Ficha de emergência



Baixar 12.95 Kb.
Encontro22.02.2018
Tamanho12.95 Kb.

FICHA DE EMERGÊNCIA



Nome Apropriado para Embarque:


LIQUIDO ALCALINO CAUSTICO, N.E.

(silicato de sódio).




Número de risco: 80

Número da ONU: 1719

Classe risco: 8

Descr. da classe ou subclasse de risco: Líquidos Corrosivos

Grupo de Embalagem: II


Em caso de Emergência, ligar para:

SUATRANS COTEC: 0800 707 7022



Aspecto: Líquido viscoso, turvo, acinzentado, esverdeado a róseo. Inodoro. Incompatível com produtos da subclasse 2.3 que apresentem toxicidade por inalação LC50 < 1000ppm, com produtos da subclasse 4.1, 4.2, 4.3, 5.1 e 5.2 e, com produtos da subclasse 6.1 do grupo de embalagem l. Incompatível com ácidos fortes, orgânicos halogenados, peróxidos orgânicos, flúor, nitrometano e outros nitrocompostos, líquidos inflamáveis, sais de amônio e metais.

EPI's: Vestuário protetor completo, protetor facial, óculos de proteção contra respingos e luvas protetoras impermeáveis de neoprene ou borracha natural. Utilize equipamentos de proteção respiratória contra névoa.”O EPI do motorista está especificado na ABNT NBR 9735.”

RISCOS

Fogo: Produto não icombutível, pode se decompor quando aquecido produzindo gases tóxicos e corrosivos. Reage com inúmeros materiais podendo liberar gases inflamáveis e formar misturas explosivas com o ar.

Saúde: Corrosivo, provoca queimaduras graves. Irritação e/ ou queimaduras na pele, olhos sistema gastrointestinal, respiratório e membranas mucosas, vermelhidão, formação de bolhas, dificuldade e dor ao engolir, sensação de queimação do esôfago ao estômago, salivação excessiva, náusea, dor abdominal, diarréia, hematêmese (Vômito com sangramento) e febre, visão turva, tosse, dificuldade na respiração, asfixia por edema de glote, choque e colapso.

Meio Ambiente: Evite que o produto derramado atinja cursos d’água e rede de esgotos. O produto pode ser nocivo à vida aquática, devido ao pH elevado.

EM CASO DE ACIDENTE

Vazamento: Não toque nos recipientes danificados ou no material derramado sem o uso de vestimentas de proteção adequadas. Pare o vazamento se isso puder se feito sem risco. Evite o escoamento do produto para cursos d’água, rede de esgotos, porões ou áreas confinadas. Adsorva o líquido remanescente com vermiculite, areia seca, terra ou outro material inerte. Coloque o material adsorvido em recipientes e remova-os para local seguro. Neutralize a área contaminada com ácido fraco e lave com grandes quantidades de água. Contenha a água de lavagem, evitando que atinja cursos d’água e rede de esgotos. Isole a área num raio de 50 metros em todas as direções.

Fogo: Medidas de extinção apropriadas: Pó químico, névoa d’água, dióxido de carbono, etc. Evite que o material se espalhe. Não permita a entrada de água nos recipientes, resfrie lateralmente os recipientes expostos às chamas com água. Retire-se imediatamente caso ouça o ruído do dispositivo de segurança ou em caso de descoloração do tanque devido ao fogo. Mantenha-se sempre longe de tanques envoltos em chamas.

Poluição: As águas de diluição do controle do fogo, podem causar poluição. Contenha a água de lavagem, evitando que atinja cursos d’água e rede de esgotos.

Envolvimento de Pessoas: Solicite assistência médica de emergência.

Ingestão: Lave a boca da vítima com água. Não introduza o vômito. Forneça água em abundância para a vítima beber.

Contato com a pele: Enxágua e lave imediatamente a região da pele exposta com água. Remova e isole roupas e calçados contaminados. Em caso de contato localizado com a pele, evite espalhar o material em áreas de pele não afetadas.

Inalação: Remova a vítima para local arejado. Se a vítima estiver respirando com dificuldades, forneça oxigênio. Aplique respiração artificial se a vítima não estiver respirando. Não faça respiração boca-boca caso a vítima tenha ingerido ou inalado o produto.

Contato com os olhos: Lave imediatamente com água em abundância, mantendo as pálpebras abertas, por pelo menos 15 min. Retire lentes de contato quando for o caso, se puderem se removidas com facilidade.

Observações: As instruções ao motorista, em caso de emergência encontram-se descritas no envelope para transporte.




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal