Poder Legislativo de Santa Cruz do Sul



Baixar 15.91 Kb.
Encontro29.07.2019
Tamanho15.91 Kb.



Poder Legislativo de Santa Cruz do Sul

Câmara Municipal de Vereadores





PROJETO DE LEI Nº 35/L/2016, DE 18 DE AGOSTO DE 2016.




Denomina uma via pública da zona urbana de Santa Cruz do Sul de Rua Professor Wilson Kniphoff da Cruz. 
 

Art. 1º A Rua A, do Loteamento Nova Santa Cruz, no Bairro João Alves, que inicia na Estrada Linha João Alves e segue no sentido Sul, até o 1º lote da quadra Q, passa a denominar-se Rua Professor Wilson Kniphoff da Cruz.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Santa Cruz do Sul, 16 de junho de 2016.



 

NASÁRIO ELISEU BOHNEN

VEREADOR DO PP

JUSTIFICATIVA
Senhor Presidente,

Senhores Vereadores:


O Projeto de Lei nº 35/L/2016 visa denominar uma via pública da zona urbana de Santa Cruz do Sul de Rua Professor Wilson Kniphoff da Cruz.
O Professor Dr. Wilson Kniphoff da Cruz, nascido em Venâncio Aires, RS, em 14 de março de 1945, foi professor da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC desde 1976 até 05 de janeiro de 2007, data de sua morte. Era casado com Leocádia Maria da Cruz com quem teve três filhos: Alexandre, Jonas e Luciana.
Iniciou suas atividades como professor no magistério público estadual em 1º de abril de 1963, em escoladas da zona rural de Venâncio Aires, e a partir de 1976 passou a exercer a docência nas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul – FISC, atual UNISC.
Eleito Diretor-Geral da FISC, a partir de 1987 foi responsável por coordenar e dirigir os rumos da Instituição, de forma democrática e participativa, procedendo a democratização dos processos administrativos de planejamento financeiro, através da elaboração participativa do orçamento e do Plano de Ação e da realização de eleições para todos os cargos diretivos. Em sua gestão buscou o aperfeiçoamento do processo de admissão de professores e funcionários, que passou a ser feito através de concurso, e da constituição e do funcionamento de colegiados.
Durante sua gestão reforçou-se não apenas a autonomia e o processo de construção coletiva, como também a transparência na execução das ações propostas e na divulgação de todos os demonstrativos econômico-financeiros da Instituição.
Foi o grande líder e articulador dos esforços visando ao reconhecimento da Universidade, trabalho que iniciou em 1987, com ampla participação da comunidade acadêmica, e que culminou, em junho de 1993, com a obtenção pela FISC do status de Universidade, a Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, quando passou a ocupar o cargo de Reitor pro tempore.
Como candidato único, foi eleito Reitor com mais de 85% dos votos, para o primeiro mandato da Reitoria da UNISC – 1994/1998, eleição de que participaram todos os membros da comunidade acadêmica e também da assembleia comunitária da Mantenedora, a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul – APESC, entidade da qual também foi presidente, de 1991 a 1999.
Planejamento participativo, justiça social, tecnologia, trabalho, superação de desafios, foram palavras-chave para o professor Wilson. Alicerçado nelas, conseguiu, com a participação da comunidade acadêmica e regional, direcionar a UNISC par ao alcance de suas metas: “ser uma Universidade da serviço da Comunidade, comprometida com o desenvolvimento regional”.
Através de seu trabalho dedicado e permanente, estimulou e apoiou a qualificação do corpo docente da Instituição, oque contribuiu para a UNISC possuir hoje um corpo de professores dos mais qualificados entre as Instituições não-públicas de nosso Estado.
Como professor, pesquisador e gestor foi exemplo de persistência, de defesa e de respeito a ideias divergentes, sendo inflexível na defesa de princípios ligados à ética e à lealdade.
Sempre se preocupou em ampliar o acesso de todas as pessoas À educação, à saúde, às condições mínimas de vida digna e de bem estar e procurou fazer disso também uma das metas da UNISC. Reagia contra medidas que de alguma forma pudessem levar à exclusão. Toda a sua experiência, a vivencia e o conhecimento acumulados foram postos a serviços da comunidade também como membro do Lions Clube Aliança, de Santa Cruz do Sul, e da ADCE – Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas, onde teve destacada atuação, especialmente em projetos de benemerência, como na luta pela criação de um banco de alimentos.
Foi eleito Vereador do Município de Santa Cruz do Sul, cargo que desempenhou com discernimento e ampla visão. Convidado a ocupar a Secretaria Municipal de Planjemaneto e Coordenação, destacou-se por sua posição firme, correta e justa no cargo.
A coragem e a ousadia sempre foram sua marca, e sempre o levaram a lutar com muitos empenhos pelos seus ideias, dos quais um era criar as condições para uma forma mais justa de desenvolvimento. Acreditava que se poderia chegar à transformação social por meio da conscientização e da mobilização da comunidade, tanto no âmbito acadêmico, como nos bairros ou nos municípios, pelo envolvimento de todos num processo de planejamento participativo.
Lutou corajosamente, por vários anos, contra a doença que o levou a morte, mas isso não o fez deixar de trabalhar em benefício da comunidade. Por muito tempo vai ser lembrado por sua personalidade forte e por seus projetos levados a termo com grande vigor.
Diante do exposto, esperamos que os Nobres Pares desse colendo Poder Legislativo aprovem o presente Projeto de Lei, através do qual é reconhecida a história do Sr. Wilson Kniphoff da Cruz, sendo também uma forma eternizar o seu nome e homenagear os seus familiares.
Santa Cruz do Sul, 18 de agosto de 2016.

NASÁRIO ELISEU BOHNEN

VEREADOR DO PP




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal