Dentisteria operatória



Baixar 8.76 Kb.
Encontro06.11.2017
Tamanho8.76 Kb.

DENTISTERIA OPERATÓRIA – Área da Medicina Dentária que visa recuperar o dente que tenha sofrido, por cárie, doença congénita, doenças gerais ou traumatismos, alterações na zona da coroa, refazendo a estrutura perdida

Restauração Direta Definitiva (cc=01-Amálgama;=02-Resina composta)

Restauração Direta Definitiva em amálgama- Restauração com material definitivo (liga de metais) de determinada (s) face (s) de um dente (1 a 5 faces).

Restauração Direta Definitiva em resina composta - Restauração directa definitiva em resina composta (-material fotopolimerizável de coloração branca, com tons diferentes de acordo com o dente) de determinada (s) face (s) de um dente (1 a 5 faces)

Restauração provisória (C=02-Resina composta) - Restauração temporária em material resinoso auto-polimerizável, de cor branca, colocada na superfície dentária, entre sessões de tratamentos e que pode ocupar entre 1 a 5 faces de um dente.

Meios de retenção fisicos adicionais - Meios de retenção de diferentes materiais colocados no canal dentário para estabilizarem uma restauração muito volumosa e com pouca sustentabilidade devido à grande destruição da coroa do dente

  • Espigão metálico - Meios de retenção feitos em metal, colocados no canal dentário, para estabilizar uma restauração muito volumosa e com pouca sustentabilidade.

  • Espigão em fibra - Meios de retenção feitos em fibra, colocados no canal dentário, para estabilizar uma restauração muito volumosa e com pouca sustentabilidade.

  • Espigão individualizado resina composta reforçada por fibra - Meios de retenção em resina composta reforçada por fibra, colocados no canal dentário, para estabilizar uma restauração muito volumosa e com pouca sustentabilidade.

  • Pino dentário - Meios de retenção de diferentes materiais colocados na dentina para estabilizar uma restauração muito volumosa e com pouca sustentabilidade.

Manutenção de restaurações - Procedimentos com vista à manutenção de restaurações efectuadas com diferentes materiais, com instrumentos abrasivos, para obter superfícies lisas e homogéneas

  • Polimento de Restauração em amálgama - Polimento das restaurações com ligas metálicas mediante o uso de instrumentos abrasivos para obter superfícies lisas e homogéneas.

  • Polimento de Restauração em amálgama e selagem marginal - Polimento das restaurações com ligas metálicas mediante o uso de instrumentos abrasivos para obter superfícies lisas e homogéneas e selamento da margem da restauração.

  • Polimento de Restauração em resina composta - Polimento das restaurações em resina para eliminação de arestas, imperfeições ou rugosidades da superfície da restauração.

  • Polimento de Restauração em resina composta e selagem superficial - Polimento das restaurações em resina para eliminação de arestas, imperfeições ou rugosidades da superfície da restauração e selamento da margem da restauração.

Branqueamentos - O branqueamento dentário é um procedimento com o objectivo de clarear a cor dos dentes e remover manchas

  • Branqueamentos Internos - Branqueamento das coroas dos dentes com colocação do produto de branqueamento dentro da câmara pulpar; só possível em dentes desvitalizados

      1. Sessão branqueamento interno intensivo no consultório (por dente)

      2. Sessão branqueamento interno em ambulatório

  • Branqueamentos externos - Branqueamento das coroas dos dentes sob supervisão médica. Incluí a confecção da matriz individualizada, goteira para cada maxilar individualizada onde se coloca o produto de branqueamento.

      1. Branqueamento externo intensivo em consultório (por arcada) - Branqueamento das coroas dos dentes com produtos de branqueamento que necessitam de luz LED para serem activados, no consultório médico. Necessita de uma ou duas sessões.

      2. Branqueamento externo assistido em ambulatório - Branqueamento das coroas dos dentes, efectuado no domicílio pelo paciente, sob supervisão médica.

      3. Confecção de matriz individualizada - Goteira para cada maxilar, individualizada, efectuada em laboratório e que vai servir para colocar o material de branqueamento

  • Ferulizações - Estabilização de peças dentárias com resina composta com e sem contenção metálica

      1. Ferulização com resina composta sem meios de reforço - Estabilização de peças dentárias com resina composta sem contenção metálica

      2. Ferulização com resina composta e meios de reforço - Estabilização de peças dentárias com resina composta com contenção metálica





©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal