Envio-te em anexo uma informação para divulgarmos sobre o cica



Baixar 6.25 Kb.
Encontro18.09.2019
Tamanho6.25 Kb.

Primeira faculdade portuguesa

FEUP com acreditação

em segurança informática

Atribuída pelo “Trusted Introducer”, a Faculdade de Engenharia passa a integrar uma equipa CSIRT (Computer Security Incident Response Teams)
A equipa de segurança informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) acaba de receber uma acreditação internacional, atribuída pelo “Trusted Introducer”. A FEUP torna-se a primeira instituição portuguesa de ensino superior a estar integrada na rede europeia de CSIRT’s, entidade que representa e identifica oficialmente o grupo de equipas dedicadas à problemática da segurança informática.
Este projecto arrancou na FEUP há cerca de três anos – no Centro de Informática Prof. Correia de Araújo (CICA) – e a fase de acreditação internacional teve início no primeiro trimestre de 2006.
O CSIRT.FEUP demonstrou a sua competência nesta área em diversas ocasiões, numa delas identificando um problema de segurança que poderia ter afectado centenas de sistemas grid a nível mundial.
Já inserida na rede europeia de CSIRT, a Faculdade continuará a desenvolver o seu trabalho na área de segurança informática sendo uma mais-valia a presença nesta rede na medida em que proporciona a partilha de informação e conhecimento com as outras equipas congéneres. Em Portugal apenas o CERT.PT (http://www.cert.pt/) – entidade da Fundação para a Computação Científica Nacional que presta apoio a utilizadores de sistemas informáticos na resolução de incidentes de segurança – possui esta acreditação.
Trata-se de uma acreditação internacional que se afigura cada vez mais importante, numa altura em que as tecnologias de informação e comunicação se apresentam um dos meios indispensáveis para a actividade diária das organizações. E ainda mais na medida em que a presença on-line representa enormes perigos, nomeadamente aqueles que estão relacionados com a segurança informática, devido à crescente criminalidade nesta área.




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal