Lista bio fer fisiologia vegetal



Baixar 32.05 Kb.
Encontro12.12.2017
Tamanho32.05 Kb.

LISTA BIO – FER FISIOLOGIA VEGETAL


1. (Unesp 2014) Duas vizinhas, A e B, tinham, cada uma delas, um vaso de barro com uma mesma espécie de planta, de mesmo porte e idade.

Quando saíram em férias, a vizinha A colocou seu vaso dentro de um balde com água, tomando cuidado para que o nível de água chegasse à borda do vaso, e envolveu o balde com um saco plástico, fechando o saco na base do caule da planta, para evitar a evaporação da água pela superfície do balde. A parte aérea da planta não foi envolta pelo saco plástico.

A vizinha B colocou seu vaso debaixo de uma torneira pingando, tomando o cuidado para que o gotejamento mantivesse a terra apenas úmida, mas não encharcada.

Ambos os vasos foram mantidos nas varandas das respectivas casas, bem iluminados e ventilados, mas protegidos do sol.

Ao final de dois meses, quando retornaram das férias, verificaram que uma das plantas estava morta, enquanto a outra se mantinha viçosa.


Qual das plantas morreu? Justifique sua resposta.

2. (Unesp 2011) As plantas têm um importante papel no ciclo da água na natureza. A figura representa, de forma simplificada, esse ciclo:



Explique como a planta retira a água do solo e o mecanismo pelo qual essa água chega até as folhas e retorna para a atmosfera.

3. (Fuvest 2012) Na vitória-régia, mostrada na figura abaixo, os estômatos localizam-se na superfície superior da folha, o que acontece também em outras plantas aquáticas.



a) Considerando o ambiente em que a vitória-régia ocorre, seus estômatos passam a maior parte do tempo abertos ou fechados? Justifique sua resposta.

b) Liste o que entra e o que sai do estômato aberto de uma folha.

4. (Unicamp 2011) As substâncias orgânicas que nutrem as plantas são produzidas por meio da fotossíntese em células dotadas de cloroplastos, localizadas principalmente nas folhas. Nesse processo, que tem a luz como fonte de energia, moléculas de água (H2O) e de gás carbônico (CO2) reagem, originando moléculas orgânicas. As moléculas de água são absorvidas principalmente através da raiz, e o CO2, através dos estômatos.
a) A abertura dos estômatos depende de diversos fatores ambientais. Cite um fator ambiental que afeta a abertura estomática e explique como isso ocorre.

b) Que processo permite que a planta utilize parte das substâncias orgânicas produzidas na fotossíntese como fonte de energia para suas células? Em que consiste esse processo?

5. (Unicamp 2009) O aumento na taxa de transpiração das plantas, levando-as a um maior consumo de água, torna-as mais sensíveis à deficiência hídrica no solo.

a) Explique o mecanismo de reposição da água perdida pela planta com o aumento da taxa de transpiração.

b) Explique o(s) caminho(s) que pode(m) ser percorrido(s) pela água nas plantas, desde sua entrada nos pelos absorventes até a sua chegada no xilema da raiz.

6. (Unesp 2008) Na casa de Pedrinho, a caixa d'água mantinha-se suspensa por quatro grandes pilares. Ao lado da caixa d'água, um abacateiro tinha a mesma altura, o que fez Pedrinho pensar: "Se, para abastecer as torneiras da casa, a caixa tinha que ficar a certa altura, de tal modo que a água fluísse pela ação da gravidade, como o abacateiro resolvia o problema de transportar a água do solo para as folhas, contra a ação da gravidade?" Explique como a água do solo pode chegar às partes mais altas da planta.

7. (Unifesp 2008) A hidroponia consiste no cultivo de plantas com as raízes mergulhadas em uma solução nutritiva que circula continuamente por um sistema hidráulico. Nessa solução, além da água, existem alguns elementos químicos que são necessários para as plantas em quantidades relativamente grandes e outros que são necessários em quantidades relativamente pequenas.

a) Considerando que a planta obtém energia a partir dos produtos da fotossíntese que realiza, por que, então, é preciso uma solução nutritiva em suas raízes?

b) Cite um dos elementos, além da água, que obrigatoriamente deve estar presente nessa solução nutritiva e que as plantas necessitam em quantidade relativamente grande. Explique qual sua participação na fisiologia da planta.

8. (Unesp 2007) Sobre o processo da transpiração dos vegetais, foram feitas as cinco afirmações seguintes.

I. Em torno de 95% da água absorvida pelas plantas é eliminada pela transpiração, principalmente pelos estômatos.

II. Os estômatos abrem-se quando a turgescência das células-guardas é alta, fechando-se quando esta é baixa.

III. A reação mais imediata da planta à pouca disponibilidade de água no solo é o fechamento dos estômatos.

IV. A consequência do contido na afirmação III será uma diminuição da difusão de CO2 para o interior das folhas.

V. Considerando a concentração de gás carbônico, a disponibilidade de água no solo, a intensidade luminosa, a temperatura e a concentração de oxigênio, esta última é a que exerce menor efeito sobre o processo de abertura e fechamento dos estômatos.

São corretas as afirmações

a) I e III, apenas.

b) I e IV, apenas.

c) II e IV, apenas.

d) I, II, III e V, apenas.

e) I, II, III, IV e V.

9. (Unifesp 2007) Um professor deseja fazer a demonstração da abertura dos estômatos de uma planta mantida em condições controladas de luz, concentração de gás carbônico e suprimento hídrico. Para que os estômatos se abram, o professor deve:

a) fornecer luz, aumentar a concentração de CO2 circundante e manter o solo ligeiramente seco.

b) fornecer luz, aumentar a concentração de CO2 circundante e baixar a umidade do ar ao redor.

c) fornecer luz, diminuir a concentração de CO2 circundante e adicionar água ao solo.

d) apagar a luz, diminuir a concentração de CO2 circundante e adicionar água ao solo.

e) apagar a luz, certificar-se de que a concentração de CO2 circundante esteja normal e aumentar a umidade do ar ao redor.

10. (Fuvest 2007) Existe um produto que, aplicado nas folhas das plantas, promove o fechamento dos estômatos, diminuindo a perda de água.

Como consequência imediata do fechamento dos estômatos,

I. o transporte de seiva bruta é prejudicado.

II. a planta deixa de absorver a luz.

III. a entrada de ar atmosférico e a saída de CO2 são prejudicadas.

IV. a planta deixa de respirar e de fazer fotossíntese.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) III e IV.


Gabarito:
Resposta da questão 1:
A planta da vizinha A. Essa planta passou dias em solo encharcado com água e passou por um processo conhecido como “seca fisiológica”, porque, apesar da água estar presente no solo, a planta não a absorve. Esse fato está relacionado com a deficiência de oxigênio na água, devido à decomposição aeróbica no solo encharcado.
Resposta da questão 2:
A água é absorvida por osmose pelos radiculares. Os vasos lenhosos do xilema transportam a água e os íons minerais da raiz até à copa. A sucção promovida pelas folhas, devido à transpiração estomática, provoca a subida da água até as partes mais altas do vegetal.
Resposta da questão 3:
a) A vitória-régia é uma angiosperma aquática típica de ecossistemas equatoriais; tais como as coleções de águas continentais da Amazônia. Essas plantas flutuantes vivem em locais úmidos e devem manter seus estômatos abertos a maior parte da fase iluminada do dia.

b) Os estômatos abertos permitem a entrada de gases como o CO2 e O2 e a saída de água durante a transpiração.


Resposta da questão 4:
a) A abertura estomática é influenciada por fatores como o grau de turgescência das células-guarda, a luminosidade ambiental, a concentração de CO2 e potássio no interior das células estomáticas, entre outros. Células-guarda bem iluminadas produzem glicose, tornam-se hipertônicas e ganham água das células vizinhas por osmose. Quando túrgidas, elas se afastam determinando a abertura da fenda estomática (ostíolo).

b) Respiração celular. Consiste na oxidação de substâncias orgânicas liberando energia que será armazenada no ATP. A hidrólise do ATP fornece energia para o trabalho celular.


Resposta da questão 5:
a) A reposição da água ocorre por meio de absorção através dos pelos absorventes radiculares. De um modo geral, quanto maior a transpiração, maior será a absorção de água pelas raízes.

b) Caminhos da água:

1) pelo absorvente paredes das células do córtex endoderma periciclo xilema.

2) pelo absorvente citoplasma das células vacúolos xilema.


Resposta da questão 6:
A água é absorvida nas raízes e transportada pelo xilema até as partes mais altas da planta. Segundo a teoria de Dixon, a transpiração gera uma força de sucção. A coluna líquida sobe em estado de tensão e mantém-se contínua graças à coesão entre as moléculas de água.
Resposta da questão 7:
a) A planta é um ser autótrofo, isto é, sintetiza os compostos orgânicos necessários a partir de água, nutrientes minerais e dióxido de carbono.

b) Nitrogênio (N) - absorvido sob forma de nitratos e utilizado na síntese de proteínas, ácidos nucléicos e clorofilas.

Magnésio (Mg) - absorvido sob forma de óxidos de magnésio, participando na síntese de clorofila.

Fósforo (P) - absorvido sob forma de óxidos e relacionado com a produção de energia - síntese de ATP.


Resposta da questão 8:
[E]
Resposta da questão 9:
[C]
Resposta da questão 10:
[B]



Página de




Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
união acórdãos
Universidade estadual
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande