Gabinete do deputado glauber coelho



Baixar 11.88 Kb.
Encontro04.02.2019
Tamanho11.88 Kb.



ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

GABINETE DO DEPUTADO GLAUBER COELHO




PROJETO DE LEI Nº 114 / 2014

INSTITUI O DIA ESTADUAL DO PADEIRO.


DECRETA:

Artigo 1º - Fica instituído o Dia Estadual do PADEIRO, a ser comemorado anualmente no dia 01 do mês de agosto.
Artigo 2º - Esta lei entrará em vigor a partir da data de sua publicação.

Sala das Sessões, 06 de maio de 2014.




GLAUBER COELHO

Deputado Estadual



JUSTIFICATIVA

Não temos como saber quem foi o primeiro padeiro da História. O pão com suas mais variadas vertentes, cozido, com ou sem fermento, doce, salgado ou recheado está presente na imensa maioria das civilizações. É a referência básica em alimentação na maior parte do mundo.


Os Cristãos têm na Bíblia várias referências ao pão, sendo a mais famosa a da Santa Ceia, onde o vinho é identificado como o sangue e o pão com o corpo de Cristo.
Conta a história, que a Rainha Maria Antonieta, durante a Revolução Francesa ao saber que a população da França não tinha pão para comer e passava fome, num momento de insensatez declarou “que comam brioches” – que nada mais é do que um pão doce, mais trabalhado que o pão simples.
Em 2002, uma equipe de arqueólogos norte-americanos descobriu os restos do que deve ser a padaria mais antiga do mundo, usada pelos egípcios para produzir o "pão do sol", que ainda é feito nos dias de hoje. Os arqueólogos encontraram um local específico com bandejas e instrumentos utilizados para a feitura de pães que remonta a 2.000 anos antes de Cristo.
Antigamente a profissão de padeiro era passada de “pai para filho”, pois a imensa maioria das padarias eram negócios familiares. O pai era padeiro e transmitia seus ensinamentos para os filhos que davam continuidade ao negócio.
Atualmente para quem deseja ser padeiro existem cursos que ensinam técnicas sobre como fazer pães dos mais diversos tipos.
No Brasil existem atualmente mais de 63 mil padarias e o promissor mercado cresce cerca de 10 % ao ano. Existem diversos modelos de padaria, desde as que fazem o tradicional, simples e delicioso pão francês até as chamadas boutiques de pão, onde encontramos pães elaborados por padeiros que são verdadeiros gourmets.
Essa mesma realidade, respeitando a proporcionalidade dos números, se repete no Estado do Espírito Santo onde existem hoje cerca de 02 mil padarias, sendo que 60% delas – as maiores e mais requintadas - estão estabelecidas na Grande Vitória, cabendo aos demais municípios – em sua maioria – os pequenos empreendimentos de caráter familiar.
Hoje para ser Padeiros ou Confeiteiro exige-se cada vez mais especialização. São necessários cursos de capacitação técnica ou experiência comprovada.
Existem no Espírito Santo cerca de 20 mil trabalhadores na categoria, a maioria mulheres.

O SINTRAMASSAS - SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS EMPRESAS DE PANIFICACÃO, PADARIAS E CONFEITARIA, MASSAS ALIMENTÍCIAS E BISCOITOS, TRIGO, TEMPEROS, CONDIMENTOS, CONSERVAS ALIMENTÍCIAS IN-NATURA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO –, foi fundado em 11 de outubro de 1999 é o legítimo e, legalmente constituído, representante dessa categoria no Estado do Espírito Santo.


Por estas razões, apresento o presente Projeto a fim de agraciarmos essa importante categoria que torna nossas manhãs mais saborosas, fabricando o alimento que está presente na vida de toda família capixaba.


GABINETE DO DEPUTADO GLAUBER COELHO

Av. Américo Buaiz, 205 – Gab. 303 – Enseada do Suá – Vitória – ES – CEP 29050-950

Tel: (27) 3382.3571 – E-mail: glaubercoelho@al.es.gov.br





Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
Universidade estadual
união acórdãos
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande