IndicaçÃo nº 1718, de 2009



Baixar 9.14 Kb.
Encontro14.07.2018
Tamanho9.14 Kb.



INDICAÇÃO Nº 1718 , DE 2009

INDICO, nos termos do artigo 159 da XIII Consolidação do Regimento Interno, ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de São Paulo, José Serra, no sentido que determine ao Órgão competente a imediata realização dos estudos necessários, visando a ampliação de Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), em todas as regiões do Estado de São Paulo.




JUSTIFICATIVA

O Programa Nacional de Imunização (PNI) vem investindo cada vez mais na qualidade dos serviços de imunização, acompanhando a crescente evolução tecnológica e científica, adquirindo novas vacinas, ampliando sua cobertura e abrangência e fazendo a Vigilância dos Eventos Adversos Pós-Vacinais.

O Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) surgiu como referência para beneficiar uma parcela da população que necessita de imunobiológicos especiais não disponíveis nas vacinações de rotina, tais como as vacinas contra: a) Hepatite A; b) Varicela; c) Meningocócica Conjugada C; d)Pneumocócica conjugada 7 valente; e) Difteria Tétano e Coqueluche acelular; f) Meningite por Haemóphilus Influenza B; g) Pólio Inativada; h) Imunoglobulinas Humanas: Anti–varicela, anti-tetânica, anti-hepatite B e anti-rábica.

São beneficiados pacientes que possuem deficiência imunológica de causas diversas (asplenia, imunodeficiência congênita ou adquirida, pacientes renais e hepatopatas crônicos, portadores de cardiopatias e pneumopatias graves, diabéticos, etc.). Também é feita a substituição de imunobiológicos em casos de hipersensibilidade ou evento adverso grave (EHH - Episódio Hipotônico Hiporresponsivo e Convulsão.

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, da Secretaria de Estado da Saúde, abriu recentemente o sétimo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) do Estado.

Destinado a pacientes específicos, a unidade oferece vacinas modificadas para portadores do vírus HIV, diabéticos e transplantados, por exemplo.

Além das vacinas diferentes, como a poliomielite modificada (sem o vírus vivo), o Crie oferece vacinas adicionais contra varicela, hepatite A e pneumococo, entre outras. Para ser imunizado, o paciente precisa ter indicação médica e passar por uma avaliação dos profissionais dos Cries.

Para cada situação  é recomendada uma ou mais vacinas diferenciadas. O objetivo é prevenir possíveis agravos em pessoas que já apresentam um quadro clínico frágil e podem evitar algumas doenças com a vacinação.

Contudo, existem apenas 7 (sete) unidades no Estado, a saber: CRIE – EMÍLIO RIBAS; CRIE – UNIFESP – SÃO PAULO – CAPITAL; CRIE – FMUSP – SÃO PAULO – CAPITAL; CRIE ABC – SANTO ANDRÉ; CRIE –HC/UNESP – BOTUCATU; CRIE – HC/UNICAMP – CAMPINAS; CRIE – FMUSP – RIBEIRÃO PRETO.

Para cidades e regiões que não dispõem de Cries a Secretaria envia doses de vacinas modificadas, mediante pedido da Prefeitura, contudo esta medida é insuficiente para suprir a grande demanda por imunização em todo o Estado de São Paulo, razão pela qual apelamos para a ampliação destes Centros de Imunização em todo o Estado de São Paulo.



Sala das Sessões, em
Deputado Luis Carlos Gondim - PPS


SPL - Código de Originalidade: 868353 190509 1720



Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
Universidade estadual
união acórdãos
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande