Curso: Legislação Ambiental Aplicado a Implantação de Parques Eólicos



Baixar 142.17 Kb.
Encontro14.08.2019
Tamanho142.17 Kb.

Curso: Legislação Ambiental Aplicado a Implantação de Parques Eólicos

Exercício – Capítulo 1


Aluno: Carízia Picanço Passos

_______________________________________________________



1) Diferencie biótopo de biocenose e conceitue ecossistema apresentando alguns exemplos.

Biótopo- é a parte imaterial que envolve a terra;

Exemplo – solo, agua e rocha.

Biocenose – tudo que representa a parte viva do ecossistema;

Exemplo – plantas, mamíferos e insetos.
Ecossistema – é a unidade principal de estudo da ecologia e pode ser definida como um sistema composto pelos seres vivos biocenose e o local onde eles vivi que é o meio biótopo;

Exemplo: Selva e terras alagadas.



2) Sobre o desenvolvimento sustentável marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmativas:
( V ) Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de atender as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de suprir as necessidades das futuras gerações.

( V ) A diversidade biológica está presente em todo lugar: no meio dos desertos, nas tundras congeladas ou nas fontes de água sulfurosas.

( V ) O desenvolvimento sustentável visa a mudança de atitudes não comprometendo o meio ambiente.

( F ) Optar pelo consumo de bens produzidos com tecnologia e materiais menos ofensivos ao meio ambiente faz parte do desenvolvimento sustentável


3) A partir da análise dos trechos abaixo e a charge, cite e comente algumas ações que promovam o desenvolvimento sustentável.
a)

“Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.” (Constituição Federal de 1988)



b)

“A primeira etapa para conquistar o desenvolvimento sustentável é reconhecer que os recursos naturais são finitos. Usar os bens naturais, com critério e planejamento. A partir daí, traçar um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.”


c)


A definição mais aceita de desenvolvimento sustentável é o desafio de satisfazer as necessidades de gerações atual sem comprometer as oportunidades das gerações futuras.



Basicamente, propõe uma mudança no paradigma de desenvolvimento que seja ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.

Venho citar como exemplo a energia eólica que uma energia renovável e que não agride o meio ambiente.




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal