Fenótipo e genótipo biologia daltro



Baixar 329.34 Kb.
Página1/2
Encontro14.08.2019
Tamanho329.34 Kb.
  1   2

FENÓTIPO E GENÓTIPO

BIOLOGIA DALTRO


  1. Em uma planta conhecida como maravilha (Mirabilis jalapa), há três tipos possíveis de coloração de pétalas das flores: branca, vermelha e rosa. O cruzamento de plantas de flores brancas com plantas de flores vermelhas resulta em uma descendência com todas as plantas com flores rosa (F1). Do cruzamento dessa F1 obtém-se plantas dos três tipos.

Com base na informação acima, assinale a alternativa CORRETA.

a) As plantas de flores brancas e vermelhas são certamente homozigotas.

b) As plantas de flores rosa podem ser homozigotas ou heterozigotas.

c) Flores brancas, vermelhas e rosa correspondem ao genótipo das plantas.

d) A proporção encontrada na descendência da F1 é de 1 planta de flor rosa, 2 plantas de flores brancas, 1 planta de flor vermelha.

e) Existem três alelos envolvidos na segregação desse caráter, que exibem uma relação típica de codominância.


  1. Uma planta que produz rabanetes redondos foi cruzada com outra que produzia rabanetes alongados, resultando no surgimento de 100% de plantas que produziam rabanetes ovais. O cruzamento das plantas que produziam rabanetes ovais entre si gerou 30 plantas que produziam rabanetes redondos, 62 plantas que produziam rabanetes ovais e 34 plantas que produziam rabanetes redondos. Qual o tipo de herança ligada à determinação da forma dos rabanetes produzidos por essa espécie de planta? Demonstre os cruzamentos citados e os respectivos genótipos dos indivíduos envolvidos.




  1. Um determinado gene possui 3 alelos ( A1, A2, A3), sendo que o alelo A1 é codominante ao alelo A2, e o alelo A2 é dominante sobre o alelo A3.

Com base nesses dados, o número de genótipos homozigotos, heterozigotos e fenótipos é, respectivamente,

a) 3, 3 e 4.

b) 2, 4 e 8.

c) 3, 6 e 4.

d) 4, 6 e 16.

e) 2, 3 e 6.


04. Mendel estabeleceu que os genes podem existir em formas alternativas e identificou dois alelos, um dominante e outro recessivo. Entretanto, as pesquisas do início do século XX demonstraram que isso era uma simplificação. Sobre as interações alélicas, é correto afirmar:

a) Um alelo é dito co-dominante, se tiver o mesmo efeito fenotípico em heterozigotos e homozigotos, isto é, os genótipos Aa e AA são fenotipicamente indistinguíveis.

b) A cor das flores em boca-de-leão é um exemplo de interação alélica, do tipo codominância, pois, quando cruzamos variedades homozigotas brancas e vermelhas, elas produzem heterozigotos rosas. O alelo para a cor vermelha (W) é considerado parcialmente dominante, em relação ao alelo para cor branca (w).

c) Uma exceção ao princípio da dominância simples surge quando um heterozigoto apresenta características encontradas em cada um dos homozigotos associados, sendo chamada de dominância incompleta.

d) Um exemplo de interação alélica do tipo codominância é a herança dos grupos sangüíneos (sistema ABO e sistema MN). Nos heterozigotos, os dois alelos contribuem igualmente para o fenótipo.

e) Conforme identificou Mendel, os genes podem existir em apenas duas formas alélicas, conforme identificou Mendel, um dominante e outro recessivo, sugerindo uma dicotomia funcional simples entre os alelos.




  1. O tabagismo é um importante fator de alterações patológicas no pulmão . como o câncer e o enfisema pulmonar. Substâncias presentes no cigarro podem lesar esse órgão comprometendo seu funcionamento.

Duas enzimas . elastase e a alfa-1-antitripsina . são essenciais para manter a integridade do pulmão.

Analise estes esquemas:



1. CITE o mecanismo genético que favorece o aparecimento de indivíduos deficientes para a síntese da enzima alfa-1-antitripsina.

2. Foram descritos vários alelos responsáveis por diferentes variantes enzimáticas, como, por exemplo, M (mais freqüente) seguido de S e Z.



Analise esta tabela:

a) DETERMINE a probabilidade de casais heterozigotos para o alelo M terem descendentes com genótipo favorável ao desenvolvimento de enfisema pulmonar.

EXPLICITE o seu raciocínio.

b) Suponha que há um método para detecção desses alelos na população.

RESPONDA:

Como os dados obtidos por esse método poderiam ser utilizados pelo Ministério da Saúde em programas de prevenção?

3. É comum fumantes sentirem falta de ar ao praticarem atividades físicas.

Considerando essa informação,
a) CITE a estrutura pulmonar lesada nesses fumantes.__________________________________

b) EXPLIQUE o processo fisiológico que provoca a falta de ar nesses indivíduos.




  1. Em certa espécie vegetal a cor das flores é determinada por um par de alelos entre os quais NÃO há dominância. Um jardineiro fez os seguintes cruzamentos de plantas de:

I. flor vermelha  flor rosa.

II. flor vermelha  flor branca.

III. flor rosa  flor rosa.

IV. flor rosa  flor branca.
São esperadas plantas com flores brancas SOMENTE nos cruzamentos:

a) I e II

b) I e III

c) I e IV

d) II e III

e) III e IV




  1. Responda à questão com base no texto e nas afirmativas a seguir.

A doença de Huntington é uma anomalia autossômica dominante com penetrância completa que afeta indivíduos na idade adulta. Até cerca de 40 anos de idade o afetado apresenta-se normal, mas, com o passar dos anos, inicia-se uma progressiva perda do controle motor, acompanhada de problemas psiquiátricos como demência e distúrbios afetivos. Pelo exame de ressonância magnética, detecta-se perda substancial de neurônios. Num estágio mais avançado da doença, dificuldades para deglutir podem resultar em pneumonia por aspiração.
I. Um casal em que ambos são heterozigotos para o alelo que causa Huntington poderá vir a ter filhos não-afetados.

II. Mulheres heterozigotas para o alelo que causa Huntington não apresentam os sintomas da doença.

III. A proporção genotípica esperada para a prole afetada de um homem com Huntington homozigoto é de 100%.

IV. Por se tratar de um alelo letal, indivíduos portadores de Huntington não deixam descendentes.


Pela análise das afirmativas acima, conclui-se que apenas estão corretas:

a) I e III

b) I e IV

c) I, II e III

d) II e IV

e) II, III e IV


08. Na epistasia recessiva duplicada a proporção mendeliana 9:3:3:1 é alterada para 9:7. Do cruzamento de dois heterozigotos, para dois pares de genes localizados em cromossomos não-homólogos (AaBb x AaBb), podemos afirmar sobre este tipo de interação que:

a) somente aa é epistático sobre B e b

b) B e b são hipostáticos sobre aa, assim como bb é epistático sobre A e a

c) A é epistático sobre B e b



d) aa é hipostático sobre B e b, assim como bb é epistático sobre A e a


  1. Numa espécie de planta a cor das flores é determinada por um único gene. Duas plantas de linhagens puras, uma com flores azuis e a outra com flores brancas foram cruzadas. A prole (F1) era de coloração azul claro. As plantas F1 foram cruzadas entre si, obtendo-se F2, cuja distribuição de cores das flores está apresentada na tabela abaixo.





  1   2


©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal