Design Gráfico e Digital



Baixar 44.39 Kb.
Encontro17.07.2019
Tamanho44.39 Kb.





CENÁRIO

O atual nível de complexidade, competitividade e eficiência praticado nos diversos setores do mercado, e da sociedade de forma geral, traz consigo uma demanda crescente por soluções cada vez mais criativas e por novas metodologias e ferramentas de inovação.

O campo do Design Estratégico configura-se como uma abordagem de entendimento “big picture” das demandas do negócio, indo além, portanto, do design tradicional relacionado mais à fase de projeto de um novo produto, serviço ou ambiente. Esta nova abordagem redefine como os desafios são abordados de forma criativa, com foco na identificação de novas oportunidades para a ação.

Como consequência, as metodologias e as ferramentas envolvidas pelo Design Estratégico tornaram-se uma alavanca para as capacidades de inovação, priorizando a entrega de valor para as pessoas e trazendo resultados significativos para as organizações.
CURSO



O curso de Pós-Graduação em Design Estratégico e Inovação do Istituto Europeo di Design – IED São Paulo apresenta como objetivo desenvolver competências e habilidades e proporcionar experiências voltadas para aplicação do pensamento do design como estratégia de fortalecimento da cadeia de valor do negócio.

O curso aborda a cultura de inovação e o pensamento estratégico no processo de criar, gerenciar e implementar novas soluções de mercado.

Neste sentido, o curso oferece uma experiência de aprendizagem voltada para profissionais e empreendedores de diversas áreas de formação, interessados na abordagem criativa para enfrentar os atuais desafios do mercado, principalmente nas áreas de gestão, branding e desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Nesse sentido o curso baseia-se em um conjunto de conceitos, ferramentas e processos de inovação orientados pelo design e centrados no usuário, tais como: Metadesign, Design Thinking, Human-Centered Design, Design Driven Innovation, entre outros.

ENTREGA

O curso foca na preparação de um mindset dedicado ao desenvolvimento de estratégias criativas, voltado para profissionais e empreendedores de diferentes áreas. Valoriza os aspectos multidisciplinares próprios do design. Trabalha a visão sistêmica e contextual em relação às contribuições e os “afetos” dos usuários, no sentido da identificação de novas soluções em produtos/serviços, traduzindo valores e aspirações das pessoas em soluções futuras e viáveis. Ativa nos participantes a atitude de unir criatividade, metodologias de gestão e visão empreendedora para o desenvolvimento de negócios e projetos, tendo o design como catalisador do processo de geração de valor.

Durante os módulos, os alunos serão apresentados aos novos modelos de negócios apoiados pela visão criativa, sustentável e responsável por meio de desenvolvimento de projetos e workshops distintos em colaboração com professores, especialistas e profissionais inspiradores, que compartilham seus conhecimentos, ao mesmo tempo em que orientam a realização de diferentes projetos.
COORDENAÇÃO

Francisco Albuquerque é pós-graduado em Design Estratégico pelo Istituto Europeo di Design. Possui experiência e formação multidisciplinar, tendo passado por áreas de projetos estratégicos, projetos de engenharia e tecnologia e planejamento estratégico. É sócio-fundador da Agência de Cocriação, uma aceleradora de inovação focada em grandes negócios, atendendo especialmente empresas do segmento de serviços. Também é sócio-cofundador da Arco – Hub de Desenvolvimento Criativo, especializada na criação e aplicação de programas de cultura criativa e inovação. Desenvolve e aplica estratégias para programas culturais baseados em projetos multidisciplinares, desenvolvendo pessoas e buscando resultados mais eficientes para os negócios. Atualmente tem trabalhado com empresas como Google, Air BP, Mapfre, BRF, Comgás, Bradesco, BB Seguros, dentre outras.

FASE I – NÚCLEO DE FUNDAMENTAÇÃO

MÓDULO 01 - FUNDAMENTAÇÃO AVANÇADA DO DESIGN
Teoria e História do Design (18H)

Nesta disciplina o design será contextualizado histórica e socialmente. O aluno irá se aprofundar

em temas e termos relativos ao design, a partir dos principais movimentos e nomes que

marcaram a história desta área, além de estudos de caso específicos. O foco será o pensamento,

os objetivos, as motivações e as responsabilidades do design na sociedade e a ética dentro desse

campo. Serão destacados designers de todas as épocas que se relacionaram fortemente com a

esfera social, tais como William Morris, Victor Papanek e Buckiminster Fuller. Além disso, iremos explorar os aspectos do design na contemporaneidade e sua intersecção com outras áreas, como ciências naturais, política, psicologia, etc.; a revolução das novas tecnologias digitais e o open design e o movimento maker. O aluno irá compreender as mutações do contexto cultural e social que influenciam as necessidades e expectativas do mercado para entender as perspectivas de evolução do design no futuro. Serão analisadas as razões porque esta área ganhou tanto espaço e é tão fundamental para os dias de hoje.

Design Mindset (18H)

Nessa disciplina os alunos terão contato com a construção de uma solução para um desafio sistêmico pautado pela visão de organizações e tecnologias exponenciais. Serão apresentados os primeiros conceitos de design estratégico de forma a permitir que os alunos possam compreender o modelo mental do design e como eles respondem de forma ágil a partir da prototipagem provocativa e como transformar soluções em plataformas sistêmicas.
MÓDULO 2: SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Inovação e Sustentabilidade (18H)

Apresenta conceitos, ferramentas e estratégias de desenvolvimento sustentável e suas respectivas inter-relações com o campo do design. Possui como abordagem geral o estudo da interdependência do tema com os sistemas de funcionamento social, ambiental e econômico e a estrutura para criação de cadeias híbridas de valor com impacto social. O objetivo é que o aluno perceba os desdobramentos do conceito de sustentabilidade no desenho de processos e negócios de inclusão e inovação social.

Tendências Socioculturais (18H)

A disciplina tem por objetivo analisar o processo da evolução do conceito de design em distintas culturas; compreender as raízes da relação de valores atribuídas ao design no mercado atual; compreender as mutações do contexto cultural e social que influenciam as necessidades, comportamentos e expectativas dos usuários e por fim prospectar cenários para entender as perspectivas de evolução do design e inovações no futuro. Essa disciplina trará aos alunos uma visão de como aplicar tendências como insight's de projetos.
FASE II – DESIGN, INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE

MÓDULO 03 – DESIGN RESEARCH

Metadesign (18H)

Metadesign é uma abordagem projetual voltada ao desenvolvimento de processos visando o

atendimento de demandas reais, caracterizadas pela complexidade do mundo atual. Baseado nos estudos sobre o “Pensamento Sistêmico”, seu objetivo é qualificar e planejar o projeto a partir de relações com outros sistemas nos quais o mesmo está interconectado, assim contribuir para estruturação do repertório do aluno, sobre o melhor entendimento do desafio visando

direcionamento estratégico do projeto e sua implementação. Neste sentido, a disciplina irá abordar uma série de ferramentas práticas relacionadas ao design para estimular o surgimento de novas oportunidades e perspectivas através de uma visão sistêmica.

Design Etnográfico (24H)

Os alunos serão capacitados a compreender o mindset de pesquisa em design, utilizando de pesquisas de etnografia rápida, uma técnica voltada ao design que se difere em termos de processos e metodologias do modelo antropológico original, compreendendo como articular técnicas e a triangulação de pesquisas. Também serão empregados alguns modelos de pesquisa netnográfica Algumas das características são:
a. Mergulhar no contexto onde as pessoas vivem, trabalham e se socializam;

b. Entender de forma experiencial, não apenas intelectual;

c. Perceber o que sentem;

d. Gerar insights e oportunidades inesperadas.


Os alunos serão capacitados a planejar pesquisas e como chegar em insight’s norteadores de projetos e inovações. Esse módulo é dividido em:

- Design Research (15 horas)

- Workshop de Design Insight’s (09 horas)
MÓDULO 4 - DESIGN E PROCESSOS DE INOVAÇÃO

Gestão e Processos de Inovação (18H)

O papel da cultura de inovação e suas dimensões estratégicas de inovação nas instituições e sua importância no novo cenário competitivo. Apresentação dos instrumentos de gerenciamento da cadeia de inovação a partir da contribuição do conceito “Human-Centered Design” como ferramenta estratégica que vem assumindo um papel cada vez mais importante no desenvolvimento de novos negócios e como outras abordagens contribuem para uma compreensão ampla do tema “inovação”.
Workshop – Design Thinking (18H)

A disciplina fornecerá subsídios para o entendimento da abordagem do Design Thinking e sua aplicação como abordagem para projetar inovações. O objetivo desta disciplina é trabalhar com os alunos as fases de Imersão, Ideação, Prototipagem e Teste como processos de criatividade que possibilitam desenvolvimento de projetos cada vez mais centrados nos usuários como diferencial estratégico. Nessa disciplina os alunos terão contato com um desafio real e irão desenvolver propostas de inovação orientadas pelo professor. Eles também compreenderão os principais aspectos para planejar ações e projetos envolvendo o Design Thinking.


MÓDULO 5 - BRANDING E DESIGN

Semiótica e Significação do Design (18H)

Nessa disciplina os alunos terão contato com elementos que irão garantir coerência, coesão e credibilidade ao conceito e ao significado das estratégias compreendidas e propostas pelos alunos. Eles terão contato com instrumentos básicos e metodológicos para a semiótica em geral para que o profissional consiga desenvolver a análise de soluções imersas em nosso cotidiano bem como objetos e sistemas de informação. Semiótica

discursiva, Design da Experimentação, Interdisciplinaridade no Design e Iconografia Urbana.

Branding e Comunicação Mercadológica (18H)

Compreender os processos de gestão estratégica da marca e da identidade de uma empresa através dos diversos meios de comunicação, aprendendo neste contexto, como as experiências estão sendo construídas e observadas acerca do consumidor. Gerenciar relacionamentos (físico e emocional) entre os clientes e empresa, articulando valores (tangíveis e intangíveis) durante as experiências vivenciadas entre marca e os clientes. O aluno também irá planejar e analisar processos de comunicação necessários para o posicionamento de um novo negócio, serviço ou produto em coerência com a marca e alinhado ao planejamento estratégico, um importante instrumento de gestão para as organizações que atuam em cenários complexos e em transformação.


MÓDULO 06 – DESIGN DE SERVIÇOS

Design de Serviços (18H)

Como forte tendência do cenário social, econômico e tecnológico atual, pode-se afirmar que a tangibilização de todos os processos de inovação voltados ao mercado, tanto para serviços quanto para produtos, deverão assumir ou interagir em algum momento a lógica da área de serviços, por este motivo, os alunos serão apresentados nesta disciplina às metodologias e às ferramentas necessárias ao domínio dos conceitos de Design de Serviços, que deverão assumir cada vez mais importância estratégica em relação ao mercado.
Design Experience (18H)

Exercita a prática do projeto de UX sobre problemas reais, dando enfoque às etapas iniciais do processo, como a geração de ideias e o planejamento do produto. Explora técnicas de prototipagem rápida como a produção de Moodboards, Storyboards, Cenários, Casos de Uso, Análises Paramétricas, Sketches e Wireframes.



FASE III BUSINESS DESIGN

MÓDULO 07 – FINANÇAS E MODELAGEM DE NEGÓCIOS

Finanças e Captação de Recursos (18H)

Discussão de conceitos básicos aplicados à gestão financeira das empresas, que impactam no processo de tomada de decisão e mensuração de resultados. Entendimento dos mecanismos de análise de desempenho financeiro, assim como sua relação com a gestão de projetos e o design. Processo de identificação, linhas de financiamento e viabilização de recursos disponíveis para projetos de design e inovação, assim como entendimento do processo de negociação baseado na análise de desempenho financeiro.
Design de Modelo de Negócios (18H)

Esta disciplina apresenta o conceito de Business Design como processo de gerenciamento dos conhecimentos relativos às estratégias para a solução dos problemas baseados nos indícios fornecidos pelo mercado. Business Model Generation, Análise SWOT, Lean Start-Up, MVP, Blue Ocean Strategy entre outras, são conceitos e ferramentas utilizadas no projeto de construção ou discussão do modelo com foco em valor.



MÓDULO 08 – CULTURA E ATITUDE EMPREENDEDORA
Empreendedorismo e Novas Economias (12H)

A disciplina tem como objetivo apresentar os conceitos das novas economias e como elas afetam o mindset de futuros empreendedores. Apresenta como elemento de principal valor, a gestão do conhecimento, da criatividade e do capital intelectual como principais recursos produtivos, visando instrumentar a visão empreendedora e criativa dos participantes em relação à melhor articulação da cadeia de valores agregando envolvidos em uma atividade criativa, em relação ao exercício de identificação de novas oportunidades e em relação ao estimulo para a análise de viabilidade e dos resultados desejados para novos projetos.

Liderança Criativa e Team Building (12H)

Esta disciplina apresenta ao aluno os conceitos de proatividade, facilitação e liderança em projetos de design estratégico, assim apresenta as diversas características de liderança, adquirindo informações sobre o desenvolvimento, comprometimento, engajamento de pessoas e a construção de times.

Através do desenvolvimento da habilidade de gerenciar e valorizar pessoas, aplicar as melhores ferramentas para montagem de equipes para o desenvolvimento dos projetos.
Workshop - Design Experimental (12H)

Criar novas experiências focadas em necessidades reais são a base do que essa disciplina aborda. Neste módulo aplicaremos diversas técnicas e abordagens tratadas durante os módulos anteriores de forma multidisciplinar para projetar e testar de maneira criativa e desenvolvendo experiências que gerem serviços com novos valores e vantagens para um determinado público alvo.


MÓDULO 09 – GESTÃO DO DESIGN ESTRATÉGICO

Gestão Estratégico do Design (18H)

Esta disciplina visa promover o exercício de estruturação dos processos criativos e práticas de inovação relacionadas ao design estratégico. Apresentação e análise das abordagens de gestão de projetos, além de visões metodológicas utilizadas no desenvolvimento de projeto para novas soluções em produtos e serviços nos diversos segmentos de mercado. Visando o alinhamento da cadeia de valor do negócio, com o comportamento das pessoas, conectados com valores contextuais e com as expectativas relacionadas à inovação social.

Projeto Sistêmico de Design Estratégico (18H)

A capacidade de olhar um briefing de design estratégico de forma sistêmica e organizar os recursos necessários para descobrir oportunidades e planejar sua implementação. Quais elementos se conectam e quais elementos não fazem sentido, trazendo à tona o olhar estratégico que irá possibilitar fazer escolhas. Como um Designer Estratégico cria e orienta um grupo multidisciplinar e desenvolve em conjunto ações e estratégias orientadas ao futuro. Essa disciplina traz o pensamento base de projeto sistêmico conectando todos os elementos que os alunos aprenderam no decorrer do curso e sendo a base que dará a estrutura para o desenvolvimento do TCC.
MODULO 10 - SEMINÁRIOS TEMÁTICOS E MENTORING (12H)
Para favorecer o networking entre os alunos, professores e profissionais convidados, bem como
promover uma atualização de assuntos pertinentes ao design, ao longo do curso ofereceremos quatro encontros, a serem realizados em sextas-feiras, com temas transversais para todos os cursos de pós-graduação do IED. Além disso, ofereceremos seis encontros, no horário normal de aula, com o coordenador do curso, de três horas, para um mentoring com o objetivo de conectar módulos, visando otimizar o trabalho de conclusão do curso.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC (40H)
O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC é a etapa necessária e obrigatória para receber a certificação do curso. Por meio de parcerias com empresas ou tema proposto pela instituição, o aluno desenvolverá um projeto final, com metodologia, orientação, formatação e apresentação conforme regulamento próprio e será submetido a uma banca avaliadora.
rectangle 9
:: Recepção

Segunda a sexta-feira, das 7h45 às 22h45


:: Serviço de Informação e Orientação

Segunda a sexta-feira, das 9h às 21h


IED São Paulo – Istituto Europeo di Design

Rua Maranhão, 617 – Higienópolis - 11 3660 8000



www.ied.edu.br








©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal