Estágio de colaborador



Baixar 29.86 Kb.
Encontro07.11.2017
Tamanho29.86 Kb.





COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA



PROGRAMA DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA - PCE

1. Programa
1.1. Nome do Programa: Neuroimunologia
1.2. Coordenador: Paulo Euripedes Marchiori

Titulação: Professor Associado

Departamento: Neurologia
1.3. Vice-coordenador: Dagoberto Callegaro

Titulação: Doutor

Departamento: Neurologia
2. Colaboradores (indique: nome, titulação ou qualificação, instituição, atividade a ser desenvolvida pelo colaborador e justificativa):

- Prof.Dr. Paulo Euripedes Marchiori, Professor Associado do Departamento de Neurologia. Chefe do ambulatório de Miastenia gravis.

- Dr. Antonio Alberto Zambon, doutor, médico assistente da Divisão de Clínica Neurológica, Coresponsável pelo Ambulatório de Neurologia Geral e Miastenia Gravis.

- Dr. Dagoberto Callegaro, Doutor, médico assistente da Divisão de Clínica Neurológica – Coordenação no Ambulatório de Doenças Desmielinizantes e Chefe do Ambulatório de Neurologia Geral de Adultos.

Dra. Samira Luisa Apóstolos Periera – Doutora, médica assistente da Divisão de Clínica Neurológica. Coresponsável do Ambulatório de Doenças Desmielinizantes.

- Dra. Angelina Maria Martins Lino, Doutora, médica assistente da Divisão de Clínica Neurológica, Supervisão do ambulatório de Nervos Periféricos.

- Dr. Carlos Otto Heise, Doutor e médico assistente da Divisão de Clínica Neurológica, Coordenador do Serviço de Eletroneuromiografia.

- Dra. Nádia Nader Mangini, Doutora, médica assistente da Divisão de Clínica Neurológica, Supervisão na Neurofisiologia clínica.

- Dra. Mary de Carvalho Alegro, médica assistente da Divisão de Clínica Neurológica, Supervisão no Ambulatório de Miopatias.

3. Objetivos: capacitar o médico neurologista a conduzir todas as etapas de avaliação e orientação do paciente com doença neurológica de alta complexidade na área de neuro-imunologia, no âmbito de pacientes internados e ambulatoriais, além de familiarizá-lo com projetos de pesquisa e ensaios clínicos.

4. Atividades:

4.1. Atividades Teórico-Práticas Obrigatórias (descrição e carga horária):

4.2. Estágios em serviço (descrição das atividades, carga horária e formas de supervisão): atendimento de doentes ambulatoriais e internados na Enfermaria de Neurologia e UTI Neurológica bem como atendimento em Interconsultas Neurológica, para desenvolvimento de habilidades relacionadas a: - aplicação de medidas preventivas e terapêuticas das complicações neurológicas em pacientes com doenças Sistêmicas. - desenvolvimento e implantação de rotinas que acelerem o diagnóstico e o tratamento inicial de doenças neurológicas imuno-mediada, que se enquadram no perfil de alta complexidade. - desenvolvimento e implantação de protocolos de tratamento adequados a cada tipo de doença neurológica imuno-mediada. - aplicação de medidas preventivas e terapêuticas da complicações neurológicas em pacientes com doenças sistêmicas. - integração multidisciplinar, com implementação de fisioterapia motora e respiratória precoce para proporcionar melhora funcional destes pacientes. - desenvolvimento de pesquisa clínica em neuro-imunologia clínica nas áreas diagnóstica e terapêutica. Carga horária total: 40 horas/semanais.


Supervisão: Prof. Paulo Euripedes marchiori, Samira Luisa dos Apóstolos Pereira, Dagoberto Callegaro, Angelina Maria Martins Lino, Douglas Sato, Frederico Mennucci de Haidar Jorgei, Renata Faria Simm Aguiar todos da Divisão de Clínica Neurológica.
4.3. Seminários (programa e carga horária): Seminários semanais, durante todo o estágio com ênfase em fisiopatologia, diagnóstico, conduta e proposta terapêutica, dentro dos seguintes temas: a) discussão de casos e artigos relacionados a Doenças Desmielinizantes do Sistema Nervoso Central; b) discussão de casos e de artigos relacionados a Doenças do Sistema Nervoso Periférico: Doenças (Imuno-mediadas e Neuro-degenerativas); c) discussão de artigos relacionados a Doenças Inflamatórias e Infecciosas Sistêmicas com manifestação no Sistema Nervoso. Distúrbios do Movimento; d) discussão de artigos relacionados a terapias imunossupressoras atuais – aplicações práticas em neurologia; e) discussão de artigos relacionados a Neurofisiologia. Carga horária: 4 horas/semanais. (inclusa na carga horária de cada ambulatório). Atividade Prática no Atendimento a Pacientes internados na Enfermaria com Visitas diárias à enfermaria e à Unidade de Terapia Intensiva da Divisão de Clínica Neurológica, com discussão dos casos de neuroimunologia, abrangendo doenças inflamatórias, infecciosas assim como acometimento neurológico em Doenças Sistêmicas, particularmente sobre condutas práticas, em conjunto com os médicos assistentes da Enfermaria de Neurologia Clínica. Visitas diárias à enfermaria com discussão de casos clínicos à beira do leito. Carga horária: 20 horas/mês. Atividade Prática de Atendimento Ambulatorial Supervisionada na área de Neuroimunologia no âmbito de patologias do Sistema Nervoso Central e Periférico, com discussão dos casos em conjunto com os médicos assistentes nas seguintes áreas: a) ambulatório de doenças desmielinizantes e vasculites do sistema nervoso central; b) ambulatório de nervos periféricos (polineuropatias imuno-mediadas e vasculites do sistema nervos periférico); c) ambulatório de miastenia gravis e miopatias inflamatórias; d) ambulatório de doenças inflamatórias sistêmicas com acometimento neurológico. Carga horária: 24 horas/mês. Coleta, informatização e análise de dados relativos ao atendimento de pacientes com DCV no HCFMUSP.
4.4. Trabalho de Campo (descrição das atividades, carga horária e formas de supervisão):
4.5. Atividades Optativas (descrição e carga horária máxima): Participação ativa em atividade científica com relatos de casos e série de casos com especial interesse científico, bem como participação em ensaios clínicos.
4.6. Outras Atividades Programadas (descrição): a) observação de exames de Neurofisiologia – Eletroneuromiografia, discussão de indicações e resultados com Dr. Mário Wilson Iervolino Brotto. Carga Horária; 20 horas/mês. b) observação de exames de potencial evocado, discussão de indicações e resultados com Dra. Nadia Nader Mangini. Carga Horária: 20 horas/mês.
5. Bibliografia: artigos científicos e livros serão indicados ao longo do ano

6. Forma(s) de Avaliação do aluno e critérios para aprovação: desempenho, frequência, artigo aceito para publicação em periódico indexado.
7. Período e Carga horária do Programa:
Período de realização: 01.03.2017 a 28.02.2018
Duração (anos): 1 ano
Carga Horária Total: 1700 horas
Carga Horária Semanal: 35,4 horas/semanais
8. Requisitos e outros dados para ingresso:

Número de Vagas: três por ano

Pré-requisito: Residência médica em Neurologia

Período de Inscrição: 31.10 a 04.12.16

Período de Seleção: 28 de janeiro de 2017

Forma(s) de Seleção: Currículo e entrevista




9.1 Investimento:

9.1. Taxas e parcelas:



Taxa de Inscrição (estabelecida pela CCEx-FMUSP, conforme Regimento do PCE em vigor) 

Taxa de Matrícula (estabelecida pela CCEx-FMUSP, conforme Regimento do PCE em vigor) 

Nº de parcelas/mensalidade: não será cobrada mensalidade

Valor das parcelas/mensalidades:
9.2. Isenções

Há previsão de isenção? Sim ( ) Não ( )

Tipo de isenção: Total ( ) Parcial ( ) _________________________________________

Quantas? _____

Qual o critério para isenção?

APROVAÇÕES
Conselho do Departamento 19.09.2016 _______________________________________________

Data Carimbo e Assinatura



CCEx-FMUSP __________ _________________________________________________
Data Carimbo e Assinatura







©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal