Por Kamalakali Estágio 1: Preparação



Baixar 56.11 Kb.
Encontro15.09.2019
Tamanho56.11 Kb.

Prática de Auto-Cura

Extraído de “Prana Pranayama Prana Vidya” de Swami Satyananda Saraswati

Por Kamalakali

Estágio 1: Preparação

Deite-se em shavasana ou sente-se em uma postura confortável com a coluna e a cabeça eretas e em linha com os ombros, músculos das costas, pescoço e braços. Pernas e braços afastados e palmas das mãos voltadas para cima. Permita que os dedos das mãos se curvem levemente para cima de maneira natural. Olhos e boca gentilmente fechados.



Estágio 2: Relaxamento

Relaxe completamente todo o corpo; perceba se não há nenhum ponto de tensão. Pare todo e qualquer movimento físico e perceba a completa imobilidade do corpo.



Estágio 3: Percepção do som

Perceba todos os diferentes sons ao seu redor. Por alguns instantes, mova sua percepção de um som para outro sem analisá-los intelectualmente. Seja apenas uma testemunha. Agora, mentalmente visualize todo o ambiente ao seu redor e veja seu corpo como se você tivesse vendo de fora dele.



Estágio 4: Percepção da respiração

Focalize sua atenção no fluxo da respiração natural e espontâneo por alguns minutos. Cuidadosamente siga o caminho feito pela respiração, desde a abertura das narinas, passando pela garganta, até os pulmões e para fora de novo. Mantenha uma percepção inquebrável de cada e toda respiração sem nenhuma distração, nem mesmo por uma fração de segundo. Seja uma testemunha, como se você não precisasse fazer nenhum esforço sequer. Depois de alguns minutos, diga para você mesmo: “Eu não dormirei. Permanecerei acordado durante toda a prática”.



Estágio 5: Contato corpo-chão e rotação das partes do corpo

Desenvolva uma percepção homogênea de todo o corpo deitado em shavasana. Perceba todo o corpo em relação ao chão. Perceba todos os pontos de encontro entre o corpo e o chão: a parte de trás da sua cabeça e o chão, as escápulas e o chão, os cotovelos e o chão, a parte de trás das mãos e o chão, as narinas e o chão, as panturrilhas e o chão, os tornozelos e o chão. Perceba todos os pontos de encontro entre o corpo e o chão simultaneamente, uma linha de contato, um plano de contato entre o corpo e o chão. Agora, faça sua consciência viajar pelo corpo. Deixe sua perceba passar de uma parte do corpo a outra rapidamente à medida que as devidas partes são nomeadas. Perceba o dedão de sua mão direita, dedo indicador, médio, anelar, dedo mindinho, palma da mão direita, punho, antebraço, cotovelo, braço, ombro, axila, cintura direita, quadril, coxa, panturrilha, tornozelo, calcanhar direito, sola e peito do pé direito, dedão do pé direito, segundo dedo, terceiro dedo, quarto e quinto dedo. Lado esquerdo do corpo: dedão de sua mão esquerda, dedo indicador, médio, anelar, dedo mindinho, palma da mão esquerda, punho, antebraço, cotovelo, braço, ombro, axila, cintura direita, quadril, coxa, panturrilha, tornozelo, calcanhar esquerdo, sola e peito do pé esquerdo, dedão do pé esquerdo, segundo dedo, terceiro dedo, quarto e quinto dedo. Ombro direito, ombro esquerdo, escapula direita, escapula esquerda, nádega direita, nádega esquerda, coluna, as costas toda de uma só vez, parte de trás do pescoço e parte de trás da cabeça. Topo da cabeça, testa, sobrancelha direita, sobrancelha esquerda, ponto entre as sobrancelhas, pálpebra direita, pálpebra esquerda, olho direito, olho esquerdo, ouvido direito, ouvido esquerdo, bochecha direita, bochecha esquerda, narina direita, narina esquerda, lábio superior, lábio inferior, queixo, mandíbula, garganta, clavícula direita, clavícula esquerda, parte direita do peitoral, parte esquerda do peitoral, meio do peitoral, umbigo, abdômen superior, abdômen inferior, região pélvica. Toda a perna direita, toda a perna esquerda, ambas as pernas. Todo o braço direito, todo o braço esquerdo, ambas os braços. As costas toda de uma só vez, toda a frente do corpo de uma só vez, a cabeça inteira. Pernas, braços, frente, cabeça: todo o corpo, todo o corpo físico.



Estágio 6: Visualização da parte a ser curada

Comece focalizando sua atenção e percepção na localização exata as partes do corpo a serem curadas. Vá para o interior do seu corpo e veja mentalmente a área ou órgão a ser curado. Visualize a forma e tamanho exatos da (s) parte (s) afetada (s). Quando você tiver uma visão calma, vá lentamente mudando sua atenção e percepção ao redor e no interior do órgão da maneira mais detalhadamente possível. Veja os músculos e ossos relacionados, os nervos, tecidos, células e sangue. Veja suas cores. Tente imaginar esta parte do corpo em perfeita saúde. Examine esta área ou órgão particular de todos os ângulos possíveis.



Estágio 7: Explorando a doença

Agora tente perceber qualquer dor proveniente da parte doente, perceba com bastante atenção a profundidade e qualidade desta dor. Atenção total nesta percepção à medida que você vai visualizando a área específica. Examine se a dor é contínua ou intermitente, aguda ou seca, estática ou em movimentação, pontual ou disseminada pelo corpo. Perceba cuidadosamente todos os sentimentos e emoções relacionados. Examine a dor atenciosamente e vá diretamente até ela. Em seguida, tente descobrir a causa por trás desta dor. Faça isso relaxadamente e sem pressa. Avalie profundamente no seu corpo e mente a extensão do problema: esteja totalmente atento às fraquezas e doenças subjacentes. Perceba a causa catalisadora da doença. Da melhor maneira possível, perceba quais sistemas do corpo estão envolvidos: sistema digestivo, nervoso, reprodutivo, límbico, excretor, linfático e músculo-esquelético. Intensifique esta concentração interna na parte física específica, na dor e na doença associada.



Estágio 8: Contemplando a cura

Uma vez que antar trataka ou a concentração interna esteja firmemente estabelecida, comece a focalizar na atenção que você deseja que ocorra no seu corpo. Esteja totalmente atento a quais sistemas você deseja reequilibrar no seu corpo para produzir a cura. Se necessário, estabeleça um sistema de reparos. Agora examine seu desejo pela cura. Você realmente deseja ser curado? Talvez parte do seu sofrimento tenha origem no seu padrão de pensamento. Talvez você seja negativo com você mesmo ou tenha uma abordagem negativa em relação à vida. Isto pode causar muitas doenças. Como a mente pensa, assim o corpo reflete. Tente avaliar sua própria disponibilidade em mudar. Sua mente é flexível o bastante para trazer à tona a cura ou você deve curar o nível mental primeiro? Conheça o quanto grande é o seu desejo em curar-se. Se você perceber que sua saúde física é determinada pelos padrões psicológicos negativos, adicione a cura desta dimensão mais profunda ao seu sistema de reparos. Basicamente, sua sankalpa precisa ser de todo o coração e sincera; somente assim o trabalho de cura começa ater um efeito mais profundo e mais veloz.



Estágio 9: Sankalpa de cura

Agora você pode formular uma sankalpa de cura ou uma resolução baseada nos seu sistema de reparos. Esta sankalpa deve ser simples, prática e precisa e você deve ter fé inabalável de que irá acontecer. Seja completamente franco e honesto consigo mesmo. Às vezes doenças e dor são meios de evitar situações que não gostamos de encarar. Tente perceber se este é o seu caso. Se for, sua resolução de cura deverá incorporar este aspecto do seu sofrimento. Para que você consiga se curar completamente, você precisa perceber e mudar os padrões emocionais e psíquicos que o mantiveram doente, antes de você abordar com sucesso os sintomas físicos.



Estágio 10: Encerrando a prática

Tendo feito sua sankalpa, encerre a prática levando sua percepção para o corpo físico deitado no chão, para sua posição na sala. Lentamente, movimente os dedos das mãos e dos pés e abrindo os olhos.



HARI OM TAT SAT


Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
Universidade estadual
união acórdãos
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande