Inventário de gee: Ambiente Energia debate práticas



Baixar 18.91 Kb.
Encontro14.08.2019
Tamanho18.91 Kb.



Manchete, Notícias

Inventário de GEE: Ambiente Energia debate práticas


Da Agência Ambiente Energia - O Portal Ambiente Energia promoverá nesta quinta-feira, dia 19 de agosto, no Rio de Janeiro, o 1º Fórum sobre Práticas com Inventários de Emissões de GEE no Setor de Energia. O fórum vai colocar em foco os cases das cinco empresas do setor energético que participam do Programa Brasileiro GHG Protocol – Petrobras, Eletrobras Furnas, EDP no Brasil, Cesp e Copel, além da Vale, uma grande consumidora e investidora na área de energia. Elas integram uma seleta lista de 35 empresas brasileiras que participam do Registro Público de Emissões de GEE (Gases do Efeito Estufa).

Além de mostrar as iniciativas destas cinco empresas, o objetivo principal do fórum é estimular a troca de conhecimentos e experiências sobre o tema entre as empresas do setor de energia. Na abertura, será abordado o tema Planejamento da Matriz Energética e Economia de Baixo Carbono, com palestras de Ricardo Gorini, Superintendente de Estudos Econômicos e Energéticos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), e de Arilde Sutil Gabriel, coordenadora do GT Mudanças Climáticas da Apine, como representante do Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico (FMASE). Maria Luiza Milazzo, coordenadora do Grupo de Trabalho de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Sistema Eletrobras (GT3) fará palestra sobre Elaboração do Inventário de Emissões de GEE do Sistema Eletrobras.

O fórum conta com o apoio do Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico (FMASE), da Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica (ABCE), Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine) e Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Carbono (Abemc).

O fórum terá como resultado final a publicação de um “guideline”, uma publicação jornalística que vai mostrar a experiência das empresas de energia na elaboração de seus inventários de emissões de GEE e dos seus resultados trazendo a cobertura dos debates do evento.

Veja abaixo o programa do evento, que acontecerá no dia 19 de agosto, no Rio de Janeiro, das 8:30 às 13:30, no auditório da APIMEC/Rio – Av. Rio Branco, 103/21º andar – Centro – RJ.

Programa do Fórum

08:30 – 09:00 Credenciamento

09:00 – 09:40 Abertura: Planejamento da Matriz Energética e Economia de Baixo Carbono

Ricardo Gorini, Superintendente de Estudos Econômicos e Energéticos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE)

Arilde Sutil Gabriel, coordenadora do GT Mudanças Climáticas da Apine, representando o Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico (FMASE)

09:40 – 10:10 – Case Petrobras: Gestão de Emissões Atmosféricas na Petrobras – A experiência com inventários de emissões

Rodrigo Chaves Cardoso de Oliveira – da Coordenação de Emissões Atmosféricas e Mudança Climática da Gerência de Desempenho Energético da Petrobras



10:10 – 10:40 Case Furnas: Inventário Corporativo de Emissões de Gases do Efeito Estufa

Andre Cimbleris – Assessoria de Políticas e Estudos Ambientais



10:40 – 11:00 – Coffee Break

11:00 – 11:30 – Case da EDP no Brasil

Pedro Sirgado – Diretor-Executivo do Instituto EDP



11:30 – 12:00 – Palestra: Elaboração do Inventário de Emissões de GEE do Sistema Eletrobras

Maria Luiza Milazzo – Coordenadora do Grupo de Trabalho de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Sistema Eletrobras (GT3)



12:00 – 12:30 – Case da Cesp

Milton Roberto Estrela, gerente do Departamento de Meio Ambiente



12:30 – 13:00 – Case da Copel

Paulo Sérgio Pereira – Coordenador do Comitê Técnico do Programa de Gestão Corporativa de Mudanças Climáticas



13:00 – 13:30 – Case da Vale: Gestão Estratégica de Mudanças Climáticas na Vale

Renata Araújo – Coordenadora de Nova Economia e Mudanças Climáticas



Informações sobre o evento:

Fórum Práticas com Inventários de Emissões de GEE no Setor de Energia
Data: 19 de agosto – Rio de Janeiro
Horário: 8:30 às 13:30
Local: APIMEC/Rio – Av. Rio Branco, 103/21º andar – Centro – RJ
Site: www.ghgprotocolenergia.com.br
Inscrições: Telefone 21 3872-0355




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal