Orientações sobre Dilatação Endoscópica



Baixar 6.53 Kb.
Encontro30.06.2019
Tamanho6.53 Kb.

Após o procedimento...

... as seguintes orientações se fazem necessárias:




  1. A alimentação pode ser iniciada precocemente após o procedimento. O ideal é evitar os alimentos gordurosos.

  2. Não há necessidade de repouso prolongado na ausência de outras condições que o indiquem. As atividades habituais podem ser retomadas sem problemas.

  3. O risco de complicações tardias da Colangiopancreatografia Endoscópica Retrógrada é baixo. Porém é importante observar o eventual aparecimento dos seguintes sinais (e no caso de acontecerem, entrar em contato imediatamente com a equipe Esadi):

    • Icterícia (“amarelão”): tonalidade amarelada dos olhos e da pele, podendo estar associada a urina escurecida (cor de chá ou de coca-cola) ou a fezes claras.

    • Sangramentos: vômitos com sangue vermelho ou aspecto de borra-de-café; fezes enegrecidas mal-cheirosas ou com sangue vermelho.

    • Dor importante no abdome: abaixo das costelas à direita, “em faixa” na porção superior do abdome podendo ter irradiação para as costas ou mais difusa por todo o abdome.

    • Febre e/ou calafrios.

4. Dor na garganta decorrente da permanência prolongada do aparelho durante o procedimento pode ocorrer, sem significar nada mais sério. Geralmente passa após 2 ou 3 dias. Se o incômodo for grande, pode-se fazer gargarejos com salmoura morna ou usar pastilhas anestésicas (p.ex. Angino-Rub).

5. Desconforto no abdome, com cólicas, estufamento e flatulência podem acontecer devido à presença de gases no intestino. Costumam passar algumas horas após o exame. Pode-se usar analgésicos (p.ex. Buscopan) e medicamentos para gases (p.ex. Luftal) para conforto conforme a necessidade.



6. O laudo da parte endoscópica do procedimento será entregue em mãos pela Esadi. Há também o laudo e a documentação radiológica (chapas de raios-x), que estarão à disposição no Setor de Raio-X do Hospital Santa Isabel dentro de alguns dias. É importante levar as duas partes do laudo – endoscopia e radiologia – ao médico que indicou o procedimento quando de seu retorno.

7. No caso de dúvidas, a equipe Esadi está à disposição para auxílio.




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal