Ementas das Disciplinas de Letras



Baixar 73.13 Kb.
Encontro09.11.2017
Tamanho73.13 Kb.

Ementas das Disciplinas de Letras

ESTUDOS LITERÁRIOS E LINGÜÍSTICOS
LEC001 Teoria da Literatura I

Fundamentos da Teoria Literária: Platão e Aristóteles. Poéticas da Modernidade. Teoria, crítica e história literárias. Distinção entre texto literário e não-literário. Relação intertextual da literatura com outros discursos artísticos e culturais. Estudo do poema. Princípios constitutivos das diferentes formas de narrativa ficcional. O texto teatral e seus componentes literários e cênicos.



LEC002 Teoria da Literatura II

Os gêneros literários: tradição e ruptura. Estilos históricos na literatura ocidental: da Renascença à Pós-Modernidade. Teoria e crítica literárias nos séculos XIX e XX. A questão da literatura na cena contemporânea: fenômeno literário e cultura.



LEC050 Lingüística I

Linguística: objeto e método. Características gerais da linguagem humana. Fonética: fisiologia e produção da fala; sistemas de traços. Transcrição fonética e o conceito de fonema. Fonologia: tipos de distribuição. Regras e estruturas fonológicas. Morfologia: conceito de mofema. Tipos de alomorfia. Morfologia inflexional: categorias gramaticais. Classes de palavras. O léxico. Fundamentos da teoria de aquisição de linguagem. Teoria da variação linguística. Teoria da mudança lingüística.



LEC051 Lingüística II

Introdução à lingüística: noções de sintaxe na perspectiva gerativista. Fundamentos epistemológicos. Estrutura de constituintes. Categorias gramaticais (lexicais e funcionais); predicados e argumentos. Princípios básicos da organização arbórea da estrutura sintática.



LEC052 Lingüística III

O curso tem como foco teorias que concebem a Linguagem como ação e interação e princípios e mecanismos responsáveis pela organização global e local da conversa.



LEC053 Lingüística IV

Contato com diferentes abordagens e teorias relacionadas à aquisição de línguas estrangeiras, com o objetivo de oferecer aos alunos subsídios teóricos e práticos para compreenderem o processo de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras.



LEC054 Filologia Românica

PORTUGUÊS
LEC003 Português I

O curso apresenta a perspectiva do uso e da ação em Língua Portuguesa e privilegia os gêneros textuais como arcabouço teórico, articulador do trabalho de língua. Aborda as noções de gênero textual, tipo textual, domínio discursivo. Desenvolve trabalho com alguns gêneros, como a entrevista, o resumo, a resenha, o fichamento.

LEC032 Português II

Fonética articulatória. Aparelho fonador. Classificação e descrição dos sons. Transcrição fonética. Fonologia: conceitos básicos. Análise fonológica – os traços distintivos. O sistema consonantal e vocálico do PB. Vogais nasais: teorias de interpretação. Processos fonológicos: assimilação de ponto de articulação, nasalização, harmonia vocálica. Neutralização e alofonia. A variação lingüística. Elementos supra-segmentais: acento, ritmo, entoação.

LEC033 Português III

A disciplina tematiza as palavras como unidades de análise lingüística, os seus elementos constituintes e as relações existentes entre estes constituintes (ou seja, a estrutura interna), bem como as relações existentes entre as palavras. Aplicada à morfossintaxe do português, aborda ainda o conceito de morfologia e de palavra, contemplando os processos de criação lexical e a identificação das unidades lexicais, com o estudo de palavras simples, palavras complexas, formas presas, formas livres, formas dependentes, morfema, alomorfias, radicais, afixos, propriedades combinatórias, ordenação, paradigmas, relações lexicais, classes abertas, classes fechadas e funções.

LEC034 Português IV

Funcionalismo e sintaxe. Organização e constituição da frase. A importância do verbo na seleção de argumentos. Os constituintes oracionais: os sintagmas. As funções sintáticas dos sintagmas. A relação entre a realização morfológica de sujeito/complementos e a estrutura informacional. A posposição do sujeito. A categoria Ø. Os sintagmas adverbiais e preposicionados. Os modalizadores. Os verbos- suporte. Os pronomes pessoais e suas mudanças. As estruturas complexas. As transformações de encaixamento: as completivas. A relativização. A hipotaxe adverbial. A parataxe.

LEC035 Português V

Com base nos fenômenos gramaticais ‘funções sintáticas’, ‘processos de encadeamento oracional’, ‘concordância’ e ‘regência’, contrastar a abordagem tradicional de prescrições normativas com um tratamento dessas questões do ponto de vista descritivo, de acordo com a perspectiva gerativa, ou sob o prisma mais sensível ao uso através dos enfoques sócio-lingüístico e funcionalista.

LEC036 Português VI
LEC037 Português VII
LEC010 Português VIII

A disciplina aborda as noções fundamentais da Semântica, contemplando os níveis lexical, frasal e textual no estudo dos processos de produção de sentido em língua portuguesa. Os temas de trabalho focalizam ainda construção da referência, descrição, mecanismos figurativos (metáfora e metonímia), tópico sentencial, relação sujeito-predicado, predicação, papéis temáticos, operadores, quantificadores, negação, coerência, frases feitas, implícitos e pressuposição.

LEC038 Português IX
LEC029 Português X
LEC016 Literatura Portuguesa I

O curso aborda as origens da literatura portuguesa, destacando as principais características do lirismo galego-português, das novelas de cavalaria e da historiografia de Fernão Lopes. Aborda, também, as origens e principais características do teatro de Gil Vicente, bem como os principais traços da lírica de Luís Vaz de Camões.

LEC017 Literatura Portuguesa II

O curso aborda o Maneirismo, o Barroco, o Arcadismo, o Pré-romantismo e o Romantismo, considerando as relações desses estilos com a sociedade portuguesa de suas referidas épocas e com a moderna literatura portuguesa. São analisadas as obras de Luís Vaz de Camões (épica), de Pe. António Vieira, Sóror Mariana Alcoforado, Manuel Maria Barbosa du Bocage, Almeida Garret e Camilo Castelo Branco, dentre outros.

LEC018 Literatura Portuguesa III

O curso aborda os principais aspectos histórico-sociais que serviram de moldura para o Realismo, o Simbolismo e o Modernismo em Portugal. Considera como corpus literário para análise a ficção de Eça de Queirós e as obras poéticas de Cesário Verde, Camilo Pessanha e Mário de Sá Carneiro.

LEC048 Literatura Portuguesa IV

O curso aprofunda a análise do Modernismo Português, destacando o estudo da poética de Fernando Pessoa e de seus heterônimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis. Aborda as relações entre literatura e sociedade desencadeadas pelo Neo-Realismo e investiga as tendências da literatura portuguesa contemporânea no campo da prosa e da poesia.

LEC012 Literatura Brasileira I
LEC013 Literatura Brasileira II

A literatura brasileira do segundo Oitocentos: autores e obras. O realismo e as codificações literárias da sociedade, das ideologias e das utopias de século XIX. A poesia brasileira na cena do complexo estilístico pós-romântico. Realismo-naturalismo e estéticas finisseculares: o Brasil na modernidade ocidental. O pré-modernismo e os paradoxos e aporias da realidade brasileira de princípios do século XX.

LEC014 Literatura Brasileira III

Os manifestos programáticos numa linha de vanguarda, lirismo e regionalismo. Autores: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Murilo Mendes, Raul Bopp, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Jorge de Lima, José Américo de Almeida, José Lins do Rego, Jorge Amado, Graciliano Ramos e Raquel de Queiros. Estudo do Modernismo brasileiro, suas associações com as vanguardas e seu significado histórico.

LEC039 Literatura Brasileira IV
LEC040 Literatura Brasileira V

Estudos da literatura e da cultura brasileiras contemporâneas, desde o final dos anos 50, até as produções atuais, através da avaliação crítica de elementos estéticos, éticos, sociais e políticos que marcaram o período, e à luz de teorias sobre a condição pós-moderna, e dos estudos culturais. A compreensão das transformações sociais e políticas que, ao longo dos anos 70/80, marcaram a passagem de uma época de efervescência cultural dos anos 60 (momento em que o país estava “irreconhecivelmente inteligente” nas palavras de Roberto Shwarz), para o momento atual, em que a violência se dissemina nos grandes centros urbanos e as alternativas políticas deixam de ser objeto de um grande projeto coletivo e passam a ser assumidas pelo chamado terceiro setor. O recorte do curso privilegia a identificação de discursos típicos do período (como o das minorias sociais, étnicas ou genéricas; o da violência; o metapoético; o da identidade, entre outros) em textos literários e culturais.

LATIM
LEC041 Língua Latina I

Estudo morfossintático dos nomes (substantivos e adjetivos) e dos verbos (voz ativa). Estudo de textos.

LEC042 Língua Latina II

Morfossintaxe: nomes e verbos. Graus dos adjetivos. Numerais. Pronomes. Verbos.

LEC043 Língua Latina III

Revisão de morfossintaxe nominal e verbal. Sintaxe dos casos aplicada à leitura de textos.

LEC022 Língua Latina IV
LEC023 Língua Latina V

Utilização da técnica de desfrasamento como instrumento pedagógico e lingüístico para a abordagem de sintaxe oracional.Tradução e leitura de textos no original latino. Revisão de sintaxe dos casos.

LEC024 Língua Latina VI

Sintaxe das formas nominais:infinitivo, particípio, gerúndio, gerundivo, supino. Emprego de modos e tempos verbais: indicativo(coordenação e subordinação), subjuntivo(real e irreal), imperativo(presente e futuro; locuções). Discurso direto e indireto. A interrogação. Versificação: os principais versos latinos. Estudo de textos: Leitura da Epistula ad Augustum, de Horácio.

LEC044 Literatura Latina I
LEC045 Literatura Latina II
LEC046 Literatura Latina III
LEC047 Literatura Latina IV

Como disciplina integrante do curso de Licenciatura em Latim, a Literatura Latina IV tem por objetivo aprofundar temas e autores que foram tratados em disciplinas introdutórias à Literatura Latina, como os módulos I e II e, na medida do possível, introduzir autores e obras ainda não estudados. Neste curso, pretendemos levar o aluno a estudar duas correntes de filosofia difundidas em língua latina, o estoicismo e o epicurismo, e também a difusão do cristianismo em língua latina. O gênero em que pretendemos tratar esses temas é o gênero epistolar, no qual focalizaremos o tema da relação entre mestre e discípulo. É objetivo do curso o contato com o texto em latim e suas traduções. Deverá o aluno também estudar a teoria da epístola. É também objetivo o estudo dos temas do pensamento das correntes filosóficas elencadas. E o aluno deverá conhecer alguns espoentes do gênero epistolar em Roma: Cícero, Horácio, Sêneca e São Jerônimo.

FRANCÊS
LEM015 Língua Francesa I

Aquisição das estruturas básicas da língua francesa envolvendo conhecimentos gramaticais e vocabulário colocando o aluno em situações cotidianas de comunicação.

LEM016 Língua Francesa II

Ampliar e estruturar progressivamente a capacidade de expressão oral e escrita; Evidenciar os usos diversos e mais comuns da língua francesa na prática comunicativa, utilizando vocabulário específico e aspectos gramaticais estudados.

LEM017 Língua Francesa III

Fixação e ampliação da capacidade de expressão oral e escrita dos contextos abordados ou paralelos, empregando vocabulário e extruturas adequadas.

LEM018 Língua Francesa IV

Aperfeiçoar e ampliar as práticas comunicativas mencionadas nos períodos anteriores com acréscimo de outras atividades pertinentes ao estudo da língua.

LEM019 Língua Francesa V

Exprimer une volonté, des sentiments en utilisant le subjonctif. Convaincre un interlocuteur. Caractériser et mettre en valeur la proposition relative. Employer et reconnaître des pronoms. Rapporter un discours au présent / au passé. Rédiger un texte descriptif et énonciatif. Pratique de la dissertation et du résumé.

LEM020 Língua Francesa VI

Oral: Pratique de la lecture et de la prononciation des étudiants (es) en laboratoire. Pratique des temps du passé. Expression de l'hypothèse. Perfectionnement de l'argumentation orale. Structuration du discours Écrit: Pratique du récit, plus spécifiquement des temps du récit. Perfectionnement de la dissertation et du résumé.

LEM057 Língua Francesa VII

Argumenter / Construire un raisonnement. Formuler des demandes. Exprimer la certitude et le doute. L' explication, la logique et le raisonnement. Exprimer la probabilité et la possibilité. Pratique de la synthèse. Le discours administratif.

LEM058 Língua Francesa VIII

Dire ses goûts et ses préférences. Convaincre, conseiller, déconseiller. Proposer / Suggérer.

LEM059 Literatura Francesa I

Idade Média: François Villon. Século XVI: Pierre de Ronsard. Século XIX: Le Romantisme (Alphonse de Lamartine, Victor Hugo, Charles Baudelaire, Stéphane Mallarmé, Arthur Rimbaud). Século XX: Guillaume Appolinaire, Le Surréalisme, André Breton, Paul Éluard, Louis Aragon.

LEM060 Literatura Francesa II

Idade Média: La farce de Maître Pierre Pathelin. Século XVII: Racine ( Phèdre), Corneille (Le Cid) e Molière (Don Juan e Le bourgeois gentilhomme). Século XIX: Le Romantisme (Victor Hugo - La préface de Cromwell - e Hernani – extraits). Século XX: Ionesco (La cantatrice chauve), Sartre (Huis-clus), Beckett (En attendant Godot).

LEM061 Literatura Francesa III

LEitura de 5 romances - Eugénie Grandet (Honoré de Balzac), Madame Bovary (Gustave Flaubert), Du côté de chez Swann (Marcel Proust), L'étranger (Albert Camus), L' Amant (Marguerite Duras) - e de páginas escolhidas de alguns outros.

ITALIANO
LEM025 Língua Italiana I

Aquisiçâo das estruturas básicas da Língua Italiana (formação do plural, uso do artigos, verbos regulares, irregulares e auxiliares no tempo presente do indicativo etc.) com a aplicação dos conhecimentos gramaticais e do vocabulário envolvendo o aluno em situaçôes cotidianas de comunicaçâo.

LEM026 Língua Italiana II

Ampliaçäo e estruturaçâo progressiva da capacidade de expressâo oral e escrita, evidenciando os usos diversos e mais comuns da Língua Italiana na prática comunicativa, empregando vocabulário pertinente e aspectos gramaticais (tempo passado, particilaridades da primeira conjugaçäo, plurais especiais, preposiçôes, tempo futuro, verbos pronominais etc.) estudados.

LEM027 Língua Italiana III

Fixaçäo e desenvolvimento das capacidades de expressäo e compreensâo, oral e escrita em contextos situacionais, utilizando vocabulário e estruturas ( tempo imperfeito, pronomes diretos e indiretos, modo condicional, plurais especiais etc.) adequadas, com a correçâo gramatical.

LEM028 Língua Italiana IV

Aperfeiçoamento e ampliaçäo das práticas comunicativas adquiridas em estudos anteriores com acréscimo de atividades pertinentes à aprendizagem da língua e ao uso de suas estruturas gramaticais (modo impertivo, CI e NE, pronomes relativos, pronomes pessoais duplos etc.)

LEM033 Língua Italiana V

Enriquecimento e aperfeiçoamento das quatro habilidades linguísticas ( comprensäo e produçäo oral e escrita) por meio de vocabulário, estruturas gramaticais adquadas (modo subjuntivo, frases condicionais, graus do adjetivo etc.).

LEM034 Língua Italiana VI

Aperfeiçoamento e estímulo da prática de compreensäo e produçäo na língua estrangeira, abordando temas atuais, com utilizaçäo de léxico e gramática em nível avançado, com expectativas de correçäo no emprego de modos e tempos verbais, voz ativa e passiva, discurso direto e indireto.

LEM063 Literatura Italiana I

As origens da Literatura Italiana: das primeiras manifestaçöes literárias italianas passando pela poesia provençal, poesia religiosa, lírica toscana e poetica siciliana até final de 1300 com as três coroas como säo chamados: Dante Alighieri, Francesco Petrarca e Giovanni Boccaccio.

LEM064 Literatura Italiana II

Do Renascimento, início de 1400 até final de 1500, passando pela poesia cavalleresca e a literatura da contra reforma da Igreja , prosa científica, marinismo até a reforma do teatro italiano em 1700 e a crítica às classes sociais da época.

LEM065 Literatura Italiana III

A Literatura Italiana do século XIX : Romantismo, Realismo, Decadentismo e a Literatura Italiana do sécuko XX com os seus diversos movimentos literários até nossos dias.

INGLÊS
LEM067 Inglês Básico I

Destinado a alunos iniciantes, este curso apresenta-lhes estruturas gramaticais e funções da língua inglesa, de forma contextualizada, abordando aspectos culturais das quatro habilidades.

LEM068 Inglês Básico II

Destinado a alunos iniciantes, este curso dá continuidade aos estudos das estruturas gramaticais e funções da língua inglesa, iniciados na disciplina “Inglês Básico I”, de forma contextualizada, abordando aspectos culturais das quatro habilidades.

LEM005 Língua Inglesa I

Desenvolvimento da competência comunicativa e lingüística, atrelada à prática das quatro habilidades: ouvir, falar, ler e escrever. Ampliação dos conhecimentos previamente adquiridos.

LEM006 Língua Inglesa II

Retomada de pontos gramaticais abordados anteriormente sob uma perspectiva contrastiva. Enfoque introdutório das relações sintático-semânticas existentes no léxico da Língua Inglesa direcionado para a prática da redação.

LEM007 Língua Inglesa III

Retomada de pontos gramaticais abordados anteriormente sob uma perspectiva contrastiva, acrescentada de uma apresentação de estruturas lingüísticas mais complexas. Abordagens dos grandes mecanismos sintáticos da língua inglesa.

LEM008 Língua Inglesa IV

Reforço e ampliação do estudo de estruturas lingüísticas e lexicais complexas. Abordagem da língua inglesa sob uma perspectiva histórica.

LEM009 Língua Inglesa V

Estudo de algumas super-estruturas da língua inglesa e seus mecanismos, acrescidos

LEM010 Língua Inglesa VI

Estudo mais profundo dos aspectos da língua inglesa contidos no programa, com ênfase especial em combinações sintático-semânticas e idiomáticas de ordem mais complexa.

LEM047 Língua Inglesa VII

The course aims at providing students under training to be teachers of English as a foreign language with the theoretical knowledge of the principles regulating the production of speech sounds.

LEM048 Língua Inglesa VIII

Destinado a alunos de nível avançado, este curso se propõe a enfocar áreas problemáticas no estudo da língua inglesa, envolvendo estruturas gramaticais, frasais, oracionais, super-oracionais e supra-oracionais, itens lexicais, fonemas e processos fonológicos, variantes e registros, etc., dentro de uma perspectiva inicialmente teórica, sem perder de vista o uso diário da língua e o seu ensino.

LEM049 Literatura Inglesa I

A literary survey of English literature with emphasis on the most representative writers of international importance, particularly Chaucer, Shakespeare, Donne and Milton. First contacts with texts of literature in the original language, following a generally chronological order.

LEM050 Literatura Inglesa II

A literary survey of literature in English (Britain and Ireland) covering the important literary forms (poetry, drama, novels) from the Neoclassic Period to the late Victorian Age. Analysis of the literary works in terms of content, style and structure.

LEM051 Literatura Inglesa III

A literary survey of literature in English covering the important literary forms (poetry, drama, novels) from the Edwardian Age to the Contemporary Period. Analysis of the literary works in terms of content, style and structure. Overview of contemporary theories of literature and criticism.

LEM053 Literatura Norte-Americana I

The course aims at providing students with a general view of the development of North American literature from the colonial period to the Golden Age through examples of the most important production of the times. A panorama of historical facts and of the evolution of ideas is surveyed in order to help students to understand North American culture, themes and preoccupations expressed in literary works in a comparative perspective with the Latin American colonies. Basic elements for the analysis of poetry and fictional prose is also provided. Research and oral and written production are stimulated through seminars, discussions and papers.

LEM054 Literatura Norte-Americana II

The course aims at providing students with a general view of the development of North American literature from the poetry of Walt Whitman and Emily Dickinson, through the “Gilded Age” up to the works of the pre-modernists around 1920, through examples of the most important production of the times. A panorama of historical facts and of the evolution of ideas is surveyed in order to help students to understand North American culture, themes and preoccupations expressed in literary works. Further elements for the analysis of poetry and fictional prose is also provided. Research and oral and written production are stimulated through seminars, discussions and papers.

LEM055 Literatura Norte-Americana III

The course aims at providing students with a survey of literature of the United States from the flourishing of American modernism in the 1920s to contemporary voices and trends; including drama and Black and Jewish literature and through examples of the most important production of the times. A panorama of historical facts and of the evolution of ideas is surveyed in order to help students to understand North American culture, themes and preoccupations expressed in literary works. Basic elements for the analysis of drama are also provided. Research and oral and written production are stimulated through seminars, discussions and papers

ESPANHOL
LEM040 Língua Espanhola I

Fornecer aos alunos meios através dos quais se tornarão aptos para a comunicação em língua espanhola, em nível básico, a partir de um desenvolvimento progressivo das habilidades leitora, auditiva, escrita e oral. Desenvolvimento das quatro habilidades em língua espanhola introduzindo o sistema fonológico da língua, associando-o às regras básicas de ortografia e pronúncia, promovendo o estudo de estruturas morfossintáticas básicas em contextos significativos, tal como a abordagem dos registros culto e coloquial e de aspectos culturais do universo hispânico.

LEM041 Língua Espanhola II

Aprimoramento das quatro habilidades em língua espanhola, reforçando tanto a utilização do sistema fonológico do Espanhol, associado às regras básicas de ortografia e pronúncia, quanto a abordagem de estruturas morfossintáticas básicas em contextos significativos, considerando os registros culto e coloquial e os aspectos culturais do universo hispânico.

LEM101 Língua Espanhola III

Desenvolvimento das quatro habilidades - compreensão oral, leitura, fala e escrita – para ampliar o uso do sistema fonológico da língua espanhola, associado às regras básicas de ortografia e pronúncia e ao estudo de estruturas morfossintáticas em contextos significativos, ressaltando a abordagem dos registros culto e coloquial, sem prescindir dos aspectos culturais do universo hispânico.

LEM102 Língua Espanhola IV

Aprimoramento do enfoque comunicativo através da integração das quatro destrezas abordadas, associando-as a estruturas morfossintáticas, a fim de promover o avanço da aprendizagem da língua espanhola e o seu uso contemplando aspectos do universo cultural hispânico.

LEM110 Língua Espanhola V

Consolidação dos enfoques comunicativos associados a estruturas morfossintáticas de nível intermediário e a aspectos sócio-culturais hispânicos, promovendo o correto uso da língua espanhola com base em estratégias argumentativas.

LEM113 Língua Espanhola VI

Ampliação e aprofundamento de tópicos gramaticais. Estudo de estruturas mais complexas da língua. Redação oficial e comercial.

LEM111 Panorama da Literatura de Língua Espanhola

Cultura e civilização espanhola e hispano-americana. Evolução cultural da Espanha e dos países hispano-americanos, considerando os momentos cruciais e as influências dos invasores naquela e das culturas indígenas nestes. Manifestações literárias das culturas pré-colombianas.

LEM115 Literatura Espanhola I

Renascimento. Maneirismo. Barroco. Época e estilo. Narrativa, teatro e poesia. Leitura, comentário e análise de textos ilustrativos de autores de relevo dos diversos movimentos.

LEM112 Literatura Espanhola II

Romantismo. Realismo. Narrativa, teatro e poesia. Leitura, comentário e análise de textos ilustrativos de autores de relevo dos diversos movimentos.

LEM116 Literatura Hispano-Americana I

Período colonial. Barroco. Romantismo. Leitura, comentário e análise de textos ilustrativos de autores representativos de diferentes países hispano-americanos nos respectivos períodos.

LEM114 Literatura Hispano-Americana II

Século XX. Pós-modernismo. Realismo mágico. Realismo maravilhoso. Literatura fantástica. Leitura, comentário e análise de textos ilustrativos de autores representativos de diferentes países hispano-americanos.

DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO
EDU003 Filosofia da Educação III

PEO037 Psicologia da Educação

ADE003 Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1o. e 2o. Graus

MTE069 Didática V

MTE087 Didática de Português

MTE088 Didática de Francês

MTE089 Didática de Italiano

MTE090 Didática de Latim

MTE091 Didática de Inglês

MTE175 Didática de Espanhol
MTE092 Prática de Ensino com Estágio Supervisionado em Português

MTE093 Prática de Ensino com Estágio Supervisionado em Francês

MTE094 Prática de Ensino com Estágio Supervisionado em Italiano

MTE095 Prática de Ensino com Estágio Supervisionado em Latim

MTE096 Prática de Ensino com Estágio Supervisionado em Inglês

MTE176 Prática de Ensino com Estágio Supervisionado em Espanhol


TRADUÇÃO/VERSÃO
LEM071 Teoria da Tradução I (Língua Inglesa)

Estudo da conceituação, da tipologia, dos modelos e dos procedimentos técnicos de tradução. Análise da viabilidade da tradução, de seu relacionamento com as demais disciplinas lingüísticas e das etapas do ato tradutório.

LEM072 Teoria da Tradução II (Língua Inglesa)

A revolução cultural nos estudos tradutórios. A contribuição da teoria dos polissistemas para a disciplina ‘Estudos da Tradução’. A tradução como reescritura e manipulação. A tradução como responsável pela formação de identidades culturais: da língua do original e da língua do texto traduzido. O entrelaçamento de tradução e história no contexto brasileiro. A tradução como um processo de crítica e criação: a experiência latino-americana.

LEM073 Tradução I (Língua Inglesa)

Trabalho prático de tradução de textos jornalísticos, técnicos e científicos da língua inglesa para a língua portuguesa. Elaboração de glossários a partir da constatação de diferenças lexicais entre as línguas de partida e de chegada. Análise do posicionamento do tradutor diante das particularidades de cada tipo de texto e do meio de difusão que o veicula. Elaboração de traduções de textos literários de pequena extensão.

LEM074 Tradução II (Língua Inglesa)

Comparação entre textos literários em língua inglesa e suas traduções para a língua portuguesa. Análise do posicionamento do tradutor frente às particularidades dos textos literários estudados e de seus autores. A necessidade do conhecimento das culturas que especificam o texto de partida e que determinam o texto de chegada. Elaboração de traduções de textos literários de pequena extensão.

LEM075 Versão I (Língua Inglesa)

Trabalho prático de tradução de textos jornalísticos, técnicos e científicos da língua portuguesa para a língua inglesa. Elaboração de glossários a partir da constatação de diferenças lexicais entre as línguas de partida e de chegada. Análise do posicionamento do tradutor diante das particularidades de cada tipo de texto e do meio de difusão que o veicula.

LEM076 Versão II (Língua Inglesa)

Comparação entre textos literários em língua portuguesa e suas traduções para a língua inglesa. Análise do posicionamento do tradutor frente às particularidades dos textos literários estudados e de seus autores. A necessidade do conhecimento das culturas que especificam o texto de partida e que determinam o texto de chegada. Elaboração de traduções de textos literários de pequena extensão.

LEM077 Estágio Supervisionado (Tradução – Inglês)

Atividade prática supervisionada de tradução de textos para a comunidade docente da UFJF, realizada, em um primeiro momento, coletivamente e, em seguida, individualmente, visando aplicação e checagem das habilidades adquiridas durante o desenvolvimento do curso de bacharelado. Elaboração de glossários a partir dos textos traduzidos.

LEM097 Trabalho de Conclusão de Curso (Inglês)

Um ou dois semestres destinados à realização de uma monografia, cujo tema será escolhido pelo aluno, com a aquiescência do professor-orientador, que acompanhará o aluno não apenas durante a etapa da escolha do tema, como também da elaboração do projeto e do desenvolvimento da monografia. O trabalho de orientação é feito individual e semanalmente, com a duração de 1 hora/aula.




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal