Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia. Descrição



Baixar 40.16 Kb.
Encontro21.10.2017
Tamanho40.16 Kb.




Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia.
Descrição. O entendimento dos processos fisiológicos, celulares e moleculares associados com o uso de diversos materiais, medicamentos e demais intervenções terapêuticas preventivas ou curativas na odontologia é o tema central desta linha de pesquisa. Mais especificamente, fazem parte desta linha os projetos de pesquisa translacionais que visam prover uma base científica sólida para transferir os novos conhecimentos, mecanismos e técnicas advindos da pesquisa básica para a prática clínica odontológica.


Projetos:

    1. Regeneração tecidual guiada em humanos.

Descrição: O objetivo do presente projeto é avaliar o efeito de diversas intervenções e materiais sobre a reparação óssea alveolar e/ou regeneração tecidual em humanos.

Equipe Docente:

Marcelo Bönecker


Linha 2: Epidemiologia, diagnóstico e prevenção em Odontologia
Descrição: A epidemiologia é um campo de estudo útil para identificar aspectos importantes que influenciam a ocorrência de agravos e situações que podem afetar a saúde bucal da população, bem como para avaliar os métodos de diagnóstico e prevenção dessas situações. Nessa linha de pesquisa, estudos que abordam as diversas estratégias de diagnóstico das condições que afetam a saúde bucal, tanto no âmbito populacional em levantamentos epidemiológicos, como na atuação clínica nos consultórios e clínicas odontológicos. Dentro dessas estratégias, estão incluídos fatores e indicadores de risco dos diversos agravos que afetam a saúde bucal, fatores prognósticos, métodos para realizar e otimizar o exame clínico e exames complementares, bem como instrumentos de coleta da autopercepção e impacto desses agravos na qualidade de vida das pessoas. Métodos visando a prevenção desses problemas de saúde bucal na população também serão estudados considerando as diversas populações e áreas de atuação da odontologia.


Projetos:

2.1) Instrumentos para avaliação de necessidades de tratamento, impacto na qualidade de vida e levantamentos epidemiológicos em saúde bucal

Descrição: Nos últimos anos, diversos instrumentos têm sido desenvolvidos para avaliar o impacto de problemas de saúde bucal na qualidade de vida ou a percepção de necessidade de tratamento pelos próprios indivíduos. Essa avaliação pode levar a uma proposta de abrangência de cuidados também baseado na opinião das pessoas. Portanto, os objetivos do projeto serão desenvolver e traduzir para a língua portuguesa instrumentos de avaliação da percepção de necessidades de cuidados odontológicos, bem como questionários de avaliação sobre o impacto de problemas de saúde bucais na qualidade de vida de crianças, adolescentes e adultos. Alguns instrumentos desses instrumentos serão também validados e aplicados em diferentes populações e para diferentes problemas de saúde bucal.


Equipe Docente:

Ana Lidia Ciamponi

Daniela Prócida Raggio

Fausto Medeiros Mendes

Marcelo Bönecker

Marcia Turolla Wanderley



2.2) Utilização de diferentes técnicas para avaliação da anatomia de estruturas da face

Descrição: A avaliação das estruturas anatômicas das estruturas da face em situações de normalidade ou na presença de agravos de saúde bucal constitui importante ferramenta para auxiliar o diagnóstico dos diferentes problemas de saúde bucal. O desenvolvimento e a evolução de técnicas de imagem ou outras tecnologias é constante e deve ser avaliado quanto à sua utilidade. Dessa forma, o projeto terá como objetivos avaliar técnicas de imagem ou não, tais como fotografia, radiografia e tomografia computadorizada de feixe cônico, entre outras, na avaliação anatômica de estruturas da face de interesse para o diagnóstico de problemas bucais nos campos da endodontia, ortodontia, cirurgia, periodontia e traumatismos dentários.

Equipe Docente:

Ana Lidia Ciamponi

Fausto Medeiros Mendes

Marcia Turolla Wanderley



2.3) Avaliação da atividade e diagnóstico de cárie em dentes decíduos nos contextos epidemiológico, clínico e educacional

Descrição: O diagnóstico de cárie nos dias atuais é bem mais amplo do que a simples detecção da presença das lesões de cárie. Dentro desse aspecto, a avaliação da atividade de cárie é um fator fundamental para o clínico chegar a uma decisão de tratamento nos dias de hoje. Diante desse panorama, o objetivo do projeto será investigar diferentes métodos para avaliação da atividade de lesões de cárie em crianças. Serão avaliados índices baseados na inspeção visual, bem como métodos avançados baseados na captação da fluorescência emitida pelo tecido cariado após a emissão de luz. Os métodos serão investigados no contexto da clínica odontológica, bem como em levantamentos epidemiológicos. Métodos para ensino da utilização desses índices também serão propostos e avaliados.

Equipe Docente:

Fausto Medeiros Mendes

Marcelo Bönecker

Mariana Minatel Braga Fraga



2.4) Epidemiologia, tratamento e prevenção de lesões não cariosas dos tecidos dentários

Descrição: Frente à diminuição da prevalência de cárie que tem ocorrido nos últimos anos na maioria dos países, outros agravos que acometem os tecidos dentários do dente têm sido alvo de preocupação dos cirurgiões dentistas e da população. No entanto, os estudos sobre a prevalência desses distúrbios, métodos efetivos de prevenção e tratamento, bem como o impacto que esses distúrbios causam à qualidade de vida das pessoas, ainda são relativamente escassos. Portanto, o objetivo do presentes estudo será avaliar a prevalência de desgaste dental, erosão e outros tipos de lesões não cariosas dos tecidos dentários em crianças e adolescentes, bem como o impacto dessas alterações sobre a qualidade de vida desses indivíduos. Métodos de prevenção de erosão também serão avaliados.

Equipe Docente:

Marcelo Bönecker



2.5) Condições de saúde bucal de pacientes com necessidades de cuidados especiais

Descrição: Os portadores de necessidades de cuidados especiais representam uma parcela significativa da população e apresentam condições de saúde bucal com certas peculiaridades de acordo com o tipo de necessidade especial que possuem. Assim, esse projeto tem como objetivo avaliar a prevalência, diagnóstico e tratamento de determinadas condições bucais em indivíduos com necessidades especiais. Vários aspectos serão avaliados em pessoas submetidas à radioterapia de cabeça e pescoço, ou em portadores de fendas labiais e palatinas, fraturas na região de cabeça e pescoço, bem como em pacientes portadores de paralisia cerebral.

Equipe Docente:

Ana Lidia Ciamponi



2.6) Repercussões dos traumatismos nos dentes permanentes e decíduos

Descrição: Os traumatismos dentários são eventos comuns e podem resultar em sequelas aos dentes permanentes quando ocorrem diretamente no elemento dentário permanente, ou então quando atingem dentes decíduos, podendo levar a algum defeito de formação no germe dental do sucessor permanente. O objetivo desse projeto será investigar o efeito dos traumatismos dentários nos dentes decíduos em sequelas ao próprio dente decíduo, como ocorrência de necrose pulpar, alterações de cor, calcificação entre outros. Também serão avaliadas possíveis sequelas que ocorrem nos dentes permanentes em virtude do traumatismo no antecessor decíduo. Os traumatismos em dentes permanentes e a efetividade de medidas de proteção também serão abordados no projeto.

Equipe Docente:

Fausto Medeiros Mendes

Marcelo Bönecker

Marcia Turolla Wanderley

Mariana Minatel Braga Fraga




Linha 3: Saúde, Educação e Sociedade
Descrição: Estuda a prática em saúde bucal e a sociedade, abrangendo o campo da Saúde Coletiva como expressão das Políticas Públicas em Saúde, a Bioética, a Odontologia Legal e a Educação em Odontologia.


Projetos:

3.1) Educação odontológica e currículo

Descrição: Novas tecnologias têm sido utilizadas para o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem em diversas áreas do conhecimento. Na Odontologia, alterações curriculares e operacionais tem viabilizado a adaptação às novas demandas do mundo contemporâneo. O objetivo do projeto é estudar estratégias que viabilizem maior aproveitamento nas atividades de ensino-aprendizagem.

Equipe Docente:

Ana Estela Haddad



3.2) A Telessaúde e a Teleodontologia como ferramenta aplicada à teleducação e à teleassistência: implantação da Rede Nacional de Teleodontologia, produção de conteúdos e cursos utilizando as tecnologias educacionais interativas

Descrição: . Este projeto testa, avalia, e promove a capacitação dos docentes , discentes e profissionais na utilização das tecnologias de informação e comunicação para a troca de informações necessárias para o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, para pesquisas e avaliação, e para a educação continuada dos provedores e profissionais de saúde, com o objetivo maior de promover a melhoria da saúde dos indivíduos e da comunidade.

Equipe Docente:

Ana Estela Haddad

3.3) O papel dos recursos humanos na saúde e da saúde do trabalhador na gestão e planejamento em odontologia

Descrição: A formação de recursos humanos em Odontologia e o constante acompanhamento da evolução de suas atividades profissionais são analisados neste projeto, que tem como objetivo analisar o perfil da atividade profissional de cirurgiões-dentistas e profissões auxiliares tanto no setor público quanto no privado, em seu envolvimento em atividades individuais e coletivas, e na gestão de recursos humanos, financeiros, de qualidade e avaliação dos estabelecimentos de serviços odontológicos públicos e privados.

Equipe Docente:

Ana Estela Haddad



Linha 4: Procedimentos odontológicos e propriedades de materiais e instrumentos
Descrição: Estuda o desenvolvimento e a aplicação de procedimentos, instrumentos, produtos e/ou substâncias observando seus impactos na Clínica Odontológica.




4.1) Estudos das técnicas de aplicação e desempenho de materiais restauradores em dentes decíduos

Descrição: O objetivo deste projeto é avaliar o comportamento imediato e ao longo do tempo de materiais dentários aplicados ao substrato de dentes decíduos, seja ele hígido ou modificado, para procedimentos restauradores e reabilitadores.

Equipe Docente:

Daniela Prócida Raggio

Marcelo Bönecker

Marcia Turolla Wanderley



4. 2) Condutas não operatórias no controle de lesões de cárie em superfícies oclusais e proximais

Descrição: Avaliar a efetividade de métodos não invasivos para o tratamento de cárie em dentes decíduos e o comportamento dos diferentes materiais restauradores.

Equipe Docente:

Ana Lidia Ciamponi

Fausto Medeiros Mendes

Marcia Turolla Wanderley

Mariana Minatel Braga Fraga



4. 3) Ensaios biomecânicos e físico-químicos para avaliação do desempenho de instrumentos, métodos e técnicas em endodontia

Descrição: Avaliar qualitativamente e quantitativamente utilizando métodos biomecânicos e físico-químicos a efetividade das diferentes técnicas de aplicação endodontica nas fases de preparo da câmara pulpar, preparo mecânico e químico dos sistemas dos canais radiculares, sua obturação e desobturação bem como comparar a qualidade e a eficiência de instrumentais e equipamentos utilizados em endodontia.

Equipe Docente:

Fausto Medeiros Mendes



4. 4) Análise do desempenho de materiais e substâncias químicas na Clínica Odontológica

Descrição: Materiais e substâncias químicas de uso em Clínica Odontológica

Equipe Docente:

Daniela Prócida Raggio



Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
Universidade estadual
união acórdãos
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande