Ofício nº 408/dt são Paulo, 22 de outubro de 2003



Baixar 39.1 Kb.
Encontro22.02.2018
Tamanho39.1 Kb.

S



ECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

COORDENADORIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE


UGA II - HOSPITAL IPIRANGA

ENDOSCOPIA DIGESTIVA

Av. Nazaré, 28 – 6.º andar – Ipiranga - São Paulo – SP Cep: 04262-000

Fone: 11 2067-7751 Fax: 11 2067-7728



PROCESSO SELETIVO 2017

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO

Edital de Abertura de Inscrição e Regulamentação para Seleção de Candidatos para Especialização em Ecoendoscopia Digestiva e Vias Biliares nos Serviços de Endoscopia Gastrointestinal dos Hospitais Ipiranga e 9 de Julho para o ano 2017.

O Presidente da Comissão de Ensino Médico e Estágio e o Coordenador do Serviço de Ecoendoscopia Gastrointestinal e Vias Biliares dos Hospitais Ipiranga – UGA II e 9 de Julho, no uso de suas atribuições, faz saber que será realizada Seleção Pública para o preenchimento de 02 (duas) vagas para o programa de Especialização em Ecoendoscopia Digestiva e Vias Biliares nos Serviços de Endoscopia Gastrointestinal dos Hospitais Ipiranga e 9 de Julho, exclusivamente para o início do ano de 2017, para médicos e/ou portadores de diploma revalidado por universidade pública brasileira, de acordo com as normas e conformidade da legislação pertinente em vigor, e de acordo com as partes integrantes deste Edital.




I.Da Inscrição

1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

2. As inscrições estarão abertas a partir de 03 de novembro de 2016 até 48 horas que antecedem a data da prova classificatória.

3. Os candidatos interessados devem somente se inscrever diretamente no Serviço de Endoscopia Gastrointestinal do Hospital Ipiranga, localizado no 6º andar do hospital, ou obter informações pelo telefone (11) 20677751 com a Enfª Claudia Emilia, no horário das 13:00 às 18:00h, de segunda a sexta-feira. O endereço do Hospital Ipiranga: Avenida Nazareth nº 28, bairro Ipiranga, São Paulo, CEP 04262-000, email: endoscopia.residencia.hi@gmail.com

4. Será cobrado no ato da inscrição o valor de R$ 1.150,00 (Hum mil e cento e cinquenta reais), a título de ressarcimento de despesas com material e serviços. Não haverá devolução do valor pago caso haja desistência ou cancelamento da inscrição. O pagamento deverá ser efetuado no ato da inscrição.

5. O candidato deverá ler e aceitar o Requerimento de Inscrição, e deverá preencher o formulário de inscrição com os dados solicitados, sendo de sua inteira responsabilidade as informações prestadas, reservando-se os Serviços de Ecoendoscopia Gastrointestinal e Vias Biliares dos Hospitais Ipiranga e 9 de Julho , o direito de excluir da Seleção Pública aquele que não preencher esse documento oficial de forma completa, correta e legível e/ou fornecer dados comprovadamente inverídicos ou falsos.

6. Estarão abertas vagas para especializandos que pretendem realizar 01 (hum) ano em ecoendoscopia digestiva e vias biliares.

7. Os Hospitais Ipiranga – UGA II e 9 de Julho, a Comissão de Ensino Médico e os Coordenadores do Programa de Especialização em Ecoendoscopia Digestiva e Vias Biliares, se eximem das despesas com viagens e estada dos candidatos para prestar as provas de Seleção Pública ou qualquer uma das suas etapas.

8. O candidato portador de deficiência, ou que necessitar de condição especial para realização das provas, deverá solicitá-la até o término das inscrições, por SEDEX ou por e-mail

9. A candidata que tiver necessidade de amamentar, durante a realização da prova, deverá levar um acompanhante que ficará em sala reservada e que será responsável pela guarda da criança. Não haverá compensação do tempo de amamentação ao tempo de duração da prova.



II. Pré-Requisitos

  1. O candidato a vaga deverá comprovar durante a 2ª FASE - ENTREVISTA, estágio ou residência médica prévia de 02 (dois) anos em Endoscopia Digestiva, realizado em Serviço Credenciado pela SOBED, juntamente com o seu diploma médico.

2. Os candidatos que ainda estão cursando residência médica ou estágio em Endoscopia Digestiva só poderão se inscrever se o curso tiver o término até fevereiro de 2017.




III. Da Seleção

O processo seletivo será realizado em duas fases:

1. 1ª FASE – Prova Escrita Objetiva: 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, abordando os temas citados no item 5 deste artigo. As respostas da prova objetiva deverão ser assinaladas na Folha de Respostas que será o único documento válido para a correção da prova objetiva. O preenchimento da Folha de Respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas na capa do Caderno de Questões. Em hipótese alguma haverá substituição da Folha de Respostas por erro do candidato. Não serão computadas questões não assinaladas, emendas ou rasuras, mais de uma resposta, ainda que legível. Todo e qualquer tipo de aparelho eletrônico deverá permanecer desligado até a saída do candidato do local da sala de exame. Por razões de ordem técnica, de segurança e de direitos autorais, não será fornecida exemplar do Caderno de Questões, bem como o Gabarito Oficial de Respostas da prova objetiva, mesmo após o encerramento da Seleção Pública.

2. A prova objetiva será realizada no CEPES - Centro de Estudos do Hospital Ipiranga, localizado na Avenida Nazareth nº 28, 1º sub-solo, no sábado dia 17 de dezembro de 2016, às 15:00 horas, e terá duração de no máximo 02 horas. O candidato deverá apresentar-se antes do fechamento da sala de exame, e que se dará impreterivelmente ás 15:00h, munido de documento original, com foto, que bem o identifique. Não será permitida a entrada após o fechamento da sala da prova objetiva.

3. 2ª FASEEntrevista, análise e arguição de currículum vitae, e entrega em CD-ROM de aula em Power point sobre assunto de gastroenterologia ou endoscopia digestiva a ser escolhido pelo candidato.

4. A 2ª fase será realizada somente pelos candidatos que realizaram a prova objetiva, e os candidatos serão relacionados por ordem alfabética para apresentação ou outro critério a ser definido. A data, horário e local serão divulgados aos candidatos por correio eletrônico (email), com confirmação de recebimento.


5. Temas para Prova:

• ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA – INDICAÇÕES E CONTRA-INDICAÇÕES

• COLONOSCOPIA – INDICAÇÕES, CONTRA-INDICAÇÕES E COMPLICAÇÕES

• CPRE- INDICAÇÕES, CONTRA-INDICAÇÕES E COMPLICAÇÕES

• HDA – HDB

• PANCREATITE AGUDA E CRÔNICA

• COLEDOCOLITIASE

• CÂNCER PRECOCE E AVANÇADO DE ESÔFAGO, ESTÔMAGO E CÓLON.

• ESOFAGITES, GASTRITES, DUODENITES –CLASSIFICAÇÕES

• DOENÇA DIVERTICULAR DOS CÓLONS E SUAS COMPLICAÇÕES

• DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL (RCUI, CROHN, TB, ISQUÊMICA, ETC)

• HIPERTENSÃO PORTAL – CIRROSE HEPÁTICA

• VARIZES DE ESÔFAGO E GÁSTRICAS

• OBSTRUÇÃO INTESTINAL – SINDROME OLGIVE

• ICTERICIA

• DRGE – HÉRNIAS DE HIATO

• TUMORES DE PÃNCREAS, FIGADO E VIAS BILIARES

• DIVERTICULOS DE ESÔFAGO

• LESÕES SUPERFICIAIS DE CÓLON E RETO- PÓLIPOS – CLASSIFICAÇÕES – ASPECTOS TÉCNICOS

• ÚLCERAS E H PYLORI

• ESÔFAGO DE BARRETT

• COLANGITES

• MEGAESÔFAGO E CA DA CÁRDIA
6. Os Hospitais Ipiranga – UGA II e 9 de Julho, Comissão de Ensino Médico e os Coordenadores do Programa de Especialização em Ecoendoscopia Digestiva e Vias Biliares, não se responsabilizam por perdas ou extravios de documentos, ou objetos dos candidatos ocorridos no local de realização das provas, nem por danos neles causados.

IV. Da Divulgação dos Resultados

1. O resultado final da prova classificatória será divulgado por meio de correio eletrônico (e-mail) somente aos candidatos aprovados, com confirmação de recebimento a partir do dia 30 de janeiro de 2017. Em hipótese alguma serão fornecidas informações da seleção e/ou resultado por telefone aos candidatos.



V. Dos Recursos

1. Não será aceito nenhum tipo de recurso por parte do candidato. Caberá a Banca Examinadora, composta pelos membros dos Serviços de Endoscopia Gastrointestinal dos Hospitais Ipiranga, toda ou qualquer decisão referente ao concurso em questão.

2. Em hipótese alguma haverá vista de prova em qualquer uma das formas de avaliação, seja qual for o motivo alegado.

VI. Da Matrícula

1. O candidato aprovado terá o prazo de 05 (cinco) dias úteis para realizar sua matrícula, após recebimento e confirmação do correio eletrônico (e-mail) conforme parágrafo IV, artigo 1º, deste edital, diretamente na Comissão de Ensino Médico do Hospital Ipiranga, localizada no 9º andar com o Sr. André, portanto os seguintes documentos:

a) 02 (duas) fotos 3X4 recentes;

b) Cópia autenticada da cédula de identidade;

c) Para estrangeiros: cópia autenticada da carteira do RNE (Registro Nacional de Estrangeiro);

d) Cópia autenticada do diploma (FRENTE E VERSO);

e) Declaração, com data recente, que concluiu ou está concluindo o programa de 02 anos de Residência Médica ou Estágio em Endoscopia Digestiva, expedidos pela instituição de origem;

f) Cópia autenticada C.P.F próprio;

g) Cópia autenticada da carteira de registro definitivo de CREMESP – Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo;

h) Para candidatos graduados no exterior: cópia autenticada do registro junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM);

i) Procuração com firma reconhecida, no caso de impedimento do candidato.

2. Caso não ocorra a matrícula do candidato aprovado na data estipulada, será considerada sua desistência, e caberá a Coordenação do Programa de Estágio de Ecoendoscopia Digestiva e Vias Biliares a decisão de chamar ou não, outro candidato para o preenchimento da vaga.



VII. Do Curso

1. O curso é de período integral de segunda á sexta-feira, e aos sábados até ás 18 horas. Com escalas de sobreaviso todos os dias da semana, inclusive nos finais de semana e feriados.

2. O curso compreende atuação nos Hospitais Ipiranga, 9 de Julho e Centro de Endoscopia Diagnóstica e Terapêutica, na urgência, emergência, ambulatório, em regime ambulatorial.

3. O inicio do curso será no dia 01 de março de 2017 devendo o candidato aprovado se apresentar no local a ser designado às 8 horas da manhã.

4. O curso é em período integral com duração de 01 (hum) ano.

5. O candidato aprovado tem direito há um recesso anual de 15 dias consecutivos e no máximo a 02 congressos no ano comprovados por sua inscrição. Caso haja interesse de todos os especializandos participarem do congresso, terão preferências aqueles que forem autores de trabalhos científicos. Não será permitida a presença de todos os especializandos no congresso desfalcando os serviços. Cabe aos gestores do curso, baseados em conceitos avaliatórios de desempenho dos especializandos, escolher quem deverá permanecer atuando no serviço.

6. Durante o curso o candidato aprovado se habilitará na prática de ecoendoscopias digestivas altas e baixas, diagnósticas e terapêuticas, auxiliará e acompanhará exames de colangiopancreátografias retrógradas.

7. É obrigatória como forma de avaliação a presença do especializando nas reuniões clinico-endoscópicas semanais, realizadas às 2as feiras às 19 horas no anfiteatro do Hospital Nove de Julho ou no Centro de Estudos do Hospital Ipiranga, bem como sua participação efetiva nestas reuniões através de discussões, apresentações clínicas de imagens, casos e artigos. Haverá também duas avaliações escritas por ano, que ocorrerão em datas a serem definidas pela coordenação.

8. Ao final do curso o discente deverá apresentar e publicar um trabalho de conclusão do curso – TCC, em data e local a ser definido pelo coordenador do programa.

9. O fim do curso se dará na data de aniversário de sua apresentação. O especializando receberá certificados assinados pelos gestores do estágio, todos Membros Titulares da SOBED, emitidos pela Comissão de Ensino Médico do Hospital Ipiranga.

10. Se houver desistência ou desligamento do especializando por falta grave antes do término do curso, não haverá em hipótese alguma certificação do período realizado no serviço.

VIII. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1. Os candidatos brasileiros com curso no exterior deverão apresentar o diploma revalidado por Universidade Pública, na forma da lei e, se estrangeiro, também deverá apresentar visto permanente e Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS), em nível avançado, expedido pelo Ministério da Educação, registro no CRM de acordo com a Resolução CFM nº 1832/2003.

2. A inscrição do candidato implicará o conhecimento das presentes instruções e aceitação tácita das condições da seleção, tais como se acham estabelecidas neste Edital e nas normas legais pertinentes, bem como em eventuais aditamentos, comunicados e instruções específicas para a realização da seleção, acerca das quais não poderá alegar desconhecimento.

3. No ato da matrícula, o candidato deverá assinar o Termo de Compromisso, fornecido pela Comissão de Ensino Médico – HI, no qual se compromete a respeitar o Regulamento do Programa de Estágio no Serviço de Endoscopia Gastrointestinal do Hospital Ipiranga – UGA II e Hospital 9 de Julho, e do lugar aonde vier a cumprir planos e programas didáticos-científicos, elaborados pelos coordenadores dos programas.

4. Não haverá bolsa de estudo subsidiada e administrada pelo Hospital Ipiranga – UGA II, Comissão de Ensino Médico – HI e Hospital 9 de Julho.

5. Os itens do presente Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, a qualquer tempo, mediante decisão soberana da Banca Examinadora e/ou Coordenadores do Programa de Estágio.

6. Os casos omissos e as ocorrências não previstas neste Edital serão resolvidas a critério exclusivo e irrecorrível do Hospital Ipiranga – UGA II, Comissão de Ensino Médico – HI, Hospital 9 de Julho e Coordenadores do Programa de Estágio de Endoscopia Digestiva.

São Paulo, 25 de outubro de 2016

Jose Celso Ardengh

Coordenador Serviço de Ecoendoscopia Gastrointestinal e Vias Biliares


Roberto Rivetti Suelotto

Presidente Comissão Ensino Médico e Estágio do Hospital Ipiranga










©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal