação p/ quimioterapia de administração contínua; internação p/ quimioterapia de leucemias agudas / crônicas agudizadas; quimioterapia intra-arterial; quimioterapia intracavitária; iodoterapia de carcinoma diferenciado da tireóide (150 mci); iodoterapia de carcinoma diferenciado da tireoide (100 mci); iodoterapia de carcinoma diferenciado da tireoide (200 mci); iodoterapia de carcinoma diferenciado da tireóide (250 mci).



Tratamentos clínicos (outras especialidades):

Tratamento conservador da dor rebelde de origem central ou neoplásica; tratamento conservador de traumatismo cranioencefalico grave; tratamento conservador de traumatismo raquimedular; tratamento conservador de tumor do sistema nervoso central; tratamento de intercorrencia clinica pós-cirurgia bariátrica; tratamento de afecções associadas ao hiv/aids; tratamento de afecções do aparelho digestivo em hiv/aids; tratamento de afecções do sistema nervoso em hiv/aids; tratamento de afecções do sistema respiratório em hiv/aids; tratamento de doenças disseminadas em aids; tratamento de hiv / aids.


GRUPO DE MÉDIA COMPLEXIDADE – 1 PONTO
Cirurgia do aparelho da visão:

Aplicação de placa radioativa episcleral; drenagem de hemorragia de coroide; extirpação de glândula lacrimal; implante de prótese anti-glaucomatosa; sondagem de canal lacrimal sob anestesia geral; termoterapia transpupilar; transplante de periósteo em escleromalacia; tratamento cirúrgico de glaucoma congênito; vitrectomia posterior.



Cirurgia do aparelho digestivo, órgãos anexos e parede abdominal:

Amputação completa abdomino-perineal do reto; amputação por procidência de reto; anastomose bileo-digestiva; apendicectomia; apendicectomia videolaparoscopica; colecistectomia; colecistectomia videolaparoscopica; colecistostomia; colectomia parcial (hemicolectomia); colectomia total; coledocoplastia



Coledocotomia c/ ou s/ colecistectomia; coledocotomia videolaparoscopica; colorrafia por via abdominal; colostomia; criptectomia única / múltipla; dilatação esofágica / pilórica; drenagem de abscesso pélvico; drenagem de abscesso subfrenico; drenagem de hematoma / abscesso pré-peritoneal; drenagem de hematoma / abscesso retro-retal; enterectomia; enteroanastomose (qualquer segmento); enteropexia (qualquer segmento); enterotomia e/ou enterorrafia c/ sutura / ressecção (qualquer segmento); esfincterotomia interna e tratamento de fissura anal; esofagectomia distal c/ toracotomia; esofagectomia distal s/ toracotomia; esofagectomia videolaparoscopica; esofago-colonplastia; esofagogastrectomia; esofagoplastia / gastroplastia; esofagorrafia cervical; esofagorrafia toracica; esofagostomia; esplenectomia; excisão de lesão intestinal / mesentérica localizada; fechamento de enterostomia (qualquer segmento); fechamento de fistula de colón; fechamento de fistula de reto; fistulectomia / fistulotomia anal; gastrectomia parcial c/ ou s/ vagotomia; gastrectomia total; gastrectomia videolaparoscopica; gastroenteroanastomose; gastrorrafia; gastrorrafia videolaparoscopica; gastrostomia; gastrostomia videolaparoscopica; hemorroidectomia; hepatectomia parcial; hepatorrafia; hepatorrafia complexa c/ lesão de estruturas vasculares biliares; hepatotomia e drenagem de abscesso / cisto; hernioplastia diafragmática (via abdominal); hernioplastia diafragmática (via torácica); hernioplastia epigástrica; hernioplastia epigástrica videolaparoscopica; hernioplastia incisional; hernioplastia inguinal (bilateral); hernioplastia inguinal / crural (unilateral); hernioplastia redicivante; hernioplastia umbilical; herniorrafia c/ ressecção intestinal (hérnia estrangulada); herniorrafia inguinal videolaparoscopica; herniorrafia s/ ressecção intestinal (hérnia estrangulada ); herniorrafia umbilical videolaparoscopica; jejunostomia / ileostomia; laparotomia exploradora; laparotomia videolaparoscopica para drenagem e/ou biopsia; liberação de aderências intestinais; marsupializacao de abscesso / cisto; pancreatectomia parcial; pancreatectomia videolaparoscopica; pancreato-duodenectomia; pancreato-enterostomia; pancreatotomia p/ drenagem; peritoniostomia c/ tela inorgânica; piloroplastia; plástica anal externa / esfincteroplastia anal; proctopexia abdominal por procidência do reto; proctoplastia e proctorrafia por via perineal; redução cirúrgica de volvo por laparotomia; remoção cirúrgica de fecaloma; reparação de outras hernias; ressecção do epiplom; ressutura de parede abdominal (por deiscência total / evisceração); retossigmoidectomia abdominal; tamponamento de lesões hemorrágicas do aparelho digestivo; tratamento cirúrgico de acalasia (cardiomioplastia); tratamento cirúrgico de anomalias congênitas do anus e reto; tratamento cirúrgico de ausência do reto (abdomino-perineal); tratamento cirúrgico de cistos pancreáticos; tratamento cirúrgico de divertículo do tubo digestivo; tratamento cirúrgico de ileo meconial; tratamento cirúrgico de imperfuracao membranosa do anus; tratamento cirúrgico de ma rotação intestinal; tratamento cirúrgico de peritonite; tratamento cirúrgico de prolapso anal; tratamento cirúrgico de refluxo gastresofágico; tratamento cirúrgico de varizes esofágicas; tratamento cirúrgico de megaesofago sem ressecção / conservador; vagotomia c/ operação de drenagem; vagotomia superseletiva / gástrica proximal; vagotomia videolaparoscopica.

Cirurgia do aparelho geniturinário:

Alargamento da entrada vaginal; amputação de pênis; capsulectomia renal; cistectomia parcial; cistectomia total; cistectomia total e derivação em 1 só tempo; cistoenteroplastia; cistolitotomia e/ou retirada de corpo; estranho da bexiga; citoplástica (correção de extrofia vesical); cistorrafia; colpectomia; colpocleise (cirurgia de le fort); colpoperineocleise; colpoperineoplastia anterior e posterior; colpoperineoplastia anterior e posterior c/ amputação de colo; colpoperineoplastia posterior; colpoperineorrafia não obstétrica; colpoplastia anterior; colporrafia não obstetrica; conizacao; construção de vagina; correção de epispadia; correção de hipospadia (1o tempo); correção de hipospadia (2o tempo); curetagem uterina em mola hidatiforme; diverticulectomia vesical; drenagem de abscesso prostático; drenagem de abscesso renal / peri-renal; epididimectomia; epididimectomia c/ esvaziamento ganglionar; episioperineorrafia não obstétrica; espermatocelectomia; esvaziamento de útero pós-aborto por aspiração manual intra-uterina (amiu); exploração cirúrgica da bolsa escrotal; extração endoscopia de calculo em pelve renal; histerectomia (por via vaginal); histerectomia c/ anexectomia (uni / bilateral); histerectomia subtotal; histerectomia total; histerectomia total ampliada (werthein-meigs); histerectomia videolaparoscopica; histerorrafia; injeção de gordura / teflon peri-uretral; laqueadura tubaria; ligadura / secção de vasos aberrantes; litotripsia; lombotomia; marsupializacao de glandula de bartolin; miomectomia; miomectomia videolaparoscopica; nefrectomia parcial; nefrectomia total; nefrolitotomia; nefrolitotomia percutânea; nefropexia; nefropielostomia; nefrorrafia; nefrostomia c/ ou s/ drenagem; nefroureterectomia total; neostomia de epididimo / canal deferente; ooforectomia / ooforoplastia; operação de burch; orquidopexia bilateral; orquidopexia unilateral; orquiectomia uni ou bilateral c/ esvaziamento ganglionar; pielolitotomia; pieloplastia; pielostomia; pielotomia; plástica da bolsa escrotal; plástica total do pênis; prostatectomia suprapúbica; prostatovesiculectomia radical; reconstrução da vagina; reimplante de pênis; reparação e operação plástica do testículo; ressecção de varizes pélvicas; ressecção do colo vesical / tumor vesical a céu aberto; ressecção e fechamento de fistula uretral; ressecção endoscopia da extremidade distal do ureter; ressecção endoscopica de próstata; ressecção parcial da bolsa escrotal; retirada percutânea de calculo ureteral c/ cateter; salpingectomia uni / bilateral; salpingectomia videolaparoscopica; salpingoplastia; salpingoplastia videolaparoscopica; sinfisiotomia do rim em ferradura (nefroplastia); traqueloplastia; tratamento cirúrgico de bexiga neurogênica; tratamento cirúrgico de cistocele; tratamento cirúrgico de coaptacao de ninfas; tratamento cirúrgico de elefantíase da bolsa escrotal; tratamento cirúrgico de elefantíase do pênis; tratamento cirúrgico de fistula reto-vaginal; tratamento cirúrgico de fistula uretro-vaginal; tratamento cirúrgico de fistula vesico-entérica; tratamento cirúrgico de fistula vesico-retal; tratamento cirúrgico de fistula vesico-uterina; tratamento cirúrgico de fistula vesico-vaginal; tratamento cirúrgico de fistulas ureterais; tratamento cirúrgico de hemorragia vesical (formalização da bexiga); tratamento cirúrgico de hipertrofia dos pequenos lábios; tratamento cirúrgico de incontinência urinaria por via vaginal; tratamento cirúrgico de incontinência urinaria via abdominal; tratamento cirúrgico de priaprismo; tratamento cirúrgico de refluxo vesico-ureteral; tratamento cirurgico de torcao do testiculo / do cordao espermatico; tratamento cirúrgico de ureterocele; tratamento cirúrgico de vagina septada / atresica; tratamento cirúrgico de varicocele; ureterectomia; ureterocistoneostomia; ureteroenteroplastia; ureteroenterostomia; ureterolitotomia; ureteroplastia; ureterostomia cutânea; uretroplastia (ressecção de corda); uretroplastia autógena; uretroplastia heterogênea; uretrorrafia; uretrostomia perineal / cutânea / externa; vulvectomia ampliada c/ linfadenectomia; vulvectomia simple.

Cirurgia do sistema nervoso central e periférico:

Cranioplastia; craniotomia descompressiva; craniotomia descompressiva da fossa posterior; craniotomia para retirada de corpo estranho intracraniano; derivação raque-peritoneal; derivação ventricular externar-subgaleal externa; derivação ventricular para peritoneo / átrio / pleura / raque; drenagem liquórica lombar externa; neurolise não funcional de nervos periféricos; neurorrafia; ressecção de mucocele frontal; retirada de derivação ventricular para peritoneo / átrio / pleura / raque; retirada de placa de cranioplastia; revisão de derivação ventricular para peritoneo / átrio / pleura / raque; simpatectomia lombar a ceu aberto; simpatectomia lombar videocirurgica; simpatectomia torácica a céu aberto; simpatectomia torácica videocirurgica; transposição do nervo cubital; tratamento cirúrgico de abscesso intracraniano; tratamento cirúrgico de craniossinostose com sutura única; tratamento cirúrgico de fratura do crânio com afundamento; tratamento cirúrgico de hematoma extradural; tratamento cirúrgico de hematoma intracerebral; tratamento cirúrgico de hematoma subdural agudo; tratamento cirúrgico de hematoma subdural crônico; tratamento cirúrgico de osteomielite do crânio; tratamento cirúrgico de síndrome compressiva em túnel osteo-fibroso ao nível do carpo; trepanação craniana para propedêutica neurocirúrgica / implante para monitorização pic; trepanação craniana para propedêutica ou terapêutica neurocirúrgica.



Cirurgia do sistema osteomuscular:

Alongamento / encurtamento miotendinoso; amputação / desarticulação de mão e punho; amputação / desarticulação de membros inferiores; amputação / desarticulação de membros superiores; amputação / desarticulação de pé e tarso; artrodese de grandes articulações da sínfise púbica; artrodese de medias / grandes articulações de membro inferior; artrodese de medias / grandes articulações de membro superior; artrodese de pequenas articulações; artroplastia de articulação da mão; artroplastia de cabeça do radio; artroplastia de punho; artroplastia de quadril parcial; artroplastia de ressecção de media / grande articulação; artroplastia de ressecção de pequenas articulações; artroplastia escapulo-umeral parcial; artroplastia total primaria do quadril cimentada; costoplastia (3 ou mais costelas); cupulectomia radial / ressecção do olecrano; desarticulação da articulação escapulo-umeral; desarticulação da coxo-femoral; descompressão com esvaziamento medular por brocagem / via corticotomia; diafisectomia de ossos longos; discectomia cervical / lombar / lombo-sacra por via posterior (dois níveis); discectomia cervical / lombar / lombo-sacra por via posterior (um nível); discectomia cervical por via anterior (1 nível); discectomia cervical por via anterior (2 ou mais níveis); drenagem cirúrgica do psoas; encurtamento de ossos longos exceto da mão e do pé; epifisiodese do trocanter maior do fêmur; epifisiodese femoral proximal in situ; exploração articular c/ ou s/ sinovectomia de medias / grandes articulações; exploração articular c/ ou s/ sinovectomia de pequenas articulações; fasciectomia; fasciotomia de membros inferiores; instalação de tração craniana; instalação de tração esquelética do membro inferior; instalação de tração esquelética do membro superior; ostectomia da pelve; ostectomia de ossos longos e curtos da mão e do pé; ostectomia de ossos longos exceto da mão e do pé; osteotomia da clavícula ou da escapula; osteotomia de ossos longos e curtos da mão e do pé; osteotomia de ossos longos exceto da mão e do pé; patelectomia total ou parcial; quadricepsplastia; realinhamento do mecanismo extensor do joelho; reconstrução capsulo-ligamentar de cotovelo punho; reconstrução de polia tendinosa de mão; reconstrução de tendão patelar / tendão quadricipital; reconstrução ligamentar do tornozelo; reconstrução ligamentar extra-articular do joelho; reconstrucao ligamentar intra-articular do joelho (cruzado anterior) 12 130; reconstrucao ligamentar intra-articular do joelho (cruzado posterior c/ ou s/ anterior); reducao incruenta c/ manipulacao de luxação espontânea / progressiva do quadril p/ aplica o de dispositivos de contenção; redução incruenta de fratura / lesão fisaria de cotovelo; redução incruenta de fratura diafisaria / lesao fisaria proximal do femur; reducao incruenta de fratura dos metacarpianos; redução incruenta de luxação / fratura-luxação e metacarpo-falangiana / metatarso-falangiana / inter-falangiana; redução incruenta de luxação congênita coxo femoral; redução incruenta de luxação coxo-femoral traumática / pos-artroplastia; redução incruenta disjunção / luxação / fratura / fratura-luxação ao nível do anel pélvico; reinserção muscular; reparo de bainha tendinosa ao nível do tornozelo; reparo de rotura do manguito rotador (inclui procedimentos descompressivos); ressecção de cóccix; ressecção de elemento vertebral posterior / póstero-lateral / distal a c2 (mais de 2 segmentos); ressecção de elemento vertebral posterior / póstero-lateral distail a c2 (ate 2 segmentos); ressecção simples de tumor ósseo / de partes moles; retirada de corpo estranho da coluna toraco-lombo-sacra por via posterior; retirada de corpo estranho intra-articular; retirada de corpo estranho intra-osseo; retirada de enxerto autógeno de ilíaco; retirada de espaçadores / outros materiais; retirada de fixador externo; retirada de placa e/ou parafusos; retirada de prótese de substituição de grandes articulações (ombro / cotovelo / quadril / joelho); retirada de prótese de substituição em pequenas e medias articulações; retração cicatricial dos dedos c/ comprometimento tendinoso (por dedo); revisão cirúrgica do pe torto congênito; sindactilia cirúrgica dos dedos do pé (procedimento tipo kelikian); talectomia; tenodese; tenolise; tenomiotomia / desinsercao; tenorrafia única em túnel osteo-fibroso; tenosinovectomia em membro inferior; transferência do grande trocanter (procedimento isolado); transferência muscular / tendinosa no membro inferior; transposição / transferência miotendinosa múltipla; transposição / transferência miotendinosa única; transposição / transformação miotendinosa do psoas em neuromuscular; tratamento cirúrgico com avulsão de tuberosidades / espinhas e crista ilíaca s/ lesão do anel pélvico; tratamento cirúrgico das desinfeções das espinhas intercondilares / epicondilares; tratamento cirúrgico de artrite infecciosa (grandes e medias articulações); tratamento cirúrgico de artrite infecciosa das pequenas articulações; tratamento cirúrgico de avulsão do grande e do pequeno trocanter; tratamento cirúrgico de coalizão tarsal; tratamento cirúrgico de dedo em gatilho; tratamento cirúrgico de dedo em martelo / em garra (mão e pé); tratamento cirúrgico de deformidade articular por retração teno-capsulo-ligamentar; tratamento cirúrgico de fratura / lesão fisaria da extremidade proximal do úmero; tratamento cirúrgico de fratura / lesão fisaria das falanges da mão (com fixação); tratamento cirúrgico de fratura / lesão fisaria de epicôndilo / epitróclea do úmero; tratamento cirúrgico de fratura / lesão fisaria de ossos do medio-pe; tratamento cirúrgico de fratura / lesão fisaria do côndilo / trocanter do úmero / apófise coronária do ulna / cabeça do radio; tratamento cirúrgico de fratura / lesão fisaria dos metacarpianos; tratamento cirúrgico de fratura / lesão fisaria dos metatarsianos; tratamento cirúrgico de fratura / lesão fisaria dos pododactilos; tratamento cirúrgico de fratura / lesão fisaria proximal (colo) do fêmur (síntese); tratamento cirúrgico de fratura / lesão fisaria supracondiliana do úmero; tratamento cirúrgico de fratura / luxação / fratura-luxação / disjunção do anel pélvico antero/posterior; tratamento cirúrgico de fratura / luxação / fratura-luxação do cóccix; tratamento cirúrgico de fratura bimaleolar / trimaleolar / da fratura-luxação do tornozelo; tratamento cirúrgico de fratura da clavícula; tratamento cirúrgico de fratura da diáfise da tíbia; tratamento cirúrgico de fratura da diáfise do fêmur; tratamento cirúrgico de fratura da diáfise do úmero; tratamento cirúrgico de fratura da extremidade / metáfise distal dos ossos do antebraço; tratamento cirúrgico de fratura da patela por fixação interna (patelectomia); tratamento cirúrgico de fratura de extremidades / metáfise proximal dos ossos do antebraço; tratamento cirúrgico de fratura diafisaria de ambos os ossos do antebraço (c/ síntese); tratamento cirúrgico de fratura diafisaria única do radio / da ulna; tratamento cirúrgico de fratura do calcâneo; tratamento cirúrgico de fratura do colo e cavidade glenoide de escapula; tratamento cirúrgico de fratura do corpo de escapula; tratamento cirúrgico de fratura do pilão tibial; tratamento cirúrgico de fratura do planalto tibial; tratamento cirúrgico de fratura do talus; tratamento cirúrgico de fratura do tornozelo unimaleolar; tratamento cirúrgico de fratura intercondileana / dos côndilos do fêmur; tratamento cirúrgico de fratura lesão fisaria ao nível do joelho; tratamento cirúrgico de fratura lesão fisaria distal de tíbia; tratamento cirúrgico de fratura lesão fisaria dos ossos do antebraço; tratamento cirúrgico de fratura subtrocanteriana; tratamento cirúrgico de fratura supracondiliana do fêmur (metáfise distal); tratamento cirúrgico de fratura transtrocanteriana; tratamento cirúrgico de fratura viciosamente consolidada dos ossos longos exceto da mão e do pé; tratamento cirúrgico de fratura-luxação de galeazzi / monteggia / essex-lopresti; tratamento cirúrgico de fraturas dos ossos do carpo; tratamento cirúrgico de halux valgus c/ osteotomia do primeiro osso metatarsiano; tratamento cirúrgico de hérnia muscular; tratamento cirúrgico de infecção em autoplastia das medias / pequenas articulações; tratamento cirúrgico de infecção pos-artroplastia (grandes articulações); tratamento cirúrgico de lesão aguda capsulo-ligamentar do membro superior: cotovelo / punho; tratamento cirúrgico de lesão aguda capsulo-ligamentar membro inferior (joelho / tornozelo); tratamento cirúrgico de lesão da musculatura intrínseca da mão para sua liberação; tratamento cirúrgico de lesão evolutiva fisaria no membro inferior; tratamento cirúrgico de lesão evolutiva fisaria no membro superior; tratamento cirúrgico de luxação / fratura-luxação acrômio-clavicular; tratamento cirúrgico de luxação / fratura-luxação ao nível do joelho; tratamento cirúrgico de luxação / fratura-luxação carpo-metacarpiana; tratamento cirúrgico de luxação / fratura-luxação dos ossos do carpo; tratamento cirúrgico de luxação / fratura-luxação escapulo-umeral aguda; tratamento cirúrgico de luxação / fratura-luxação esterno-clavicular; tratamento cirúrgico de luxação / fratura-luxação metacarpo-falangiana; tratamento cirúrgico de luxação / fratura-luxação metatarso inter- falangeana; tratamento cirúrgico de luxação / fratura-luxação metatarso-falangiana / inter-falangiana; tratamento cirúrgico de luxação / fratura-luxação subtalar e intra-tarsica; tratamento cirúrgico de luxação / fratura-luxação tarso-metatarsica; tratamento cirúrgico de luxação coxo-femoral traumática / pos-artroplastia; tratamento cirúrgico de luxação espontânea / progressiva / paralitica do quadril; tratamento cirúrgico de luxação ou fratura-luxação do cotovelo; tratamento cirúrgico de luxação recidivante / habitual de articulação escapulo-umeral; tratamento cirúrgico de metatarso primo varo; tratamento cirúrgico de pé cavo; tratamento cirúrgico de pé plano valgo; tratamento cirúrgico de pé torto congênito; tratamento cirúrgico de pé torto congênito (inveterado); tratamento cirúrgico de pseudartrose / retardo de consolidação / perda óssea ao nível do tarso; tratamento cirúrgico de pseudartrose / retardo de consolidação / perda óssea da diáfise do fêmur; tratamento cirúrgico de pseudartrose / retardo de consolidação / perda óssea da diáfise tibial; tratamento cirúrgico de pseudartrose / retardo de consolidação / perda óssea da mão; tratamento cirúrgico de pseudartrose / retardo de consolidação / perda óssea da região trocanteriana (colo do fêmur); tratamento cirúrgico de pseudartrose / retardo de consolidação / perda óssea do antebraco; tratamento cirurgico de pseudartrose / retardo de consolidação / perda óssea do colo do fêmur; tratamento cirúrgico de pseudartrose / retardo de consolidação / perda óssea do pé; tratamento cirúrgico de pseudartrose / retardo de consolidação / perda óssea do úmero; tratamento cirúrgico de pseudartrose / retardo de consolidação / perda óssea metafise distal do fêmur; tratamento cirúrgico de pseudartrose / retardo de consolidação ao nível do joelho; tratamento cirúrgico de pseudartrose / retardo de consolidação/ perda óssea da metafise tibial; tratamento cirúrgico de pseudartrose ao nível do cotovelo; tratamento cirúrgico de pseudartrose na região metafiso-epifisaria distal do radio e ulna; tratamento cirúrgico de pseudo-retardo / consolidação / perda óssea ao nível do carpo; tratamento cirúrgico de retardo de consolidação da pseudartrose de clavícula / escapula; tratamento cirúrgico de retração muscular; tratamento cirúrgico de rotura / desinsercao / arrancamento capsulo-teno-ligamentar na mão; tratamento cirúrgico de rotura de menisco com sutura meniscal uni / bicompatimental; tratamento cirúrgico de rotura do menisco com meniscectomia parcial / total; tratamento cirúrgico de sindactilia da mão (por espaço interdigital); tratamento cirúrgico de sindactilia simples (dois dedos); tratamento cirúrgico de sinostose radio ulnar; tratamento cirúrgico de torcicolo congênito; tratamento cirúrgico descompressivo sub-acromial; tratamento cirúrgico do halux rigidus; tratamento cirúrgico do halux valgus s/ osteotomia do primeiro osso metatarsiano; tratamento das lesões osteo-condrais por fixação ou mosaicoplastia joelho/tornozelo; videoartroscopia.

Cirurgia em nefrologia:

Implante de cateter duplo lúmen na ira (inclui cateter); implante de cateter tenckhoff ou similar de longa permanência na ira(inclui cateter).



Cirurgia obstétrica:

Embriotomia; histerectomia puerperalparto cesariano; parto cesariano c/ laqueadura tubaria; parto cesariano em gestação de alto risco; redução manual de inversão uterina aguda pós-parto; tratamento cirúrgico de gravidez ectópica; tratamento cirúrgico de inversão uterina aguda pós-parto; tratamento de outros transtornos maternos relacionados predominantemente a gravidez.



Cirurgia reparadora:

Atendimento de urgência em médio e grande queimado; correção de retração cicatricial vários estágios; dermolipectomia abdominal não estética (plástica abdominal); preparo de retalho; preparo de tubo pediculado; reconstrução de lóbulo da orelha; reconstrução de polo superior da orelha; reconstrução do helix da orelha; reconstrução total de orelha (múltiplos estágios); tratamento cirúrgico de elefantíase ao nível do pé; tratamento cirúrgico de lesões extensas c/ perda de substancia cutânea; tratamento cirúrgico de retração cicatricial da axila; tratamento cirúrgico de retração cicatricial do cotovelo; tratamento cirúrgico de retração cicatricial dos dedos da mão/pé s/ comprometimento tendinoso; tratamento cirúrgico de retração cicatricial na região poplítea; tratamento cirúrgico não estético da orelha; tratamento cirúrgico p/ reparações de perda de substancia da mão; tratamento de intercorrência em paciente médio e grande queimado; tratamento de médio queimado; tratamento de pequeno queimado.



Cirurgia torácica:

Bulectomia uni ou bilateral; costectomia; descorticação pulmonar; drenagem tubular pleural aberta (pleurostomia); fechamento de pleurostomia; ligadura de artérias brônquicas por toracotomia para controle de hemoptise; pleurodese; pleurostomia; pleurotomia; plumbagem extrafascial; pneumorrafia; redução cirúrgica de fratura de costela; repleção de cavidade pleural com solução para tratamento de empiema crônico; ressecção em cunha, tumorectomia / biopsia de pulmão a céu aberto; ressecção pulmonar associada à broncoplastia/ arterioplastia; timectomia; toracostomia com drenagem pleural fechada; traqueorrafia e/ou fechamento de fistula traqueo-cutanea; tratamento cirúrgico de fratura, necrose ou infecção do esterno; tratamento cirúrgico de fraturas do gradil costal; tratamento cirúrgico de parede torácica; tratamento de coagulo retido intratorácico (qualquer via); vagotomia troncular terapêutica por toracotomia.



Coleta de material:

Biopsia cirúrgica de tireoide; biopsia de baco por punção / aspiração; biopsia de fígado em cunha / fragmento; biopsia de pulmão por aspiração; biopsia pre-escalenica.



Coleta e exames para fins de doação de órgãos, tecidos e células e de transplante:

Eletroencefalograma p/ diagnostico de morte encefálica; sorologia em paciente transplantado; tipagem sanguínea abo e outros exames hematológicos em possível doador de órgãos.



Consultas / atendimentos / acompanhamentos:

Ações de reabilitação psicossocial; acolhimento diurno de paciente em centro de atenção psicossocial; acolhimento em terceiro turno de paciente em centro de atenção psicossocial; acolhimento noturno de paciente em centro de atenção psicossocial; acompanhamento da população infanto-juvenil com sofrimento ou transtornos mentais decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas-unidade de acolhimento infanto-juvenil (uai); acompanhamento de paciente em saúde mental (residência terapêutica); acompanhamento de pessoas adultas com sofrimento ou transtornos mentais decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas-unidade de acolhimento adulto (uaa); acompanhamento de pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas em serviço residencial de caráter transitório (comunidades terapêuticas); atenção às situações de crise; atendimento domiciliar para pacientes de centro de atenção psicossocial e/ou familiares; atendimento em geriatria (1 turno); atendimento em geriatria (2 turnos); atendimento em grupo de paciente em centro de atenção psicossocial; atendimento familiar em centro de atenção psicossocial; atendimento individual de paciente em centro de atenção psicossocial; consulta/avaliação em paciente internado; cuidados c/ traqueostomia; determinação de pressão venosa central (pvc); diagnostico e/ou atendimento de urgência em clinica cirúrgica; diagnostico e/ou atendimento de urgência em clinica medica; diagnostico e/ou atendimento de urgência em clinica pediátrica; enema; internação domiciliar; irrigação vesical; práticas corporais em centro de atenção psicossocial; práticas expressivas e comunicativas em centro de atenção psicossocial; primeira consulta de pediatria ao recém-nascido; promoção de contratualidade no território; consultas especializadas.



Diagnóstico em laboratório clínico:

Dosagem de catecolaminas; dosagem de imunoglobulina g (igg); dosagem de sódio e cloro no suor (c/ coleta); prova de compatibilidade pre-transfusional (meios salinos, albuminoso e coombs).



Diagnóstico por anatomia patológica e fitopatologia:

Necropsia.



Diagnóstico por radiologia:

Planigrafia de rim c/ contraste.



Métodos diagnósticos em especialidades:

Determinação de duração da curva de intensidade.



Outras cirurgias:

Debridamento de fasceite necrotizante; debridamento de ulcera / de tecidos desvitalizados.






  1   2


©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal