I. Matéria: Microbiologia Disciplina: Bacteriologia. II. Local de Realização das Provas



Baixar 64.75 Kb.
Encontro14.05.2018
Tamanho64.75 Kb.



UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Programa de Pós-Graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários


PLANO DE CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DA FUNÇÃO DE PROFESSOR ADJUNTO, NÍVEL 1
I. Matéria: Microbiologia

Disciplina: Bacteriologia.
II. Local de Realização das Provas: Programa de Pós-Graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Guamá, Belém,PA.
III. Número de vagas e Regime de Trabalho: 01 (uma) vaga para contrato de 40 horas semanais, em Dedicação Exclusiva.

IV. Justificativa

O PPG-BAIP apresenta como área carente em projetos de pesquisa a Microbiologia com ênfase em Bacteriologia conforme destacado pelo próprio Comitê Avaliador da CAPES durante a avaliação do relatório Coleta CAPES ano base 2005. No momento temos apenas um doutor cuja linha de atuação é a bacteriologia, o que tem, inclusive, criado dificuldades para a absorção de doutorandos interessados em desenvolver teses na área. Assim sendo, é estratégico o fortalecimento da bacteriologia por meio da abertura de concurso público para pesquisadores doutores que estejam interessados em desenvolver pesquisas e orientar alunos de pós-graduação nessa área temática.



Ademais, as disciplinas da grade curricular da Microbiologia na graduação apresentam conteúdo programático composto de 70% de temas de bacteriologia. Estas disciplinas são ofertadas a cada semestre para alunos dos cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura, Enfermagem, Farmácia, Medicina e Nutrição, sendo que a média de alunos matriculados nos últimos semestres foi de cerca de 360 alunos/semestre. As disciplinas, cargas horárias semestrais e os cursos para os quais estas disciplinas são ofertadas estão relacionadas na tabela abaixo.


DISCIPLINAS

CÓDIGO

CARGA HORÁRIA (h)

CURSO

Microbiologia e Imunologia

CB 02001

90

Farmácia

Microbiologia e Imunologia Básica

CB 02023

90

Enfermagem

Microbiologia e Imunologia Básica

CB 02023

90

Nutrição

Mecanismos de Agressão e Defesa

CB 02043

80

Medicina

Doenças, Agentes Infecciososos, Defesa e Processos Patológicos


CB 61015

75

Biomedicina

Análises Clínicas e Diagnóstico I

CB 61018

60

Biomedicina

Ciências Patológicas I




45

Odontologia

Seres Vivos I




36

Ciências Biológicas

Eco-Epidemiologia, Meio Ambiente e Saúde Pública I

CB61023

36

Ciências Biológicas

Eco-Epidemiologia, Meio Ambiente e Saúde Pública II

CB61024

36

Ciências Biológicas

Estágio Rotatório I

CB61006

2/aluno

Biomedicina

Ciências Biológicas



Pré-Projeto de TCC

CB61031

2/aluno

Biomedicina

Ciências Biológicas



Projeto de TCC

CB61032

2/aluno

Biomedicina

Ciências Biológicas


Atualmente, para ministrar estas disciplinas o quadro de professores vinculados a graduação conta com apenas 03 (três) professores efetivos em regime de dedicação exclusiva e que apresentam doutorado em microbiologia. Esse número de professor tem sido insuficiente, sendo que para atender a demanda do número de alunos tem-se realizado seleção simplificada para professores substitutos em regime de 40 horas, pois o número de vagas solicitadas pelos colegiados dos cursos referidos acima é cerca de 360 vagas, distribuídas nos três turnos.


Nos últimos anos, iniciou-se um investimento na qualificação dos professores do quadro efetivo, visando a implantação de atividades de pesquisa e de ensino de Pós-graduação nas áreas de Microbiologia e de Imunologia, uma vez que estas disciplinas nas últimas três décadas, têm sido ministradas exclusivamente para os cursos de Graduação.
Com a conclusão e retorno do Doutorado de quatro professores do grupo, estão sendo implantadas linhas de pesquisas em Bacteriologia e em Imunologia dentro do Departamento de Patologia. Para exercer esta atividade foi necessária a alocação de carga horária destes professores.
Em estudo realizado pela Pró-Reitoria de Planejamento sobre a relação do número de professores pelo número de alunos, ficou demonstrado claramente, que existe uma grande carência de professores para ministrar a disciplina de Microbiologia e Imunologia, como pode ser observado no documento, em anexo.
Diante do exposto a contratação de um Doutor em Microbiologia é recomendável e essencial para criação de um grupo de ensino e pesquisa em bacteriologia que possa contribuir para formação de recursos humanos na área em questão visando fortalecer o Programa de Pós-Graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários.
Diante do exposto, solicitamos a abertura de Concurso Público ao cargo de Professor Adjunto, em regime de dedicação exclusiva, para preenchimento de uma (01) vaga na matéria de Microbiologia com ênfase em Bacteriologia, a fim de que as atividades de ensino, pesquisa e extensão não sejam prejudicadas.

V. Inscrições


  1. Poderão inscrever-se ao concurso os graduados da área de Ciências Biológicas e Ciências da Saúde que tenham o título de Doutor em Microbiologia ou em áreas afins. O diploma ou atestado de Doutor deve ser expedido por instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira funcionando legalmente, registrados ou revalidados.




  1. No ato da inscrição o candidato deverá apresentar, juntamente com sua ficha de inscrição, o que segue:

  1. Diploma de graduação;

  2. Diploma ou atestado de Doutor;

  3. Carteira de Identidade ou outro documento legal com fotografia, de modo a possibilitar a identificação do candidato; no caso de estrangeiro, passaporte;

  4. Prova de estar em dia com suas obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;

  5. Título de eleitor e comprovante de quitação com as obrigações eleitorais;

  6. Cédula do cadastro de pessoa física no Ministério da Fazenda;

  7. Histórico Escolar (Graduação e Pós-Graduação);

  8. Curriculum vitae em 03 (três) vias, discriminando a experiência acadêmica, didática, científica, cultural e profissional, e documentos comprobatórios de todos os títulos e/ou atividades, também em três vias, mais os originais de cada um para conferência e autenticação;

  9. Plano de trabalho (projeto) para o desenvolvimento da pesquisa na área de microbiologia com ênfase em bacteriologia (anexo 4);

  10. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição em favor da Universidade Federal do Pará.




  1. Local de inscrição: Secretaria do Instituto de Ciências Biológicas, Campus Universitário do Guamá. No caso de inscrição pelos CORREIOS, além das três vias do Curriculum vitae o candidato deverá enviar fotocópia autenticada de todos os documentos, inclusive dos documentos comprobatórios dos títulos e atividades constantes no currículo, mais duas fotocópias simples. As inscrições deverão ser feitas no prazo de 30 (trinta) dias a partir da data de publicação do edital do concurso no Diário Oficial da União, no horário das 9:00 às 14:00 horas. Em caso de inscrição pelos CORREIOS, será considerada a data de postagem para efeito de aceitação da inscrição ao concurso, desde que esta não exceda o prazo acima especificado. No momento da inscrição os candidatos receberão os programas das provas, o calendário com data, local e hora da realização das mesmas, e demais instruções. No caso de inscrição através de via postal, estas informações serão enviadas ao endereço constante no envelope que continha a documentação de inscrição do candidato.




  1. As inscrições serão homologadas pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários e/ou pela comissão julgadora.


VII. Comissão Julgadora

O Programa de Pós-Graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários indica para escolha de 3 (três) membros, estranhos à UFPA, pelo Conselho de Centro, os seguintes nomes:



  1. Prof. Dr. Edvaldo Carlos Brito Loreiro (Instituto Evandro Chagas)

  2. Profa. Dra. Silvia Helena Marques da Silva (Instituto Evandro Chagas)

  3. Profa. Dra. Marinete Póvoa (Instituto Evandro Chagas)

  4. Prof. Dr. Pedro Vasconcelos (Instituto Evandro Chagas)

  5. Profa. Dra. Lourdes Maria Garcez dos Santos Silveira (CESUPA)

  6. Profa. Dra. Ana Carolina Paulo Vicente (FIOCRUZ, RJ)

Para complementação dos 5 (cinco) membros da Comissão Julgadora, a ser escolhido pelo Conselho Superior de Ensino e Pesquisa, o PPG-BAIP sugere os seguintes Professores pertencentes a UFPA:



  1. Prof. Dr. Ricardo Ishak (ICB, UFPA) – Titular

  2. Profa. Dra. Antonia Benedita Rodrigues Vieira (ICB, UFPA) – Adjunto

  3. Prof. Dr. Antonio Carlos Rosário Vallinoto (ICB, UFPA) – Adjunto

  4. Profa. Dra. Karla Tereza Ribeiro (ICB, UFPA) – Adjunto

  5. Profa. Dra. Maristela Gomes da Cunha (ICB, UFPA) – Adjunto

  6. Profa. Dra. Valéria Oliveira (ICB, UFPA) – Adjunto

  7. Profa. Dra. Marluísa Oliveira Guimarães Ishak (ICB, UFPA) – Associado


VIII. Provas

O concurso compreenderá as seguintes provas:



  1. Prova de Títulos – Os títulos apresentados pelos candidatos serão classificados para efeito de julgamento e avaliação em 04 (quatro) grupos, na forma do Regimento Geral da UFPA, com a seguinte ponderação (vide anexo 1):

  1. Títulos decorrentes de atividades didáticas – máximo de 03 (três) pontos;

  2. Títulos decorrentes de atividades científicas, artísticas e de cultura geral – máximo de 04 (quatro) pontos;

  3. Títulos acadêmicos – máximo de 02 (dois) pontos;

  4. Títulos decorrentes de atividades profissionais – máximo de 01 (um) ponto.




  1. Prova Escrita – consistirá de dissertação sobre um tema sorteado no momento, dentre os constantes do programa (anexo 2), e terá a duração de 04 (quatro) horas.

  1. A leitura e o julgamento da prova escrita serão feitos dentro de até 48 horas após a sua realização, havendo obrigatoriedade da presença dos candidatos durante a leitura.

  2. O não comparecimento no horário estabelecido para leitura das provas implicará em eliminação do candidato faltoso.

  3. Durante a leitura não poderá ocorrer nenhuma correção ou acréscimo no que foi anteriormente redigido pelos candidatos.




  1. Prova Didática – consistirá de uma aula proferida em tempo variável, de 50 a 60 minutos, sobre um dos temas constantes do programa elaborado para o concurso (anexo 3), sorteado na presença dos candidatos, com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência da realização da mesma.

  1. Ao iniciar a prova didática, o candidato deverá fornecer a cada um dos integrantes da Comissão Julgadora o respectivo plano de aula.

  2. O candidato poderá utilizar durante a prova quaisquer recursos didáticos por ele julgados necessários; no caso de equipamentos, estes deverão ser solicitados à Comissão Julgadora com antecedência mínima de 12 (doze) horas, desde que disponíveis na Instituição.

  3. Todos os candidatos deverão estar presente no local da prova no horário determinado para o início da mesma, não permitido a nenhum candidato assistir a prova dos demais concorrentes.




  1. Plano de trabalho – consistirá da apresentação escrita e oral de um plano para desenvolvimento da linha de pesquisa em microbiologia, com ênfase em bacteriologia, na pós-graduação (anexo 4).


IX. Julgamento, classificação, indicação, homologação e disposições gerais

1. Julgamento (será feito de acordo com o Regimento Geral da UFPA)



    1. O julgamento dos títulos precederá as demais provas e será feito em obediência à ponderação estabelecida no item VIII, A) deste plano.

    2. Cada examinador atribuirá um conceito e seu correspondente valor numérico, na forma do Regimento Geral da UFPA.

    3. O julgamento da prova escrita será realizado após a leitura da mesma e o da prova didática após o seu término, sendo atribuído pelo avaliador um conceito e seu correspondente valor numérico.




  1. Classificação

    1. Será aprovado o candidato que obtiver, no julgamento dos títulos e de cada prova, no mínimo, o conceito R (Regular) ou valor numérico correspondente, obtido pela média aritmética dos valores atribuídos pelos diferentes membros da Comissão Julgadora.

    2. Os candidatos aprovados serão classificados pela Comissão Julgadora, obedecendo a ordem da média aritmética geral, obtida a partir das notas finais de cada prova.

    3. Se houver empate, terão preferência, na ordem a seguir, os candidatos que possuírem:

  1. Título de Livre-Docente;

  2. Título de mestre;

  3. Título de Mestre;

  4. Título de Especialização ou Aperfeiçoamento;

  5. Exercício do magistério superior;

  6. Certificado de monitoria;




  1. Indicação – a Comissão Julgadora encaminhará ao Centro o relatório do concurso público, com parecer conclusivo, indicando para o preenchimento da vaga o candidato que, dentre todos os inscritos for classificado em primeiro lugar.

4. Disposições Gerais



  1. Na sessão de instalação do concurso, a banca examinadora escolherá o presidente entre seus membros e o relator.

  2. A Comissão Julgadora lavrará ata circunstanciada de todas as sessões que realizar.

  3. A prova didática e a leitura da prova escrita terão caráter público; naquela, contudo, os candidatos estão impedidos de assistir às aulas uns dos outros.

  4. Os casos omissos serão resolvidos, em primeira instância, pelo Conselho do Centro de Ciências Biológicas, e em segunda instância, pelo Conselho Superior de Ensino e Pesquisa.

ANEXO 1 – PONDERAÇÃO E PONTUAÇÃO DOS TÍTULOS

  1. Títulos decorrentes de Atividades Didáticas (máximo de 3,0 pontos)

  1. Docência e orientação em Pós-Graduação stricto sensu e lato sensu:

  • Docência em disciplinas (stricto sensu) na área do concurso (0,75 ponto cada)

  • Docência em disciplinas (stricto sensu) de áreas afins a do concurso (0,5 ponto cada)

  • Docência em disciplinas (stricto sensu) de áreas outras (0,2 pontos cada)

  • Docência em disciplinas (lato sensu) na área do concurso (0,3 ponto cada)

  • Docência em disciplinas (lato sensu) de áreas afins a do concurso (0,2 ponto cada)

  • Docência em disciplinas (lato sensu) de áreas outras (0,1 pontos cada)

  • orientação de tese na área do concurso (0,75 ponto cada)

  • orientação de tese de áreas afins a do concurso (0,5 ponto cada)

  • orientação de tese de áreas outras (0,3 ponto cada)

  • orientação de dissertação na área do concurso (0,5 ponto cada)

  • orientação de dissertação de áreas afins a do concurso (0,3 ponto cada)

  • orientação de dissertação de áreas outras (0,1 ponto cada)

  • orientação de monografia de especialização de área do concurso (0,2 ponto cada)

  • orientação de monografia de especialização de áreas afins a do concurso (0,1 ponto cada)




  1. Docência em Graduação:

  • em disciplinas na área do concurso (0,75 ponto cada)

  • em disciplinas de áreas afins a do concurso (0,5 ponto cada)

  • em disciplinas de áreas outras (0,25 pontos cada)

  • orientação de TCC na área do concurso (0,15 ponto cada)

  • orientação de TCC de áreas afins a do concurso (0,1 ponto cada)




  1. Docência ao nível de ensino médio:

  • em disciplinas na área do concurso (0,2 ponto cada)

  • em disciplinas de áreas afins a do concurso (0,15 ponto cada)

  • em disciplinas de áreas outras (0,05 pontos cada)




  1. TÍTULOS DECORRENTES DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS (máximo de 4,0 pontos):

  1. Autoria de Livros científicos:

  • na área do concurso (0,75 pontos cada)

  • em áreas afins do concurso (0,5 ponto cada)

  • em áreas outras (0,25 pontos cada)


b) Co-autoria de Livros científicos:

  • na área do concurso (0,5 pontos cada)

  • em áreas afins do concurso (0,25 ponto cada)

  • em áreas outras (0,15 pontos cada)


c) Trabalhos publicados em periódicos especializados, com Qualis A, B ou C da área de Ciências Biológicas III da CAPES:

  • autor na área do concurso (0,5 pontos cada)

  • autor em áreas afins do concurso (0,4 ponto cada)

  • autor em áreas outras (0,3 ponto cada)

  • co-autor na área do concurso (0,3 pontos cada)

  • co-autor em áreas afins do concurso (0,2 pontos cada)

  • co-autor em áreas outras (0,1 ponto cada)


d) Capítulos de livros:

  • autor na área do concurso (0,3 pontos cada)

  • autor em áreas afins do concurso (0,2 ponto cada)

  • autor em áreas outras (0,1 ponto cada)

  • co-autor na área do concurso (0,2 pontos cada)

  • co-autor em áreas afins do concurso (0,15 pontos cada)

  • co-autor em áreas outras (0,05 ponto cada)



  1. Trabalhos apresentados em congressos, simpósios, seminários e outras reuniões similares, organizadas por sociedades ou academias científicas nacionais ou internacionais:

  • na área do concurso (0,1 ponto cada)

  • em áreas afins do concurso (0,05 ponto cada)

  • em áreas outras (0,025 pontos cada)




  1. TÍTULOS DECORRENTES DE ATIVIDADES ACADÊMICAS (máximo de 2,0 pontos):

  1. Título de Professor Titular ou Livre-Docente:

  • na área do concurso (2,0 pontos cada)

  • em áreas afins do concurso (1,5 pontos cada)

  • em áreas outras (1,0 ponto cada)


(Considerar o grau mais elevado dentre os itens de b - e; itens não cumulativos)


  1. Diploma de Doutor:

  • na área do concurso (2,0 pontos cada)

  • em áreas afins do concurso (1,5 pontos cada)

  • em áreas outras (1,0 ponto cada)




  1. Diplomas de Mestre:

  • na área do concurso (1,0 pontos cada)

  • em áreas afins do concurso (0,75 pontos cada)

  • em áreas outras (0,5 ponto cada)




  1. Certificado de Especialização com duração igual ou superior a 360 h:

  • na área do concurso (2,0 pt cada)

  • em áreas afins do concurso (1,5 pt cada)

  • em áreas outras (1,0 pt cada)




  1. Certificado de Aperfeiçoamento/Atualização com duração igual ou superior a 220 h:

  • na área do concurso (1,0 pt cada)

  • em áreas afins do concurso (0,5 pt cada)

  • em áreas outras (0,25 Pt cada)




  1. Atividade de Monitoria ou Bolsa de pesquisa comprovada:

  • na área do concurso (0,3 Pt cada)

  • em áreas afins do concurso (0,2 Pt cada)

  • em áreas outras (0,1 Pt cada)



  1. Láureas e prêmios acadêmicos:

  • na área do concurso (0,5 Pt cada)

  • em áreas afins do concurso (0,25 Pt cada)

  • em áreas outras (0,1 Pt cada)




  1. TÍTULOS DECORRENTES DE ATIVIDADES PROFISSIONAIS (máximo de 1,0 ponto):

  1. Exercício de cargo, função e atividade profissional na área sob concurso, sendo inaceitável a simples inscrição em órgão de classe:

  • na área do concurso (0,25 Pt cada)

  • em áreas afins do concurso (0,15 Pt cada)




  1. Títulos conferidos por entidades publicas e privadas, nacionais ou estrangeiras, bem como filiação comprovada e atualizada à entidades científicas:

  • na área do concurso (0,25 Pt cada)

  • em áreas afins do concurso (0,15 Pt cada)

  • em áreas outras (0,1 Pt cada)




  1. Outros títulos que demonstrem atuação profissional em outras áreas e na comunidade:

  • em áreas afins do concurso (0,25 Pt cada)

  • em áreas outras (0,15 Pt cada)



ANEXO 2 – Programa da prova escrita


  1. Classificação e Morfologia Bacteriana

  2. Metabolismo e Crescimento Bacteriano

  3. Genética Bacteriana

  4. Mecanismos de Patogenia Bacteriana

  5. Resposta imunológica nas infecções bacterianas

  6. Agentes Antimicrobianos – Mecanismos de Ação e Testes de Sensibilidade

  7. Princípios Gerais de Diagnóstico Laboratorial das Bactérias

  8. Biossegurança e Biocontenção em Laboratório de Microbiologia

  9. Staphylococcus

  10. Streptococcus

  11. Clostridium

  12. Neisseria

  13. Treponema pallidum

  14. Mycoplasma hominis e Ureaplasma

  15. Chlamydia trachomatis e C. pneumoneae

  16. Enterobactérias

  17. Vibrio, Helicobacter e Campylobacter

  18. Pseudomonas e outros bacilos Gram-negativo não fermentadores

  19. Micobacterioses

  20. Infecções Hospitalares.


ANEXO 3 – Programa da Prova DIDÁTICA


  1. Classificação e Morfologia Bacteriana

  2. Metabolismo e Crescimento Bacteriano

  3. Genética Bacteriana

  4. Mecanismos de Patogenia Bacteriana

  5. Resposta imunológica nas infecções bacterianas

  6. Agentes Antimicrobianos – Mecanismos de Ação e Testes de Sensibilidade

  7. Princípios Gerais de Diagnóstico Laboratorial das Bactérias

  8. Biossegurança e Biocontenção em Laboratório de Microbiologia

  9. Staphylococcus

  10. Streptococcus

  11. Clostridium

  12. Neisseria

  13. Treponema pallidum

  14. Mycoplasma hominis e Ureaplasma

  15. Chlamydia trachomatis e C. pneumoneae

  16. Enterobactérias

  17. Vibrio, Helicobacter e Campylobacter

  18. Pseudomonas e outros bacilos Gram-negativo não fermentadores

  19. Micobacterioses

  20. Infecções Hospitalares.


ANEXO 4 – Plano de trabalho (MODELO DE PREPARAÇÃO)

O projeto deverá estar escrito em qualquer fonte, tamanho 12 e espaçamento 1,5. Os itens que comporão o corpo do projeto serão:


01. Capa incluindo:

(i) Título

(ii) Nome do candidato
02. Conteúdo do projeto incluindo:

(i) Introdução sucinta (até três páginas)

- Apresentação do problema

- Breve revisão da situação nacional ou local

- Justificativa e importância do projeto

- Objetivos (geral e específicos)


(ii) Material e Métodos

- Amostra populacional e/ou laboratorial (indicando método de seleção e aspectos éticos)



- Descrição de metodologia coerente com os objetivos (até cinco páginas)
(iii) Referências Bibliográficas citadas no texto obrigatoriamente sob a forma de números (até vinte referências).
(iv) Cronograma




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal