Interbits – SuperPro ® Web atividade bio magrao 06 setembro 1



Baixar 12.42 Kb.
Encontro02.07.2019
Tamanho12.42 Kb.

Interbits – SuperPro ® Web


ATIVIDADE BIO MAGRAO 06 SETEMBRO

1. (Ufmg) O tabagismo é um importante fator de alterações patológicas no pulmão - como o câncer e o enfisema pulmonar. Substâncias presentes no cigarro podem lesar esse órgão comprometendo seu funcionamento. Duas enzimas - elastase e a alfa-1-antitripsina - são essenciais para manter a integridade do pulmão. Analise os esquemas da figura1.

a) CITE o mecanismo genético que favorece o aparecimento de indivíduos deficientes para a síntese da enzima alfa-1-antitripsina.

b) Foram descritos vários alelos responsáveis por diferentes variantes enzimáticas, como, por exemplo, M (mais frequente) seguido de S e Z. Analise a tabela da figura 2.

I) DETERMINE a probabilidade de casais heterozigotos para o alelo M terem descendentes com genótipo favorável ao desenvolvimento de enfisema pulmonar. EXPLICITE o seu raciocínio.

II) Suponha que há um método para detecção desses alelos na população. RESPONDA:

Como os dados obtidos por esse método poderiam ser utilizados pelo Ministério da Saúde em programas de prevenção?

c) É comum fumantes sentirem falta de ar ao praticarem atividades físicas. Considerando essa informação,

I) CITE a estrutura pulmonar lesada nesses fumantes.

II) EXPLIQUE o processo fisiológico que provoca a falta de ar nesses indivíduos.



2. (Ufrj) O Ministério da Saúde adverte:

FUMAR PODE CAUSAR CÂNCER DE PULMÃO, BRONQUITE CRÔNICA E ENFISEMA PULMONAR.

Os maços de cigarros fabricados no Brasil exibem advertências como essa. O enfisema é uma condição pulmonar caracterizada pelo aumento permanente e anormal dos espaços aéreos distais do bronquíolo terminal, causando a dilatação dos alvéolos e a destruição da parede entre eles e formando grandes bolsas, como mostram os esquemas a seguir:



Explique por que as pessoas portadoras de enfisema pulmonar têm sua eficiência respiratória muito diminuída.

3. (Ufpr) "... diz com que pernas eu devo seguir... se na bagunça do teu coração, meu sangue errou de veia e se perdeu..." (trecho da letra da música "Eu Te Amo", de Chico Buarque). Neste poema, Chico Buarque cita vários componentes do corpo humano. Considerando aspectos histológicos, é correto afirmar:

01) Para que as pernas se movimentem é necessária a atuação do sistema nervoso.

02) Os vasos sanguíneos são revestidos internamente pelo endotélio, um tecido epitelial de revestimento que possui uma única camada de células, facilitando a troca de nutrientes e catabólitos entre o sangue (na região dos capilares) e os tecidos.

04) O tabagismo contribui para o surgimento de patologias cardíacas e também pode modificar o epitélio das vias respiratórias.

08) O sangue é um importante meio de transporte para hormônios, os quais atuam no controle de secreção de várias glândulas.

16) A realização de um movimento útil, como caminhar, só é possível porque a musculatura estriada esquelética é unida ao esqueleto.

32) As células do sangue relacionadas com o processo de defesa do organismo são os leucócitos. Os eritrócitos participam do transporte de gases e hormônios no ser humano.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:


Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a soma dos itens corretos.
4. (Ufsc) Doença pode ser definida como um desequilíbrio do organismo ou ausência de bem-estar físico e mental. Ela pode ter inúmeras causas e variar de intensidade e manifestação. Com relação a esse tema, é CORRETO afirmar:

01) O alcoolismo, o tabagismo e a dependência de outras drogas são exemplos de causas que podem resultar em doenças.

02) Doenças genéticas são aquelas causadas por alterações do patrimônio genético e podem passar de pais para filhos, através do material genético.

04) Doenças traumáticas são aquelas que se originam de acidentes, podendo resultar em fratura de ossos, hemorragias, etc.

08) Doenças funcionais resultam do mau desempenho ou da perda de um órgão ou sistema.

16) Doenças transmissíveis são as transmitidas por patógenos ou por seus produtos.



32) O mongolismo é um exemplo de doença hereditária, enquanto a eritroblastose fetal é uma doença congênita.



Página de






©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal