FundaçÃo comunitária tricordiana de educaçÃO



Baixar 360.1 Kb.
Página1/9
Encontro21.10.2017
Tamanho360.1 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9




Decretos Estaduais nº 9.843/66 e nº 16.719/74 - Parecer CEE/MG nº 99/93


Universidade Vale do Rio Verde

Recredenciada e-MEC 200901929





PROGRAMA PARA O

ESTÁGIO CURRICULAR

SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

CURSO DE ODONTOLOGIA

Três Corações

2013

FICHA CATALOGRÁFICA

(Deve ser impressa no verso da Folha de Rosto)


Catalogação na Fonte

Bibliotecária responsável : Marisa A. F. Marques CRB-6 / 2352

Claudete de Oliveira Luiz CRB-6 / 2176

378.815104

U58p Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR

Programa para o estágio curricular supervisionado obrigatório – curso de odontologia / UNINCOR; organização de Marcelo Junqueira Pereira. - - Três Corações : UNINCOR, 2013.


44 p.

1. Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações. 2. Estágio Supervisionado. I. Pereira, Marcelo Junqueira, org. II. Título.






Sumário





6 - FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES 6

1 – INTRODUÇÃO
O estágio é uma atividade de complementação e enriquecimento da formação acadêmica do aluno, nos moldes estabelecidos pela legislação vigente que trata do estágio curricular: Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, artigo 82 da Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996, as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em odontologia e as normativas internas da instituição em acordo com o projeto pedagógico do curso.

O Estágio Curricular Obrigatório na UNINCOR pode ser definido como um conjunto de instituições, pessoas e recursos que se integram de modo a contribuir com a formação profissional, dentro de objetivos e metas estabelecidas.

É uma atividade a ser realizada em estabelecimentos de saúde pública e ou privada, órgãos públicos, clínicas, hospitais, escolas, consultórios, entidades assistenciais, dentre outros; para se obter uma vivência do conhecimento acadêmico aplicado à realidade brasileira.

Ele deve proporcionar a complementação do ensino e da aprendizagem, a fim de se constituir em um instrumento privilegiado de formação profissional, aperfeiçoamento técnico e de relacionamento humano.

Aliando a teoria à prática e buscando sempre a síntese entre as duas, o estágio oportuniza uma preparação que responda às expectativas do mercado de trabalho e do crescimento pessoal buscando formas de superação para as transformações necessárias.

As atividades propostas, para serem executadas durante o período de estágio são cuidadosamente selecionadas, visando proporcionar a vivência do processo de formação em sua maior dimensão. O estagiário deverá desenvolvê-lo criando possibilidades de aprofundar seus conhecimentos e de encaminhar a sua prática.

A observação e análise destas experiências serão importantes para a qualidade do estágio realizado e implicarão na formação do futuro profissional. A dedicação e atenção do estagiário para com as atividades de estágio farão toda diferença para que essas sejam enriquecedoras, transformadoras, e não apenas horas a serem cumpridas para integralização do curso.

2 - JUSTIFICATIVA LEGAL

2.1 - Obrigatoriedade do estágio
Para os cursos que integram a área da saúde, a exigência do Estágio Curricular Obrigatório no âmbito da UNINCOR é decorrência da sua inclusão nas estruturas curriculares e da sugestão do MEC através das proposições de currículos de referência. É normatizado pela Lei nº 11.788/2008, Lei 9.394/1996 e as DCN para o curso de Odontologia.

3 – OBJETIVOS
3.1 - Objetivos gerais
 Proporcionar oportunidades aos graduandos, para a vivência das práticas profissionais vigentes nos ambientes em que estarão inseridos, no exercício da profissão.

 Aprimorar o nível de atuação do estagiário, oferecendo-lhe experiências profissionais inovadoras.

 Formar um graduado técnico e politicamente competente, que integre em sua atuação os conhecimentos,

habilidades, crenças, valores, emoções e compromisso com a realidade da prática profissional.

 Propiciar a vivência de situações reais de utilização dos conhecimentos adquiridos, analisando-os, criticando os, avaliando-os e replanejando ações coerentes com a realidade profissional e o campo de atuação.

 Confrontar teoria e prática durante a formação profissional visando uma formação atualizada e condizente com a realidade.



4 - RECURSOS HUMANOS
O Estágio Obrigatório envolve o estagiário, os Supervisores de Prática, o Docente Orientador da Instituição, o responsável pelo Setor de Extensão e a comunidade em que o estagiário irá desenvolver seu estágio.

5 - TIPOS DE ESTÁGIO / OFICIALIZAÇÃO
5.1 - Estágio Curricular Obrigatório sem remuneração
O Estágio Curricular Obrigatório sem remuneração é o estágio na área de atuação do curso de graduação do aluno, sem receber remuneração por ele.

Neste tipo de estágio também é necessário haver o convênio entre a Instituição/Estabelecimento de Saúde de estágio e a UNINCOR, além do Termo de Compromisso de Estágio individual entre aluno/Instituição com a interveniência da UNINCOR.



5.2 - Estágio Curricular Obrigatório com remuneração (bolsa)
O Estágio Curricular Obrigatório com remuneração é o estágio na área de atuação do curso de graduação do aluno, porém, ele recebe remuneração para realizar o estágio. O valor da remuneração é estabelecido de acordo com a disponibilidade do Estabelecimento de Saúde/Instituição.

Neste tipo de estágio também é necessário haver o convênio entre a Instituição/Estabelecimento de Saúde de estágio e a UNINCOR, além do Termo de Compromisso de Estágio Individual entre aluno/Instituição com a interveniência da UNINCOR.







  1   2   3   4   5   6   7   8   9


©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal