Estudo Dirigido para a Avaliação Mensal do 4º Bimestre História – Professor Lazin



Baixar 18.57 Kb.
Encontro12.10.2018
Tamanho18.57 Kb.



Estudo Dirigido para a Avaliação Mensal do 4º Bimestre

História – Professor Lazin

  • As questões a seguir são referentes ao conteúdo do módulo 14: Revoluções Socialistas na América

  • Cada uma das questões lhe indicará o tema correspondente àquelas encontradas na avaliação.

  • Seja honesto com a sua atividade: cópias da internet sem reflexão não lhe auxiliam em nada.

Questão 1:

“O general, chefe do exército, implantou, em 1973, uma das mais violentas e sanguinárias ditaduras latino-americanas (…) mineiros, dirigentes sindicais e políticos de esquerda foram presos, torturados, mortos, jogados nos rios ou enterrados nas minas (…) O Chile deixou de ser um país democrático e entrou no rol das ditaduras militares, predominantes na América Latina.”

CÁCERES, Florival. História Geral. 4. ed. São Paulo: Moderna, 1997, p. 467.
A qual chefe de Estado Chileno o texto se refere?
Questão 2:

Nas décadas de 60 e 70, os Estados Unidos foram responsáveis pelo financiamento de diversas ditaduras militares na América Latina. No Chile, a partir do final da década de 60, as esquerdas formaram a Unidade Popular, que elegeu, pela primeira vez no continente, um presidente socialista escolhido pelo voto. O amplo programa de reformas do presidente Salvador Allende entrou em choque com os interesses das Oligarquias chilenas e dos Estados Unidos. Os EUA passaram a bloquear os créditos externos para o Chile e a CIA começou a financiar greves que paralisaram os setores de transportes e combustíveis


O que aconteceu no Chile após o governo citado no texto?
Questão 3:

O pedido de extradição do general chileno Augusto Pinochet, feito pelo Poder Judiciário Espanhol ao governo britânico em 1999, por crimes contra a humanidade, revelou a existência de uma articulação dos serviços secretos do continente sul-americano conhecida como “Operação Condor”.

O que foi a Operação Condor?
Questão 4:

A respeito da política norte-americana em relação aos países da América Central no século XX, julgue os itens abaixo:

( ) Em El Salvador os grupos guerrilheiros, unificados na Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN) enfrentaram, nos anos 80, uma sangrenta repressão de grupos paramilitares, financiados pelos Estados Unidos e ligados aos organismos de segurança do governo e às oligarquias locais.

( ) A criação do Panamá como Estado independente, desmembrado da Colômbia, deveu-se à ação dos Estados Unidos, no âmbito da política de intervenções armadas (“Big Stick”), para assegurar os interesses norte-americanos na construção de um canal interligando os oceanos Atlântico e Pacífico.

( ) A ameaça representada pela vitória da Revolução Sandinista na Nicarágua levou os Estados Unidos a alterar sua política para a América Central, passando das intervenções diretas e financiamento de governos ditatoriais, à concessão de ajuda financeira destinada a acabar com a pobreza e com as desigualdades sociais.

( ) No início dos anos 80, o fortalecimento dos setores populares e nacionalistas na América Central levou à vitória da guerrilha em El Salvador, implantando um governo revolucionário esquerdista e, no Panamá, forçando a devolução da Zona do Canal.


Questão 5:

Caracterize a Revolução Cubana, quanto a seus ideais, forma de organização e consequências internas e externas.


Questão 6:

“A doença do ditador Fidel Castro pode ser o desfecho de uma história que começou na década de 50 e que levou pessoas no mundo inteiro a se posicionar frente a um regime que trouxe avanços sociais, mas foi marcado pela repressão política.

 

(Folha de São Paulo, 22/10/2006)



Caracterize Fidel Castro e seu governo.
Questão 7:

“(...) Fidel se beneficiou da Guerra Fria e vendeu a importância geopoIítica de Cuba à União Soviética, em troca de generosos subsídios. Cuba é muito mais importante no mundo como um símbolo. E ela é um símbolo por causa de Fidel. Sem Fidel, o regime cubano perde o símbolo da vanguarda do comunismo internacional ou, ao menos, do antiimperialismo, especialmente do antiamericanismo. A Revolução Cubana nunca se viu como uma mudança de governo em Cuba apenas. A atuação de Ernesto Che Guevara na África e na América do Sul era parte da mística em torno dos combatentes de Sierra Maestra. Para a América Latina, especificamente, Fidel foi o ícone das mudanças que organizações de esquerda do Continente inteiro buscavam.”

(Revista Época, fevereiro de 2008).

Responda: Qual foi a principal crise entre Estados Unidos e União Soviética que envolveu também Cuba?

Quais os outros movimentos na América Latina que foram influenciados pelas guerrilhas cubanas?

Após os fim da U.R.S.S. quais são os possíveis aliados de Fidel Castro e Cuba?


Questão 8:

A Revolução Sandinista em 1979 depôs o ditador Anastácio Somoza, que controlava o país há cerca de 40 anos. Essa revolução foi um dos episódios que marcou a instabilidade política dos países da América Central no processo de descolonização, facilitando a implantação de sangrentas ditaduras na região durante todo o século XX. Onde, quando e através de qual grupo guerrilheiro ocorreu a Revolução Sandinista?


Questão 9:

Caracterize a resistência à Revolução por parte da população da Nicarágua entre 1985 e 1989:


Questão 10:

A Guerra Civil da Nicarágua trouxe, como consequência:

1 – Uma mudança no apoio dos EUA à Somoza

2 – Rompimento das relações com a OEA

4 – Uma invasão por parte da OEA

8 – Apoio militar dos países da América do Sul ao governo da Nicarágua

16 – Uma intervenção da ONU

32 – Uma Conferência em Cuba para ajudar a Nicarágua

SOMA: ____
As Questões 11, 12 e 13 se referem às Discursivas
Questão 11:

O texto abaixo refere-se a um país americano onde constantes racionamentos de alimento, de combustível e de energia elétrica têm causado dificuldades à população, sobretudo após as mudanças ocorridas no Leste Europeu (Fim da U.R.S.S.)

"Até pouco tempo atrás, os protestos... se limitavam às piadas políticas. Umas delas, por exemplo, perguntava o que há em comum entre um foguete soviético e a escassez de ovos. Resposta: a contagem regressiva - 5, 4, 3, 2, 1, 0."

(Revista Veja, agosto/91)

A que país o texto se refere? Como se deu o alinhamento desse país ao socialismo?
Questão 12:

“Em 1970, o eleito foi Salvador Allende, uma nova etapa que começou com dificuldades pelos problemas econômicos que haviam no Chile, exacerbada pela crise em 1972 e 73, uma crise que levou ao Golpe de Estado do ditador Augusto Pinochet em 11 de setembro de 1973, com o fim trágico de Allende.”



Por que os E.U.A. auxiliaram no Golpe Militar de Pinochet?
Questão 13:



Por que os jornais relatam “A Crise dos Mísseis”, como o “dia em que chegamos perto do fim? O que foi a Crise dos Mísseis em suas palavras?




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal