Estágio decorre de 20 a 24 de julho, e dirige-se a estudantes do secundário estg/ipleiria ensina a construir robôs móveis na 19.ª edição da Ciência Viva no Laboratório



Baixar 20.68 Kb.
Encontro18.09.2019
Tamanho20.68 Kb.



Estágio decorre de 20 a 24 de julho, e dirige-se a estudantes do secundário

ESTG/IPLeiria ensina a construir robôs móveis

na 19.ª edição da Ciência Viva no Laboratório

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria (ESTG/IPLeiria) vai ensinar a desenvolver robôs móveis, na 19.ª edição do programa Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias. O estágio decorre de 20 a 24 de julho, será dirigido pelo Departamento de Engenharia Eletrotécnica da ESTG, e destina-se a estudantes dos 10.º, 11.º, e 12.º anos, com o objetivo de proporcionar aos estudantes do ensino secundário uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica.

O estágio pode ser frequentado por estudantes de todo o País – que no ano letivo 2014/2015 frequentaram o ensino secundário –, e é gratuito. «A seleção da ESTG para formar na área da robótica mostra bem a força que esta Escola tem nesta área, e que a aposta que se tem feito no IPLeiria está a dar os seus frutos, sendo a ESTG considerada um dos polos formadores de relevo no País em robótica», salienta Pedro Martinho, diretor da Escola.

O estágio em desenvolvimento de robôs móveis será coordenado pelo docente da ESTG Hugo Costelha. Nele, os alunos terão oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de robôs móveis de pequenas dimensões, utilizados sobretudo na área da educação. Os participantes irão intervir em todos os passos do desenvolvimento do robô, desde a conceção mecânica e eletrónica, até ao desenvolvimento e programação dos algoritmos de controlo do robô, tendo ainda a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de sistemas e impressão 3D, muito utilizados na área da robótica. O estágio seguirá uma abordagem típica de investigação: identificação de problemas, desenvolvimento de soluções, implementação e teste. 

A decorrer desde 1997, o programa Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias, iniciativa da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, já envolveu mais de 11.000 estudantes, que frequentaram estágios científicos em laboratórios de instituições de todo o País. A 19.ª edição da Ciência Viva no Laboratório decorre entre 22 de junho e 28 de agosto, em diversos centros de investigação de norte a sul do País, que ministrarão estágios em várias áreas científicas.

Os participantes no estágio em desenvolvimento de robôs móveis na ESTG têm incluído o almoço, e, caso sejam alunos deslocados, têm ainda direito ao jantar e o alojamento.

As inscrições estão abertas, e os interessados podem candidatar-se na página online da Ciência Viva, no menu “Ciência Viva no Laboratório”, “Estágios”, efetuando de seguida pesquisa por Instituição ou por Área Geográfica, ou seguir este link: http://www.cienciaviva.pt/estagios/jovens/ocjf2015/inscricao.asp?accao=showentidadedetail&id_entidade=223.
Leiria, 19 de junho de 2015

Para mais informações contactar:

Midlandcom – Consultores em Comunicação



Ana Frazão Rodrigues * 244 859 130 * 939 234 508 * afr@midlandcom.pt

Ana Marta Carvalho * 244 859 130 * 939 234 518 * amc@midlandcom.pt




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal