Entrada gratuita



Baixar 54.74 Kb.
Encontro21.01.2018
Tamanho54.74 Kb.





7.º FETECO – FESTIVAL DE TEATRO DE COLOMBO - 2012

Auditório da Prefeitura Municipal de Colombo – 2.º andar do Colombo Park Shopping ENTRADA GRATUITA
PROGRAMAÇÃO





Oficina de Teatro de Sombras - Gratuita

Dia 16 de junho - das 9h às 13h

A oficina tem duração de 4 horas e é destinada à todos os interessados a partir de 12 ano. A luz e a sombra são recursos teatrais para a magia e o encanto. A técnica de teatro de sombras é milenar e reflete sobre valores éticos, morais e familiares. Marcello Andrade dos Santos e a Cia karagozwk desenvolvem desde os anos 1980 um trabalho representativo no teatro de sombras, e é uma das únicas companhias brasileiras a dominar essa técnica, que já era conhecida na China, antes de Cristo.


Oficina de Iniciação teatral - Gratuita

Dia 22 de junho - das 9h-12h ou das 13h30-16h30

A atriz e palhaça Karina Pereira abordará nesta oficina exercícios específicos e jogos de improvisação para atores iniciantes. A oficina com 3h horas de duração tem o formato totalmente prático, onde o participante vivenciará o teatro através de jogos teatrais e exercícios direcionados a voz, corpo e ação.





DIA 13/06 (QUARTA- FEIRA)

Abertura seguida pelo espetáculo convidado

19h30 - VITAMINA (Patrocinado pelo SESC / PR)

Indicação: Livre Gênero: Comédia

Grupo: Trupe da Saúde Cidade: Curitiba

Sinopse: Vitamina é composto por 26 cenas curtas que abordam temas variados Os clowns transforma-se em pinguins, em príncipe e princesa em bandidos de faroeste. A magia também contagia situações cotidianas como uma corrida no parque, um piquenique ou um simples passeio com o cachorro
Dia 14/06 (QUINTA-FEIRA)

19H - PESADELOS MITOLÓGICOS

Indicação: 16 anos Gênero: Comédia

Grupo: Cia Egos de Teatro. Cidade: Pinhais

Sinopse: O espetáculo começa com a pergunta “

o que é a vida?” , fazendo questionamentos com

o seu Dia a Dia. O espetáculo representa o grito

escondido mais presente do povo Brasileiro.


20H30 - MUITAS VOZES

Indicação: 14 anos Gênero: Contemporâneo

Grupo: ENTREATOS Cidade: São José dos Pinhais

Sinopse: Adaptação da obra de Ferreira Gullar, Muitas Vozes. O poeta numa forma particular tenta harmonizar as idéias para construir a poesia, exteriorizando seus pensamentos, passa pela vida, morte, eternidade, sexo e poesia.
Dia 15/06 (SEXTA-FEIRA)

19H - JOSÉ DA VIVA FÉ

Indicação: Livre Gênero: Auto-Religioso

Grupo: Cia Egos de Teatro.o grupo representa a Igreja Reviver em Cristo Cidade: Pinhais

Sinopse: a peça retrata o personagem matuto (trabalhador rural- caipira) José da Viva Fé, que na sua simplicidade, no seu pequeno mundo e vida simples, consegue ver a grandeza de Deus e a graça Dele em sua vida, e procura estar sempre se relacionando com o Senhor através de suas singelas orações, e se sensibilizando co os sofrimentos de seus semelhantes, ajudando-os dividindo o pouco que tem. Em contrapartida, ele enfrenta na luta diária a incredulidade e dureza de coração de seu patrão Coronel Armando Kalado.
20H30 - ELECTRA

Indicação: 14 anos Gênero: Drama

Grupo: Cena Hum Academia de Artes Cênicas Cidade: Curitiba

Sinopse: Este espetáculo traz ao palco a tragédia grega Electra, escrita por Sófocles. O entendimento de seu mito e o inicio do teatro na Grécia antiga. Mistura contemporaneidade do ator narrador com o clássico grego.

Dia 16/06 (SÁBADO)

14H30 - A VITÓRIA DA CRUZ (A PAIXÃO DE CRISTO)

Indicação: Livre Gênero: Auto-Religioso

Grupo: Grupo de Teatro e Danças “ Durval Tradicional” Cidade: Colombo

Sinopse: A peça retrata parte da vida, da missão de Jesus e seu exemplo para a humanidade

16H30 - A CIDADE DAS BONECAS

Indicação: Livre Gênero: Comédia dramática

Grupo: Cia Lua Brilhante Cidade: Curitiba

Sinopse: Uma menina suas cores, sabores, um livro, histórias e brincadeira... Francisca constantemente com seu amigo imaginário Orival e suas inseparáveis bonecas de pano flutuam na imaginação colorida e mágica do seu universo infantil... Francisca adormece em uma tarde de chuva, enquanto a sua boneca Terezinha toma vida, abre um livro, narra e vivencia a história da cidade das bonecas
18H30 - AVENTURAS POSSÍVEIS

Indicação: 12 anos Gênero: Contemporâneo.

Grupo: Grupo Teatral Auto-Peças Cidade: Curitiba

Sinopse: è um espetáculo com bonecos sobre situações fantásticas que cruzam livremente o limite entre “ realidade” e o sonho. Já imaginou acordar pela manha e falar uma língua desconhecida, que ninguém entende? De, porventura, abrir a torneira da pia e literalmente entrar pelo cano? Situações que podem acontecer, tanto no sonho quanto na realidade. Já não lhe aconteceu de sentir vontade imensa de gritar, gritar! Gritar o mais alto que puder? Estas são algumas das aventuras que o Grupo Teatral Auto-Peças tem o prazer de apresentar neste espetáculo. Fazendo um convite a um mergulho no universo psicodélico de Ignácio de Loyola Brandão, autor inspiração desse grupo de brincantes.
20H30 - A ARTE DA CONQUISTA

Indicação: 14 anos Gênero: Improviso

Grupo: Os Inspirados Cidade: Curitiba

Sinopse: A Arte da conquista retrata o atrapalhado Baltazar tentando conquistar a Patrícia, com a ajuda no divino e melhor de todos, o sex symbol Eduardo Portarella. Diversas situações são encenadas para ensinar a arte da sedução para o público que ajudará no termino do espetáculo o atrapalhado Baltazar.
Dia 17/06 (DOMINGO)

15H - DESENROLANDO HISTÓRIAS

Indicação: 4 a 12 anos Gênero: Infantil

Grupo: Ong Arte e Alegria. Cidade: Colombo

Sinopse: “ Cada vez que desenrolamos um tapete surge um mundo de aventuras que são ilustradas através dos retalhos costurados”. Desenrolando histórias é um espetáculo de contação de histórias. Retalhos costurados formam um tapete, palavras unidas formam uma história... Assim começa a nossa aventura pelo mundo das histórias.”
17H - KATANA

Indicação: 14 anos Gênero: Ritual

Grupo: Confraria das Cinco Cidade: Curitiba

Sinopse: O Katana é particular e é de todos. Histórias pessoais transformadas em dramaturgia coletiva. Lembranças e sonoridades ancoradas na memória afloram das atrizes em cena. Narração, corporeidade e prática meditativa. Um espetáculo sobre os quintais da alma e a travessia do ser humano, que constantemente atravessa e é atravessado.

19H - O ENCANTADOR DE SILENCIOS

Indicação:16 anos Gênero: Comédia

Grupo: NBP Produções Cidade: Curitiba

Sinopse: “O Encantador de Silêncios” é o resgate da sutileza e do romantismo da poesia e principalmente da poesia Paranaense. Foi com este intuito que escolhemos uma das maiores expressões da nossa literatura, Zeca Corrêa Leite, contista, poeta, jornalista e dramaturgo, que bem merece este reconhecimento como tantos outros poetas que temos em nosso estado. Com três excelentes atores, Helena Portela, Sid Franco e Sawamu Ueda, o espetáculo trata principalmente da questão da mulher, mãe, esposa, mulher apaixonada e guerreira, que apesar disso não deixa de lado a vaidade, que nos causa tanto encantamento.

Dia 19/06 (TERÇA-FEIRA) – Participação Especial
20h - MURRO EM PONTA DE FACA – Projeto contemplado pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE no Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2011.
Indicação: 14 anos Gênero: Drama

Grupo: Companhia Espaço Cênico Cidade: Curitiba

Sinopse: Murro em Ponta de Faca é um texto emblemático da dramaturgia brasileira, escrito por Augusto Boal durante seu exílio no exterior é o primeiro a ser montado em território nacional pelas mãos de Paulo José, em 1978 e novamente em 2011 apresenta a vivência de um grupo de exilados brasileiros na época da ditadura no Brasil e na América Latina, em suas trajetórias pelo Chile, Argentina e França.

Dia 20/06 (QUARTA-FEIRA)

19H - Quebrando Ovos

Indicação: A partir de 10 anos Gênero: Auto Religioso

Grupo: Companhia de Teatro Unção e Arte Cidade: Curitiba

Sinopse: A peça retrata a história de uma das mais importantes datas do calendário de festividades entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás, tem um sentido simbólico de “ passagem “ e hoje em Dia é conhecida em diversas línguas como:Páscoa, Pascae, Pâques, Paska, Pascua, Pasqua, Pesah...
20h30 – A História Que Não Foi Contada

Indicação: Livre Gênero: tragicomédia

Grupo: Cia Geniarte Produções - Curitiba

Sinopse:
Dia 21/06 (QUINTA-FEIRA)

19H - XEQUE MATE

Indicação: 12 anos Gênero: Metafórica

Grupo: I.E.R.U. Cidade: Colombo

Sinopse: Quando as palavras não acalmam. Quando as lágrimas não consolam,. E os xeques mates se multiplicam. Sim e não se confundem e fica difícil seguir seu coração. Mesmo que tudo se torne complicado. Não perca quem você é no borrão dos Dias.
20H30 - NO AR

Indicação: 16 anos Gênero: Contemporâneo

Grupo: Coletivo Gesto Processo Cidade: Curitiba

Sinopse: América e Europa, distancia que nem os pássaros voaram. Homens enfrentam a natureza, ideologia e a si mesmos. Idéias atravessam épocas. Ondas de rádio já atravessam os ares. Chegou a hora do capitão fulano de tal.
Dia 22/06 (SEXTA-FEIRA)

19H - BREVE ELOGIO AO AMOR

Indicação:12 anos Gênero: Contemporâneo

Grupo: Acordoados Cia. De Teatro. Cidade: Curitiba

Sinopse: O espetáculo é resultado de um processo vivenciado no curso de Bacharelado em Artes Cênicas na FAP (PR) durante o segundo semestre de 2011. Neste processo buscou-se que necessidades particulares da comunicação e expressão poética encontrassem um espaço comum sob o tema do amor. Tal fenômeno, glorioso por sua multiplicidade, é aqui abordado a partir de sua transversalidade poética. A escolha de textos de contextos distintos como “Mão na luva” de Oduvaldo Viana Filho e “O Banquete” de Platão, além de excertos das obras de Alexandra Kollontai e Alex Polari, buscam compor uma dramaturgia imagética, sonora e espacial: um ritual em prol do amor.
20H30 - FRAGMENTOS – VIAGEM NO ESPELHO

Indicação: Livre Gênero: Contemporâneo

Grupo: Cia Teatral Maskararthe Cidade: Pinhais

Sinopse: Fragmentos, pedaços de um objeto que foi partido, o texto vem de encontro com o significado da palavra. Ele mostra pedaços de cada poeta e sua união num só tempo e espaço, mostrando assim o que cada um tem a dizer por meio de suas poesias, que são eternas. E a partir daí entramos num mundo imaginário que uni os personagens O homem de lata do “ Mágico de Oz” , que mesmo não tendo coração se sensibiliza com o poder da poesia e Pierrô, personagem da “ Comédia Dell´arte”, com a característica principal a ingenuidade, foi escolhido para povoar este espetáculo e mostrar de forma singela a pureza e a riqueza dos poemas. Um texto bem pedagógico que levará aos nossos educandos informações preciosas para o processo ensino aprendizagem. A Cia Teatral Maskararthe convida a todos para mergulhar no mundo imaginário da fantasia que a literatura e a poesia são capazes de proporcionar.
Dia 23/06 (SÁBADO)

14H30 - QUARTO DE BRINQUEDOS

Indicação: Infantil / livre Gênero: Musical

Grupo: Jardim das Graças Cidade: Colombo

Sinopse: Uma menina especial sentindo-se muito triste e solitária descobre através da música e de seus brinquedos, que tomam vida durante a peça, maneiras divertidas de resolves e entender os desafios da vida.
16H30 - TERRA DO CONTRÁRIO

Indicação: Infantil Gênero: Comédia Musical

Grupo: Criativo de Teatro Cidade: Colombo

Sinopse: Você já parou para pensar para onde vão as coisas perdidas? Elas vão para a Terra do Contrário! Embarque nesta aventura cheia de criaturas mágicas, viagem para terras distantes, músicas e muita diversão.
18H30 - TRIFUKS & TRAPAÇAS

Indicação: Livre Gênero: Comédia

Grupo: CETAPI – Centro de Treinamento de Atores de Pinhais Cidade: Pinhais

Sinopse: Um grupo de amigos resolve invadir um casarão antigo, onde diz a lenda, vaga o espírito do grande capitão pirata Trifuks. Nada os faz desistir de procurar o baú cheio de escudos de ouro, que pertenceu ao capitão, para ajudar os moradores do bairro que estão necessitados. Mas Trifuks com suas trapaças não vai deixar isso barato e parte para o ataque! Venha assistir uma história cheia de aventura, magia, ação e muita diversão!
20H30 - LISISTRATA – SEDUÇÃO E PODER

Indicação: 16 anos Gênero: Comédia Grega

Grupo: Ello Cênico Cidade: Curitiba

Sinopse: Cansadas de uma guerra que durava 20 anos, as mulheres de Atenas, Esparta, Beócia e de Corinto (cidades gregas mais duramente atingidas), chefiadas pela ateniense Lisistrata, decidiram por fim as hostilidades usando de uma tática pouco ortodoxa: uma greve de sexo. A peça de Aristófanes foi uma tentativa real de acabar com uma guerra de verdade. Na época em que foi representada a peça (411 a.C.). infelizmente a mensagem de Aristófanes não foi ouvida e a guerra continuou, arruinando a Grécia, e as guerras continuaram, mutilando o mundo. Embora Lisistrata seja a mais silenciosa das comédias de Aristófanes, pela elevação dos sentimentos que animam a heroína, pela nobreza das intenções do comediógrafo e por suas próprias qualidades como o teatro, a peça bem merece a fama que até hoje desfruta em todas as platéias civilizadas. Vinte e quatro séculos de guerras tornaram-se cada vez mais atual e não diminuíram em nada o brilho da comédia e mesmo a espiritualidade que mal se dissimula por trás da crueza do argumento.
Dia 24/06 (DOMINGO)

15H - DO OUTRO LADO DO MORRO EXISTE UM SONHO

Indicação: Infantil e Infanto-juvenil Gênero: Comédia Dramática

Grupo: Cia Babinha de Anjo e Cia AJS Cidade: Curitiba

Sinopse: Três crianças, Betinho, Rodrigo e Bijijo que vivem em testado de risco, seus sonhos, seus medos e expectativas. Eles moram numa cidade grande, nunca perderam o prazer de brincar, criar, trabalhar e inovar. Não se cansam de acreditar em um mundo melhor, principalmente Bijijo que tem o sonho de conhecer o que existe do outro lado do morro, seu destino muda quando ela conhece o enigmático Professor Testa.
17H - ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

Indicação: Livre Gênero: Infantil

Grupo: Tanakara Cidade: Pinhais

Sinopse: Como prestar atenção em um livro sem gravuras? Perguntou a jovem à sua irmã mais velha. Para a sonhadora Alice, todos os livros deveriam ter gravuras, como num mundo de fantasia, um mundo onde todos os seus sonhos se tornassem realidade. Ao seguir um coelho um tanto apressado e cair num buraco que a leva a um mundo onde sempre sonhou estar, ela descobre que a fantasia sempre esteve embaixo de seu nariz, sem ao menos perceber. Vivencia uma das fábulas mais ricas de imaginação, recheada de figuras estranhas, como o Chapeleiro Maluco e a terrível Rainha das Copas. Prepare-se para conhecer o magnífico mundo de “ Alice no País das Maravilhas” .
19H - BUFOLANDIA

Indicação: Livre Gênero: Comédia - Circo

Grupo: Cia do Atração Cidade: Curitiba

Sinopse: No centro de um picadeiro iniciamos nossa trama, mais precisamente no Saloom Bufanesco de Dona Bufotina, bela vilã e formosa dama. A descoberta de ouro nas terras de Bufolandia desperta a ambição de bufos mal-intencionados: pistoleiros, bandidos nada espertos, até o Prefeito e o Sr. Advogado. A promessa do trem e a chegada de uma bufo-mocinha, são os ingredientes necessários para toda a armação começar. Mas, sempre há um bufo-mocinho e seu fiel amigo para toda a história salvar. Afinal, em Bufolândia, quando os fracos se unem...
Dia 27/06 (QUARTA-FEIRA)

19H - COMÉDIA E SERVIÇOS EM GERAL

Indicação: 14 anos Gênero: Comédia

Grupo: Alma Cia Teatral Cidade: Curitiba

Sinopse: Através de esquetes, a peça traz situações engraçadas do cotidiano, que podem acontecer com qualquer um de nós.

20H30 - DR. MOUSE: NO MÍNIMO, O MÁXIMO!

Indicação: 14 anos Gênero: Comédia

Grupo: Anticorpus Cidade: Curitiba

Sinopse: A peça faz uma paródia com os programas televisivos da área médica. Para tanto, se utiliza de casos médicos poucos comuns em meio a muitas cenas hilariantes. Pacientes mais diversos, alguns com doenças, outros nem tanto, animam o consultório do Dr. Mouse e seus residentes médicos. Com piadas da área médica, o principal objetivo da montagem é fazer o público rir. Em 2011, teve grande sucesso de público no Festival de Curitiba no auditório do SESC – centro, no Teatro do Reitoria e Teatro Guairá.
Dia 29/06 (SEXTA-FEIRA)

19H - ESCOLA DE MULHERES

Indicação: no mínimo 10 anos Gênero: Comédia Burlesca

Grupo: Companhia Teatral de Teatro Cidade: Pinhais

Sinopse: Um exímio conhecedor dos adultérios da cidade e dos motivos que os predispunham, julgava que surgiam da complacência dos maridos com esposas cheias de artimanhas e malícias. Assim, para evitar sofrer deste mal, criou uma menina de apenas quatro anos em completa ignorância e inocência para desposá-la depois de crescida.
20H30 - VEREDICTO

Indicação: 16 anos Gênero: Drama

Grupo: Cia Egos de Teatro. Cidade: Pinhais

Sinopse: Veredicto, uma peça de seis distintos personagens, que estão no mesmo local, mas que se encontram isolados, debate e coloca em julgamento as prisões psicológicas de cada personagem, uma vez que, esses mesmos “ problemas” são encontrados em nossa sociedade e em nossos ciclos sociais. Veredicto não tem a pretensão de julgar seus personagens, apenas se despertar o julgamento a fundo da platéia para com o Veredicto. Veredicto, uma peça de Gilmar Rodrigues com direção de Giovan Silva, levou o segundo lugar na categoria amador no VI Festival de Teatro de Pinhais, no ano de 2011. Angústias, dores, saudades e vontades são apenas alguns artifícios encontrados em todos os personagens; alguns são capazes de matar o seu próprio filho para a salvação e outros são capazes de morrer à espera por alguém.
Dia 30/06 (DOMINGO) Espetáculo Convidado seguido pela PREMIAÇÃO

19H30 - O MENINO QUE QUERIA VOAR (Patrocinado pelo SESC / PR)

Indicação: Livre Gênero: Teatro de Sombras

Grupo: Cia Karagozwk Cidade: Curitiba

Sinopse: Um mecânico veio à cidade para contar a história do ilustre Santos Dumont. A incrível trajetória de descobertas aeronáuticas deste perseverante brasileiro que genialmente, desde menino, afirmava que “o homem pode voar". Misturando teatro de sombras e música, os espectadores de todas as idades, pais e filhos, viajarão para Paris em 1.900 junto com as máquinas voadoras criadas por Alberto Santos Dumont




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal