Em cada questão, procure abordar amplamente todos os aspectos envolvidos. Justifique suas conclusões



Baixar 6.35 Kb.
Encontro07.05.2018
Tamanho6.35 Kb.


Em cada questão, procure abordar amplamente todos os aspectos envolvidos. Justifique suas conclusões.

BIOTRANSFORMAÇÅO DE DROGAS
1. O Prontosil e o Parathion são exemplos de drogas (ativas, inativas) que, após absorvidas, sofrem biotransformação, originando metabólitos (ativos, inativos) que são, respectivamente, _______________________ e ________________________, os quais serão, a seguir, (eliminados, novamente biotransformados).
2. A sulfanilamida e a clorpromazina são típicos exemplos de drogas (ativas, inativas) que, após (um único, vários) passo(s) metabólico(s) originam os compostos (ativos, inativos) que serão eliminados.
3. A codeína e a fenacetina são drogas (ativas, inativas) que, após absorção, sofrem biotransformação originando metabólitos (ativos, inativos) que são, respectivamente,

( ) e, ( ), os quais serão a seguir (eliminados, novamente biotransformados).


4. O fenobarbital é droga (ativa, inativa) que origina (direta, indiretamente) o composto final (ativo, inativo) que será (eliminado, novamente biotransformado).
5. Comente a seguinte afirmação: "Biotransformação de drogas corresponde a processo de detoxificação do organismo". A propósito, conceitue e exemplifique "síntese letal".
6. Qual a função do sistema P-450? Qual a razão desse nome? Cite e explique a ação de drogas que interferem com esse sistema. Explique as conseqüências clínicas do uso (intencional ou ocasional) dessas drogas.
7. Cite outras moléculas ou grupamentos, além do ácido glicurônico, utilizadas nos processos de biotransformação por síntese (conjugação). Exemplifique drogas que sofrem esse tipo de metabolismo.
8. Conceito de eliminação pré-sistêmica de fármacos. Exemplos de drogas que sofrem este tipo de metabolismo.
9. Além do fígado, que outros órgãos podem ser citados no contexto de eliminação pré-sistêmica? Procure encontrar exemplos de drogas que sofrem essa eliminação nesses locais.
10. Relacione e descreva alguns fatores que interferem na metabolização de fármacos. Procure demonstrar a importância clínica dos fatos mencionados.




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal