Dorso curvo juvenil



Baixar 11.14 Kb.
Encontro02.01.2018
Tamanho11.14 Kb.

DORSO CURVO JUVENIL


Sônia M. Colbeich Trajano

Fisioterapeuta

Sinonímia: Doença de Scheuermann

Necrose Espondilar Asséptica

Cifose Asséptica Juvenil

Cifose Juvenil



Conceito:
A doença de Scheuermann consiste em uma cifose de ordem juvenil, arqueada para frente e fixa por uma deformidade espondilar segmentada em cunha, com início na puberdade.
Das deformidades que podem se desenvolver durante a infância e adolescência, a cifose continua a ser negligenciada com mais freqüência. Os pais ou mesmo os médicos podem reconhecer que a criança é portadora de uma deformidade com o dorso curvo mínimo da coluna e o diagnóstico é de um problema de má postura. O reconhecimento precoce e o tratamento dos pacientes com esta deformidade podem produzir resultados satisfatórios na correção da deformidade, assim como alívio para os sintomas de dor na coluna.
Características:
Esta patologia tem como característica pelo menos três vértebras adjacentes acometidas para uma deformidade cuneiforme de mais ou menos 5º.
O ângulo cifótico de Scheuermann é medido entre a placa terminal superior da vértebra cranial da cifose e a placa terminal inferior da vértebra caudal da cifose.
Baseados em estudos e experiências acredita-se que a variação do ângulo da cifose torácica deve variar entre 20 a 45 graus em crianças em fase de crescimento é normal e que uma curva acima de 45 a 50 graus deve ser considerada excessiva.
Qualquer cifose na junção toracolombar ou na coluna lombar é anormal.

Etiologia:
Desconhecida.

Quadro Clínico:
Atinge indivíduos entre 12 e 17 anos. Não tem preferência de sexo.

Caracteriza-se por pequenos quadros dolorosos diurnos, cansaço muscular aos pequenos esforços da coluna com dor normalmente localizada, com exacerbação noturna. Com a evolução da doença ocorre o aumento da cifose dorsal fisiológica e por conseqüência, o aumento da lordose lombar fisiológica.

É comum encontrar nódulos de Schmorl, que podem ser observados como um achado incidental nas radiografias de tórax.

Contraturas muscularese tensão são observadas ocasionalmente em pacientes com a doença de Scheuermann.



No exame, um aumento da cifose torácica e da lordose lombar fica imediatamente aparente. A cifose aparece mais fixa e não se corrige totalmente quando o paciente tenta a hiperextensão em decúbito ventral. A lordose lombar normalmente não é estrutural. A gibosidade torácica pode ficar aumentada com a inclinação para frente.

Tratamento:



  • Fisioterapia corretiva através de RPG (reeducação postural global), isostretching, e outros de preferência o mais precocemente possível.

  • Uso de coletes em casos mais graves conforme indicação.





©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal