Modelo de exemplo de correio eletrônico



Baixar 84.66 Kb.
Encontro01.02.2018
Tamanho84.66 Kb.


PROJETO BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DA FUNREI: CATÁLOGO COLETIVO

DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES PÚBLICAS DE SÃO JOÃO DEL REI


Veronica Maria Conceição Lordello

Mara Nogueira Souto

Arlete Antônia dos Santos Rodrigues Dias

Fundação de Ensino Superior de São João del Rei – FUNREI


Praça Frei Orlando, 170 – Centro


36325-000 São João del Rei – Minas Gerais - Brasil

E.mail: veronica @ funrei.br

PROJETO BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DA FUNREI: CATÁLOGO COLETIVO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES PÚBLICAS DE SÃO JOÃO DEL REI

Veronica Maria Conceição Lordello

Bibliotecária da FUNREI

Mara Nogueira Souto

Bibliotecária da FUNREI


Arlete Antônia dos Santos Rodrigues Dias

Bibliotecária da FIOCRUZ

RESUMO

Com a construção de uma Biblioteca Comunitária de 1o e 2o graus na Fundação de Ensino Superior de São João del Rei – FUNREI, com recursos do FNDE, houve a necessidade de formar um acervo para atender este público. Realizou-se uma pesquisa nas escolas públicas e particulares da região a fim de identificar o perfil da coleção básica. Este levantamento proporcionou o conhecimento dos acervos das bibliotecas escolares. A falta de recursos da FUNREI para adquirir toda a coleção básica fez surgir a idéia de implementar um projeto para formar uma rede de bibliotecas escolares da cidade de São João del Rei. Foi adotado o software Micro Isis para o suporte da base de dados do catálogo coletivo. Este projeto visa otimizar o uso das coleções já existentes e racionalizar as aquisições.



SUMÁRIO

1- Justificativa ................................................................................................................... 04

2 - Objetivo geral ............................................................................................................... 09

2.1 - Objetivos específicos ................................................................................................ 09

3 - Metodologia .................................................................................................................. 09

4 - Recursos Materiais ........................................................................................................ 11


4.1 - Recursos Humanos ....................................................................................................11

5 - Produto .......................................................................................................................... 12

6 - Conclusão ......................................................................................................................12

7 - Bibliografia ..................................................................................................................12

Anexos

1 – JUSTIFICATIVA
A Biblioteca da Fundação de Ensino Superior de São João del Rei – FUNREI, vem sofrendo uma demanda crescente por parte dos alunos de primeiro e segundo graus, da região, devido à carência das bibliotecas escolares e públicas.

Por ser uma Biblioteca Universitária, ela não possui um acervo adequado, não dispõe de número suficiente de bibliotecários e auxiliares, nem mesmo de espaço físico para o atendimento desses usuários.

Em face dessa realidade, a FUNREI apresentou ao FNDE um projeto para a construção, em seu campus, de um prédio para a implantação de uma Biblioteca Comunitária. Este projeto foi aprovado e o prédio foi construído. Sendo assim, houve a necessidade de traçar o perfil da coleção básica desta biblioteca.

As bibliotecárias Veronica Maria Conceição Lordello, que chefiava o Setor de Formação e Controle do Acervo Informacional da Biblioteca da FUNREI e Arlete Antônia dos Santos Rodrigues Dias cedida à Funrei pela Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ propuseram à Direção Executiva da FUNREI um Projeto de Identificação da Coleção Básica para a Biblioteca Comunitária da FUNREI. Após sua aprovação, o projeto foi implementado.

Projeto teve início, com uma visita à Delegacia Regional de Ensino sediada em São João del- Rei. No primeiro contato foi informado o objetivo do projeto e solicitada a cooperação para o levantamento dos dados sobre as escolas de primeiro e segundo graus, públicas e particulares, da região. Foram levantados dados tais como: relação das escolas com seus endereços, nome dos diretores, número de turmas, de alunos e séries. De posse dessas informações foi feito um cadastro das instituições e um mapeamento por bairros para se traçar o roteiro das visitas.

Como pré- teste foi pedido ao Prof. Murilo Cruz Leal, do Departamento de Ciências Naturais da FUNREI, que preenchesse o formulário e sugerisse mudanças e/ou acréscimos para o aperfeiçoamento do mesmo.

Foram realizadas visitas a 20 escolas estaduais, 1 municipal e 7 particulares da cidade de São João del- Rei. Nestas visitas foram feitos contatos com a direção e o corpo docente a fim de informar o objetivo do projeto e solicitar a colaboração no preenchimento dos formulários. Houve boa receptividade por parte dos profissionais das escolas. Muitos professores relataram as dificuldades encontradas no acesso a materiais bibliográficos para realização de estudos e pesquisas, tanto para os alunos quanto para eles, devido a inexistência e/ou deficiência da maioria das bibliotecas escolares. Foi notado grande entusiasmo por parte desta comunidade com a realização deste projeto e um grande anseio pela implantação de uma biblioteca voltada para o segmento de primeiro e segundo graus.

Os professores demonstraram satisfação em serem consultados e chamados a participar de uma atividade de extensão da FUNREI, que visava o estreitamento das relações entre esta instituição e a comunidade. Foi ressaltada, também, a pertinência da escolha do local da Biblioteca Comunitária, pela sua localização, no centro da cidade, facilitando o acesso dos usuários à mesma.

O recolhimento dos formulários foi feito, pessoalmente, nas datas marcadas anteriormente por cada escola.

Para visitas às 21 escolas das cidades próximas a São João del-Rei foi utilizado um veículo da FUNREI. Foram incluídas neste projeto as seguintes cidades: Barroso, Conceição da Barra de Minas, Dores de Campos, Itutinga, Lagoa Dourada, Nazareno, Prados, Resende Costa, Ritápolis, São Tiago e Tiradentes.

Nas visitas a estas escolas foram usados os mesmos procedimentos adotados para as escolas de São João del-Rei. Foi demonstrado um grande entusiasmo, por parte dos profissionais destas escolas, o qual já havia sido constatado em São João del-Rei.

A devolução dos formulários ficou a cargo de cada escola através do correio ou portadores, pois muitos professores destes estabelecimentos são alunos da FUNREI.

Foram distribuídos um total de 946 formulários e devolvidos379. No agrupamento dos notou-se que as escolas adotaram metodologias diferentes para o preenchimento dos mesmos. Em algumas escolas os professores preencheram individualmente, em outras os orientadores e/ou supervisores fizeram este trabalho e ainda algumas optaram por reunir o corpo docente para avaliarem as necessidades específicas das escolas e apresentarem suas sugestões em conjunto.

De posse dos primeiros formulários devolvidos iniciou-se o agrupamento dos dados coletados. Na etapa de agrupamento dos dados foi possível perceber uma solicitação expressiva de materiais bibliográficos que abordassem todos os aspectos relativos ao município de São João del Rei. Durante as visitas as escolas os professores já haviam falado da dificuldade de ter acesso à obras sobre esse assunto, inclusive se queixavam do reduzido número de publicações sobre esta cidade. Esta carência de informação sobre o município dificulta, principalmente, o trabalho dos professores de primeira a quarta série do primeiro grau visto que este assunto é parte do currículo escolar. Foi detectado, também, um grande número de sugestões para literatura infantil. Este fato indica uma carência de obras disponíveis nas bibliotecas escolares para este público. De posse dos formulários devolvidos pelas escolas foi feita uma estatística dos títulos sugeridos, agrupando-os em livros, revistas, jornais e fitas de vídeo.

Esta atividade foi realizada paralelamente à coleta dos formulários restantes. Foram sugeridos 1665 títulos diferentes assim agrupados: Obras de Referência - 47, Generalidades – 9, Filosofia e Psicologia – 60, Religião e Teologia – 27, Ciências Sociais – 321, Matemática e Ciências Naturais – 199, Ciências Aplicadas, Medicina e Tecnologia – 87, Artes, Recreação, Esportes e Diversões – 76, Literatura – 652, História, Geografia e Biografias – 134, Coleções 53.

Contamos, ainda, com a valiosa colaboração dos Professores dos Departamentos das Ciências da Educação; das Filosofias e Métodos; de Ciências Naturais; de Ciências Sociais, Políticas e Jurídicas; de Letras, Artes e Cultura, através de sugestões bibliográficas e opiniões sobre os dados coletados na comunidade.

As atividades previstas no cronograma sofreram atraso devido a dois fatores: o início do projeto previsto para agosto aconteceu em outubro, quando se concretizou a aprovação do mesmo pela FIOCRUZ, uma vez que sua coordenação é de responsabilidade da Bibliotecária Arlete Antônia dos Santos Rodrigues Dias pertencente ao quadro de servidores desta Instituição; a distribuição e o recolhimento dos formulários coincidiu com a proximidade do fim do ano letivo escolar, período em que as escolas encontram-se muito atarefadas.

O documento final consta de uma lista de mil títulos sugeridos pelos usuários em potencial da Biblioteca Comunitária.

O Projeto de Implantação da Biblioteca Comunitária da FUNREI está sendo desenvolvido em subprojetos, sendo a primeira etapa a de Identificação da Coleção Básica da Biblioteca Comunitária.

Infelizmente a FUNREI não dispunha de recursos para comprar esta coleção básica. Por outro lado as demandas dos usuários da Biblioteca Comunitária cresciam dia após dia. Durante a execução da primeira parte do projeto tomou-se conhecimento da realidade das bibliotecas escolares. Dentre as escolas que possuem bibliotecas, cada uma apresenta dificuldades várias tais como: espaço físico inadequado, desenvolvimento deficiente e desatualizado da coleção, ausência de conhecimento especializado para o tratamento técnico do acervo, número insuficiente de exemplares dos títulos mais usados e, principalmente, a falta de um instrumento que viabilizasse a interação entre as bibliotecas escolares e otimizasse seu uso.

Diante destes fatos e em conversas com profissionais que atuam na área de Educação, nasceu a idéia de reunir o acervo bibliográfico de todas as bibliotecas escolares, tecnicamente tratado, em um suporte informacional. Em uma destas conversas estava presente a Analista da 34a da Superintendência Regional de Ensino de São João del Rei profa Maricéia do Sacramento Santos que demonstrou grande interesse pela idéia. Ela expôs as dificuldades que as escolas teriam em viabilizar este trabalho sozinhas, uma vez que não dispunham de equipamentos computacionais e pessoal especializado na área de Biblioteconomia.

Em face disto, propusemos a elaboração do Projeto do Catálogo Coletivo Informatizado das Bibliotecas Escolares de São João del-Rei, que seria desenvolvido em parceria entre a FUNREI, a 34a da Superintendência Regional de Ensino e a FIOCRUZ. Na verdade, este seria mais um subprojeto do projeto de Implantação da Biblioteca Comunitária da FUNREI, uma vez que seria um subsídio importante para a formação da coleção básica desta Biblioteca, evitando a duplicação de acervos, racionalizando custos e trabalhos. Este subprojeto seria coordenado pela bibliotecária Arlete Antônia dos Santos Rodrigues Dias, que pertence ao quadro de funcionários da FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz) sediado no Rio de Janeiro. importantes instituições na área de pesquisa em medicina experimental do País.

Este subprojeto resultará em uma base de dados sediada na FUNREI. Ela se constituirá no primeiro serviço que a Biblioteca Comunitária prestará a comunidade, mesmo antes de sua implantação, concretizando mais um serviço de extensão da FUNREI.

2 – OBJETIVO GERAL



  • Elaborar um Catálogo Coletivo Informatizado das Bibliotecas Escolares Estaduais de São João del-Rei.

  • 2.1- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Otimizar o uso das bibliotecas escolares.

  • Possibilitar ao usuário o acesso à informação desejada.

  • Tratar, tecnicamente, o acervo bibliográfico de cada biblioteca participante.

  • Facilitar a informatização do catálogo da bibliotecas que possuem computadores.

  • Promover maior interação entre a Comunidade e a FUNREI.

  • Fornecer listagens do acervo da base de dados para as bibliotecas participantes.

3 – METODOLOGIA

A 34a Superintendência Regional de Ensino de São João del-Rei através de sua Analista da Educação, fez o contato com as dezessete bibliotecas escolares estaduais a fim de obter o número de volumes dos acervos para se estabelecer o cronograma do Projeto. Foi levantado um total de aproximadamente 66.000 exemplares. Desse total há bibliotecas que possuem 1.000 exemplares e, as maiores, cerca de 10.000. Para o tratamento dos dados bibliográficos dos acervos foi elaborada uma planilha contendo os seguintes campos: identificação da escola, área do conhecimento, autor, edição, local, editora, data, número de páginas, volume, número de exemplares e observações. Foi feita uma reunião com a representante da 34a Superintendência e os professores que trabalham nas bibliotecas para estabelecer a forma que seria utilizada para a implementação do Catálogo Coletivo. O preenchimento das planilhas conta o acessoramento das bibliotecárias Arlete, Mara e Verônica e ficou a cargo dos professores de ensino de biblioteca. A remessa das planilhas é feita, quinzenalmente, per esses professores para a Superintendência. Um bolsista da Biblioteca da FUNREI foi designado para recolher, periodicamente, este material na Superintendência. Os dias de envio das planilhas foram estabelecidos na reunião. Nesta ocasião, também, as bibliotecárias explicaram a forma de preenchimento de cada campo da planilha.

Foi criada pelas bibliotecárias, juntamente com o serviço de computação da Biblioteca da FUNREI, uma base de dados utilizando o software Micro-Isis – Integrated Set of Information Systems (Sistema Generalizado para Armazenamento e Recuperação de Informação) projetado especificamente para construção e administração automatizada de base de dados estruturadas não numéricas. Este software desenvolvido pela UNESCO, é de domínio público, podendo ser utilizado por qualquer tipo de organização, seja ela pública ou privada. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT é o responsável pela distribuição deste software. O Micro-Isis é amplamente utilizado para automação de bibliotecas no Brasil e em outros países. Ele é também o software usado pela Biblioteca da FUNREI, daí sua escolha.

A cada lote de planilhas recebidas é feita a revisão técnica pelas bibliotecárias que as encaminham para o serviço de computação da Biblioteca da FUNREI a fim de proceder a entrada dos dados na base.

Esta base reunirá o acervo de todas as bibliotecas participantes formando o Catálogo Coletivo Informatizado que se constituirá, certamente, em uma importante fonte de consulta para professores e alunos, de primeiro e segundo graus, da cidade de São João del-Rei. As bibliotecas participantes formarão uma rede, pois através desse catálogo poderão informar aos seus usuários em que biblioteca poderão encontrar a obra procurada, evitando assim, que os usuários tenham que se deslocar de um lado para outro da cidade à procura da informação desejada. Para isso cada biblioteca receberá, ao final do projeto, uma cópia do Catálogo Coletivo Informatizado em listagem de computador estruturada da seguinte forma: área do conhecimento, dentro de cada área, ordem alfabética de autor e título, ao final de cada obra referênciada, constará o código das escolas que possuem tal obra.

Pretende-se imprimir uma listagem parcial quando a base já tiver sido alimentada com, aproximadamente, cinqüenta por cento dos dados. Esta listagem parcial proporcionará a utilização do resultado do trabalho de cada professor de ensino de biblioteca, incentivando-o na continuidade desta atividade pois ele poderá utilizar de imediato o resultado de seu trabalho.

Após a conclusão do Projeto, ficará o compromisso de atualização da base sempre que houver novas aquisições por parte das bibliotecas participantes. Esta atualização seguirá a mesma rotina adotada durante a execução do Projeto e sempre que isto ocorrer será gerada umas listagem de atualização.

Neste projeto serão incluídas os acervos de monografias, ficando as coleções de periódicos para uma outra etapa.

4- RECURSOS MATERIAIS

1 computador

4 cx. de formulário contínuo para impressora

4 cartuchos de tinta para impressora

impressão de 50.000 planilhas de entrada de dados

cota de xerox

4.1- RECURSOS HUMANOS

2 bolsistas para o serviço de digitação

*1 funcionário do serviço de computação da Biblioteca da FUNREI

** 1 bibliotecário (coordenador)

* 2 bibliotecário

Obs.: * recursos existentes na Biblioteca da FUNREI

** bibliotecária cedida pela FIOCRUZ à FUNREI através do Convênio de Cooperação Técnico - Científica firmado entre as duas Instituições.




  1. PRODUTO

Um catálogo coletivo, em listagem de computador, das bibliotecas escolares de São João del-Rei. A base de dados geradora do Catálogo Coletivo ficará sediada, provisoriamente na Biblioteca da FUNREI no campus Dom Bosco a qual será transferida para a Biblioteca Comunitária da FUNREI após sua implantação.
6 – CONCLUSÃO

A base do Catálogo Coletivo das Bibliotecas Escolares (CAT) conta com 3996 registros e aproximadamente 10.000 exemplares.

Este projeto foi interrompido temporariamente devido ao desmembramento das escolas públicas estaduais de Minas Gerais em dois grupos: 1a a 4a série a cargo do Município e de 5a a 8a de responsabilidade do Estado, acarretando mudanças de espaços físicos e redistribuição dos docentes.

Além disso, as bibliotecárias responsáveis pelo projeto tiveram que assumir cargos de Direção e Chefia e não dispunham de outros profissionais para substituí-las.

Esperamos concluir este projeto até o final do ano 2000.
7 – BIBLIOGRAFIA

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT, Rio de Janeiro. Normas



ABNT sobre documentação. Rio de Janeiro, 1989. (Coletânea de normas).

BUARQUE, Cristovam. O colapso da modernidade brasileira: e uma proposta



Alternativa. 3ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

FIGUEIREDO, Nice. Novas Tecnologias: impacto sobre a formação de coleções. Revista da


Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v.1, n.2, jul./dez. 1996.

FRANÇA, Júnia Lessa. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 4 ed.

Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

GUERRA, Eriaine Laponez. Imaginário e sociedade: evolução dos ideais e interesses das


crianças mineiras com relação à preferência por leituras. Revista da Escola de

Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, jul./dez. 1996.

LIMA, Gercina Ângela Borém. A Utilização do MicroISIS no Brasil. Revista da Escola de



Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 3, n.2, jul./dez. 1998.

LIMA, Raimundo Martins de. Práticas pedagógicas e emancipação: os (des) caminhos da


Cidadania na sociedade brasileira. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG,

Belo Horizonte, v. 3, n.2, jul./dez. 1998.

MARCONI, M. A. e LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1990.

PEREIRA, Armando Carvalho e FREIRE, Isa Maria. Atualização técnico-científica do

Professor de ensino médio: uma abordagem na ciência da informação. Revista da

Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, jul./dez. 1998.

VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. O futuro das bibliotecas e o desenvolvimento de

Coleções: perspectivas de atuação para uma realidade em efervescência, Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, jan./jun. 1997.

VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos, Estudos de uso e de usuários como instrumento para diminuição da incerteza bibliográfica. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG.Belo Horizonte, v.17, n. 1, mar. 1988.







PROJETO DA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DA FUNREI

SUGESTÃO DE BIBLIOGRAFIA PARA FORMAÇÃO DA COLEÇÃO BÁSICA



Nome da Escola: ___________________________________________________________________


Professor: ________________________________________________________________________

Disciplinas________________________________________________________________________

Séries: _____________________________ Grau: ___________________ Turno: _________________
Sr. Professor,

Contamos com suas sugestões para formação do acervo da Biblioteca comunitária da FUNREI, que atenderá a comunidade de 1º e 2º graus desta região. Desta forma, poderemos desenvolver uma coleção que vá ao encontro das necessidades reais desses usuários.



LIVROS:
Autor: ___________________________________________________________________________

Título: ___________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

Editora:_________________________ Data: __________________ Edição: ___________________


Autor: ___________________________________________________________________________

Título: ___________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

Editora:_________________________ Data: __________________ Edição: ___________________


Autor: ___________________________________________________________________________

Título: ___________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

Editora:_________________________ Data: __________________ Edição: ___________________


Autor: ___________________________________________________________________________

Título: ___________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

Editora:_________________________ Data: __________________ Edição: ___________________



ASSUNTOS:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Outros Materiais: Ex.: mapas, revistas, jornais, fitas de vídeos, etc.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Professor, favor devolver à direção da escola até o dia _____/_____/_____.

Obrigada, Bibliotecárias: Arlete e Verônica. Tel: (032) 379 – 2337



PROJETO DA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DA FUNREI

CATÁLOGO COLETIVO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

PLANILHA DE ENTRADA DE DADOS







Nome da escola


































Código da escola




Área do conhecimento




























Autor




















































Título




















































Subtítulo




















































Edição




Local




Editora






















Data




Paginas

Volumes

Exemplares






















Observações

























































Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
Universidade estadual
união acórdãos
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande