Problemas Escolares de Aprendizagem e a Informática Educativa



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Encontro05.01.2018
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PROBLEMAS ESCOLARES DE APRENDIZAGEM E A INFORMÁTICA EDUCATIVA




Objetivo : apresentação de problemas de aprendizagem e de exemplos de aplicação da Informática Educativa.



Em que consiste o trabalho com a Informática Educativa ?


A Informática Educativa se utiliza de software que variam radicalmente em conteúdo e apresentação

Valente(1993) separa o uso do computador em Educação em duas categorias:
1)O computador como máquina de ensinar

2)Ferramenta educacional




O aluno com dificuldades no processo de Aprendizagem

Escola – Lugar de acolhimento afetivo, troca de construção para o sujeito (WEISS e CRUZ, 1999)

Sujeito aprendente ( aluno )


  • aparelho biológico

  • estrutura psico-afetiva

  • estrutura psico-cognitiva,


Aparelho biológico

Problemas de audição e visão, atraso de linguagem e problemas de coordenação motora .



Estrutura psico-afetiva -estruturação subjetiva do aluno.

O fracasso escolar pode aparecer devido a:


  • Problemas de aprendizagem – sintoma – interferências na estruturação do sujeito
  • Problemas de aprendizagem reativo – ocasionados dentro do âmbito da

aprendizagem formal.

Exemplos:

-impossibilidades temporais decorrentes de doença,

-troca de escola

-suspensão de aulas

-alterações familiares (mortes, separações, etc.)

Estrutura psico-cognitiva

Deve-se proporcionar atividades estimuladoras para sanar problemas de ordem cognitiva.




Contribuições da informática Educativa



Equipe





  • O grupo de pessoas, da escola ou fora dela, que trabalhará com a Informática Educativa, deve estar integrado com os professores da sala.

  • O próprio professor - deve saber utilizar com facilidade o computador, conhecer o(s) software utilizado(s).

Etapas importantes no desenvolvimento das atividades, com dinâmicas de grupos, no uso do computador ( WEISS e CRUZ,1999)


  • Definir objetivos – para que faremos?

  • Definir a atividade – o que faremos?

  • Planejar as estratégias – como faremos?

  • Utilizar material concreto e o próprio corpo para experimentar, de forma mais real, os conceitos que surgirão no monitor de vídeo do computador

  • Buscar conexões com as experiências individuais e grupais já vivenciadas

  • No computador, sistematizar as experiências do grupo.

  • Avaliar o trabalho realizado.

Exemplos de situações em sala de aula




Exemplo 1


Software utilizado – jogos ou exercícios e prática;

Foi observado que alunos no laboratório produzem mais do que em sala de aula;

cresce o número de alunos com dificuldades em Matemática.
Na aprendizagem da Matemática, é necessário partir de manipulação do concreto, desenvolver o pensamento lógico para o computador. (WEISS e CRUZ,1999).

Exemplo 2

Software utilizado – jogos

O uso inadequado da Informática Educativa por técnicos de laboratório prejudicou uma aluna com problema de dislalia.

Exemplo 3


Software utilizado – editor de texto e de gráficos

Boa ajuda para alunos com dificuldades na produção de textos, na ortografia, na pontuação.

Construção de histórias a partir de desenhos estimula os alunos a criatividade.

Outras possibilidades de trabalho

  • LOGO .

  • Internet

Um software como recurso educativo deve:


  • permitir a elaboração de diferentes estratégias para se chegar à resposta certa;

  • estimular o raciocínio e a solução criativa do aluno;

  • favorecer ao aluno tomar decisões e realizar escolhas;

  • ter uma gradação de dificuldades, quando for ocaso;

  • oferecer a possibilidade de impressão;

  • possibilitar a gravação dos trabalhos.


Vantagens da Informática Educativa





  • O computador pode ser lúdico, instigante e atrativo.

  • Ë “sinônimo ”de status social.

  • Possibilita resposta imediata.

  • O erro pode produzir resultados interessantes .

  • O computador não é um instrumento autônomo.

  • Estimula o desenvolvimento lógico.

  • Possibilita o desenvolvimento do foco de atenção- concentração .

  • Reforça o auto conceito, quando o aluno “vence o computador “em software de desafios e jogos educativos.

  • A Informática Educativa favorece a expressão emocional.



Considerações Finais


A escola, o professor devem atuar tanto na prevenção da dificuldades de aprendizagem, como também evitando a cristalização de algumas dificuldades mais superficiais.




O uso do computador só funciona como instrumento no processo de ensino-aprendizagem, se for inserido num contexto de atividades que desafiem os alunos a crescerem, construindo seu conhecimento na relação com o outro, além de utilizar a máquina.




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