Lista de Toxicologia



Baixar 18.94 Kb.
Encontro07.02.2018
Tamanho18.94 Kb.

Lista de Toxicologia


1) Em uma empresa de distribuição de combustíveis, o funcionário responsável por efetuar o carregamento dos caminhões é exposto as seguintes concentrações de gasolina (no ar):


Tempo Concentração (ppm)

1 hora 100

30 min 250

2,5 horas 189

1 hora 1

45 min 289

15 min 450

2 horas 0


A exposição está dentro dos valores estabelecidos pela ACGIH?
2) Em um posto de gasolina, o frentista é exposto a vapores de gasolina durante todo o seu dia de trabalho (8 horas). Qual a concentração máxima permitida no ar respirável segundo a ACGIH?
3) Observou-se que durante a manobra de descarga do caminhão, o frentista é exposto a uma concentração de 541 ppm de gasolina no ar durante 5 minutos. Considerando que a descarga ocorre apenas uma vez por dia, qual deve ser a exposição máxima durante o resto da jornada? Baseie-se nos dados da ACGIH.
4) Algumas melhoras foram feitas no sistema de descarga usado no posto de gasolina da questão anterior. Agora, o frentista é exposto a “apenas” 456 ppm, porém o tempo aumentou para 16 minutos. Qual deve ser a nova exposição máxima durante o resto da jornada, segundo a ACGIH.
5) Com a venda do posto acima, o novo dono resolveu adotar medidas seguras, reduzindo a exposição do frentista para 350 durante os 10 minutos de descarga do caminhão. Calcule mais uma vez, segundo a ACGIH, qual a exposição máxima durante o resto da jornada.
6) O novo dono tornou o posto um sucesso! Agora são necessários 7 caminhões tanques por dia para suprir a necessidade de gasolina. Supondo um carregamento de 10 minutos, caso o frentista fique exposto a 350 ppm em cada carregamento, a exposição estará seguindo as instruções da ACGIH?
7) Uma industria química produz metanol em seu processo. Seu processo não é automatizado de modo que, para coletar amostras, o operador fica exposto durante 1 minuto, a uma concentração no ar de 220 ppm. Quantas amostras por dia esse trabalhador pode coletar, segundo os limites da ACGIH?
8) Uma industria química utiliza o composto Metil vinil cetona em seu processo. Qual a exposição máxima que seus funcionários podem ser submetidos durante toda a jornada de trabalho (baseado nos dados da ACGIH)?
9) Ao medir a exposição dos trabalhadores da fabrica acima, constatamos que a concentração de metil etil cetona era de 350 ppm. Devemos começar a pagar insalubridade para eles?
9) O operador de uma área industrial, durante a sua jornada, fica exposto as seguintes concentrações de sulfato de dimetila: 0.06 ppm por 4 horas e 0.12 por 2 horas. Essa exposição atende aos limites da ACGIH?
10) Durante o abastecimento de uma aeronave com querosene, o piloto é exposto a uma concentração de 560 ppm durante 20 minutos. Supondo que essa operação seja efetuada apenas uma vez por dia, a exposição do piloto está dentro dos limites da ACGIH?
11) O piloto da questão anterior foi solicitado a ajudar no abastecimento de uma segunda aeronave. Neste dia, sua exposição irá superar o recomendado pela ACGIH?
12) Em uma fabrica de defensivos agrícolas o processo segue em bateladas. Cada batelada dura 1 hora, de modo que cada operador é responsável por iniciar 8 processos em sua jornada de trabalho diária. Durante o inicio da batelada ele é momentaneamente exposto a uma concentração de benzeno de 1 ppm (durante 5 minutos em cada exposição). Essa rotina atende as recomendações da ACGIH? Comente.
13) Um operador trabalha exposto a uma concentração no ar de 200 ppm do composto 1,3 butadieno. Essa exposição segue as recomendações da ACGIH? Esse trabalhador deve receber insalubridade?
14) Sabendo que o TVL-STEL do metanol é de 250 ppm, é correto afirmar que o trabalhador pode ficar exposto a essa concentração durante todo o dia?
15) Trabalhando em uma importante empresa química brasileira, José fica exposto a uma concentração (no ar) de 50 ppm de acetaldeido durante toda sua jornada de 48 horas de trabalho por semana. Segundo lei brasileira, a empresa deve atuar de que modo diante deste quadro?
16) Pedro trabalha na mesma empresa de José, porém em um outro setor da planta. Sua exposição é de 20 ppm de acetaldeido durante as 48 horas de trabalho semanais. Em relação a Pedro, que atitudes devem ser tomadas?
17) Luiz tem menos sorte que Pedro e José, estando exposto a 80 ppm. O que muda?
18) Em um ambiente com pouca ventilação, os trabalhadores ficam expostos a uma determinada concentração de n-propano. Sabendo que a concentração de oxigênio no ar foi medida como sendo 17%. Segundo a NR-15, essa situação é permitida? Justifique.
19) Expor um trabalhador a uma concentração de 2 ppm no ar de fosfina obriga a pagar insalubridade? Use a NR-15 para responder.

20) Segundo a NR-15, o limite de exposição a amônia é de 20 ppm. Qual o valor máximo permitido sem precisar fazer acompanhamento? Qual o valor máximo sem pagar insalubridade? Qual o valor máximo pagando insalubridade? Compare com as recomendações da ACGIH?


21) Ácido clorídrico tem Valor Teto de 4 ppm (NR-15). Usando o fator de desvio para calculo do valor máximo (quadro 2, anexo 11, NR-15), chegamos que o valor máximo é de 8 ppm. Esse procedimento está correto?
22) O ambiente onde encontra-se instalada uma planta química contém uma concentração no ar de 310 ppm de éter etílico. Basta pagar insalubridade aos trabalhadores e está tudo certo?
23) Sabendo que a acetona tem um limite de exposição (NR-15) de 780 ppm, todo empregado submetido a uma concentração média de 800 ppm durante sua jornada de trabalho deve receber auxílio periculosidade. Está correta essa interpretação da Norma?
24) Usando os dados de DL-50 e CL-50 é possível deduzir a concentração segura a qual um trabalhador pode estar exposto durante toda a sua vida profissional? E caso tenhamos também a IDLH?
25) Mateus está exposto a uma concentração média ao longo do dia de 9 ppm de Álcool furfurilico, e a 60 ppm de álcool isoamilico. Segundo as melhores práticas da ACGIH, essa exposição atende aos limites recomendados?
26) Uma exposição constante a 40 ppm de metaacrilato de metila merece alguma atenção especial? Por que?
27) Luciana está exposta as seguintes concentrações de estireno durante seu dia de trabalho:

Tempo Concentração (ppm)

2 horas 15 ppm

1 hora 10 ppm

5 minutos 41 ppm

5 horas 2 ppm

A exposição segue a recomendação da ACGIH?
28) Marta está exposta as seguintes concentrações de estireno durante seu dia de trabalho:

Tempo Concentração (ppm)

2 horas 15 ppm

1 hora 10 ppm

15 minutos 35 ppm

5 horas 2 ppm


A exposição segue a recomendação da ACGIH?

28) Luiza está exposta as seguintes concentrações de estireno durante seu dia de trabalho:

Tempo Concentração (ppm)

7 horas e 45 minutos 20 ppm

15 minutos 35 ppm

A exposição segue a recomendação da ACGIH?


29) Um trabalhador exposto as seguintes concentrações de ácido clorídrico está dentro dos limites legais? É condição insalubre? Comente baseado na NR-15

Tempo Concentração (ppm)

7 horas e 45 minutos 2 ppm

15 minutos 5 ppm

30) Ao longo da jornada de trabalho de um técnico de laboratório químico foram feitas as seguintes medidas instantâneas da concentração de ácido clorídrico no ar. Todas as medidas foram feitas na zona de respiração do trabalhador.


Horário: 8h01min 0.5 ppm

Horário: 8h30 min 0.75 ppm

Horário: 9h00min 0.75 ppm

Horário: 9h20 min 1.5 ppm

Horário: 10h00 min 1.75 ppm

Horário: 10h45 min 2 ppm

Horário: 11h15 min 1.5 ppm

Horário: 11h55 min 1.9 ppm

Horário: 14h00 min 1 ppm

Horário: 16h00 min 0.75 ppm


Qual a exposição média que o trabalhador esteve exposto ao longo de sua jornada de trabalho? Esse valor supera a TLV-TWA?

31) Os limites de tolerância a substância Siella não estão registrados na NR-15. Posso assumir que ela é totalmente segura? Qual o nível de exposição que caracteriza insalubridade?



32) Após um vazamento de gás natural em espaço confinado, verificou-se que o ambiente contém 0.5% em volume de gás. Segundo a ACGIH, existe risco expor os trabalhadores a essa atmosfera?


Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
Universidade estadual
união acórdãos
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande