ModulaçÃO



Baixar 7.39 Kb.
Encontro11.06.2018
Tamanho7.39 Kb.

MODULAÇÃO

É o processo pelo qual são modificadas uma ou mais características da onda PORTADORA, segundo um sinal MODULANTE (informação que se deseja transportar pelo meio; no caso de comunicação de dados, é o sinal digital binário). A modulação pode ser feita variando amplitude, freqüência ou fase da onda portadora, isoladamente ou conjuntamente. A informação impõe o modo como vai ser modificada a portadora. Depois recupera-se a informação digital.


Os principais tipos de modulação são: FSK, PSK, DPSK, QAM.
MODULAÇÃO FSK
A modulação FSK (Frequency Shift Keying – Modulação por Desvio de Freqüência) altera a freqüência da portadora de acordo com a informação a ser transmitida.

Ao se enviar o bit “1” (marca), transmite-se a própria portadora inalterada, e para o bit “0” (espaço), a freqüência é alterada para mais alta. Quando o modem não transmite, fica na condição de marca.

Vantagem: a pouca sofisticação dos modens

Desvantagem: necessidade de elevada relação sinal/ruído.


MODULAÇÃO PSK
A modulação PSK (Phase Shift Keying – Modulação por Desvio de Fase) varia a fase da portadora de acordo com os dados a serem transmitidos.
MODULAÇÃO DPSK
A modulação DPSK (Differential Phase Shift Keying – Modulação por Desvio de Fase Diferencial) é uma variante da PSK. Neste caso, quando o bit for “0” muda de fase, quando for “1” não muda.

Esta modulação é padrão (CCITT) para as transmissões síncronas de 1200 a 4800 bps.


TÉCNICAS MULTINÍVEL 3
Quando a portadora sofre uma alteração em uma de suas características para cada bit, temos a técnica MONOBIT.

Quando essa alteração é feita para cada dois bits denomina-se DIBIT.

A técnica TRIBIT provoca uma mudança na portadora para cada três bits.
MODULAÇÃO QAM
A modulação QAM (Quadrature Amplitude Modulation – Modulação por Amplitude em Quadratura) modifica simultaneamente duas características da onda da portadora: amplitude e fase. Assim tem-se altas velocidades.

Para cada grupo de quatro bits (TETRABIT), a portadora assume um valor de amplitude e fase.








©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal