O espiritismo e a bíblia



Baixar 28.81 Kb.
Encontro04.12.2018
Tamanho28.81 Kb.

O ESPIRITISMO E A BÍBLIA

Edson Bertolino – Com pesquisa, consulta e adaptação - inverno de 2008


A prática espírita é algo muito antigo. O Brasil, particularmente, detém o recorde de ser o maior reduto espiritista do mundo.

Podemos citar muitas nomenclaturas do espiritismo tais como: Espiritismo comum, Baixo Espiritismo, Espiritismo Científico; Espiritismo Kardecista, Espiritualismo, Quiromancia; Cartomancia; Grafologia; Hidromancia; Astrologia; Voduismo; Candomblé; Umbanda; Quimbanda; Macumba e algumas Sociedades que se dizem filosóficas, teológicas, científicas e beneficentes etc. A lista destas ramificações no Brasil é muito longa.

No alto-espiritismo (que se convenciona como mais recatado), o mais conhecido é o kardecismo
INTRODUÇÃO:


  1. O que é:

Desde tempos remotos o homem tem tentado desvendar os mistérios do universo, de si mesmo e, principalmente, do após-morte. Apesar da revelação bíblica sobre o assunto, muitas pessoas a desprezam e se envolvem com forças satânicas e buscam em “espíritos” dos mortos ou entidades a resposta para suas dúvidas. A Bíblia mostra que haviam essas práticas já em Dt.18.10; 1Sm.28; 1Cr.10,13; Is. 8.19.

Nos séculos modernos, algumas pessoas fizeram parte da divulgação do espiritismo:

Emanuel Swedenborg, nascido em 1688,clarividente, célebre por seus “dons” sobrenaturais; Eduard Irving, um pregador protestante, contudo herege em seus ensinos sobre Cristo.
INÍCIO OFICIAL:

Irmãs Fox- Em sua casa se ouviam ruídos “inteligentes”. A casa se tornou atração pela curiosidade das pessoas em ouvir e observar coisas estranhas ali. Os ruídos tinham um alfabeto improvisado e respondiam perguntas! Em 31 de março de 1848 formou-se uma Comissão para fazer perguntas ao “fantasma”. “Ele” se identificou como um homem assassinado pelo vizinho que queria seu dinheiro, etc, etc. Essa história as fez célebres e elas viajaram por toda a Europa, ainda que tivessem provas muito fracas para provarem a história como verdadeira. Porém, algum tempo depois elas se tornaram alcoólatras, tiveram que se retratar e foi esclarecido publicamente na Academia de Música de Nova Iorque, por elas mesmas, com demonstrações, que os ruídos na casa e a história do fantasma era tudo fraude e preparadas por elas mesmas.Porém, a fama já havia corrido por toda a Europa e os espíritas continuaram crendo na mentira, já então apoiados por alguns célebres da época que criam na mediunidade: Camile Flamarion, Leon Denis. Em especial, na França, o espírita Leon Hippolyte Denizart Rivail, que tomou o pseudônimo de Allan Kardec, porque se auto-denominava a reencarnação de um poeta celta. Ele foi quem introduziu no espiritismo a idéia de reencarnação.

PARA PENSAR: O espiritismo foi iniciado em cima de fatos que foram descobertos como fraudes.


PORQUE O ESPIRITISMO CRESCE TANTO NO BRASIL?

  1. “Você é um médium: precisa desenvolver sua mediunidade”.É o apelo para muitas pessoas nas mais variadas situações: oprimidas, doentes, curiosas...

  2. A saudade dos parentes falecidos. – Quem não é atraído por ser informado que seu ente-querido que se foi está querendo se comunicar?

  3. Fachada cristã - O Kardecismo/Espiritismo se mostra como uma “religião” agradável, fácil de entender, sem exigir quase nenhuma mudança e promessa de melhoria integral e automática.

AFIRMAÇÕES DO ESPIRITISMO-



  1. Possibilidade de comunicação com entidades espirituais desencarnadas.

  2. Crença na reencarnação, nos purificando pelo sofrimento e pelas boas obras que praticamos, até atingirmos a salvação.

  3. Crença em que nada é fortuito e que não podemos escapar às conseqüências de nossos atos. (KHARMA)

  4. Crença na pluralidade de mundos habitados. Sendo a Terra planeta de expiação.

  5. O progresso pessoal depende unicamente do próprio indivíduo, e acumula-se de encarnação em encarnação.

  6. Deus embora existente é inacessível.

  7. O contato com Deus é feito através de "Guias", ou espíritos que se manifestam através de "Médiuns", podendo assim nos ajudar.

  8. Jesus Cristo não é Deus, é uma entidade muito evoluída que veio a este mundo.


O QUE A BÍBLIA DIZ:

Primeiramente, vamos relembrar sobre a autoridade e veracidade plena da Bíblia:



  • II Pedro 1:20-21 - sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.

  • II Timóteo 3:16 - Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;

Agora, o que a Bíblia diz sobre:

É possível o contato com os mortos?

  • Jó 7:9-10 - Tal como a nuvem se desfaz e some, aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir. Nunca mais tornará à sua casa, nem o seu lugar o conhecerá mais.

  • Eclesiastes 9:5-6 - Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.

  • Eclesiastes 12:7 - e o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu.

É permitido que se tente o contato com os mortos?

  • Levítico 20:6 - Quanto àquele que se voltar para os que consultam os mortos e para os feiticeiros, prostituindo-se após eles, porei o meu rosto contra aquele homem, e o extirparei do meio do seu povo.

  • Deuteronômio 18:10-11 - Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;

  • Isaías 8:19-20 - Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? acaso a favor dos vivos consultará os mortos? À Lei e ao Testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca lhes raiará a alva.

DE ONDE VEM OS CONTATOS ESPÍRITAS?

Visto que a Bíblia afirma não haver comunicação entre nós e os que morreram, a própria Bíblia nos revela o que acontece:



  • Deuteronômio 32:17 - Ofereceram sacrifícios aos demônios, não a Deus, a deuses que não haviam conhecido, deuses novos que apareceram há pouco, aos quais os vossos pais não temeram.

  • I Coríntios 10:20 - Antes digo que as coisas que eles sacrificam, sacrificam-nas a demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.

Como os próprios espíritas confirmam, vez por outra os médiuns estão sujeitos ao controle de maus espíritos, chegando a haver reações físicas dolorosas.
Os sintomas são os mesmos apresentados, nos dias de Jesus, por pessoas possuídas por demônios, qual sejam: prostração, espuma pela boca e outros fenômenos similares.

Assim, pode-se afirmar que muitos dos fenômenos espíritas resultam de capacidades da alma humana ainda pouco estudadas, mas, nos outros casos são resultantes da ação de demônios (aparentes ou disfarçados), e nunca de pessoas já falecidas.

PARA PENSAR: Os demônios imitam as pessoas já falecidas e enganam aos que não crêem ou não estudam a Bíblia. Eles são invisíveis e acompanham a vida das pessoas. Sabem seu tom de voz, suas manias, seus segredos. Fica fácil se passar por pessoas falecidas.
EXISTE REENCARNAÇÃO?
O objetivo da reencarnação é o aperfeiçoamento do indivíduo através de sucessivas vidas, nas quais este passaria por sofrimentos (pagando assim pecados cometidos nesta vida ou em vidas passadas), e através de obras de caridade seria levado a um "plano superior".
Hebreus 9:27-28 - E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo, assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.

PARA PENSAR: Se a cada reencarnação as pessoas se aperfeiçoam, então, porque a terra como um todo também não vai se aperfeiçoando? Percebemos, ao contrário, o mundo se embrutecendo cada vez mais. A Bíblia afirma que os homens maus “irão de mal a pior” (2Tm.3.13). Se o sofrimento em cada vida vai gerando o aperfeiçoamento, então, quando alguém é curado ou livre de dor e sofrimento, está atrasando seu processo de aperfeiçoamento? Se as vidas passadas me ajudam em meu aperfeiçoamento, porque não me lembro de nada sobre elas? Não devo dar esmolas, ajudar quem sofre, pois estou atrapalhando sua purificação? E onde ficam as boas obras de caridade dos espíritas? Elas atrasam o processo de purificação do necessitado que foi atendido?

QUAL O DESTINO DOS QUE MORREM?


  • Mateus 13:40-43 - Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade, e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça.

A CARIDADE SALVA?

Está claro na Bíblia a impossibilidade de salvação pelas obras, a salvação somente pode ser alcançada mediante a fé em Jesus Cristo como Salvador:



  • Efésios 2:8-9 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie.

  • João 1:12 - Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;

  • João 5:24 - Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.

  • Romanos 3: 28 - Concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.

HÁ SERES HUMANOS EM VÁRIOS ESTÁGIOS DE EVOLUÇÃO?

Esta crença define que planetas habitados estão em fases diferentes de "evolução", e que conforme o indivíduo evolui renascerá em planetas com uma condição de vida superior. A Terra neste caso é um planeta de expiação, ou seja, de castigo para os que nela habitam, permitindo assim que os pecados cometidos possam ser pagos.

A Bíblia nos ensina claramente que há apenas dois destinos para o ser humano que morre: céu, para os salvos, e inferno, para os ímpios. Não existem estágios intermediários, ou o ser humano se salva crendo em Jesus ou é condenado por rejeitá-lo.

João 3:18 - Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

PRECISAMOS DE “GUIAS” PARA CHEGARMOS A DEUS?

O único caminho para Deus é crer em Jesus, não há como encontrar a Deus através de quaisquer espíritos "guias". Isto fica bem claro nas palavras de Jesus:



  • João 14:6 - Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

  • 1Tm.2.5 - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

JESUS NÃO É DEUS, APENAS UMA ENTIDADE MUITO EVOLUÍDA?

  • João 1:1-3 - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

  • João 8:57-58 - Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, EU SOU.

  • Mateus 1:23 - Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco.

  • João 10:30 - Eu e o Pai somos um.

  • PARA PENSAR: Se Jesus foi alguém que evoluiu através de várias reencarnações, onde estariam os outros que tiveram o mesmo número de reencarnações que Ele? Deveria haver, então, outros no mesmo estágio avançado de Jesus. Jesus é Deus Único, Vivo e Verdadeiro .Fp.2.10-11.

O PIOR DO ESPIRITISMO:

Não afirmam que Jesus é o único caminho para chegar a Deus. Sendo assim, os seguidores do espiritismo não estão salvos e nem irão se salvar por cumprirem os preceitos de boas obras ou aperfeiçoamento.

Não crêem que Jesus é o Cristo, Deus Todo-Poderoso.

O desejo de satanás sempre foi tomar a glória de Deus para si.(Is.14.12-15)



Apocalipse 21.6-8 e 27




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal