Instituto de biologia



Baixar 47.12 Kb.
Encontro11.06.2018
Tamanho47.12 Kb.

INSTITUTO DE BIOLOGIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR
.

Disciplina oferecida no período de INVERNO (JULHO)

(Matrícula via WEB, 24 e 25 DE junho)

NG-283-A –TÓPICOS AVANÇADOS DO PPG-GBM-III - (CONDENSADA) -Construção de Bibliotecas GBS (Sequenciamento de Nova Geração – Genotipagem por Sequenciamento GBS)
Dra. Maria Imaculada Zucchi, (mizucchi@gmail.com) Dra. Anete Pereira de Souza, Margarida Lopes-Uribe e Kaiser Dias Schwarcz

No. de Vagas: 10 Mínimo de alunos: 08 No. de Créditos: 3 Turma: B

Local de Oferecimento: CBMEG, BARACÃO DA GENÉTICA E APTA

Período: 01 a 09 de julho

Horário: 8 ás 17h00

Ementa da disciplina do catálogo: Cursos, conferências, palestras e seminários abordando temas atuais do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular


Ementa específica da Disciplina: The goal of this workshop is to learn step-by-step how to prepare libraries for Genoytping-By-Sequencing (GBS). By the end of the course, the students should be able to 1) Describe the necessary steps to prepare libraries for GBS, 2) Assess the quality of DNA libraries digested with different restriction enzymes, and 3) Prepare a GBS library to be send for Illumina sequencing. We will also discuss some of the possible applications of GBS generated data for studies for population genomics.
Estudante especial:  não aceita

Disciplinas a serem oferecidas no 1º semestre/2015

(matrícula de alunos regulares 01 a 22/07/2015
(matrícula de alunos ingressantes 13 a 15/07/2015
(matrícula de Estudante Especial 05 e 06/028/2015
NG 110- J –TÓPICOS ESPECIAIS EM GENÉTICA – (CONDENSADA) Do DNA à Droga na prática- Consórcio Genômico Estrutural da Unicamp.

Practice course From DNA to Drug – The Structural Genomics Consortium at Unicamp

Curso será em inglês:

Dr. Paulo Arruda, (e-mail:parruda@unicamp.br), Dr. Opher Gileadi, Dr. Mario Bengtson

No. de Vagas: 12 Mínimo de alunos: 4 No. de Créditos: 04 Turma: J

Local de Oferecimento: Laboratório do SGC, Prédio Lactad- Unicamp


Período: (9 a 19 de novembro)

Horário: do semestre - Segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00

Ementa da disciplina: Iremos abordar os passos envolvidos no desenvolvimento de pequenas moléculas com potencial a se tornarem fármacos, em forma de aulas teóricas e práticas. Abordaremos os passos realizados dentro do SGC para se chegar do DNA `a  droga:  clonagem de DNA, expressão e purificação de proteína, co-cristalografia, escolha de cristais, desenho de inibidores para a proteína cristalizada e síntese de pequenas moléculas inibitórias. Este curso será ministrado pela equipe de professores/pesquisadores vinculados ao SGC (Structural Genomics Consortium) - Unicamp.  Métodos de estudo: aulas conceituais teóricas baseadas em artigos relevantes da área, aulas práticas de acompanhamento dos passos experimentais do DNA a droga. Serão realizados experimentos em larga escala de alta capacidade de clonagem, expressão e purificação de proteínas, Tm-shift/ triagem de inibidores de pequenas moléculas, medidas de inibição em ensaios enzimáticos, caracterização da ligação pelo ITC e / ou SPR. Co-cristalização, e / ou cristal de imersão.

 

Estudante especial: aceita sob condição de entrevista


NG 110-P– TÓPICOS ESPECIAIS EM GENÉTICA – GENÔMICA, GENETICA E MELHORAMENTO DE CITROS. (CONDENSADA)

Prof. Dr. Marcos Antonio Machado

No. de Vagas: 15 Mínimo de alunos: 06 No. de Créditos: 04

Local de Oferecimento: Sala do IB de segunda e quarta e no Centro de Citricultura Sylvio Moreira, Rod. Anhanguera Km 158, Cordeirópolis, SP, no restante dos dias.

Período: 23 a 27 de novembro de 2015 ou 30/11 a 04/12 de 2015 (uma ou outra data, de modo a compatilizar com calendário da Unicamp)

Horário: Segunda a sexta-feira, 09:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30


Ementa: Citrus e gêneros correlatos e sua importância. Organização do genoma de citros. Transcriptomas em condições de estresse biótico. Genotipagem por sequenciamento. Mapeamento genético. Estratégias de transformação genética.

NG 234- SEMINÁRIO DO CENTRO DE BIOLOGIA MOLECULAR E ENGENHARIA GENÉTICA – A disciplina será OFERECIDA em inglês

Prof. Dr. Paulo Arruda, e-mail: (parruda@unicamp.br)

No. de Vagas: 50, Mínimo de alunos: 10 No. de Créditos: 02 Turma: A

Período: O Semestre todo

Local de Oferecimento: Auditório Adilson Leite -CBMEG

Horário: quinta-feira das 16h00 às 18h00


Ementa: Palestras a serem proferidas por professores da Unicamp, de outras instituições, do exterior e alunos do curso.
Estudante especial ACEITA
NG252 – A –GENÔMICA E BIOTECNOLOGIA

Prof. Dr.Gonçalo Amarante Guimarães Pereira

No. de Vagas:40, Mínimo de alunos: 20 No. de Créditos: 03 Turma: A

Período: O Semestre todo

Local de Oferecimento: : Sala de Reuniões do Laboratório de Genômica e Expressão, no Laboratório de Genômica e Preoteômica, Térreo

Horário: quinta-feira das 8:00 às 10:00


Ementa: A disciplina visa (1) apresentar os princípios técnicos e científicos de projetos genoma, apresentando também a visão estratégica de como os organismos pesquisados são selecionados; (2) atualizar os alunos em relação a todos os projetos genoma feitos até hoje; (3) apresentar os princípios envolvidos na obtenção de recursos para projetos; (4) apresentar o princípio de formação e funcionamento de empresas de biotecnologia, com a ligação com o capital de risco e a bolsa de valores.Metologia: Aulas teóricas cobrindo os princípios técnicos, seguidas por seminários sobre os projetos genoma já feitos até hoje, finalizado com aulas teóricas apresentado os princípios de PI, "funding" até a abertura de capital em bolsas de valores.
Estudante especial: aceita sob condição de entrevista
NG265–A - FUNDAMENTOS DA TAXONOMIA E POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DAS BACTÉRIAS (CONDENSADA)

Dra. Fabiana Fantinatti-Garboggini (e-mail: fabianaf@cpqba.unicamp.br)

No. de Vagas: 15 Mínimo de alunos: 10 No. de Créditos: 03

Local de Oferecimento: Pós-Graduação do IB

Período: AGOSTO A SETEMBRO

Horário: terça-feira das 09h00 às 12h00 e quinta-feira das 09h00 às 12h00
Ementa: Introdução à taxonomia de micro-organismos. Classificação, nomeclatura e identificação de micro-orga­nismos procariotos. Abordagem polifásica (métodos fenotí­picos e genotípicos) na caracterização e identificação dos principais grupos de bactérias. Aplicação de técnicas mole­culares no diagnóstico de micro-organismos. Fundamentos de sistemática filogenética: análise de seqüências de nu­cleotídeos, bancos de dados biológicos, alinhamento múlti­plo de seqüências e inferência filogenética (método de re­construção filogenética). Sequenciamento de genomas. Ge­nômica comparativa na taxonomia e filogenia de bactérias. Diversidade e potencial biotecnológico de alguns grupos de bactérias.

Estudante especial:  ACEITA
NG276 Tópicos Avançados em Células Tronco e Medicina Regenerativa

Dra. Katlin Massirer (kmassire@unicamp.br), Dr. Mario H Bengtson


No. de Vagas: 15, Mínimo de alunos: 03 No. de Créditos: 04

Local de Oferecimento: Auditório Adilson Leite- CBMEG

Período Todo o semestre -

Horário: terça-feira das 14h00 às 18h00


Ementa: Características gerais e obtenção de células tronco embrionárias (CTE) e adultas (CTA). Técnicas de Isolamento e caracterização de células tronco e células derivadas destas. Aspectos éticos do uso de células tronco humanas. Quais as promessas dos bancos de células de cordão umbilical? Transplante de células tronco hematopoiéticas. Aplicações de células tronco mesenquimais. Células tronco neurais e sua aplicações a doenças neurodegeneraticas. Reprogramação de células diferenciadas em células tronco pluripotentes induzidas (iPSCs) utilizando fatores de transcrição, proteínas recombinantes ou microRNAs. Diferenças moleculares de células tronco embrionárias e pluripotentes induzidas. Bancos de dados de informações sobre células tronco e principais enfoques de bioinformática utilizados. Utilização de células reprogramadas para Screening de drogas e medicina personalizada.

Estudante especial: aceita sob condição de entrevista

NG 279-A EMPREENDEDORISMO EM CIÊNCIAS DA VIDA

Dr. Marcelo Menossi Teixeira

No. de Vagas: 40 Mínimo de alunos: 20 No. de Créditos: 04

Local de Oferecimento: Sala de Aula da Pós-Graduação do Instituto de Biologia-

Período: todo semestre

Horáio: sexta-feira- 9h00 às 12h00

Ementa:   O empreendedorismo como uma opção para profissionais na área de ciências da vida. As características do empreendedor, exemplos de empresas na área de biológicas, riscos associados aos negócios. Canvas – Business Model Generation. Técnicas de geração de ideias de novos negócios, relacionamento com clientes, proposições de valor, canais, fluxo de receita, recursos chave, parcerias, estrutura de custos. Desenvolvimento de negocio a ser testado em condições reais. Criação de negocio envolvendo empresa de base tecnológica. Técnicas de apresentação (pitch).
Estudante especial: não aceita
NG-281-D –TÓPICOS AVANÇADOS DO PPG-GBM-II (Enterobactérias e enteropatógenos de importância médica humana e de animais: Epidemiologia, Caracterização, Mecanismos de Patogenicidade)

Dr. Wanderley Dias da Silveira (wds@unicamp.br), Dr Renato Pariz Maluta, Dr. Marcelo Brocchi e Dra. Cristina Elisa Alvarez Martinez

No. de Vagas: 10 Mínimo de alunos: 05 No. de Créditos: 2 Turma: A

Local de Oferecimento: Barracão da Genética

Período: Semestre Todo

Horário: do semestre - quarta-feira das 14h00 às 16h00



Ementa da disciplina: Cursos, conferências, palestras e seminários abordando temas atuais do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular.

Ementa específica da disciplina: Estudos das características bioquímicas das principais enterobactérias de origem humana e animal.Caracterização molecular e epidemiológica. Mecanismos de patogenicidade.
Estudante especial:  aceita sob condição de entrevista
NG-281-E –TÓPICOS AVANÇADOS DO PPG-GBM-III - SEMINÁRIOS EM BIOLOGIA MOLECULAR E CELULAR

Dr. Henrique Marques-Souza (e-mail:henrique.marques.souza@gmail.com) e Dr. Alessandro dos Santos Farias

No. de Vagas: 30 Mínimo de alunos: 01 No. de Créditos: 3

Local de Oferecimento: Sala IB01

Período: Todo Semestre

Horário: quarta-feira, das 16:30 a 18:30

Ementa da disciplina: Série de seminários na área de Biologia Molecular e Celular, proferidos por palestras de pesquisadores nacionais e internacionais. O aluno será também exposto à seção de perguntas e discussões que acontecerão sempre após a apresentação do palestrante.

Estudante especial:  aceita sob condição de entrevista

NG-281-F –TÓPICOS AVANÇADOS DO PPG-GBM-II (SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM BIOLOGIA MOLECULAR DE BACTÉRIAS- (CONDENSADA)

Dra. Cristina Alvarez Marinez (e-mail: ceamarti@unicamp.br), Dr. Marcelo Brocchi e Dr. Wanderley Dias da Silveira

No. de Vagas: 20 Mínimo de alunos: 05 No. de Créditos: 2 Turma: F

Local de Oferecimento: Sala de Aula da Pós-Graduação do IB

Período: de 28/09/2015 a 26/11/2015 - Condensada

Horário: do semestre - segunda e quinta-feira das 14h00 às 16h00

Ementa da disciplina: Cursos, conferências, palestras e seminários abordando temas atuais do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular.

Ementa específica da disciplina: A disciplina tem por objetivo discutir e aprofundar fundamentos básicos em Biologia Molecular de Bactérias, tais como: regulação da expressão gênica em bactérias, transferência lateral e suas implicações, patogenicidade, quorum sensing. A disciplina consistirá de seminários de artigos recentes da literatura a serem apresentados pelos alunos, que serão complementados por discussão teórica sobre o tópico.



Estudante especial:  aceita sob condição de entrevista
NG-284- A –TÓPICOS AVANÇADOS DO PPG-GBM-III – GENÔMICA E BIOLOGIA MOLECULAR VEGETAL -

Prof. Dr. Jorge M.C. Mondego (e-mail: jmcmondego@gmail.com)

No. de Vagas: 10 Mínimo de alunos: 03 No. de Créditos: 4 Turma: A

Local de Oferecimento: Sala de Aula da Pós-Graduação do Instituto de Biologia-

Período: Semestre Todo

Horário: do semestre - quarta-feira das 8h30 às 12h00

Ementa da disciplina: Cursos, conferências, palestras e seminários abordando temas atuais do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular.

Ementa da disciplina: Essa disciplina tem como objetivo estudar os mecanismos de regulação da expressão gênica em vegetais durante seu desenvolvimento e em resposta a estresses ambientais e em interações benéficas com microrganismos. Além disso, serão abordadas técnicas de biologia molecular utilizadas para o estudo da função de genes em vegetais. Tópicos principais: Genomas vegetais e plasticidade genômica (transposons, poliploidia); Regulação da expressão gênica (Transdução de sinal, regulação basal e induzida, epigenética, metilação, histonas e pequenos RNAs); Desenvolvimento vegetal (Fitohormônios e genética do desenvolvimento); Interação planta-patógeno: interação planta-herbívoro; rizobactérias promotoras de crescimento, filosfera, etc.); Estresse abiótico vegetal, Genética Funcional (OMICS, técnicas para análise de função gênica).



Estudante especial:  aceita

NI-207- ABORDAGEM ATUALIZADA DE TEMAS EM IMUNOLOGIA-

Dra. Liana Verinaud (e-mail: verinaud@unicamp.br) e Rodolfo Thomé (e-

No. de Vagas: 15 Mínimo de alunos: 05 No. de Créditos: 3

Local de Oferecimento: Sala da Pós-Graduação do IB

Período: Todo Semestre

Horário: quarta-feira, das 14:30 a 17:30

Ementa da disciplina: Aspectos gerais da resposta imunológica e sua relação. As bases celulares da resposta imunológica. A interação parasita-hospedeiro. A resposta inflamatória.

Estudante especial:  aceita sob condição de entrevista

NM204 –A UTILIZAÇÃO DE CULTURAS CELULARES PARA O DIAGNÓSTICO VIRAL (CONDENSADA)

Profa. Dra.. Clarice Weis Arns, Dra. Luciana K. Kohn

No. de Vagas: 10 Mínimo de alunos: 04 No. de Créditos: 3 - Turma: A

Local de Oferecimento: Laboratório de Virologia

Período: mês de novembro (23 a 27 de novembro a confirmar)

Horário: sexta-feira das 09h00 às 18h00



Ementa: : Aulas práticas e teóricas. Caracterização e obtenção de culturas celulares primárias e conservação de linhagens celulares. Inoculação de vírus em células e em ovos embrionados de galinha; Leitura de efeito Citopático e determinação do título viral. Utilização de testes sorológicos a partir de cultivo de vírus in vitro.

Estudante especial:  aceita sob condição de entrevista




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal