Gastrópodes, os bivalves e os cefalópodes. Gastrópodes



Baixar 9.08 Kb.
Encontro19.11.2017
Tamanho9.08 Kb.



MOLUSCOS

Classificação dos moluscos

A forma e o tipo da concha são alguns dos critérios usados na classificação dos moluscos. Atualmente, esses animais estão divididos em três classes: gastrópodes, os bivalves e os cefalópodes.



  • Gastrópodes

A concha única, em espiral, é característica típica do grupo dos gastrópodes. Por essa razão, são chamados univalves

Entre os gastrópodes, estão o caracol e o caramujo; a lesma, apesar de não apresentar conchas ou apresentá-la muito reduzida, também está incluída nesse grupo.

Os gastrópodes são animais aquáticos ou terrestres de ambiente úmido. Os aquáticos respiram por meios de brânquias, enquanto os terrestres apresentam pulmões.

A cabeça da lesma, do caracol e do caramujo possui dois pares de tentáculos, semelhantes na aparência a antenas. Os olhos ficam nas extremidades do par de tentáculos mais longos.

Na boca, existe a rádula, um tipo de "língua raspadora" que facilita a alimentação desses animais.


Microscopia eletônica da rádula raspadora.


A concha da ostra protege de predadores, da dissecação etc.

A concha é importante para proteger esses animais e evitar a perda de água. Ela é produzida por glândulas localizadas sob a pele, uma região chamada de manto.

Ela não é uma parte viva do corpo do molusco; conforme o animal aumenta de tamanho, novo material é acrescentado à concha, que pode variar de forma e tamanho e ser formada por uma ou mais peça.

Bivalves

Os bivalves apresentam concha com duas peças fechadas por fortes músculos. São seres aquáticos e, em geral, vivem no ambiente marinho.



Eles são animais filtradores, isto é, retiram o alimento da água. Não possuem cabeça, nem rádula (são os únicos moluscos desprovidos dessa espécie de língua). Sua massa visceral fica totalmente protegida pela concha. O pé se expande para fora quando as conchas se abrem.

A respiração desses animais é branquial; as conchas permitem que uma corrente de água circule entre as brânquias, que absorvem e filtram o oxigênio dissolvido na água. Em relação à reprodução em geral os sexos são separados, e a união dos gametas, ou seja, a fecundação é externa.

Cefalópodes

Cefalópode é uma palavra de origem grega; que significa "cabeça", e de pode, "pé". Designa um grupo de moluscos do qual fazem parte o polvo e a lula.



A concha pode não existir (como no polvo), ser interna e reduzida (como na lula) ou ser externa (como no náutico).

 
Polvo Lulas Nautílos

Os cefalópodes apresentam cabeça grande, olhos bem desenvolvidos e rádula dentro da boca. Possuem oito, dez ou mais tentáculos, que são "braços" alongados.




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal