Escalar para quê



Baixar 3.83 Kb.
Encontro08.10.2019
Tamanho3.83 Kb.

Escalar para quê?
Muitas pessoas questionam, sobre o que leva um ser humano a "desafiar" a lei da gravidade só para chegar ao cume de uma montanha, tirar algumas fotos e depois descer. Alguns se antecipam dizendo que é maluquice, outros, que é vaidade ou falta do que fazer. Mas o certo é que todos se entusiasmam com essas histórias que envolvem "aventuras" e "perigos", mas não sabem exatamente o que é escalar.

O escalar não é apenas o uso da força física e resistência para subir uma montanha, mas principalmente um trabalho psicológico que envolve paciência, controle, conhecimento, vontade e persistência.

No momento da escalada, "o mundo passa a não existir", tudo se apaga da mente restando apenas seus medos e vontades. O saber escalar, está no controle dessas tensões que são potencializadas no momento da exposição, o lidar com essa situação é que possibilita o amadurecimento do escalador e o sucesso de suas escaladas.

A parte física é importante na medida que o escalador vai desenvolvendo seu nível técnico e desejando objetivos maiores, isso faz com que ele precise se dedicar a treinamentos específicos que fortaleçam as musculaturas adequadas para o esporte, aliando assim resistência e leveza.

O conhecimento técnico vem acompanhando esse processo, com a confiança no equipamento e o domínio de sua utilização, vai dissipando o desconforto da altura, tornando cada vez mais seguras as escaladas (se respeitadas as normas de segurança), encorajando assim o escalador à ascensões mais difíceis tecnicamente.

Então escalar montanhas não se resume em subir para tirar fotos ou curtir a paisagem, mas é um processo que inicia-se com o desejo de escalar determinada montanha, e todas as tensões que surgem dessa decisão, ao fim da escalada. E quando perguntarmos à um escalador, o por quê de escalar, ele responderá: Não sei, porquê é bom!


Fonte: Jornal "A falácia", por Rodrigo Demuti
: downloads
downloads -> 1. As figuras abaixo mostram esquema tridimensional e cortes histológicos da odontogênese. Entenda as figuras e responda as questões abaixo. Identifique as estruturas apontadas e as fases do desenvolvimento dentário
downloads -> 1997, Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
downloads -> Pré-Avaliação de Geografia – Prof. Nivaldo 8º Ano ef – IV bimestre Data
downloads -> Reposicionamento do nervo inferior alveolar em conjunção com o posicionamento de implantes ósseo integrados: Relatório de um ca
downloads -> Hemorragia do soalho da boca, resultado da perfuração lingual durante o implante
downloads -> 100 motivos para ir ao dentista parte 07 Antônio Inácio Ribeiro 2001 odontex
downloads -> ReconstituiçÃo de defeitos maxilares alveolares com enxerto de sinfisis mandibular para implantes dentarios
downloads -> Biologia Tecidual aplicada à implantodontia




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal