Lista de exercício de física II



Baixar 7.25 Kb.
Encontro15.04.2019
Tamanho7.25 Kb.

Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA

Lista de exercício de física II

Profª: Jusciane da Costa e Silva


  1. Uma corda de massa desprezível está esticada horizontalmente entre dois suportes separados por 3,44 m. Quando um objeto pesando 3160 N é pendurado no centro da corda, ele arqueia por 35 cm. Qual é a tensão na corda?



  1. Um arco é puxado em seu ponto médio até que a tensão na corda fica igual à força exercida pelo arqueiro. Qual é ângulo entre as duas metades de corda?



  1. Na Fig. Abaixo, uma esfera uniforme de massa m = 0,85 kg e raio r = 4,2 cm são mantidos em repouso por uma corda de massa desprezível presa a uma parede sem atrito a uma distância L = 8,0 cm acima do centro de esfera. Encontre (a) a tensão na corda e (b) a força da parede a esfera.





  1. A fig. Abaixo esta em equilíbrio, com a corda do centro exatamente na horizontal. O bloco A pesa 40 N, o bloco B pesa 50 N, e o ângulo teta é 35°. Encontre (a) a tensão T1, (b) a tensão T2, (c) a tensão T3 e (d) o ângulo teta.




  1. Na Fig. Abaixo, uma viga uniforme e peso igual a 500 N e com 3 m de comprimento está suspensa horizontalmente. No lado esquerdo ele está presa a uma parede por uma dobradiça; à direita ela está presa por um cabo parafusado na parede a uma distância D acima da viga. O cabo se rompe com uma tensão mínima de 1200 N. (a) Que valor de D corresponde a esta tensão? (b) Para que o cabo não se rompa, D deve aumentar ou diminuir em relação a este valor?





  1. A Fig. Abaixo mostra a curva tensão-deformação para o quartzito. Quais são (a) o módulo de Young e (b) o valor aproximado do limite elástico para este material?





  1. Uma haste de alumínio horizontal com 4,8 cm de diâmetro se projeta 5,3 cm além da parede. Um objeto de 1200 kg esta suspenso na extremidade da haste. O módulo de cisalhamento do alumínio é 3 x 1010 N/m2. Desprezando a massa da haste, encontre (a) a tensão de cisalhamento sobre a haste e (b) a deflexão vertical da extremidade da haste.



  1. Na Fig. Abaixo, um tijolo de chumbo repousa horizontalmente sobre os cilindros A e B. As áreas das faces superiores dos cilindros estão relacionadas por AA = 2AB; os módulos de Young dos cilindros estão relacionados por EA = 2EB. Os cilindros tinham comprimentos idênticos antes que o tijolo fosse colocado sobre eles. Que fração da massa do tijolo é suportada (a) pelo cilindro A e (b) pelo cilindro B? As distâncias horizontais entre o centro de massa do tijolo e os eixos dos cilindros são dAe dB. (c) Qual é a razão dA/dB?





Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
união acórdãos
Universidade estadual
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande