Extração do óleo essencial de citronela: o repelente ecológico David Douglas de Sousa Fernandes* (IC)1, Gean Bezerra da Costa­



Baixar 12.03 Kb.
Encontro30.12.2017
Tamanho12.03 Kb.

Extração do óleo essencial de citronela: O repelente ecológico

David Douglas de Sousa Fernandes* (IC)1, Gean Bezerra da Costa­ (IC)1, Stefane Rodrigo dos Santos (FM)1, Georgiano Almeida Ferreira (IC)1 Isabel Patrício da Costa (IC)1 Marilene Bizerra da Costa Xavier (PQ)2

Universidade Estadual da Paraíba - UEPB david-quimica@hotmail.com

Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN



Introdução

A
citronela (citronela-de-java Cymbopogon winterianus e citronela-do-ceilão Cymbopogon nardus) é uma planta aromática bem conhecida por fornecer matéria prima (óleo essencial) para a fabricação de repelentes contra mosquitos e borrachudos.


Figura 1: Imagem da citronela (Cymbopogon nardus)
A citronela (Cymbopogon nardus) e sua essência são utilizadas particularmente como repelente de insetos, apresentando muito boa eficiência. A partir desta planta ou matéria prima natural, dentre outras aplicações, é possível a elaboração de um repelente de insetos seguro para a saúde humana e animal. O óleo essencial tem mais de oitenta componentes, entre eles citronelal, geraniol e limoneno, agentes que afugentam moscas e mosquitos.

O processo de extração de óleo essencial pode ser aplicado diversos métodos, tais como: hidrodestilação, maceração, extração por solvente, enfloração (enfleurage), gases supercríticos e microondas. O método de maior aplicação para a extração do óleo essencial da citronela é a hidrodestilação, que se divide em duas técnicas que são o arraste de vapor e a coobação (recirculação de águas condensadas).



Resultados e Discussão

Para o presente trabalho foram utilizados três métodos de extração do óleo essencial da citronela: hidrodestilação (arraste a vapor), maceração e extração por solvente.

Uso-se a hidrodestilação (arraste por vapor d’água), pois o óleo essencial da citronela possui uma tensão de vapor mais elevada que a da água, sendo assim arrastado pelo seu vapor. Após a separação, o óleo foi tratado com Na2SO4 anidro




Figura 2: Esquema do arrasto de vapor
Foi constatado com essa técnica que o óleo essencial é capitado com um grau de pureza considerado elevado. Mas a quantidade de óleo essencial é relativamente pequena.

O método de extração da essência de citronela mais simples foi a maceração, na qual foi constado que com esse método extração de óleo essencial da citronela resultou em um produto com muita impureza necessitando de outros métodos para a separação do óleo.

O terceiro método foi o de extração do óleo essencial através de solventes químicos (solventes: acetona água éter) que resultou em um produto chamado de concreto. Em seguida, o concreto foi dissolvido em álcool para remover o solvente. Quando o álcool evapora, apenas o oleo essencial aparece. A extração por solvente apresentou algumas desvantagens como à permanência de resíduos do solvente no óleo essencial.

Conclusões

O método que se obteve um melhor rendimento na extração do óleo essencial da citronela foi o arraste de vapor. Pois tanto a maceração quanto a extração por solvente não resultaram em um produto de grande pureza.


Referências

[1] HEIMERDINGER, A. et al. Extrato alcoólico de capim-cidreira no controle do Boophilus microplus em bovinos. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária, v.15, n.1, p.37-39, 2006



[2] OLIVO, Clair Jorge. óleo de citronela no controle de carrapato de bovinos. Revista ciência rural, v 38, nº 2, 2008

[3]SIMÕES, O. M. C; [ et al].ç Farmacognosia: da planta ao medicamento. Porto Alegre/ Florianópolis: Ed. Universitária/UFRGS/ Ed. da UFSC, 1999




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal