Leia o texto abaixo



Baixar 44.83 Kb.
Encontro19.02.2018
Tamanho44.83 Kb.






Trabalho de Recuperação Final de Gramática

Profª: Rosa

3ª Série EM

Valor:


1º Trimestre 2011

Nome:

Nº:
1) (UNICAMP- SP) – A organização sintática dada a certos trechos exige do leitor um esforço desnecessário de interpretação. Abaixo você tem um exemplo disso.

“Ao chegar ao ancoradouro, recebeu Alzira Alves Filha um colar indígena feito de escamas de pirarucu e frutos do mar, que estava acompanhada de um grupo de adeptos do Movimento Evangélico Unido.” (Folha de S. Paulo)



a) Reescreva o trecho, apenas alterando a ordem, de forma a tornar a leitura mais simples.

b) Com base na solução que você propôs, explique por que, do ponto de vista da estrutura sintática do português, o trecho acima oferece dificuldade desnecessária para a compreensão.
2) Indique o trecho que apresenta ambiguidade no período abaixo. Explique como o duplo sentido poderia ser evitado.

A esposa do médico que apoiou o projeto de clonagem terapêutica festejou a aprovação da lei.


Leia a tira abaixo para responder à questão 3.


3) Reescreva a fala do primeiro quadro da tira, adaptando-a à norma culta. Justifique sua resposta.
4) Reúna os períodos, utilizando o pronome relativo indicado entre parênteses.

a) O acesso à Internet permite a produção de reportagens mais completas. Os dados da Internet podem ser consultados por jornalistas de dentro das redações. (cujo)

b) A mulher era bela e temente a Deus. Os anciãos fizeram acusações contra a mulher. (quem)

c) Joana andava despreocupada pelo jardim. O jardim tinha um regato e flores silvestres. (onde)
5) (ITA) – O texto abaixo, da seção “Saúde” do Suplemento de março/2000, do Caderno Regional Folha Vale, Folha de S. Paulo, faz parte de uma série de recomendações para relaxamento dos olhos.

- Lubrificantes oculares gelados também são muito eficientes, mas só quando prescritos por um oftalmologista.

- Importante: não jogue água boricada dentro do olho, pois isto causa irritação. Ela deve ser usada apenas para limpeza externa ou como compressa gelada.

a) Localize, no texto, o trecho em que há um problema de coerência.

b) Reescreva o trecho de modo a torná-lo coerente.
6) (FUVEST) – “Se eu não tivesse atento e olhado o rótulo, o paciente teria morrido, declarou o médico.”

Reescreva a frase acima, corrigindo a impropriedade gramatical que nela ocorre.


7) (FUVEST)

(...)

Num tempo

Página infeliz da nossa história

Passagem desbotada na memória

Das nossas novas gerações

Dormia

A nossa pátria mãe tão distraída

Sem perceber que era subtraída

Em tenebrosas transações

(...).

(Chico Buarque e Francis Hime, Vai passar)



a) É correto afirmar que o verbo dormia tem uma conotação positiva, tendo em vista o contexto em que ele ocorre? Justifique sua resposta.

b) Identifique, nos três últimos versos, um recurso expressivo sonoro e indique o efeito de sentido que ele produz. (Não considere a rima distraída/subtraída)
8) (FGV) – Leia a frase abaixo. Se ela estiver bem articulada, transcreva-a no espaço de resposta. Se estiver mal articulada, transcreva-a, fazendo a correção.

Tem chovido muito ultimamente. Por causa da chuva ocasiona muitos acidentes na estrada.
9) “Dos irmãos, um lavava as mãos se as mulheres achavam que estava certo:...”

a) O período dado está em linguagem coloquial; transponha-o para o nível culto, fazendo a correlação verbal adequada.

b) Dê o significado da expressão “lavar as mãos”.
Leia o texto e responda às questões 10 e 11.
MALA PRONTA

O ex-prefeito de Sonora, J.C.C., apenas aguarda os primeiros pronunciamentos da Justiça e do Tribunal de Contas para decidir se responde o processo por desvio de R$ 130 milhões em carne e osso ou desaparece, seguindo exemplo de um colega de corrupção. J.C.C. corre dois riscos: ter que devolver o dinheiro e ainda ir para a cadeia. São motivos suficientes para pensar em pegar a estrada.

(Diário da Serra, Campo Grande. Adaptado.)

10) O que significa a expressão “em carne e osso”?
11) Se a sequência “em carne e osso” não for lida como expressão idiomática e as palavras carne e osso forem tomadas em sentido literal, é possível fazer outra interpretação da nota acima. Qual é essa interpretação?
Leia o texto para responder à questão 12.

Há certas expressões significativas: “Contra fato não há argumento”. Elas querem dizer que, diante da evidência do real, não cabem as argumentações em contrário, o que em princípio parece estar certo. Mas, na verdade, significam também coisas como “o que vale é a força” ou “ideia não resolve”. Assim, pregam o reconhecimento do fato consumado, a capitulação diante do que se impôs no terreno “prático”, negando o direito de discutir, de argumentar para mudar a realidade. E então se tornam sinistras.

Antonio Candido, Recortes.
12) Entre as “expressões significativas”, a que se refere o autor do texto, podem-se incluir certos provérbios, como, por exemplo, “Cada macaco no seu galho”. Indique o sentido que esse provérbio assume.

a) se for entendido como uma afirmação aceitável, que, em princípio, parece estar certa.

b) se for entendido como uma afirmação autoritária, que impõe um fato consumado.
13) O Partido X dedica-se a essa atividade mais do que nunca. Ocorre que ainda está longe do desejado, seja por falta de vontade, de vocação ou de incapacidade do partido. Entre outras razões, é por esse motivo que o dólar sobe .

(Fernando Rodrigues, Folha de S. Paulo, 25/09/2002 - parcialmente adaptado)

Na primeira oração ocorre uma palavra (um pronome) que permite concluir que o trecho acima não é o início do texto de Fernando Rodrigues. Qual é a palavra e por que sua ocorrência permite tal conclusão?
14) O final da sequência "seja por falta de vontade, de vocação ou de incapacidade..." apresenta um problema de coerência, que pode ser eliminado de duas maneiras. Quais são essas duas maneiras?
15) MARCA-PASSO NATURAL – Uma alternativa menos invasiva pode substituir o implante do marca – passo eletrônico (...). Cientistas do Hospital Johns Hopkins, nos EUA, conseguiram converter células cardíacas de porquinhos-da-índia em células especializadas, que atuam como um marca-passo, controlando o ritmo dos batimentos cardíacos. No experimento, o coração dos suínos recuperou a regularidade dos movimentos. A expectativa é que em alguns anos seja possível testar a técnica em humanos.

(IstoÉ, n. 1.720, 18/9/2002.)

O emprego da expressão “a técnica”, no final do texto, indica que ela foi explicada anteriormente. Em que consiste essa técnica?

16) Apesar do nome, o porquinho-da-índia é um roedor. Sendo assim, há uma forma equivocada de referir-se a ele no texto. Qual é essa forma e como se explica seu emprego?
17) Na sua coluna diária do Jornal Folha de S.Paulo, em 17 de agosto de 2005, José Simão escreveu: “No Brasil nem a esquerda é direita!”

Nessa afirmação, a polissemia da língua produz ironia. Em que palavras está ancorada essa ironia?


18) Quais os sentidos de cada uma das palavras envolvidas na polissemia acima referida?
Leia a tira abaixo e responda às questões 19 e 20.
O efeito cômico da tira de Veríssimo decorre do duplo sentido que pode ter a última frase: “Lava as mãos antes de vir para a mesa!”
19) Qual é o sentido mais imediato e corriqueiro da frase?
20) Qual o sentido que garante a comicidade da tira?
21) Em Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, Leonardinho acaba sendo preso por não ter cumprido suas obrigações: apesar de ser granadeiro (antiga designação para soldado), facilitou a fuga de Teotônio, procurando pela polícia. Explique como, no final, Vidigal se mostrou eticamente flexível e incoerente diante desse episódio.
22) Gil Vicente, no Auto da Barca do Inferno, também representa um mundo em que triunfa a “flexibilização da ética”?

Leia o texto para responder às questões 23 à 26.

Meses depois fui para o seminário de S. José. Se eu pudesse contar as lágrimas que chorei na véspera e na manhã, somaria mais que todas as vertidas desde Adão e Eva. Há nisto alguma exageração; mas é bom ser enfático, uma ou outra vez, para compensar este escrúpulo de exatidão que me aflige. Entretanto, se eu me ativer só à lembrança da sensação, não fico longe da verdade; aos quinze anos, tudo é infinito. Realmente, por mais preparado que estivesse, padeci muito. Minha mãe também padeceu, mas sofria com alma e coração; demais, o Padre Cabral achara um meio-termo, experimentar-me a vocação; se o fim de dois anos, eu não revelasse vocação eclesiástica, seguiria outra carreira.

(Machado de Assis, Dom Casmurro)


23) A hipérbole é uma figura de linguagem que se define, segundo o Dicionário Houaiss, como a “ênfase expressiva resultante do exagero da significação linguística (...) (p. ex.: morrer de medo, estourar de rir)”. Levando em conta essa definição, localize um exemplo de hipérbole.
24) O que justificaria, segundo o autor, esse seu exagero expressivo?
25) “(...) o Padre Cabral achara um meio-termo, experimentar-me a vocação (...)” – Sem alterar o sentido original, reescreva essa passagem, substituindo o pronome pessoal me, em “experimentar-me”, por um possessivo.
26) Reescreva o trecho “Realmente, por mais preparado que estivesse, padeci muito”, substituindo a oração sublinhada por outra que preserve o valor circunstancial apresentado. Comece por: Padeci muito...
Leia o texto abaixo para responder às questões 27 e 28.

No parágrafo introduzido por uma travessão, o narrador apresenta as opiniões de Miranda sobre seu vizinho João Romão.


27) Essas opiniões são expostas em estilo direto, indireto ou indireto livre? Explique, indicando elementos do texto que justifiquem sua resposta.
28) Que opinião a respeito do Brasil está implícita no que pensa Miranda?
Leia o texto que segue e responda às questões propostas:
João Carlos vivia em uma pequena casa construída no alto de uma colina, cuja frente dava para leste. Desde o pé da colina se espalhava em todas as direções, até o horizonte, uma planície coberta de areia. Na noite em que
completava 30 anos, João, sentado nos degraus da escada colocada à frente de sua casa, olhava o sol poente e observava como a sua sombra ia diminuindo no caminho coberto de grama. De repente, viu um cavalo que descia para a sua casa. As árvores e as folhagens não permitiam ver distintamente; entretanto observou que o cavalo era manco. Ao olhar de mais perto verificou que o visitante era seu filho Guilherme, que há 20 anos tinha partido para alistar-se no exército, e, em todo este tempo, não havia dado sinal de vida. Guilherme, ao ver seu pai, desmontou imediatamente, correu até ele, lançando-se nos seus braços e começando a chorar.

(Texto cedido pela professora Mary Kato. Apud Ingedore G. Villaça Koch e Luiz C. Travaglia.)
29)Observe se o autor emprega adequadamente sinais de pontuação, se o texto apresenta vocabulário e construções cultas ou raras. Em seguida, conclua: o autor do texto demonstra ter domínio da linguagem escrita ou não? Justifique sua resposta com elementos do texto.
30)Além do domínio vocabular e sintático da língua, o texto também apresenta marcas de coesão. Destaque do texto:

a)dois exemplos de coesão, no quais uma palavra (substantivo, pronome, numeral, etc.) retome um termo já expresso;

b)dois exemplos de marcadores temporais que dão ideia de sequência dos fatos;

c)um conector que estabeleça uma relação de oposição entre duas ideias.

31) Apesar de aparentemente bem-redigido, o texto apresenta sérios problemas de coerência, o que o torna inadequado. A fim de constatar os problemas de coerência do texto, responda:

A cena narrada ocorre à noite ( “Na noite em que completava 30 anos” ). No entanto, o que João olhava, sentado à frente de sua casa?


32) A frente da casa “dava para leste”. O leste ou o oriente é onde nasce o sol. Que fato do texto é incoerente com essa informação?
Leia o texto que segue para responder à questão 33 e 34:
Mistério do cérebro

Acredite se quiser, mas as linhas do desenho são perfeitamente retas. Não acredita? Incline a revista e olhe a figura no sentido das linhas. Esse é um dos mistérios desconhecidos do cérebro. Ninguém sabe exatamente____ isso acontece. Os cientistas acham que a ilusão ocorre____ a mente comete erros tentando calcular a distância entre dois pontos ou linhas.



(Super for kids, out. 2002).
33) As duas lacunas do texto devem ser preenchidas com uma destas formas: por que, por quê, porque ou porquê.

Qual dessas formas preenche adequadamente cada uma das lacunas?


34) Das palavras e expressões que seguem – visto que, por qual motivo, pois e por qual razão –, indique as que substituem adequadamente a forma da primeira e da segunda lacuna.
35) Reescreva as frases a seguir, empregando adequadamente os verbos entre parênteses no imperativo:

a)Não __ tuas obrigações e __ um bom aluno. (esquecer, ser)

b)__ suas promessas, não __ demagogo. (cumprir, ser)

c)__ mas não se __ lá mais que meia hora. (ir, demorar)

d)__-me seu lápis, Augusto. (emprestar)

e)__ o que eu tenho a dizer: __ à risca as instruções. (ouvir, seguir)
36) (UFPE-UFRPE) – Com base nos conceitos de denotação e conotação, analise e comente a interpretação da colega de Mafalda acerca da questão da prova de história.


( FUVEST) – Leia o trecho abaixo, extraído de um conto, e responda ao que se pede.


37) O texto procura representar um “fluxo de consciência”, ou seja, a livre-associação de ideias do narrador-personagem. Aponte dois recursos expressivos, presentes no texto, que foram empregados com essa finalidade.
38) Cite, do texto, um exemplo de emprego do discurso direto.

(UNICAMP) – O texto abaixo foi publicado na seção “Cartas do leitor” da Folha de S. Paulo de 30/8/00. referida a um crime que teve repercussão na imprensa escrita e falada, esta carta dá uma notável demonstração de machismo e desprezo pelas mulheres.
A recente morte violenta de uma jornalista choca a todos porque, nesse fato, o assassino foge ao perfil comum de tais tipos, mas certas situações que levam a isso estão aí, nos círculos milionários, meios artísticos, esportivos e de poder. Tudo porque o homem não aprende. Há milênios, gosta de passar aos demais uma imagem de eterna juventude e virilidade, posando com fêmeas muito mais jovens. Fingem acreditar que elas estão aí por amá-los. São poucas vezes atraídas pelo seu intelecto, e muitas pela fama, poder e dinheiro. A durabilidade de tais ligações, o geral, termina quando tal fêmea atinge seu objetivo. Pior ainda, quando essa fêmea mostra também intelecto e capacidade de sobrevivência sem seu protetor. Duro, triste, real.

(Laércio Zanini, Garça, SP)



39) O texto usa, em relação às mulheres, um termo fortemente conotado, e lhes atribui um comportamento que as desqualifica. Transcreva uma frase em que o termo ocorre, associado à descrição de comportamentos que desqualificariam as mulheres. Sublinhe o termo em questão na sua frase.
40) Quais os traços de caráter das mulheres em relação aos quais os homens deveriam se precaver, segundo o autor dessa carta?
41) A quem se refere o autor da carta, na frase “o homem não aprende”?
42) Coloque devidamente o acento grave indicador de crase, quando for necessário.

a) Assistimos a orquestra sinfônica no espaço cultural. A renda do espetáculo será usada para assistir as (as) famílias atingidas pela enchente.

b) Muitos aspiram a entrar na faculdade, pois visam a uma vida melhor.

c) A peça de teatro, só assistirei a ela se derem um convite a você também.
(UNICAMP) – A maneira como certos textos são escritos pode produzir efeitos de incoerência, como por exemplo: “Zélia Cardoso de Mello decidiu amanhã oficializar sua união com Chico Anysio” (A tarde, Salvador, 16/9/94)

É o que ocorre no trecho abaixo:



As forças armadas brasileiras já estão treinando 3 mil soldados para atuar no Haiti depois as retirada das tropas americanas. A Organização das Nações Unidas (ONU) solicitou o envio de tropas ao Brasil e a mais quatro países, disse ontem o presidente da Guatemala, Ramiro de Léon.

(O Estado de S. Paulo, 24/9/94)

43) Qual o efeito da incoerência presente no texto?
44) Do ponto de vista sintático, o que provoca esse efeito?
45) Reescreva o trecho, introduzindo apenas as modificações necessárias para resolver o problema.




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal