Em cada questão, procure abordar amplamente todos os aspectos envolvidos. Justifique suas conclusões



Baixar 6.72 Kb.
Encontro11.06.2018
Tamanho6.72 Kb.



Em cada questão, procure abordar amplamente todos os aspectos envolvidos. Justifique suas conclusões.

ABSORÇÅO DE DROGAS

1. Sob que forma se realiza a absorção de uma substância lipossolúvel através da fase lipídica da membrana? (a) molecular; (b) íons; (c) complexos polares; (d) conjugada; (e) derivado glicuronídeo.


2. Dos fatores seguintes, qual o que melhor caracteriza o transporte ativo? (a) tamanho da molécula; (b) lipossolubilidade; (c) grau de ionização; (d) seletividade.
3. Qual das seguintes condições é essencial para haver absorção? (a) a droga deve ser ionizável; (b) a droga não deve ser ionizável; (c) a molécula da droga deve ser polar; (d) a molécula da droga deve ser apolar; (d) a droga deve ser solúvel, ao menos parcialmente, na fase aquosa em contato com a membrana.
4. Qual circunstância é necessária para que uma substância em forma iônica seja absorvida passivamente? (a) íons lipossolúveis; (b) exercer grande pressão osmótica; (c) íons menores que os poros da membrana; (d) nunca será absorvida passivamente.
5. Uma substância S ácida, de pKa = 5.4, é colocada no meio I, ácido (pH = 1.4), separado do meio II, básico (pH = 7.4), por membrana lipoprotéica. No equilíbrio temos 10.000 moléculas de S no meio I. A partir destes dados, (a) quantas moléculas de S estarão no meio II? (b) quantos íons de S estarão no meio I? (c) quantos íons de S estarão no meio II? (d) em qual dos dois meios S fica mais concentrada?
6. No pH fisiológico (7.4), qual o valor da relação (moléculas)/(íons) para um ácido fraco (pKa = 8.4)? e para uma base fraca (pKa = 3.4)?
7. A estricnina (base fraca) e o fenobarbital (ácido fraco) serão melhor absorvidos, respectivamente, em: (a) intestino-intestino; (b) estômago-intestino; (c) intestino-estômago; (d) estômago-estômago; (e) não se pode prever. Nota: considere os seguintes valores de pH: estômago = 1.4; parte alta do intestino = 5.3.
8. A morfina é uma base fraca. Sendo o pH extracelular = 7.4 e o intracelular = 7.0, a concentração desta droga deve ser: (a) maior no compartimento intracelular; (b) maior no compartimento extracelular; (c) igual em ambos; (d) depende do pKa da morfina.
9. Quando deve cessar a absorção lipídica de uma substância lipossolúvel?
10. Cite e explique exemplos em que haja interferência medicamentosa em nível de absorção. Aproveite para mostrar, em cada um, o interesse terapêutico ou toxicológico.




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal