Curso de fisioterapia



Baixar 159.85 Kb.
Encontro01.01.2018
Tamanho159.85 Kb.


CURSO DE FISIOTERAPIA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Coordenação do Curso:

Profª. Msc. Adriane Dal Bosco


Núcleo de TCC:

Profª. Msc. Cristiane Fernanda Gessinger

Profª. Drº. Luiz Alberto Forgiarini

Profª. Msc. Daniela Nascimento

Profª. Msc. Andrea Cristiane Janz Moreira

Setembro, 2014


SUMÁRIO

Apresentação

Objetivos

Capítulo I – Das Regras Gerais

Capítulo II – Do Núcleo e da Coordenação do TCC

Capítulo III - DA ORIENTAÇÃO E DA CO-ORIENTAÇÃO

CAPÍTULO IV – Das Responsabilidades do aluno

Capítulo V - DA ENTREGA FINAL DO TCC, DA APRESENTAÇÃO DE DAS BANCAS

CAPÍTULO VI - DISPOSIÇÕES FINAIS



1. APRESENTAÇÃO
Este regulamento objetiva normatizar a realização do trabalho de conclusão de curso (TCC) e orientar sobre o funcionamento das disciplinas de TCC. Este documento é parte integrante do Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Metodista, do IPA e deve ser de conhecimento de todos os(as) alunos(as) do curso bem como de todos os(as) professores que orientam TCC.
As disciplinas de Orientação de TCC estão organizadas da seguinte forma:


  • Orientação de TCC I, ministrada no oitavo semestre;

  • Orientação de TCC II, ministrada no nono semestre;

  • Orientação de TCC III, ministrada no décimo semestre.

As três disciplinas não podem ser cursadas concomitantemente no mesmo semestre letivo, ou seja, devem ser cursadas em três semestres consecutivos conforme previsto no projeto pedagógico do curso e na ordem em que estão previstas na sua matriz curricular.


Desde março de 2008 não é mais aprovado pela Coordenação do Curso aproveitamento destas disciplinas, portanto, é obrigatório que o(a) aluno(a) curse as mesmas;

Na disciplina de TCC I o(a) aluno(a) será apresentado ao(a) seu(sua) orientador(a) que assinará um Termo de Compromisso de Orientação de TCC (Anexo 1). Nesta disciplina aprenderá as fases da construção de um projeto de pesquisa e deverá OBRIGATORIAMENTE desenvolver o seu projeto de pesquisa do TCC, bem como deverá entregar no final do semestre um Relatório de Pesquisa (Anexo 2) construído juntamente com seu(sua) orientador(a) acerca do processo de construção do projeto de pesquisa e entregar o Relatório de Acompanhamento de TCC (Anexo 3).

Caso o projeto envolva seres humanos direta ou indiretamente, o projeto deverá ser encaminhado, através do professor orientador via Plataforma Brasil, ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário Metodista, do IPA e a outro CEP, quando envolver instituição coparticipante.

Na disciplina de TCC II o(a) aluno(a) estará em fase de colheita de dados (com a condição da aprovação pelo CEP) de sua pesquisa. Nesta disciplina o aluno aprenderá a montar seu banco de dados da pesquisa e a compreender o processo de análise deste banco. O(a) aluno(a) aprofundará a compreensão dos processos de pesquisa em saúde. Ao final do semestre, o(a) aluno(a) deverá OBRIGATORIAMENTE apresentar um Relatório de Pesquisa (Anexo 2), construído juntamente com seu(sua) orientador(a) e entregar o Relatório de Acompanhamento de TCC (Anexo 3).


Na disciplina de TCC III o(a) aluno(a) aprofundará o conceito de autoria, inclusive no aspecto ético, receberá apoio no processo de redação do artigo final do TCC e na construção de sua apresentação oral final do TCC.
Ao final do semestre, o(a) aluno(a) deverá OBRIGATORIAMENTE apresentar um Relatório de Pesquisa (Anexo 2) construído juntamente com seu(sua) orientador(a), onde o orientador(a) deverá indicar se o trabalho está em condições de ser apresentado para a banca e deverá assinar o relatório, demonstrando ciência do conteúdo do trabalho, bem como revisão da redação do artigo. O(a) aluno(a) também deverá entregar o Relatório de Acompanhamento de TCC (Anexo 3) e apresentar o seu TCC no final do semestre, na forma de um artigo científico, perante banca científico-acadêmica
Somente será possível defender o TCC final (formato artigo científico) o(a) acadêmico(a) REGULARMENTE matriculado na disciplina de TCC III.
O projeto de TCC deve ser realizado de forma individual.
O Termo de Compromisso de Orientação e os Relatórios de Pesquisa e de Acompanhamento de TCC serão arquivados, constituindo uma memória do processo de construção do TCC do(a) acadêmico(a).

2. OBJETIVOS
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) faz parte da matriz curricular do Curso de Fisioterapia e tem por objetivo proporcionar ao aluno experiência em ciência e pesquisa. Desta forma oportuniza o aprendizado e vivência em como planejar uma pesquisa, como fazer análise crítica da literatura e do conhecimento disponível e como comunicar conhecimento, seguindo os preceitos científicos vigentes.

CAPÍTULO I – DAS REGRAS GERAIS
Art. 1° - O TCC deverá respeitar as seguintes orientações metodológicas: quantitativos (estudos de revisão sistemática (conforme Anexo 7) observacionais ou experimentais) e qualitativos.
Art. 2° - A coordenação do curso juntamente aos docentes das disciplinas de TCC indicarão os orientadores aos alunos(as) matriculados, de acordo com o tema de pesquisa proposto e as vagas existentes.
Art. 3° - A autoria do TCC é de responsabilidade de todos os envolvidos no processo.
Parágrafo Único - Toda e qualquer divulgação do TCC, independente do momento em que isto ocorrer, deverá incluir o nomes de todos os envolvidos na elaboração do artigo final de TCC, do(a) orientador(a), do co-orientador(a), dos colaboradores, bem como o nome do Centro Universitário Metodista, do IPA.
Art. 4 - A troca de orientador(a) poderá implicar na troca do projeto de pesquisa.
Parágrafo Único – No caso de troca de orientador(a), a continuidade do projeto de TCC inicialmente elaborado pelo(a) aluno(a) poderá ser mantida, desde que autorizado por escrito pelo(a) primeiro orientador(a).
Art. 5° - A troca do(a) orientador apenas poderá ser realizada mediante aprovação da Coordenação do Curso e após encaminhamento do aluno para outro orientador (pela cordenadora do TCC e professor responsável pelo aluno até o momento do desligamento).

 

CAPÍTULO II – DO NÚCLEO E DA COORDENAÇÃO DO TCC


Art. 1° - O Núcleo de TCC é composto por todos os(as) professores(as) que ministram as disciplinas de TCC, o(a) Coordenador(a) de TCC e o(a) Coordenador(a) do Curso.
Art. 2° - As atribuições do coordenador de TCC juntamente ao Núcleo de TCC são:


  1. Divulgar o manual do TCC aos alunos e aos professores do curso de Fisioterapia;

  2. Divulgar aos alunos(as) os nomes e os contatos dos(as) professores orientadores do TCC;

  3. Divulgar as disposições deste manual, esclarecendo aos alunos e aos professores sobre a sua forma de execução;

  4. Reunir a documentação referente à formalização de orientadores e co-orientadores (ANEXO 1).

  5. Auxiliar o(a) Coordenador(a) do Curso na escolha dos professores orientadores dos estudantes;

  6. Promover, junto com a Coordenação do Curso, reuniões com os professores orientadores para tratar de assuntos referentes aos TCCs, quando necessário;

  7. Elaborar a agenda de apresentações dos TCCs;

  8. Indicar os(as) professores(as) para compor a bancas interna dos TCCs e providenciar os convites;

  9. Auxiliar na indicação de bancas externas, quando solicitado pelo(a) orientador(a);

  10. Providenciar as reservas de salas para as apresentações;

  11. Providenciar a emissão dos certificados para as bancas de avaliação dos TCCs;

  12. Divulgar as bancas de TCC com até 30 dias de antecedências das mesmas;

  13. Monitorar as atividades nos dias previstos para as apresentações;

  14. Informar a Coordenação do Curso sobre as atividades relativas aos TCCs, sempre que solicitado;

  15. Elaborar relatórios e pareceres quando solicitado pela Coordenação do Curso de Fisioterapia.

Art. 3° - O Núcleo do TCC reúne-se sempre que necessário e por convocação da Coordenação do Curso.
CAPÍTULO III – DA ORIENTAÇÃO E DA CO-ORIENTAÇÃO
Art. 1° - O aluno terá obrigatoriamente um(a) Professor(a) Orientador(a) que deverá ser um professor do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Metodista, do IPA com titulação mínima de mestre, bem como poderá ter um(a) co-orientador(a) e vários colaboradores.
Parágrafo único – O(A) co-orientador(a) não precisa necessariamente ser um professor do Curso de Fisioterapia do IPA, mas deverá ser um nome de consenso entre o(a) orientador(a) e o(a) aluno(a).
Art. 2° - É responsabilidade do(a) professor(a) orientador(a) informar à Coordenação do Curso, os nomes dos alunos sob sua orientação no início de cada semestre letivo.
Art. 3° - Os(as) professores(as) orientadores deverão acordar com seus orientandos(as) no início de cada semestre letivo os dias, os horários e o local de orientação.
Art. 4° - Cabe ao professor orientador:

  1. Assinar o Termo de Compromisso de Orientação de TCC (Anexo 1) que é o documento que compromete o professor na tarefa de orientar e acompanhar o desenvolvimento do TCC. Este documento será arquivado na Coordenação do Curso;

  2. Certificar-se que o delineamento do TCC está dentro do estabelecido no Art. 1º, do Capítulo I deste regulamento;

  3. Avaliar a pertinência e a exequibilidade do projeto de TCC;

  4. Registrar o projeto de pesquisa na Plataforma Brasil como Pesquisador Responsável e monitorar o processo de trâmite no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP);

  5. Orientar e acompanhar a realização do TCC em todas as suas etapas;

  6. Elaborar e executar cronograma de encontros destinados à orientação e acompanhamento de seus orientandos. Para cada aluno(a), recomenda-se que a frequência das reuniões seja semanal com duração de meia hora, ou a critério do professor orientador;

  7. Controlar o registro, em formulário específico – Relatório de Acompanhamento de TCC (Anexo 3) – os encontros de orientação com o(a) aluno(a). Este Relatório deverá ser preenchido e entregue semestralmente para arquivamento juntamente ao Termo de Compromisso de Orientação de TCC (Anexo1);

  8. Elaborar o Relatório de Pesquisa (Anexo 2) conjuntamente ao(a) acadêmico(a) semestralmente para que possa ser arquivado juntamente ao Termo de Compromisso de Orientação de TCC (Anexo 1) e ao Relatório de Acompanhamento de TCC (Anexo 3);

  9. Indicar o(a) convidado(a) à banca externa de avaliação do TCC e efetuar o convite e a confirmação da mesma;

  10. Receber as cópias do TCC dos alunos e certificar-se da entrega aos membros da Banca avaliadora.

  11. Presidir a banca, providenciar o preenchimento da ata de defesa, reunir toda a documentação (folhas de avaliação do orientador e da banca interna e externa) e a entregar na Coordenação do Curso, dentro do prazo estabelecido pela disciplina de TCC III.

  12. Monitorar a frequência com que o(a) aluno(a) comparece às reuniões. Nos casos em que houver transcorrido mais de um mês da última reunião, é responsabilidade do(a) orientador(a) entrar em contato com o aluno (via telefone ou e-mail) solicitando a reunião. Caso o(a) aluno(a), não der retorno ou não for encontrado poderá ser desligado da orientação. O(a) Professor(a) Orientador(a) deverá registrar as tentativas de contato e comunicar o Núcleo de TCC, através de relatório do ocorrido impresso e assinado.

  13. Atribuir nota ao aluno sempre que solicitado pelas disciplinas de TCC.

Art. 5° - O(a) orientador(a) não se responsabiliza por trabalhos das disciplinas de TCC entregues ou apresentados sem o Relatório de Pesquisa (Anexo 2) devidamente assinado considerando o TCC pronto e apto para a apresentação em Banca.

Art. 6° - O(a) orientador(a) fica desobrigado de considerar o TCC pronto e apto para apresentação em banca no Relatório de Pesquisa (Anexo 2) caso não sejam respeitados os prazos constantes artigo 6° do capítulo IV deste manual, mesmo que isso implique no aluno não concluir o curso naquele semestre.

CAPÍTULO IV – DAS RESPONSABILIDADES DO ALUNO
Art. 1° - Acompanhar juntamente com o(a) professor(a) orientador(a) o processo de trâmite no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e guardar o parecer de aprovação do projeto pelo CEP.
Parágrafo Único: apresentar cópia de aprovação no CEP sempre que for solicitado.
Art. 2° - Agendar as reuniões de orientação, respeitando a disponibilidade do(a) professor(a) orientador(a). O aluno deverá manter contato sistemático com o(a) seu(sua) orientador(a) informando-o sempre sobre o andamento do TCC.
Parágrafo Único – o não cumprimento do artigo art. 2° do capítulo IV poderá implicar no desligamento da orientação.
Art. 3° - Avisar o(a) professor(a) orientador(a) com antecedência de 24 horas as faltas nas reuniões de orientação, caso contrário será considerada falta sem aviso.
Art. 4° - Alunos com 3 (três) faltas não avisadas com a antecedência prevista no artigo anterior ou não justificadas nas reuniões de orientação de TCC, podem ser desligados da orientação. O(a) professor(a) orientador deverá procurar o Núcleo de TCC , bem como a coordenação do curso e registrar por escrito o ocorrido, anexando os documentos que comprovem a falta do(a) aluno(a).

Art. 5° - Cumprir os prazos estipulados nas disciplinas de TCC para a entrega dos trabalhos.


Art. 6° - Enviar os trabalhos das disciplinas de TCCs para correção do(a) orientador(a) com antecedência mínima de 10(dez) dias do prazo estabelecido para entrega nas disciplinas. Depois de realizada a primeira correção do(a) orientador(a), o aluno deverá fazer as alterações sugeridas e enviar novamente para o(a) orientador(a) com, no mínimo 02 (dois) dias, antes de entregar a versão final nas disciplinas.
Art. 7° - O(A) aluno não poderá, sob hipótese alguma, entregar ou apresentar trabalhos das disciplinas de TCCs sem o conhecimento do seu(sua) orientador(a). O não cumprimento desta medida poderá implicar em reprovação nas disciplinas e indicar desligamento da orientação.

CAPÍTULO V - DA ENTREGA FINAL DO TCC, DA APRESENTAÇÃO DAS BANCAS
Art. 1° - A apresentação do TCC será realizada em sessão pública a ser presidida pelo(a) orientador(a) e deverá ser registrada em ata (Anexo 4) que será arquivada na Coordenação de Curso, junto com as fichas de avaliação: Avaliação do Orientador(a) (Anexo 5) e Avaliação das Bancas Interna e Externa (Anexo 6) – e demais documentos constituídos ao longo do processo de contrução do TCC (Anexos 1, 2 e 3).
Artigo 2° - A banca avaliadora será composta por um professor do Curso de Fisioterapia do IPA, dentre os que já desenvolvem atividades de orientação de TCC e um convidado externo, que deverá ter titulação acadêmica mínima de mestre e, que demonstre afinidade com o tema do TCC.
Artigo 3° - Para a apresentação final do TCC, o que deverá ocorrer no 10º Semestre, será realizado um cronograma de apresentações na disciplina de Orientação de TCC III, considerando todos(as) os(as) alunos(as) aptos;
Art. 2° - O(a) acadêmico(a) passa a ser reconhecido como apto quando o(a) professor(a) orientador(a) recomenda o(a) acadêmico(a) para banca de TCC em reunião a ser realizada com 60 (sessenta) dias de antecedência, por convocação da Coordenação do Curso, bem como pela assinatura do Relatório de Pesquisa pelo orientador(a)(Anexo 2).
Art. 3° - O professor orientador que não comparecer na reunião de TCC deverá formalizar sua indicação por escrito, através do Relatório de Pesquisa (Anexo 2).
Art. 4° - A agenda das apresentações finais de TCC será elaborada pelo(a) Coordenador(a) de TCC e será divulgada com 30 dias de antecedência das datas previstas para as apresentações.
Parágrafo 1°– Depois de divulgada a agenda final de apresentações, a mudança na data poderá ser solicitada, mediante justificativa por escrito do(a) orientador(a) e do(a) aluno(a).
Parágrafo 2° - Para a realização da banca é exigida a presença do(a) orientador(a), da banca interna e da banca externa. A ausência de qualquer um deles cancela a apresentação sendo a mesma remarcada.
Art. 5° - A Coordenação do Curso de Fisioterapia responsabiliza-se somente pelo arquivamento do TCC final (artigo científico final), no formato Word ou pdf, a ser gravado em CDRom e que deverá ser entregue em data a ser divulgada pela disciplina de Orientação de TCC III. O(A) aluno(a) tem o direito de não autorizar a liberação de seu TCC final para consulta na biblioteca, caso não seja de seu interesse tal liberação.


CAPÍTULO VI - DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 1° - Todos os documentos relativos ao TCC do Curso estão disponíveis na página virtual do curso cujo acesso se dá pelo Portal do Centro Universitário.
Art. 2° - Os casos excepcionais, omissos ou de interpretação deste manual serão analisados pelo Núcleo de TCC, juntamente com a Coordenação do Curso. O encaminhamento de consulta destas situações deverá ser feito por escrito pelo(a) orientador(a) e/ou pela parte interessada.
Art. 3° Todos os documentos relativos ao TCC do Curso, incluindo este manual, estão disponíveis na página do curso, que poderá ser acessada pelo Portal do Centro Universitário Metodista, do IPA (www.metodistadosul.edu.br).
ANEXO 1
CURSO DE FISIOTERAPIA

TERMO DE COMPROMISSO DE ORIENTAÇÃO DE TCC


Eu, professor(a)_____________________________________________________ aceito o compromisso de orientar o(a) acadêmico(a) _______________________________________________________________________ do CURSO DE FISIOTERAPIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA, DO IPA no desenvolvimento do seu Trabalho de Conclusão de Curso a partir da data de hoje.


Porto Alegre, / /20____
ASSINATURA:______________________________________

Anexo 2
CURSO DE FISIOTERAPIA

RELATÓRIO DE PESQUISA



Pesquisador(a) Responsável:


Pesquisador(a) Auxiliar:


Título do Projeto:



Número do registro na Plataforma Brasil – CAAE:

Data de Aprovação: _____/_____/_____


( ) Relatório TCCI ( ) Relatório TCC II ( ) Relatório TCC III
Data prevista para o término do TCC _____/_____/_______



SITUAÇÃO ATUAL DA PESQUISA:
Em elaboração do projeto ( )

Em apreciação pelo CEP ( )

Aprovado pelo CEP ( )

Não iniciada a colheita dos dados ( )

Iniciada a colheita dos dados ( )

Dificuldade em fazer a colheita dos dados ( )

Pesquisa interrompida ( )

Cronograma está em dia? ( ) sim ( ) Não

A pesquisa está sendo/foi executada exatamente como prevista no projeto? ( ) Sim ( ) Não Finalizada a colheita dos dados ( )

TCC pronto e apto para a apresentação em Banca? ( ) Sim ( ) Não





JUSTIFICATIVAS:



PARECER DO(A) ORIENTADOR(A)



Nota do orientador (TCC I e TCC II):


Data deste Relatório: _____/ _______/ ___________


Assinatura do Pesquisador Responsável:____________________________________
Para uso dos(as) Professores(as) da Disciplina:

Observação:



Nota:

Assinatura:


Observação: Rubricar primeira página.
Anexo 3

Relatório de Acompanhamento de TCC


CURSO:




TURMA:




ALUNO (A):




PROFESSOR (A):




SEMESTRE:

PERÍODO DA ORIENTAÇÃO

DE: ____/ ____/ ____ ATÉ: ____/ ____/ ____

TÍTULO:



DATA DA APRESENTAÇÃO: ____/ ____/ ____

COMPONENTES DA BANCA


PROFESSOR (A)



CURSO


TITULAÇÃO





























DATA



HORA


LOCAL

ASSUNTOS/ENCAMINHAMENTOS

R U B R

ALUNO

I C A

PROF









































































































































































































































































































































































ASSINATURA DO (A) PROFESSOR (A)ORIENTADOR (A):


ASSINATURA DO (A) ALUNO (A):



Anexo 4

CURSO DE FISIOTERAPIA



ATA DE SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Ao(s) _____dia(s) do mês de ______________ de 20____, às ____horas e ___ minutos na sala_______da Unidade IPA, realizou-se a Sessão Pública de apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso, do Curso de Fisioterapia, do Centro Universitário Metodista, do IPA do(a) aluno(a):______________________________________________________________, cujo trabalho é intitulado__________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

Foi avaliado pela banca composta pelo(s) professor(es)_______________________________________________________________________________________________________________________________________________e pelo orientador ______________________________________________________________, tendo obtido as seguintes avaliações e parecer:

Nota 1- Orientador (peso 3) ________,

Nota 2- Avaliador do curso (peso 3) ______ e Avaliador externo (peso 2) _____,

Nota 3- Disciplina de TCC 3 (peso 2)____________.

Nota final da disciplina ____________________.

Parecer:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Assinam a ata todos os componentes da banca avaliadora,

Nome: Assinatura:

Nome: Assinatura:

Nome: Assinatura:



Anexo 5

CURSO DE FISIOTERAPIA

AVALIAÇÃO DE TCC - Versão Final – Professor Orientador


TÍTULO DO TCC:________________________________________________________

AUTOR(A)/ ALUNO(A):_________________________________________________________________

ORIENTADOR(A):______________________________________________________________________

ITENS AVALIADOS



NOTA ATRIBUÍDA

(cada item até 0,5 ponto)

APRESENTAÇÃO: Pontuação do item: 0,5 (meio) ponto


----------------------

1.De acordo com as normas da revista escolhida.




INTRODUÇÃO: Pontuação do item: 1,0 (um) ponto

----------------------

1.Apresenta breve histórico situando o estudo no contexto atual do tema escolhido e da produção científica.




2.Justificativa: motivação do autor na escolha do tema para o desenvolvimento do estudo. Cita a questão de pesquisa que gerou o estudo.

3. Define claramente os objetivos do estudo.
METODOLOGIA – Material e Métodos: Pontuação do item: 2 (dois) pontos

---------------------

1. Descreve o tipo de estudo a ser desenvolvido – delineamento do estudo.




2. Apresenta o local onde a pesquisa foi desenvolvida.

3. Descreve a população e a amostra que foram estudadas e os critérios de seleção das mesmas.

4. Descreve as técnicas, os instrumentos e os procedimentos que foram utilizados na coleta dos dados.

5. Descreve como foi feita a análise dos dados e/ou cálculos utilizados

6. Descrição dos aspectos éticos que foram observados para a realização do estudo.
RESULTADOS: Pontuação do item 2 (dois) pontos

---------------------

1. Apresenta tabelas, figuras ou relatos adequadamente.




2. os resultados estão alinados aos objetivos da pesquisa.
DISCUSSÃO: Pontuação do item: 2 (dois) pontos

---------------------

1. A discussão está embasada em revisão bibliográfica adequada e é apresentada de forma crítica.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – Pontuação do item: 0,5 meio) ponto

---------------------

1. Segue as normas ABNT ou Vancouver (conforme normas de revista a ser encaminhada para publicação)




2. Referencia todos os autores citados no texto

3. Inclui formulários, modelo dos instrumentos de coleta de dados, termo de consentimento livre esclarecido, termo de autorização institucional, e todos os documentos que ser fizeram necessários para o desenvolvimento do estudo.

PROCESSO DE EXECUÇÃO DA PESQUISA – Pontuação do item 2 (dois) pontos

---------------------
1. O aluno cumpriu prazos adequadamente, conforme determinações propostas.




2. Realizou a coleta de dados dentro das normas e com responsabilidade.

3. Cumpriu o cronograma de encontros.

SOMATÓRIO GERAL DOS PONTOS (máximo 10)




DATA: HORA:

ASSINATURA:

Anexo 6

CURSO DE FISIOTERAPIA

AVALIAÇÃO DE TCC - Versão Final –Professor Avaliador Externo e Interno


TÍTULO DO TCC:________________________________________________________

AUTOR(A)/ ALUNO(A):_________________________________________________________________

ORIENTADOR(A):______________________________________________________________________


ITENS AVALIADOS



NOTA ATRIBUÍDA

(cada item até 0,5 ponto)

Não se aplica

A) REFERENTES A ESTRUTURA DA PESQUISA


----------------------



Introdução

----------------------




1. Apresenta breve revisão para estabelecer a necessidade do estudo







2. Possibilita a identificação do problema (mesmo que não explícito)






Objetivo

---------------------




1. Apresenta o objetivo claramente descrito






Materiais e Métodos

---------------------




1. Apresenta o delineamento do estudo







2. Forma de seleção da amostra / descrição da população estudada







3. Apresenta o nº total de participantes







4. Define os instrumentos utilizados para a coleta dos dados







5. Apresenta os procedimentos realizados (intervenção ou etapas do estudo)







6. Descreve corretamente o método de análise dos dados e/ou a análise estatística utilizada (para pesquisa quantitativa).






Resultados

---------------------




1. Os resultados relacionam-se com os objetivos







2. Os resultados são explorados adequadamente







3. Os resultados são consistentes interna e teoricamente






Discussão/Conclusão

--------------------




1. A discussão e as conclusões são apoiadas nos dados e na análise dos dados.







2. Apresenta de forma crítica as referências que embasam o estudo






B) REFERENTES A APRESENTAÇÃO


-------------------




1. Preparação e seleção do recurso audiovisual







2 .Conhecimento demonstrado sobre o tema







3. Didática/dinâmica do apresentador – objetividade, clareza






C) ASPECTOS GERAIS


-------------------




1. Relevância do tema escolhido







2. Clareza nas informações fornecidas







3. Exploração do tema/significância dos resultados







SOMATÓRIO GERAL DOS PONTOS (máximo 10)







DATA: HORA:

NOME DO AVALIADOR: ASSINATURA:


Anexo 7


REVISÃO SISTEMÁTICA

Quando o professor orientador optar junto com o aluno pela realização do TCC no formato de uma revisão sistemática, deverá adotar os procedimentos adequados para tal.

Uma revisão sistemática é uma forma de pesquisa que utiliza como fonte de dados a literatura sobre determinado tema. Esse tipo de investigação disponibiliza um resumo das evidências relacionadas a uma estratégia de intervenção específica, mediante a aplicação de métodos explícitos e sistematizados de busca, apreciação crítica e síntese da informação selecionada. As revisões sistemáticas são particularmente úteis para integrar as informações de um conjunto de estudos realizados separadamente sobre determinada terapêutica/ intervenção, que podem apresentar resultados conflitantes e/ou coincidentes, bem como identificar temas que necessitam de evidência, auxiliando na orientação para investigações futuras.

As revisões sistemáticas podem ser com ou sem Metanálise, a qual é caracterizada por realizar uma síntese com análise estatística.

Os passos importantes para a realização da Revisão Sistemática são:


  • Definicão da pergunta – esta deve ser clara e conscisa, devendo descrever a população, contexto, intervenção e desfecho;

  • Busca da evidência – esta deverá ser sistematizada e conter os trabalhos mais importantes sobre a temática. Diferentes unitermos utilizados relacionados a temática assim como diferentes bases de dados, as quais devem estar descritas;

  • Revisão dos estudos selecionados - a seleção dos estudos, a avaliação dos títulos e dos resumos (abstracts) identificados na busca inicial, deve ser feita por pelo menos dois pesquisadores, de forma independente e cegada, obedecendo rigorosamente aos critérios de inclusão e exclusão definidos no protocolo de pesquisa. Os critérios de inclusão e exclusão são definidos com base na pergunta que norteia a revisão: tempo de busca apropriado (5 anos), população-alvo (e.g. adulto, criança, atleta), intervenções, mensuração dos desfechos de interesse, critério metodológico, idioma, tipo de estudo, entre outros. As discordâncias que por ventura ocorram serão resolvidas por consenso;

- Análise da qualidade metodológica dos trabalhos - A qualidade de uma revisão sistemática depende da validade dos estudos incluídos nela. Nesta fase é importante que os pesquisadores considerem todas as possíveis fontes de erro (bias), que podem comprometer a relevância do estudo em análise. Um conhecimento aprofundado de métodos de investigação e de análise estatística, bem como das medidas ou dos instrumentos de mensuração empregados, é requisito indispensável para que os pesquisadores possam desempenhar a sua tarefa.

Existem diferentes escalas que auxiliam na avaliação dos estudos, tais como lista de Delphi, PEDro, OTSeeker, critérios de Maastricht, escala de Jadad, entre outras. Atualmente, a mais usada na área da reabilitação é a escala PEDro (PEDro scale, http://www.pedro.fhs.usyd.edu.au). Essa escala foi desenvolvida pela Physiotherapy Evidence Database para ser empregada em estudos experimentais e tem uma pontuação total de até 10 pontos, incluindo critérios de avaliação de validade interna e apresentação da análise estatística empregada. Para cada critério definido na escala, um ponto (1) é atribuído à presença de indicadores da qualidade da evidência apresentada, e zero ponto (0) é atribuído à ausência desses indicadores.


Referencias Bibliográficas:

- Bennett S, Bennett JW. The process of evidence-based practice in occupational therapy: informing clinical decisions. Austral Occup Ther J. 2000;47:171-80.

- Sampaio RF, Mancini MC, Fonseca ST. Prática baseada em evidência: buscando informação para fundamentar a prática clínica do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional. Rev. Bras. Fisioter. 2002;6(3):113-8.

- Sampaio R, Mancini M. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev. bras. fisioter., São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007.



Descrição geral sobre o processo de revisão sistemática da literatura (Adaptado de Benett S, 2000).








©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal