Processo de internacionalizaçÃO: o caso da marca pioneer nota biográfica



Baixar 368.54 Kb.
Página1/19
Encontro05.02.2019
Tamanho368.54 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   19

PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO: O CASO DA MARCA PIONEER

Nota biográfica

Susana Esteves é licenciada em Tradução Inglês/Alemão pelo I.S.L.A. – Instituto Superior de Línguas e Administração de Leiria no ano de 1997.

A nível profissional trabalhou desde 1999 na Helix – Indústria de Confecções, S.A., uma PME fundada em 1978 sendo o seu sector de actividade a confecção de artigos de vestuário interior, nomeadamente lingerie e corseterie.

Inicialmente desenvolveu actividades nas áreas administrativa e financeira.

Em 2005 a empresa dá os primeiros passos na sua expansão internacional, com a criação de uma filial em Santander.

É desde essa altura, que passa a estar envolvida no projecto internacional da empresa, com responsabilidades a nível de acompanhamento, apoio e promoção das actividades de internacionalização, como a organização e participação em Feiras Internacionais de Moda.

Os anos de 2006 e 2007 foram anos de fortalecimento do processo de internacionalização com o alargamento aos mercados de França, Moçambique e Médio Oriente.

Estas funções levaram a que a autora aprofundasse o seu interesse pela área internacional em geral e do marketing, interesse esse que motivou a frequência do Mestrado em Marketing na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Desde Janeiro de 2010 que se encontra no Grupo Portucel Soporcel, no Departamento Comercial/Logística na área de Serviço de Apoio ao Cliente no Mercado do Reino Unido.




Resumo


Num contexto de globalização em que as evoluções se sucedem a ritmos alucinantes e são rapidamente disseminadas, a decisão das empresas comercializarem os seus produtos/serviços em âmbito internacional é um resultado natural ou mesmo uma inevitabilidade para garantir a competitividade. Cada vez menos o mercado de uma empresa se confina às fronteiras do país onde se implantou. No entanto, as diferenças que continuam a existir entre as regiões geográficas sugerem a adopção de determinados procedimentos minimizadores do risco na expansão internacional.

O objectivo desta dissertação é elaborar um estudo da estratégia de internacionalização de uma marca de uma grande empresa nacional do sector da pasta e do papel numa tripla perspectiva. A científica, na medida em que proporciona estudar um caso real à luz da teoria. Como instrumento de ensino, pode constituir um importante objecto de estudo para os estudantes do ensino superior, quer de pós-graduação quer de licenciatura que estejam sensibilizados para a problemática da internacionalização e para a importância das estratégias de internacionalização. Em termos empresariais, pode constituir uma ferramenta de apoio a empresas em processo de expansão internacional, sendo particularmente útil para quadros de empresas que estejam relacionados com a área internacional e o marketing.

Esta dissertação através de um estudo de caso de uma marca de papel nacional e de entrevistas de profundidade aos responsáveis pelo processo de internacionalização da marca, analisa as motivações e o processo de internacionalização da marca Pioneer, evidenciando as sinergias e notoriedade do Grupo Portucel Soporcel à escala internacional, como principais vantagens competitivas no processo de internacionalização da marca de papel Pioneer e que lhe permitiu, segundo o modelo de Uppsala, passar directamente para a etapa 3, através de subsidiárias e forças de vendas locais já existentes em diversos mercados.

Abstract


Given the globalization of markets, which has been accelerating the pace and dissemination of changes, engaging in international operations is becoming essential for a firm to keep its competitiveness. The target market of a company is no longer confined to national frontiers. Yet, existing country differences suggest careful decisions to minimize risks in international expansion.

The aim of this work is to elaborate a study of the internationalization strategy of a brand of a large national pulp and paper enterprise in a number of perspectives. Scientifically, we study a real case considering existing theoretical insights. As an educational instrument, it may constitute a case study for students of higher education, whether graduate or undergraduate, interested in the issue of internationalization. For firms, it may help managers considering the internationalization of business activities.

This thesis investigates the internationalization of a Portuguese brand by means of a case study of a national brand of paper using mostly in-depth interviews with those responsible for the internationalization of the brand. This work analyzes the motivations and the process of internationalization of the Pioneer brand, highlighting the synergies and awareness of Grupo Portucel Soporcel in a global scale, which constitute major drivers of the internationalization process of the Pioneer brand, which was subject to a fast and aggressive international expansion through subsidiaries and local sales forces already existing in various markets.

Agradecimentos


Antes de mais, gostaria de começar por agradecer às instituições sem as quais este trabalho não teria sido possível: Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Helix – Indústria de Confecções, S.A. e Grupo Portucel Soporcel.

Ao Professor Doutor Filipe Coelho, o meu sincero obrigado pelas observações, críticas e sugestões. Os seus comentários foram fundamentais para o desenvolvimento deste trabalho.

Do Grupo Portucel Soporcel, ao Dr. António Mamede, Gestor do Departamento de Logística pela disponibilidade demonstrada, ao Eng.º Hermano Mendonça e à Gestora da Marca Pioneer, Dra. Mónica Passanha, por todo o apoio e informações disponibilizadas e por todos os esclarecimentos prestados e pela facilitação de informação crítica para a realização deste trabalho.

À Andreia Carvalheiro, grande amiga, colega de trabalho e de curso por todo o apoio, pelos bons momentos compartilhados, palavras de força e coragem, pelos conselhos e pela troca de experiências.

Aos meus amigos e familiares por toda a amizade e compreensão.

Aos meus Pais pelo amor, dedicação, carinho, apoio e incentivo na realização dos meus sonhos e sem os quais este percurso nunca teria sido possível.

Ao meu Marido por todo o apoio que sempre me deu, pelo tempo que não estive presente, por todo o amor e carinho. Por todos os sacrifícios. Pelo sentido que dá a todas as coisas. Por tudo!




  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   19


©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal