UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL
DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIZAÇÃO DE PESSOAS
CONCURSO PÚBLICO – EDITAL Nº 067/DDPP/2010
CAMPO DE CONHECIMENTO: ARTES – ARTES VISUAIS
Questão 1 – Ana Mae Barbosa relata que “a Proposta Triangular foi sistematizada a partir das condições estéticas e culturais da pós-modernidade. A pós-modernidade em arte/educação caracterizou-se pela entrada da imagem, sua decodificação e interpretações na sala de aula junto à já conquistada expressividade”. Para a autora, a “Proposta Triangular vem sendo ressistematizada constantemente pelos professores para o bem e para o mal. Tem gerado e degenerado, por ser uma proposta aberta a diferentes enfoques estéticos e metodológicos”. Discorra sobre estas afirmações.
(Fonte: BARBOSA, A. M. T. B. Entre memória e história. In: _______ (Org.). Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008, p. 1-26)
Resposta padrão esperada:
abordagem sobre a pós-modernidade
problematização da proposta triangular - pontos positivos e negativos
descrição dos eixos norteadores da proposta triangular
apontamentos sobre o uso da imagem – leitura e releitura
discussão da proposta triangular como proposta aberta
diferentes enfoques estéticos e metodológicos da proposta triangular
Questão 2 – Na pintura de Jorge Duarte intitulada Sofá para combinar com pintura (figura abaixo), o artista ironiza e questiona a ideia de que a arte cumpre uma função meramente decorativa.
DUARTE, Jorge. Sofá para combinar com pintura, 1987. Acrílica sobre tela, 118,5 x 149,5 cm. In: SESI. Galeria São Paulo. Coleção Gilberto Chateaubriand: Anos 80: O palco da Diversidade. São Paulo: SESI; Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna, 1995.
Sobre a função dos objetos considerados artísticos, Maria José Justino pergunta: “Ninguém tem necessidade de que a poltrona seja artística ou bela para que possa nela se acomodar. No entanto, por que se escolhe um entre dois tipos de poltronas identicamente confortáveis?”.
Escreva um texto sobre o argumento de Justino e a obra apresentada de Duarte.
(Fonte: JUSTINO, Maria José. A admirável complexidade da arte. In: ARAÚJO, Silvana Martins de et al. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 1999, p. 201)
Resposta padrão esperada:
abordagem sobre a obra de Jorge Duarte
argumentação sobre a citação de Justino
problematização sobre a função dos objetos artísticos, função da arte
diálogo com autores, artistas e movimentos
|