Plano de ensino ficha no 2 (variável)



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PLANO DE ENSINO

FICHA No 2 (variável)

Disciplina: História da Música: Renascimento

Código: HA185

Natureza: ( X ) obrigatória ( ) optativa

Semestral ( X ) Anual ( ) Modular ( )

Pré-requisito: História da Música: Antiguidade a Idade Média (HA184)

Co-requisito:

Modalidade: ( X ) Presencial ( ) EaD ( ) 20% EaD

C.H. Semestral Total: 30 C.H. Anual Total: --- C.H. Modular Total: --- PD: 00 LB: 00 CP: 00 ES: 00 OR: 00 C.H. Semanal: 2

EMENTA (Unidades Didáticas)

Estudo da história da música ocidental européia entre os séculos XIV-XVI, em seus aspectos socio-culturais e estéticos-filosóficos, com destaque para aspectos teóricos da arte/ciência musical


PROGRAMA (itens de cada unidade didática)


-Síntese musical do séc.XIV; Inglaterra (séc.XV): J.Dunstable e L.Power; Fauxbourdon, gêneros vocais, paródia

-Música vocal franco-flamenga (I) (sec.XV): Escola de Borgonha: G.Dufay e G.Binchois; G.Dufay: Missa Se la face ay pale); J.Ockeghem (processos canônicos);

-Música vocal franco-flamenga (II) (sécs.XV-XVI): Josquin Dés Préz; Musica reservata; O.Lassus: música sacra e religiosa.

-Surgimento dos estilos nacionais (séc.XVI); Música vocal profana na Península Itálica: Frottola, Laudes - Falsebordone; na Alemanha e França: Lied e Chansons; na Espanha e Inglaterra: Romances e Villancicos, Ayres e Songs

-Madrigal e outras formas correlatas (séc.XVI); Philippe de Monte, C.Monteverdi, C.Gesualdo; Música instrumental e madrigalistas ingleses: T.Morley e J.Dowland

-Música na Reforma e Contra-Reforma (séc.XVI): Lutero e o coral luterano; Igreja Anglicana e W.Byrd; Concílio de Trento e Palestrina

-Música instrumental (final do séc.XVI): Ricercari e Canzona, Fantasia e Toccata, a música de dança: Pavana e Galharda

-Escola Veneziana (séc.XVII): A.Willaert; Motetes policorais; Andrea e Giovanni Gabrieli



OBJETIVO GERAL

Proporcionar o conhecimento de aspectos da História da Música européia, dando ênfase aos gêneros e estilos musicais, aos conceitos da ciência da composição (contraponto, harmonia, melodia, ritmo, forma), aspectos organológicos e suas relações com a praxis interpretativa.



OBJETIVO ESPECÍFICO

Familiarizar o aluno com termos e conceitos utilizados na Musicologia histórica, permitindo-lhe enfrentar e resolver problemas teórico-práticos com auxílio de bibliografia básica e metodologia adequada.



PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

A disciplina será desenvolvida mediante aulas expositivas com apoio de audição de obras referenciais da música erudita ocidental. Serão utilizados os seguintes recursos: quadro de giz, projetor multimídia, aparelhagem de áudio e softwares específicos.



FORMAS DE AVALIAÇÃO

Será apresentado aos alunos no primeiro dia de aula:

-calendário das provas, com as datas, horários e objetivos que serão cobrados em cada uma delas;

-tipo de avaliação que será realizada;

-sistema de aprovação (médias das provas, trabalhos, etc.)

 


BIBLIOGRAFIA BÁSICA (3 títulos)

-GROUT, Donald Jay; PALISCA, Claude - História da música ocidental, Lisboa (Portugal): Gradiva Publicações, 1994. 759p.il.

-MICHELS, Ulrich - Atlas de música, I (1982) / II (1992), Madrid: Alianza Editorial, 589p.il.

-SEVCENKO, Nicolau - O renascimento, 4.ed., São Paulo: Ed. Atual, 1986.



BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR (2 títulos)

- HARNONCOURT, Nikolaus - O discurso dos sons: caminhos para uma nova compreensão musical, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988..

-HARNONCOURT, Nikolaus - O diálogo musical: Monteverdi, Bach e Mozart, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1993.


______________________________________________________

Professor ..............................



__________________________________________________

Prof. Dr. Mauricio Dottori

Chefe de Departamento de Artes


Legenda:


Conforme Res 15/10-CEPE: PD- Padrão LB – Laboratório CP – Campo ES – Estágio OR - Orientada





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