Eucalyptus online book & newsletter



Baixar 7.94 Kb.
Encontro15.12.2017
Tamanho7.94 Kb.




Pergunte ao Euca Expert / Ask the Euca X Pert



Perguntas: / Questions

___________________________________________________

Pergunta nº: 158 /Question nº: 158
Título: /Title: Fábrica de papel higiênico.

Por: / By: Patricia Eliana


E-mail: pdykstra@ibest.com.br
Questão: /Question:

Gostaria de saber se existem equipamentos para pequena fabrica de papel higiênico e se há viabilidade para empreendimento com baixa escala de produção e idéia de custos, obrigada.



_________________________________________________
Resposta por Celso Foelkel: / Answer by Celso Foelkel:
Cara Patrícia, sua idéia de se aventurar em fabricar papel higiênico é bem-vinda pelo setor, mas ela envolve riscos e também capital e muito conhecimento técnico. Ao invés de fabricar o papel, melhor seria que você encontrasse um outro caminho para começar, como ser convertedora de papel higiênico. Por exemplo, comprando bobinas de papel higiênico de quem o fabrica, você poderia convertê-lo em guardanapos, lenços, toalhas e outras finalidades. Tudo isso em escala pequena, e sem impactos maiores gerados com uma produção do próprio papel, como altos consumos de água, fibras, energia, trabalho, capital, aparas, etc.

Pense sobre isso, pois devagar se constroi uma catedral. Resta também você saber que esse mercado é bem competitivo e há muitos gigantes operando nele, disputando palmo a palmo as melhores alternativas.


Para conhecer mais sobre o papel higiênico, entre nos sites dos grandes fabricantes brasileiros como Kimberly Clark, Santher, Mili, Astoria, Melhoramentos, etc. No site da Bracelpa (www.bracelpa.org.br) você encontrará estatísticas de produção no Brasil.

A partir daí, decida-se.

Um abraço

Celso Foelkel



__________________________________________________
Outros Comentários: / Other Comments:
Por: / By:
E-mail:

___________________________________________________




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal