Doença relacionada ao trabalho pneumoconioses



Baixar 20.39 Kb.
Encontro02.07.2019
Tamanho20.39 Kb.


DOENÇA RELACIONADA AO TRABALHO - Pneumoconioses

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO

FICHA DE INVESTIGAÇÃO – Sinan NET


CAMPO DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO é aquele cuja ausência de dado impossibilita a inclusão da notificação ou da investigação no Sinan.

CAMPO ESSENCIAL é aquele que, apesar de não ser obrigatório, registra dado necessário à investigação do caso ou ao cálculo de indicador epidemiológico ou operacional.

N.º - Anotar o número da notificação atribuído pela unidade de saúde para identificação do caso. CAMPO DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO.
N.º - Anotar o número da notificação atribuído pela unidade de saúde para identificação do caso. CAMPO CHAVE.

  1. Este campo identifica o tipo de notificação, informação necessária à digitação. Não é necessário preenchê-lo.

  2. Nome do agravo/doença ou código correspondente estabelecido pelo SINAN (CID 10) que está sendo notificado. CAMPO CHAVE.

  3. Anotar a data da notificação: data de preenchimento da ficha de notificação. CAMPO CHAVE.

  4. Preencher com a sigla da Unidade Federada (UF) que realizou a notificação. CAMPO DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO.

  5. Preencher com o nome completo do município (ou código correspondente segundo cadastro do IBGE) onde está localizada a unidade de saúde (ou outra fonte notificadora) que realizou a notificação. CAMPO CHAVE.

  6. Preencher com o nome completo (ou código correspondente ao Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde – CNES) da unidade de saúde (ou outra fonte notificadora) que realizou a notificação. CAMPO DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO.

  7. Anotar a data do diagnóstico ou da evidência laboratorial e/ou clínica da doença de acordo com a definição de caso vigente no momento da notificação. CAMPO DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO.

  8. Preencher com o nome completo do paciente (sem abreviações). CAMPO DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO.

  9. Preencher com a data de nascimento do paciente (dia/mês/ano) de forma completa. CAMPO DE PREENCIMENTO OBRIGATÓRIO.

  10. Anotar a idade do paciente somente se a data de nascimento for desconhecida (Ex. 20 dias = 20 D; 3 meses = 3 M; 26 anos = 26 A). Se o paciente não souber informar sua idade, anotar a idade aparente.

OBS: Se a data de nascimento não for preenchida, a idade será CAMPO DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO.

  1. Informar o sexo do paciente (M= masculino, F= feminino e I= ignorado). CAMPO DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO.

  2. Preencher com a idade gestacional da paciente, quando gestante. CAMPO DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO quando sexo F = feminino (1= 1º Trimestre, 2= 2º Trimestre, 3= 3º Trimestre, 4= Idade gestacional ignorada, 5= Não, 6= Não se aplica, 9= Ignorado).

  3. Preencher com o código correspondente à cor ou raça declarada pela pessoa: (1= Branca, 2= Preta, 3= Amarela (compreendo-se nesta categoria a pessoa que se declarou de raça amarela), 4= Parda (incluindo-se nesta categoria a pessoa que se declarou mulata, cabocla, cafuza, mameluca ou mestiça de preto com pessoa de outra cor ou raça), 5= indígena (considerando-se nesta categoria a pessoa que se declarou indígena ou índia). CAMPO ESSENCIAL.

  4. Preencher com a série e grau que a pessoa está freqüentando ou freqüentou considerando a última série concluída com aprovação ou grau de instrução do paciente por ocasião da notificação. (0=Analfabeto; 1= 1ª a 4ª série incompleta do EF (antigo primário ou 1º grau), 2= 4ª série completa do EF (antigo primário ou 1º grau), 3= 5ª a 8ª série incompleta do EF (antigo ginásio ou 1º grau), 4= Ensino fundamental completo (antigo ginásio ou 1º grau), 5= Ensino médio incompleto (antigo colegial ou 2º grau), 6= Ensino médio completo (antigo colegial ou 2º grau), 7= Educação superior incompleta, 8= Educação superior completa, 9=Ignorado ou 10= Não se aplica). CAMPO ESSENCIAL.

  5. Preencher com o número do CARTÃO ÚNICO do Sistema Único de Saúde – SUS.

  6. Preencher com o nome completo da mãe do paciente (sem abreviações). CAMPO ESSENCIAL.

  7. Preencher com a sigla da Unidade Federada (UF) de residência do paciente. CAMPO DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO quando residente no Brasil.

  8. Anotar o nome do município (ou código correspondente segundo cadastro do IBGE) da residência do paciente ou do local de ocorrência do surto, se notificação de surto. CAMPO DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO quando UF for digitada.

  9. Anotar o nome do distrito de residência do paciente. CAMPO ESSENCIAL.

  10. Anotar o nome do bairro (ou código correspondente segundo cadastro do SINAN) de residência do paciente ou do local de ocorrência do surto, se notificação de surto. CAMPO ESSENCIAL.

  11. Anotar o tipo (avenida, rua, travessa, etc) e nome completo ou código correspondente do logradouro da residência do paciente, se notificação individual ou do local de ocorrência do surto, se notificação de surto. Se o paciente for indígena anotar o nome da aldeia. CAMPO ESSENCIAL.

  12. Anotar o número do logradouro da residência do paciente, se notificação individual ou do local de ocorrência do surto, se notificação de surto. CAMPO ESSENCIAL.’

  13. Anotar o complemento do logradouro (ex. Bloco B, apto 402, lote 25, casa 14, etc). CAMPO ESSENCIAL.

  14. Caso esteja sendo utilizado o georreferenciamento, informar o local que foi adotado para o campo Geocampo1 (ex. Se o município esteja usando o Geocampo1 para informar a quadra ou número, nele deve ser informado o número da quadra ou número).

  15. Caso esteja usando georreferenciamento, informar o local que foi adotado para o campo Geocampo2.

  16. Anotar o ponto de referência para localização da residência do paciente, se notificação individual ou do local de ocorrência do surto, se notificação de surto (perto da padaria do João) CAMPO ESSENCIAL.

  17. Anotar o código de endereçamento postal do logradouro (avenida, rua, travessa, etc) da residência do paciente, se notificação individual ou do local de ocorrência do surto, se notificação de surto. CAMPO ESSENCIAL.

  18. Anotar DDD e telefone do paciente, se notificação individual ou do local de ocorrência do surto, se notificação de surto. CAMPO ESSENCIAL.

  19. Zona de residência do paciente, se notificação individual ou do local de ocorrência do surto, se notificação de surto por ocasião da notificação (Ex. 1= área com características estritamente urbana, 2= área com características estritamente rural, 3= área rural com aglomeração populacional que se assemelha à uma área urbana). CAMPO ESSENCIAL.
  20. Anotar o nome do país de residência quando o paciente notificado residir em outro país. CAMPO DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO.


  21. Identificar a ocupação, função desenvolvida pelo trabalhador na data do acidente. CAMPO DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO.

  22. Identifique a situação no mercado de trabalho, conforme as alternativas apresentadas. CAMPO ESSENCIAL.

  23. Anotar o tempo de trabalho na ocupação. CAMPO ESSENCIAL.

  24. Anotar o numero de registro da empresa contratante- Código nacional de Pessoa Jurídica- CNPJ ou Cadastro de Pessoa Física- CPF. CAMPO ESSENCIAL.

  25. Anotar a razão social (nome) da empresa contratante.

  26. Anotar o ramo de atividade econômica conforme CNAE da empresa. CAMPO ESSENCIAL.

  27. Anotar a unidade federada, o estado onde esta localizada a empresa. CAMPO ESSENCIAL.

  28. Anotar o município onde esta localizada a empresa contratante. CAMPO ESSENCIAL.

  29. Anotar o distrito do município onde esta localizada a empresa contratante. CAMPO ESSENCIAL.

  30. Anotar o bairro do município onde esta localizada a empresa contratante. CAMPO ESSENCIAL.

  31. Anotar o endereço da empresa, rua, avenida.... CAMPO ESSENCIAL.

  32. Anotar o numero das instalações da empresa. CAMPO ESSENCIAL.

  33. Anotar um ponto de referência para localização da empresa.

  34. Anotar o telefone da empresa.

  35. Identificar se a empresa contratante e empresa terceirizada (1= sim, 2= não 3= não se aplica ou 9= ignorado). CAMPO ESSENCIAL.

  36. Identificar se houve os agravos associados ao principal (1= sim, 2= não ou 9= ignorado). CAMPO ESSENCIAL.

  37. Anote o tempo de exposição ao agente de risco causador da pneumoconiose. CAMPO DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO.

  38. Anote o regime de tratamento utilizado, se hospitalar ou ambulatorial.

  39. Identificar se a exposição a poeiras mistas e minerais ocorreu em um ou mais vínculos distintos da empresa (1= sim, 2= não ou 9= ignorado).

  40. Anotar, caso tenha ocorrido exposição em um ou mais vínculos da empresa, quais foram

  41. Identifique os agentes de exposição no local de trabalho, conforme as opções. CAMPO DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO.

  42. Identifique se o paciente tem habito de fumar. CAMPO ESSENCIAL.

  43. Se fumante, há quantos anos fuma ou fumou. CAMPO ESSENCIAL.

  44. Identifique os exames complementares realizados para confirmação diagnostica. CAMPO DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO.

  45. Anote o diagnóstico específico, conforme o CID. CAMPO DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO.

  46. Identificar se há ou houve outros trabalhadores com a mesma doença no local de trabalho (1= sim, 2= não ou 9= ignorado). CAMPO ESSENCIAL.

  47. Identificar se foi realizada a avaliação funcional (prova de função pulmonar) (1= sim, 2= não ou 9= ignorado). CAMPO ESSENCIAL.

  48. Identificar o resultado da avaliação funcional, se normal ou alterada. CAMPO ESSENCIAL.

  49. Identificar qual foi a conduta geral, conforme as alternativas apresentadas. CAMPO ESSENCIAL.

  50. Identificar qual foi a evolução do caso, conforme as alternativas apresentadas. CAMPO ESSENCIAL.

  51. Identifique, se houve óbito, a data em que ocorreu. CAMPO ESSENCIAL.

  52. Identifique se foi emitida a Comunicação de acidente do Trabalho para o INSS (1= sim, 2= não 3= não se aplica ou 9= ignorado). CAMPO DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO.

Utilize o espaço de observações para acrescentar quaisquer informações que julgar importante.

Identifique o município e a U.S .- Unidade de Saúde que realizou esta investigação

Anote o código da U.S.

Identifique o nome de quem realizou esta investigação.

Identifique a função de quem realizou esta investigação.



O investigador deve assinar esta investigação.



DRT – Pneumoconioses Sinan NET 05/08/2010.





©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal