NoçÕes de probabilidade



Baixar 460.84 Kb.
Página1/5
Encontro18.09.2019
Tamanho460.84 Kb.
  1   2   3   4   5

GABARITO – GENÉTICA

NOÇÕES DE PROBABILIDADE


1. A representa o gene dominante para um determinado caráter, e a é seu alelo recessivo. Em quatro cruzamentos entre um indivíduo Aa e um indivíduo aa, os descendentes foram Aa. Qual a probabilidade de, no quinto cruzamento, o descendente ser aa?

2. Um homem normal, filho de pai normal e mãe albina, e que tem um irmão albino, casou-se com uma mulher normal, cujo pai e dois irmãos são albinos. Se o casal tiver duas crianças, qual a probabilidade de ambos serem normais? (Dado: albinismo, caráter recessivo e autossômico.)



3. Sabe-se que um homem e um mulher são heterozigotos para um gene recessivo que condiciona o albinismo. Se eles tiverem gêmeos dizigóticos, qual a probabilidade de as duas crianças serem albinas?



4. Quando primos de primeiro grau, aparentemente normais, casam e têm uma criança, qual a probabilidade de esta criança ser homozigota para um determinado gene recessivo e raro, sabendo-se que o avô comum aos seus pais era homozigoto para esse gene?



5. A braquidactilia apresenta padrão de herança dominante. Suponha o casamento entre um homem com braquidactilia e pai normal, e uma mulher normal. Quais as probabilidades de:



a) o primeiro filho do casal ter braquidactilia?

b) no caso de o casal ter três filhos, nenhum deles apresentar braquidactilia?






  1   2   3   4   5


©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal