Eq951 Materiais da Indústria Química



Baixar 9.22 Kb.
Encontro24.10.2017
Tamanho9.22 Kb.



Departamento de Engenharia de Materiais e de Bioprocessos

Faculdade de Engenharia Química



Universidade Estadual de Campinas

Programa da Disciplina EQ025 - Tópicos em Tecnologia dos Materiais I

Docente responsável: Profa. Dra. Ângela Maria Moraes

Ementa geral constante na DAC: tendências atuais e aplicações na área de tecnologia de materiais

Programa da disciplina a ser oferecida em 2S/2017: serão enfocados aspectos teóricos básicos relativos à composição, estrutura, forma de produção e de caracterização de biomateriais aplicados à área de saúde (farmacêutica, médica e odontológica). A partir de uma perspectiva interdisciplinar, serão abordados tópicos referentes ao projeto e à análise de desempenho de dispositivos utilizados com finalidade terapêutica, cirúrgica, diagnóstica e vacinal de uso mais comum produzidos a partir de materiais poliméricos, metálicos, cerâmicos ou compósitos tanto naturais quanto provenientes de síntese química. Os principais tipos de biomateriais discutidos incluirão suturas, fitas cirúrgicas, curativos, adesivos, implantes percutâneos e de pele; aumento de tecido maxilofacial; sistemas de liberação controlada de fármacos; catéteres de acesso venoso; implantes de vasos sanguíneos; válvulas cardíacas; dispositivos de auxílio a coração e pulmão; lentes de uso oftálmico; órgãos artificiais; fios, pinos, parafusos e placas para fraturas; dispositivos intramedulares; substitutos de articulações; implantes espinhais; implantes e restaurações dentárias; suportes tridimensionais (scaffolds) utilizados no cultivo celular aplicado à engenharia de tecidos. Os assuntos abordados estarão organizados dentro dos seguintes tópicos específicos:

  1. Introdução:

Definição de biomateriais; evolução histórica; biomateriais inertes, biocompatíveis, bioativos, biodegradáveis e biomiméticos; classes de biomateriais; características requeridas dos biomateriais; biomateriais comumente utilizados; aspectos relacionados ao seu mercado; uso da nanotecnologia na produção de biomateriais.

  1. Propriedades dos Biomateriais:

Composição, comportamento sob tensão, propriedades térmicas, propriedades óticas, propriedades de superfície, comportamento dos biomateriais quando expostos a meios aquosos; interação dos biomateriais com a matriz extracelular e com as células.

  1. Biomateriais Poliméricos:

Introdução; polimerização e propriedades de polímeros; efeito da modificação estrutural e da temperatura em suas propriedades; implantes poliméricos; termoplásticos de alta resistência; biodegradação e deterioração dos polímeros; exemplos de aplicações.

  1. Biomateriais Metálicos:

Introdução; aços inoxidáveis; ligas à base de Co e Ti; metais para aplicações dentárias; outros metais, corrosão de implantes metálicos; exemplos de aplicações.

  1. Biomateriais Cerâmicos:

Introdução, relações estrutura-propriedade, alumina; zircônia; fosfato de cálcio; biovidro e outros materiais cerâmicos; deterioração de biomateriais cerâmicos; exemplos de aplicações.

  1. Biomateriais do Tipo Compósitos:

Introdução; estrutura; mecânica dos compósitos; biocompatibilidade de compósitos e suas aplicações.

Livro texto adotado:

B. D. Ratner, A. S. Hoffman, F. J. Schoen, J. E. Lemons. Biomaterials Science: an Introduction to Materials in Medicine. 3a. edição, Elsevier, 2013. Disponível como E-book na SBU/UNICAMP




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal