Divisão de tubos



Baixar 18.07 Kb.
Encontro05.09.2019
Tamanho18.07 Kb.


Negócio Tubos

Com capacidade nominal instalada de produção de 500.000 ton./ano, utilizada diferentes processos na fabricação de tubos, como sumariado a seguir:




  • Planta de Produção em Linha Contínua (Solda por Resistência Elétrica)

É uma fábrica equipada com linha contínua mecanizada para produção de tubos com diâmetro nominal entre 4 ½ e 20 polegadas, com comprimento de até 18 metros e espessura máxima de 13,0 mm.


Os equipamentos e a tecnologia empregada em sua operação permitem atender aos requisitos de severas especificações, produzindo tubos de acordo com as normas API 5L, utilizados na condução de fluídos, e API 5CT, utilizados em revestimento de poços de petróleo e gás natural, ambas do American Petroleum Institute.


  • Planta de produção Formação U-O-E (Solda Longitudinal por Arco Submerso)

Esta fábrica tem capacidade para produzir tubos de 12 ¾ a 48 polegadas de diâmetro, com espessuras de até 31,8 mm, em comprimento unitário de até 13,0 metros com costura longitudinal sem solda circunferencial.

Os tubos são produzidos em linha com formação em prensas U e O, seguida das operações de soldagem pelo processo de arco submerso. Os tubos soldados são expandidos a frio, para atingir precisão dimensional, em processo que permite controle de características mecânicas.
A maior parte dos tubos de alta resistência destinados a importantes obras no país e no exterior foi produzida nesta fábrica, de acordo com a norma API 5L e requisitos suplementares, até grau X80 e equivalente.


  • Planta de Produção Formação Helicoidal (Solda por Arco Submerso)

Em processo contínuo, produz tubos de grande diâmetro a partir de bobina de aço, com 16 a 100 polegadas, espessura até 16,0mm e comprimento até 12m com costura helicoidal. Esta fábrica atende a norma API 5L do American Petroleum Institute para tubos soldados em espiral e é totalmente controlada por sistema computadorizado, permitindo a regulagem da velocidade de abastecimento de material.





  • Planta de Produção de Tubos “Casing” para Poços de Petróleo

Um equipamento específico de controle numérico produz roscas, luvas e protetores de rosca em tubos destinados a poços de petróleo, artesianos e outros.




  • Revestimentos

Para muitas aplicações, é necessário tratamento superficial dos tubos e peças para evitar corrosão, reduzir atrito e melhorar fluxo interno.


A Tenaris Confab tem quatro linhas para revestimento interno e externo, de acordo com normas técnicas nacionais e internacionais, sendo três delas com emprego de materiais betuminosos, epóxi e borracha clorada, entre outros, e uma moderna instalação para revestimento externo em FBE (Fusion Bonded Epoxy) e tripla camada (polietileno ou polipropileno).
Estas operações são feitas em linhas contínuas, que incluem a preparação das superfícies por jateamento e a aplicação mecânica de tintas anti-corrosivas e do revestimento.


  • Controle de Qualidade

Todas as linhas de produção possuem uma moderna aparelhagem para um controle contínuo de qualidade dos tubos. Durante todas as etapas de fabricação são utilizados aparelhos como: ultra-som, raio-X por fluoroscopia contínua, câmaras de revelação automática e equipamentos para teste hidrostático, entre outros. Laboratórios químicos, físicos e metalográficos estão equipados para controle de matérias-primas, tubos, peças e serviços de revestimento.


Negócio Equipamentos
Na produção de equipamentos industriais o processo básico utilizado é o de caldeiraria com especificações diferenciadas em função das características de cada equipamento. A capacitação tecnológica da Confab nesse campo é desenvolvida pelo seu Centro de Tecnologia de Soldagem.
A planta da Confab Equipamentos atende às mais severas condições de fabricação como –conformação, soldagem e testes– conforme normas e códigos internacionais, com a seguinte capacidade fabril:
• dois fornos para tratamento térmico;

• torno vertical de 160 toneladas de capacidade e placa de 6300 mm, diâmetros de até 12.000 mm e 5.000 mm de altura;

• fresadora de bordas e tesoura rotativa para usinagem de chanfros em V e J, comprimento de 12.000 mm;

• prensa hidráulica com capacidade de 6.000 toneladas e 4.500 m de altura;

• máquina curvadora de painéis tubulares;

• calandra com capacidade para 150 mm a quente e 75 mm a frio, na largura máxima de 4.100 mm

• mandrilhadora floor type, fuso de 200 mm, mesa rotativa de 3,0 m x 3,0 m para 60 toneladas com mesa fixa de 12.000 mm;

• ponte rolante de 100 toneladas;

• máquina para soldagem de painéis de tubos membranados;


  • Fábrica de Tanques para Postos de Serviço

Esta fábrica tem a capacidade de produzir tanques para armazenar combustíveis com capacidades de 15, 30 e 60 metros cúbicos, de acordo com as normas NBR 13.312 – Construção de tanque subterrâneo, NBR 13.782 - Revestimento de Tanques Parede Simples e NBR 13.785 - Tanque jaquetado de parede dupla.


Politank: Tanque de parede simples com alternativas de revestimento em poliuretano sem solvente, tinta epóxi de alta espessura ou resina com fibra de vidro (compósito).
Jaquetado: Revestimento com fibra de vidro laminada, sem emendas e em contato com o tanque primário, permite um espaço intersticial, que possibilita o monitoramento contínuo do ar entre o tanque e o revestimento. Os tanques jaquetados são certificados pelo SBAC – Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade – Inmetro e normas ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.







©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal