Perspectiva interdisciplinar com a disciplina de Biologia Fisiologia animal funcional o arco reflexo



Baixar 5.93 Kb.
Encontro04.01.2018
Tamanho5.93 Kb.

Perspectiva interdisciplinar com a disciplina de Biologia
Fisiologia animal funcional
O arco reflexo
Os atos reflexos são respostas a um estímulo sensorial. Consideremos um exemplo bem conhecido chamado de reflexo patelar ou rotuliano. O médico aplica um leve golpe com um martelo de borracha no joelho do paciente, excitando as extremidades nervosas (dendritos) dos neurônios sensitivos. Imediatamente, os axônios desses neurônios transmitem a informação adquirida até a medula (SNC), penetrando-lhe pela região dorsal. No caso do reflexo patelar, os neurônios sensoriais transmitem o impulso nervoso diretamente para os neurônios motores, que partem da região ventral medular e vão estimular os músculos da coxa, fato que determina o movimento da perna, que se encontra dobrada e pendendo livremente. O impulso nervoso é também transmitido pela medula até o cérebro, onde ao ser interpretado, confere ao indivíduo a consciência da pancada.

O reflexo patelar é um exemplo de ação involuntária denominada ato reflexo. As estruturas envolvidas num ato reflexo constituem o que se chama de arco reflexo.

No exemplo do reflexo patelar, o cérebro não participa do arco reflexo em si. Se houvesse rompimento da junção entre a medula e o cérebro, o ato de levantar a perna continuaria ocorrendo, embora o cérebro não mais receba as informações sensitivas; o indivíduo não teria mais consciência da pancada no joelho. Por outro lado, se houvesse secção apenas da raiz nervosa ventral motora, que envia impulsos aos órgãos efetores, o ato reflexo não ocorreria: o indivíduo não contrairia os músculos da coxa, embora agora tivesse noção da pancada no joelho.

Conclui-se então, que o reflexo patelar é coordenado pela medula; por isso, é um caso de reflexo medular.


Questões propostas

  1. (Fuvest-SP) Descreva a sucessão de eventos que ocorre a partir do momento em que um indivíduo sofre uma leve pancada no tendão do joelho, quando está sentado e com a perna pendendo livremente, até a reação conseqüente.

  2. Quando estamos jogando uma partida de futebol, e levamos uma pancada na perna, que reflexos são acionados?


Fonte: PAULINO, Wilson R. Biologia – série novo ensino médio. São Paulo: Editora Ática, 2000, pp 257-258.




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal