Lobo-guará ganha livro com fotos e histórias



Baixar 11.2 Kb.
Encontro30.06.2019
Tamanho11.2 Kb.

ESCOLA _________________________________________________DATA:_____/_____/_____

PROF:______________________________________________________TURMA:____________

NOME:________________________________________________________________________

Leia esta resenha:



Lobo-guará ganha livro com fotos e histórias







((o)) eco tem a honra de ter entre seus colaboradores Adriano Gambarini, um dos mais reconhecidos fotógrafos brasileiros de natureza. E é com prazer que anunciamos sua mais nova realização: o livro Histórias de um lobo, escrito em parceria com o biólogo Rogério Cunha de Paula, cujo trabalho que já dura 15 anos com Lobos-guará da Serra da Canastra é reconhecido mundialmente.

Com prefácio do naturalista George Schaller, ícone da conservação, o livro une as imagens de Gambarini com o conhecimento científico de Rogério para desmistificar o lobo-guará, que eles descrevem como um animal tímido, que se alimenta principalmente de frutos e, por isso, cumpre papel importante de dispersar sementes pelo Cerrado. Ameaçado de extinção, a espécie precisa ser mais apreciada e compreendida.

Guará significa vermelho em tupi. A obra traz 150 imagens desse lobo vermelho, de pernas finas e elegantes, que ocorre na América do Sul, principalmente no Cerrado brasileiro.

 




Sobre o livro:

Título: Histórias de um lobo (167 páginas)

Autores: Rogério Cunha de Paula e Adriano Gambarini

Apoio: Lei de Incentivo à Cultura

 
Sobre os autores:


Rogério Cunha de Paula é biólogo, analista ambiental do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA) e pesquisador associado da OSCIP Instituto Pró-Carnívoros. [...]
Adriano Gambarini é fotógrafo desde 1992, com experiência em documentação de expedições a regiões remotas. Um dos principais fotógrafos da National Geographic Brasil, é autor  de 12 livros de arte, entre eles Serra da Canastra e Natureza Conservação e Cultura. [...]
Disponível em: .
Questão 1 – Identifique:

a) O objetivo de quem produziu a resenha:

O objetivo de quem produziu a resenha é divulgar o livro “Histórias de um Lobo”, por meio da apresentação do tema e de outras informações relativas à obra. E, por meio da avaliação que se faz sobre ela, busca-se convencer o público a conhecê-la.
b) O público a que se destina:

O livro “Histórias de um lobo” dirige-se a todos que apreciam fotografias e informações científicas relativas aos animais, mas especificamente, aos lobos. Indo mais além, a obra intenciona atingir um público cada vez maior, de modo que o lobo-guará possa ser compreendido e apreciado por todos.


Questão 2 – Resuma, com as suas palavras, o tema a que se dedica o livro “Histórias de um lobo”:

O livro “Histórias de um lobo” trata do lobo-guará, por meio de fotografias e amplo conhecimento científico, com o intuito de desmistificá-lo, o que sugere que a espécie não é devidamente compreendida por todos. Segundo os autores, o lobo-guará auxilia no processo de dispersão de semente no Cerrado, visto que se alimenta, sobretudo, de frutos.


Questão 3 – Assinale a alternativa que contém a opinião do autor da resenha sobre o livro:

a) “[...] um animal tímido, que se alimenta principalmente de frutos [...]”.



b) “Ameaçado de extinção, a espécie precisa ser mais apreciada e compreendida.”.

c) “A obra traz 150 imagens desse lobo vermelho [...]”.

d) “Guará significa vermelho em tupi.”.
Questão 4 – Note que foram apresentadas informações relativas aos autores do livro “Histórias de um lobo”. Com qual objetivo?

As informações detalhadas sobre os autores do livro permitem que os leitores da resenha possam conhecer as formações e experiências profissionais de quem produziu a obra. Essa estratégia funciona como “argumento de autoridade”, ou seja, confere confiabilidade à obra, visto que ela produzida por especialistas.


Questão 5 – O autor do texto se refere ao lobo-guará das seguintes formas, exceto:

a) animal tímido

b) a espécie

c) esse lobo

d) desse lobo vermelho



www.acessaber.com.br





©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal